Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Sofia545 25/04/2022

Meninos sem pátria
Eu li esse livro pela escola, obviamente, já que o que eu leio normalmente é romance. Eu achei o livro muito, mas muito arrastado, ele é minúsculo, mas é muito lento de ler, tanto que demorei uma semana pra terminar, mas em compensação o final é ótimo, eu não recomendaria abertamente para as pessoas mas se você gostar de "romance crítico", provável que goste.

ps: incrivelmente bom pra entrar de ressaca.

@dialogandohistorias 20/07/2020

QUE LIVRO.
Que livro mais maravilhoso! É um tapa na cara, totalmente.
A gente acompanhar essa família que está apenas tentando sobreviver e ter uma vida normal em plena Ditadura militar e Exílio é angustiante em alguns momentos, mas também é muito curioso.
Virou um livro favoritado para mim e acredito que todos deveriam ler.

akame7 27/10/2021

Marcante.
Li esse livro quando tinha 12/13 anos e me lembro que chorei litros quando acabei. Mesmo não entendendo muito bem na época o que foi a Ditadura Militar, fiquei extremamente comovida e viciada na leitura. Esse livro me marcou tanto, que me lembro vividamente da história, por mais que não tenha o revisitado depois de mais velha. Hoje, com a bagagem de conhecimento que adquiri desde então, entendo muitas coisas a respeito da história que na época pareciam turvas aos meus olhos. Pretendo reler mais para frente para reviver e reinterpretar as reflexões que obtive quando criança.
As mudanças e contra-tempos que o personagem e a família sofrem, me envolveram sentimentalmente com o livro. As questões da nacionalidade, do processo migratório, das ameaças por parte do governo, do primeiro amor e da tristeza na adolescência ao passar por muitas mudanças e problemas foram muito bem detalhadas e desenvolvidas, de modo a exprimir muitas sensações, emoções e reflexões durante a leitura, acho que foi por esse motivo que esse livro me marcou tanto.

Mauricio 07/01/2019

Sobre o período da ditadura na visão de um adolescente
O livro retrata a adolescência e início da juventude de um garoto no período da ditadura militar, onde, sendo filho de um jornalista crítico do sistema político da época, acaba sendo exilado junto com sua família. Passa por vários países, sendo a França o último, onde se relaciona e cria laços de amizade com os franceses. Li para meus filhos e eles adoraram, sendo o tema atual em tempos de intolerância no mundo.

Caio 25/11/2019

Livro muito Interessante falando sobre a Ditadura Militar!
Meu 100º Livro Lido no Skoob esse é especial: Falar de ditadura militar é muito importante para entendermos um capítulo da história do Brasil que marcou a vida política, social, econômica, cultural do Brasil. 21 anos de ditadura foi um atraso para o Brasil onde o país evoluiu em nada, ficou atrasado em todos os setores que precisava evoluir e o livro retrata as consequências desse momento em uma família tradicional Brasileira onde um jornalista faz artigos denunciando as torturas causada pelos militares contra as pessoas que são contra o regime militar que tem opiniões contrárias. Ai as consequências é o exílio obviamente. A família passou por vários países e foi parar por último na França, eles conheceram pessoas diferentes, culturas diferentes, vivendo em fuga sem criar uma raiz, identidade direito no país, as dificuldades de adaptação e convivência em um lugar desconhecido. É muito difícil viver um um lugar totalmente diferente, é muito complicado imagino. Para isso temos que nos preparar, estudar para viver em um país diferente. O legal do livro é que ele é narrado por um adolescente chamado Marcão onde mostra a sua evolução, amadurecimento aos poucos e relacionamentos e convivência com pessoas, lugares diferentes. Era um personagem bobo que evoluiu aos poucos mas mostra tbm traços de ingenuidade, de inexperiência nas dores da vida e nas dificuldades. Romance bobinho mas foi até bem trabalhado mostrando como a realidade funciona nesse caso, teve um desenvolvimento simples, arco simples e bem contado apesar da infinidade de clichês. O fim era o esperado, o previsível, o comum. Enfim é um bom livro retratando o exílio, as consequências na vida da pessoa, dificuldades de viver fugindo em cultura diferente, e mostra um pouco da história dos presidentes militares do Brasil como Figueiredo, Geisel etc. Tbm retrata a ditadura chilena. Então é uma obra para o público infanto-juvenil, tratando um assunto mais adulto, mas é importante falar para todas as pessoas independente da idade, a escrita é fluída, simples, de fácil entendimento com boa história apesar dos clichês comuns que já vimos em muitas obras por aí. Enfim o livro traz reflexão sobre o tema, e que até hj isso acontece infelizmente onde pessoas fogem do seu país por inumeros problemas, principalmente Guerra, Política, desemprego etc. Recomendo. 4/5.

Bruno236 26/02/2024

Uma história emocionante sobre fuga e comunidade
O ser humano é um ser social.
Sobrevivemos construindo comunidades. Construindo uma rede de compartilhamento de idioma, símbolos, histórias, heróis, cultura.

