Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Lyeti 12/03/2009

Uma época...
Gosto de ler tudo o que diz respeito ao período da ditadura no Brasil e América Latina, como não vivi essa época, sou curiosa em saber como viviam as ditas pessoas comuns, ou seja, aquelas que nada tinham a ver contra o regime, e além delas me fascina a vida dos que eram professores, principalmente de História do Brasil. Sabemos que essa história foi alterada e talvez o que aprendemos hoje no colégio não seja a verdadeira. Por esse motivo, li Meninos sem pátria. Um livro para adolescentes saberem que nem sempre tivemos anos dourados, mas nunca perdemos a esperança.

AISLAN 25/07/2019

Meninos
Levemente agoniante. Ainda mais narrado por adolescentes que ainda estão construindo a vida. Ter que ir e deixar pessoas para trás é um baita trauma. Tentem imaginar viver apenas por um tempo sem as pessoas que ama por perto. Levemente agoniante.

J J Nascimento 08/10/2018

Meninos sem pátria uma análise simples
O livro fala do período do Regime militar onde mostra o ponto de vista de uma classe bastante perseguida e das crianças que tiveram que abrir mão de tudo para um dia voltar a sua terra natal.
O livro é muito bom, por mais que existam alguns pontos que são questionáveis.
Vale a pena ler e refletir sobre nossas escolhas, levando sempre em consideração o ponto de vista do outro, pois a democracia deve ser respeitada.

Jaqueline 30/04/2020

A ainda tem pessoas que dizem a ditadura não existiu.
Marcão e seu irmão estão acostumados a brincarem na rua, a ir para escola sem ser seguido ou não ter a sua casa invadida pela polícia. Marcão é filho de um jornalista, que não aceitava o que estava acontecendo no Brasil 1964, pessoas estavam sendo presas, torturadas e mortas, por lutarem contra um regime autoritário.
No jornal o Binóculo, o pai de Marcão, descrevia tudo o que estava acontecendo na pequena cidade de Canaviapólis. Depois da repercussão de um dos artigos ele foi obrigado a se esconder e fugir do país, sem a família.
Depois de algumas semanas Marcão, o irmão e mãe puderam se esconder em um convento até conseguirem sair do Brasil e se encontrar com o pai na Bolívia. Eles passaram alguns anos vivendo no Chile até que tiveram que fugir novamente por causa da ditadura que foi instaurada no Chile.
Eles tiveram que passar meses dentro da embaixada francesa dormindo no chão e sem banho, até conseguirem ir para França. O pai do Marcão continuo mostrando ao mundo o que estava acontecendo Brasil através de um jornal francês, e quase foi morto por causa disso, mas ele não desistiu, um dia ainda retornaria com família para o seu país.
Marcão passou a adolescência sem saber onde pertencia ou quando tudo isso iria acabar, conhecia mais o Chile e a França do que o Brasil, o país que o manteve ele e a família no exílio.

Tati 27/02/2010

Este é um dos primeiros livros que eu li na minha vida. Li por insistência das professoras de português e história do colégio.
Sempre gostei mais de matemática, e pra mim um livro recomendado por duas professoras das matérias que eu mais me dava mal, só podia ser chato e cansativo!

Me enganei. E como!

Até hoje tenho esse livro guardado e já re-li umas 5 vezes!
É simplesmente lindo! Leve, cativante e a leitura flui naturalmente.
Chorei com o final, e choro toda vez que re-leio!

Daironne 12/02/2018

Impressões sobre a leitura de Meninos sem pátria
Marcão, o filho mais velho, narra a jornada de sua família no exílio, forçado durante a Ditadura Militar Brasileira, e a perseguição de seu pai, jornalista que não se cala diante das atrocidades daquele regime político.

Nitidamente infanto-juvenil, a leitura é simples e de narrativa objetiva. A trama tem um forte pé fincado no período histórico retratado, mas temas adolescentes, como namoricos e convivência escolar, ocupam igual espaço, o que pode desinteressar o público mais maduro.

Recomendo como leitura infanto-juvenil, por trazer temas típicos deste público mesclados com um importante momento da História nacional.

Luan Queiroz 08/09/2010

tinha 11 anos quando li! Chorei no final quando o Hino Nacional foi entoadao! Lindo!

