Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Mari Takaesu 09/06/2021

Um livro rico em detalhes e com personagens inspiradores.
Meu primeiro calhamaço e não poderia ter feito escolha melhor. Por já conhecer a história através da adaptação para o seriado, o livro ficou mais fácil para mim de visualizar os personagens e me ajudou a perder o medo do livro por saber mais ou menos o que aconteceria na história. Logicamente que o livro é mais rico em detalhes, tão rico que algumas vezes me perdia, especialmente quando se tratava das hierarquias do clero e de nomes das estruturas arquitetônicas das igrejas, o que penso que valeria a pena ter uma nota de rodapé explicando o que é ou como eram essas estruturas.
Para mim de longe o Prior Phillip era o melhor personagem, sempre inteligente e estrategista, era o que mais me deixava angustiada dentro dos conflitos que enfrentava. Aliena também foi uma personagem muito importante, representando uma mulher forte e guerreira, dando sempre a volta por cima e sendo merecedora das suas conquistas.
A respeito do final fiquei um pouco decepcionada, pois creio que se estendeu para um arco desnecessário, sendo que o final que adaptaram para o seriado ao meu ver foi mais emocionante e condizente com os conflitos enfrentados ao longo da história pelos personagens.

Minha nota é cinco pois apesar de algumas pequenas decepções, a história é muito interessante, trazendo valores em seus personagens que podem nos inspirar. Vale a pena a leitura.

novaes10 26/11/2020

GOAT
Ficção Histórica é o meu gênero de literatura preferido, aprendi amar com Bernard Cornwell. Ao buscar outros autores, acabei descobrindo Ken Follet, e me veio na memoria um comentário que se não me engano o JP fez em um Nerdcast qualquer; ele disse: "Os Pilares da Terra é o melhor livro de ficção Histórica que eu já li." Eu pensei "impossível, esse cara não leu As crônicas de Artur?!" Deixei para la e segui minha vida. Muito tempo depois comprei o mesmo em uma promoção de Black Friday. Ficou mais ou menos 1 ano em minha estante. Que 1 ano perdido.

Comecei a ler Os Pilares da Terra e não consegui mais parar. Meu tempo de leitura é muito curto por causa dos meus afazeres (trabalho + faculdade), costumo ler 1 livro de 300 páginas em 1 mês mais ou menos. Mas devorei esse calhamaço em menos dias. Não conseguia parar de ler, quando dava um tempo acontecia algum plot twist que me puxava para a histórica novamente. O enredo é muito bem amarrado, os personagens são cativantes, a leitura é muito dinâmica. Agora estou arrasado porque acabou.

Nunca pensei que iria concorda com o JP.

dobner :) 15/01/2021

Muito bom!
É uma leitura enorme e meio monótona, pois não tem uma grande emoção ou um grande problema a ser resolvido. A história mostra várias pessoas que ao longo do tempo se cruzam e acabam criando laços - sendo de amizade ou inimizade. É uma leitura muito legal pelo contexto histórico e no final te deixa ansioso pra saber se os mocinhos vão enfim ter paz. Tudo gira em torno da construção da catedral de Kingsbridge.

Pedro Schabarum 02/03/2020

Os Pilares da Terra
Um dos melhores livros que eu já li. Ele começa com os personagens em um nível bem baixo em termos de personalidade. E conforme o texto se densenrola a história fica cada vez melhor. É incrível ver a evolução dos personagens ( a involução de outros, se é que essa palavra existe) e dos cenários. Estou ansioso para ler a sequencia.

Agora um pouco sobre a história. Ela se passa no século XI e gira em torno da construção da catedral de Kingsbrige e tem como "palco" a guerra cívil inglesa. Um dos pontos fortes é o modo como o autor nos mostra o medo que as pessoas tinha da fúria divina na época, sendo esse pavor o motor que faz o mecanismo da história funcionar ( com perfeição).
Gu Vaz 02/03/2020minha estante
Doido pra ler :)

dieizon 27/04/2022

Excelente
História muito boa onde mergulhamos na idade média em meio a suas batalhas , guerras de poder, e as dificuldades do povo contadas através da ótica de trabalhadores, padres e reis.

Jenner Azevedo 25/01/2024

Que livro!!!!
"Os Pilares da Terra", obra-prima do renomado autor Ken Follett, é uma jornada envolvente pela intricada tapeçaria da Inglaterra medieval. Com uma narrativa que se desenrola com a maestria de um épico, Follett nos transporta para o coração de Kingsbridge, onde a construção de uma catedral se torna o pano de fundo para vidas entrelaçadas por paixões, intrigas e fé.

