Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Daironne 12/02/2018

Impressões sobre a leitura de Meninos sem pátria
Marcão, o filho mais velho, narra a jornada de sua família no exílio, forçado durante a Ditadura Militar Brasileira, e a perseguição de seu pai, jornalista que não se cala diante das atrocidades daquele regime político.

Nitidamente infanto-juvenil, a leitura é simples e de narrativa objetiva. A trama tem um forte pé fincado no período histórico retratado, mas temas adolescentes, como namoricos e convivência escolar, ocupam igual espaço, o que pode desinteressar o público mais maduro.

Recomendo como leitura infanto-juvenil, por trazer temas típicos deste público mesclados com um importante momento da História nacional.

J J Nascimento 08/10/2018

Meninos sem pátria uma análise simples
O livro fala do período do Regime militar onde mostra o ponto de vista de uma classe bastante perseguida e das crianças que tiveram que abrir mão de tudo para um dia voltar a sua terra natal.
O livro é muito bom, por mais que existam alguns pontos que são questionáveis.
Vale a pena ler e refletir sobre nossas escolhas, levando sempre em consideração o ponto de vista do outro, pois a democracia deve ser respeitada.

J J Nascimento 08/10/2018

Meninos sem pátria uma análise simples
O livro é muito bom, por mais que existam alguns pontos que são questionáveis.

Jersianny Lucena 01/01/2015

Quando comecei a ler esse livro pensei que não iria gostar, mas me surpreendi! Adorei a história, apesar de simples, passa uma realidade bem próxima sobre o exilio que fez muita gente sofrer com preconceito e injustiças.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/meninos-sem-patria/

AISLAN 25/07/2019

Meninos
Levemente agoniante. Ainda mais narrado por adolescentes que ainda estão construindo a vida. Ter que ir e deixar pessoas para trás é um baita trauma. Tentem imaginar viver apenas por um tempo sem as pessoas que ama por perto. Levemente agoniante.

Malu 13/04/2014

Valeu a pena ler!!
Achei o livro meninos sem pátria muito legal mesmo.
È um livro legal mas também é triste.
Relata dois meninos que foram forçados a viver em exílio em plena adolescência.
Amei esse livro, é uns dos livros mais legais que eu já li.
Recomendo muito mesmo esse livro.
Espero que todos que leem adoram como eu adorei!!

Ana Luisa 08/06/2012

Um dos meus livros favoritos li 12 anos.Sem duvida um dos melhores que ja li mistura drama e romance com um pouco de ação e é de derramar lagrimas no final (confesso que me emocionei).Alem de ser educativo pois fala muito sobre o golpe-de-64 e o exilio.

Cynthia Lia 26/05/2020

Meninos sem pátria
Uma família precisa fugir do Brasil por conta da ditadura militar, já que o pai é um jornalista procurado por defender certas questões. Se exila no Chile e depois precisam seguir para a França.
O livro traz à tona diversos sentimentos: falta de pertencimento, patriotismo, medo, entre outros.

gamer 21/03/2014

muito legal
é bem legal o livro por que tem varias aventuras em vários países tem guerra por uma reportagem de um padre os amigos que es personagem tem ao longo de tempo

Bianca 27/10/2013

Tudo é provisório
Muita gente não sabe o que foi o exílio no Brasil, e esse livro realmente mostra como um adolescente conviveu com isso. No começo, foi quase inaceitável, no entanto, os amigos e os costumes dos países tomou conta do garoto. Ao mesmo tempo que sentia saudades do Brasil, adorava viver na França, mesmo correndo riscos.
Mostra que, não só no exílio, nada é para sempre e tudo é provisório - precisamos lidar com os adeuses e com as saudades de todos os lugares que passamos.

General ELL 12/09/2013

O melhor livro da coleção
É assim que se escreve literatura infanto-juvenil KCT! Sem tratar as crianças como retardadas, sem colherzinha na boca. Sem tapar o Sol com a peneira. É um livro sobre exílio e é justamente isso: trata dum cara exilado e trata o protagonista como exilado, não como um ser super-humano que vai contra tudo e contra todos pra vencer o mal no final, etc. Faz MUITO tempo que li este livro, mas consigo lembrar de várias partes ainda pois o livro é tão bem escrito e os diálogos tão verossímeis que acaba ficando na sua cabeça. Todo mundo que quer escrever nesse gênero devia ler esse livro antes, sim, até os gringos.

Lais544 25/07/2013

Nem me lembro muito da história mas lembro que foi o primeiro livro que me fez chorar....espero encontrar algum dia no sebo para comprar.

ELISABETH 11/12/2009

Literatura Infanto Juvenil
Magnífico este livro. Aborda com clareza as dificuldades dos filhos dos brasileiros exilados na época da Ditadura. e para quem gosta de História mas não suporta compêndios, este livro fala um pouco sobre o Hino Nacional e tem até registro da parte lírica do nosso Hino retirada. Por si só vale o livro, que é digno de nota, já que é belissímo.