Na modernidade o homem criou os estados-nações, no qual as comunidades habitam.

O livro Meninos sem Pátria, é um relato sobre a brutalidade que é ser afastado da sua nação.

Ricardo, Marcos e seus país são obrigados a fugir do Brasil por razões políticas.

O livro é uma obra infantojuvenil para apresentar o que foi a DITADURA de 1964.

Daniel Nunes 21/09/2020

?Meninos sem pátria? enfoca a história de uma família que se vê obrigada a deixar o Brasil após a redação do jornal em que o pai trabalha ser invadida. Em exílio no Chile, o pai, a mãe e seus filhos, vivencia o regime do ditador Augusto Pinochet. Conforme o título sugere, a obra retrata a infância dos personagens longe de casa.

Van 09/06/2021

Ditadura nunca mais
É triste e chega a causar certa angústia. Reforça a importância de se opor ao facismo e defender os dispositivos democráticos, priorizar o direito de ir vir, de se expressar, e acima de tudo o direito de viver.

Mady 30/01/2014

Ótimo para quem é professor... Um livro com um tanto de cultura.
Eu amei esse livro. O autor ensina um pouco de história do Brasil, sobre os presidentes e o que acontecia no país na década de 70. É uma maneira divertida e leve de aprender um pouco mais sobre a história do Brasil. Fora que é muito bem escrita e ainda nos ensina um pouquinho de outras línguas e dialetos. Muito bom. Quem é professor pode apostar nesse livro como meio didático de ensinar algumas coisas aos alunos...

Ana Carla 01/08/2013

Certos livros caem no seu colo, simplesmente aparecem com todas as letras rogando a ser lidas. Certos livros te escolhem.
Meninos sem Pátria foi assim, primeiro livro realmente lido com olhos curiosos. Uma noite devorada sem conseguir largá-lo.
Uma história cativante de uma família vivendo a peregrinação imposta pelo exílio político em plena ditadura. Tudo isso visto pela ótica de Marcão - filho mais velho de uma família que faz de tudo para se manter unida e sã diante das dificuldades.
O livro vai caminhando entre várias cidades do mundo e acompanhando o crescimento e amadurecimento desta família e deste menino.
Vale a pena ser lido.

Rick 31/03/2014minha estante
Gostei muito desse livro, é um dos melhores livros que eu já li,tem várias emoções e aventuras ao longo da historia só por causa de uma reportagem e as personagens também são muito bons, concerteza eu vou ler esse livro denovo, ta de nota 10

Suicune 31/01/2013

Meninos Sem Pátria
Até o momento, o melhor livro da Série Vaga-lume que eu já li.

Para os brasileiros nascidos de 1980 para cá, a ditadura parece algo distante, que só tomamos conhecimento por conta das aulas de História. Mas é fato que só quem viveu naquela época sabe o que esse período da nossa história realmente significou. A história do livro consegue passar bem a experiência vivida pelos exilados do regime militar brasileiro. O livro consegue nos prender pois tem uma história consistente e interessante!!! Mal terminei de ler e já estou pensando em reler daqui há um tempo.

Gizalyanne 17/07/2020

Maravilhoso !
Obrigada Luiz Puntel por essa estória que me fez rir e chorar e que me contou um pouco da história do meu país que eu não conhecia.
O livro fala sobre uma família exilada do Brasil no período da ditadura. É contada do ponto de vista do irmão mais velho Marcão. Leiam só leiam!

Edward Nigma 29/08/2012

...foi o 1° livro que li por completo, se minha memória não estiver me enganando, por isso alimento um carinho especial por ele;
Fez parte da famosa coleção infantil "Vaga Lume", muitos da minha faixa etária já devem ter lido na escola;
A história acompanha um jovem e sua família que, na conturbada época da ditadura, procuram exílio em outros países da America do Sul e da Europa. A dura vida de exilado, visto do ponto de um adolescente, sua adaptação, sua vida deixada pra trás e a dura realidade de recomeçar do zero, com a esperança que mais cedo ou mais tarde voltariam para casa;
É um tema adulto, mas contado de uma forma leve que, independente da sua idade, vai te prender certamente;
Outra curiosidade é que foi baseado numa história real, baseado num aluno angolano do escritor do livro, Luiz Puntel.
Talvez seja uma leitura importante para alguns jovens dos tempos atuais, simpatizantes da Ditadura Militar.

luckinrio 22/03/2010

Cultura francesa, história brasileira
O livro narra a história de uma família que precisou fugir do Brasil que sofria o regime da Ditadura.

Um dos poucos livros que realmente marcou minha adolescência. O livro, na época, fazia parte da Série Vagalume, que possuía sim bons livros infanto juvenis.

O livro descreve bem o contraste da cultura francesa com a cultura brasileira. Muito boa a forma como é contada a adaptação das crianças ao ter que viver em outros países.

Talvez o único ponto fraco do livro foi a ausência de um grande mistério. Faltou um trama ou um mistério bem elaborado. Os casos que acontecem são isolados, não existindo uma vértebra principal ao longo de todo o livro.