Este livro encantador é mais do que uma narrativa histórica, é uma experiência imersiva que cativa desde a primeira página. A habilidade magistral de Follett ao criar personagens complexos, aliada à sua meticulosa pesquisa histórica, dá vida a uma trama que mistura amor, traição e a ambição humana.

Recomendo "Os Pilares da Terra"
entusiasticamente para todos os amantes de ficção histórica. A narrativa rica e envolvente é tão absorvente que é possível devorar suas páginas em 24 horas, uma verdadeira obra-prima que merece uma nota máxima. Uma leitura que transcende o tempo e encanta aqueles que buscam uma imersão profunda no passado.

Mike Moraes 16/10/2020

Épico
Nunca vi personagens tão cativantes, impossível não se apegar a eles.
Primeira vez em contato com Ken e só tenho uma coisa a dizer: incrível.
Nunca vi uma história com diálogos tão inteligentes e uma trama tão arrebatadora.

Maria1691 17/04/2021

Perfeito!
Quando se pega um livro de 900 páginas para ler o mínimo que se espera é que ela consiga te prender e que te deixe com vontade de saber como as próximas páginas serão usadas. Infelizmente, até mais ou menos os 30% desse livro isso não tinha acontecido. Embora a maioria dos personagens se conhecesse, não existia uma linha clara de atuação que justificasse a sinopse promover uma história sobre grandes conflitos e traições, eram apenas pessoas comuns fazendo o possível para sobreviver, mas sem nada de especial que me chamasse a atenção.
Até que cheguei em um ponto em que todas as linhas de conexão se tornaram mais claras e já pude vislumbrar como seria o restante do livro. A partir desse ponto posso dizer que o livro se transformou em outra coisa na frente dos meus olhos. Ken Follett conseguiu mostrar como seria a vida de uma comunidade inglesa no século XII e, com mais mérito anda, conseguiu fazer isso de forma clara.
O enredo é maravilhoso, não existe nada mais satisfatório em um livro que observar como cada ato dos personagens terá uma repercussão enorme e imprevisível em sua vida e na vida de pessoas que, inicialmente, não possuíam nenhuma ligação com ele. A inteligência e o poder de articulação de alguns personagens é um prato cheio para quem gosta de esquemas políticos; todos os capítulos acabam de uma forma que te deixa ou cheio de esperanças de que tudo poderá se resolver bem, ou que te deixa infeliz em ver como ligações políticas e mentiras conseguem fazer mais que palavras sinceras.
Outro ponto que eu gostei bastante foi a forma como o autor não se importa em fazer os seus personagens sofrerem, em fazer com que eles percam tudo, até mesmo a esperança de mudança. É bastante triste, mas é real e um livro desse estilo não poderia fazer menos que isso.
Uma das poucas coisas que não gostei, além do início, foram as ricas descrições sobre construções, tive que parar a leitura várias vezes para pesquisar o que significava várias palavras específicas para poder entender o que era feito e planejado. Deixei algumas coisas que achei menos importantes de lado.
Em suma, é um livro que eu adorei ter lido, mas não recomendo para quem não goste de uma leitura longa, em alguns momentos até maçante.

Will 07/08/2022

900 páginas que parecem 200
É assim que Ken Follett escreve e com pilares da terra ele parece um maestro colocando cada nota onde deve ser. A saga é longa, detalhada e se passa por muitos anos. Apesar da linearidade da história, temos diversos plots acontecendo ao mesmo tempo e assim o ponto vista de cada personagem logo é trazido em pauta. O desenvolvimento é realmente incrível, se um leitor atento estiver desbravando as páginas ele logo vai se emocionar com a quantidade de emoções que ele consegue traduzir. Falar até mesmo sobre os personagens na resenha poderia estragar as experiências. Mas você verá construtores, engenheiros, negociantes, guerreiros,nobres e o clero. A única crítica é a reta final do livro onde parece que o autor teve um descolamento dos próprios personagens, mas nada que te tire da obra e do desenvolvimento. Minha primeira incursão ao autor e não me arrependo.

Erika 30/07/2020

OS PILARES DA TERRA
Por enquanto foi a melhor leitura até agora, chorei, passei raiva o livro é incrível e está edição tá perfeita, e é isso indico pra todo mundo
Adriano F. Zwierzykowski 30/07/2020minha estante
Top ???

Elaine | Livroglota 12/08/2020

Meu primeiro calhamaço
Li meu primeiro calhamaço!!
Os Pilares da Terra é um livro com 941 páginas!! Foi meu primeiro contato com o autor Ken Follett e descobri que é meu tipo de livro!!
Se você curte idade média, cavalheiros e espadas, guerras e conspirações ao estilo game of thrones, então esse livro é pra você.
Nele acompanhamos a saga de um homem que luta com toda força para a construção de uma catedral, a luta pelo trono após a morte do rei Henrique I e muitas conspirações. Com personagens envolventes e outros odiosos, Os Pilares da Terra é um livro que prende a atenção e você não consegue parar de ler!! Foi uma aventura e tanto e já quero ler os próximos!