Bruno Leandro 14/07/2011

Nos tempos de ditadura a vida era outra
Livro de Luiz Puntel, também autor de “Deus Me Livre”, um de meus livros prediletos, novamente o autor conta uma história interessante em “Meninos Sem Pátria”, uma história sobre um dos piores períodos na História de nosso país: a ditadura, que forçou pessoas e famílias inteiras a se exilarem fora do Brasil. Esta história conta vários momentos de uma família em especial: a de Marcão, que passa a viajar por alguns países, enquanto tenta se ajustar à cultura local. O livro conta a história de uma maneira particular, de suas agruras, sofrimentos, momentos felizes, nascimento dos filhos em solo estrangeiro e dificuldades várias, como aprender a língua do local onde vivem.
A história é triste e bonita ao mesmo tempo, pois Puntel conta que, mesmo que estejam bem em algum lugar, o maior desejo dessas pessoas não é outro, senão o de voltar para a pátria que chamam verdadeiramente de sua.

Raffafust 14/07/2011

Ter lido um livro em 1992 e lembrar dele todo seria impossível..rs mas li mais de duas vezes e esses livros da série vem todos com uma folha para exercícios que eu sempre preenchi para lembrar dos acontecimentos de todos eles. Vamos a história.
O pai de Marcão e Ricardo chega em casa nervoso proque o jornal onde trabalha tinha sido arrombado, o pai acha que foi devido a uma matéria que ele publicou falando mal de um partido politico.
Ele tenta fugir com medo da situação que se envolveu mas o cerco a ele vai se fechando , a polícia fecha o edifício para interrogar e prender o pai de Marcão mas ele acaba conseguindo escapar se disfarçando de entregador de gás.
Ele se enconde então em um convento. Os acontecimentos geram uma coisa muito maior e a família deMarcão tem que deixar o país e se exilar no Chile.
O azar que eles dão é que logo depois também o Chile sofre um golpe e eles tem que fugir de lá também.
Sua mãe que estava grávida acaba tendo o neném nesse meio tempo, do Chile eles fogem para França e é lá que os dois meninos começam a lamentar essa vida de fugas por causa do pai e sentem imensa saudades do Brasil.
Marcão em seguida logo se apaixona por uma francesa chamada Claire mas nem tudo são flores porque enquanto sai com a menina ele percebe que tem um homem ose seguindo.
Zé Maria que é o pai dos meninos é novamente ameaçado de morte , quem lhe ameaça é preso e descobrem que ele é um ex soladado brasileiro.
Assustado o pai dos meninos se mantém escondido.
A Mãe deles tem mais um bebê dessa vez uma menina chamada Nicole.
Para completar Claire termina tudo com Marcão e ele fica de porre para curtir a dor de cotovelo.
Eles acabam voltando e ele em seguida tem que fazer um trabalho sobre o próprio país para a escola .
Com tudo isso, a anistia é assinada e eles podem voltar para o Brasil mas Marcão está tão feliz em Paris que ñão sabe se comemora ou lamenta.
Eles acabam voltando para cá e deixando Claire sem namorado e o melhro amigo Pierre bem triste.

Malu 13/04/2014

Valeu a pena ler!!
Achei o livro meninos sem pátria muito legal mesmo.
È um livro legal mas também é triste.
Relata dois meninos que foram forçados a viver em exílio em plena adolescência.
Amei esse livro, é uns dos livros mais legais que eu já li.
Recomendo muito mesmo esse livro.
Espero que todos que leem adoram como eu adorei!!

Ana Luisa 08/06/2012

Um dos meus livros favoritos li 12 anos.Sem duvida um dos melhores que ja li mistura drama e romance com um pouco de ação e é de derramar lagrimas no final (confesso que me emocionei).Alem de ser educativo pois fala muito sobre o golpe-de-64 e o exilio.

Lais544 25/07/2013

Nem me lembro muito da história mas lembro que foi o primeiro livro que me fez chorar....espero encontrar algum dia no sebo para comprar.

General ELL 12/09/2013

O melhor livro da coleção
É assim que se escreve literatura infanto-juvenil KCT! Sem tratar as crianças como retardadas, sem colherzinha na boca. Sem tapar o Sol com a peneira. É um livro sobre exílio e é justamente isso: trata dum cara exilado e trata o protagonista como exilado, não como um ser super-humano que vai contra tudo e contra todos pra vencer o mal no final, etc. Faz MUITO tempo que li este livro, mas consigo lembrar de várias partes ainda pois o livro é tão bem escrito e os diálogos tão verossímeis que acaba ficando na sua cabeça. Todo mundo que quer escrever nesse gênero devia ler esse livro antes, sim, até os gringos.

Bianca 27/10/2013

Tudo é provisório
Muita gente não sabe o que foi o exílio no Brasil, e esse livro realmente mostra como um adolescente conviveu com isso. No começo, foi quase inaceitável, no entanto, os amigos e os costumes dos países tomou conta do garoto. Ao mesmo tempo que sentia saudades do Brasil, adorava viver na França, mesmo correndo riscos.
Mostra que, não só no exílio, nada é para sempre e tudo é provisório - precisamos lidar com os adeuses e com as saudades de todos os lugares que passamos.