Roberta 03/10/2020

Nesse livro tem aventura? Tem. Tem história? Tem. Tem suspense? Tem também. Tem aventura, tem herói, tem anti herói, tem vilão, tem mocinho ingênuo, tem gente babaca. E tem plot Twist. Meu deus, quanto plot Twist. É plost Twist até a última página. Tem ganância, tem bondade, tem maldade, tem inveja, tem fins que justificam os meios, ou quase. Tem disputa de poder, tem traição, tem cena aleatória e sem noção. Tem mais plot Twist. Tem violência, tem sangue, tem sexo, tem amor, tem putaria, tem sexo oral (e aí você lembra que na idade média eles tomavam banho uma vez por mês ?). Tem cristão, tem pagão, tem hipocrisia, tem fé. Nesse livro tem tudo, até capacidade de tirar o fôlego ele tem. Tem quase mil páginas. E, claro, tem plot Twist também.

?????

#OsPilaresDaTerra #KenFollet #Livro #Leitura #IdadeMedia #Kingsbridge #Inglarerra

palomalm14 29/05/2022

Há limites para conquistar o poder?
?Por um momento Jack pôde ler os pensamentos do outro homem, e teve certeza de que ele vira a piedade nos seus olhos. E para Waleran, a piedade dos seus inimigos era a pior humilhação de todas.?

Foi o meu primeiro contato com as obras de Ken, que envolve história e literatura de um jeito fascinante. Escritor ousado, crítico e compreensivo; personagens (alguns deles) cativantes, sábios e corajosos. Deu ?match?!

?A morte de ****s mostrara que, num conflito entre a Igreja e a Coroa, o monarca sempre poderia fazer prevalecer sua vontade graças à força bruta. O culto de são ****s, contudo, provava que tal vitória sempre seria sem substância. O poder de um rei não era absoluto, afinal; podia ser limitado pela vontade do povo.?

Mateus 08/05/2022

Romance histórico excelente. Esse livro nos transporta para a Ingleterra da idade média, e nos ajuda a entender os costumes e estilos de vida da época, o papel da igreja na vida social e política. Além disso, os personagens são complexos e o enredo é muito bem construído.
Douglas Finger 08/05/2022minha estante
??

Fernanda Bard Chagas 31/01/2021

Uma história de fé, perseverança e determinação
O Pilares da Terra conta a grandiosa história da construção da primeira igreja gótica da Inglaterra, mas mais que isso, acompanha a jornada de diversos personagens que se entrelaçam, modificam a vida um do outro e toda a sociedade e propriedade ao seu redor.
Quando comecei o livro não achei que ia me entregar tão completamente à vida desses indivíduos, mas Ken Follet tem um jeito muito especial de criar seus personagens, e eles logo passam a importar grandemente ao leitor.
Achei extraordinário acompanhar a evolução de cada pessoa na história, que foram escalonando aos poucos até seu amadurecimento completo, de uma forma tão real que é difícil não compreender as motivações dessas pessoas, e assim sofri por todo o livro torcendo pela concretização da evolução da catedral de Kingsbridge, gritei de frustração quando o bispo Waleran e William conseguiam atingir seus objetivos perversos, chorei quando Aliena teve que se separar de seu grande amor e toda vez que ela apanhou na vida e sofri muito pelo doce Jack, meu personagem favorito, exultei quando o padre Philip conseguia, muito sagaz e inteligentemente, contornar as tribulações com sua fé e determinação. Impossível não ter se importando com esses personagens que foram acompanhados numa narrativa por toda sua vida!
O livro inteiro foi um grande aprendizado sobre a vida na Idade Média da Inglaterra, houve muitos trechos descritivos dos métodos agriculas, religiosos, da hierarquia e sociedade daquela época. Sinto que depois desse livro também nunca mais olharei para uma igreja ou catedral da mesma forma, e apesar de termos páginas e páginas descritivas dos métodos de contrução, achei-me fascinada por cada relato desses elementos. Confesso que apenas pulei certas partes que me senti muito mal pelos métodos bárbaros daquela época, como as partes em que houveram descrições de estupros, a cena da luta entre um urso e um bando de cachorros...mesmo assim, os li meio que "por cima", tentando não enxergar essas coisas.
Esse livro é simplesmente uma obra prima, não há um ponto negativo, a não ser o fato de você sofrer por 800 páginas as angústias dos personagens e o monte de injustiças que aquela época turbulenta permitia...