Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Daiana 21/02/2023

Que livro minha gente.
Volto a falar, esse homem escreve bem demais. É de longe meu escritor preferido.

O livro se passa na idade média e tem início com o enforcamento de um homem, Jack, que vai reger toda a trama do livro, mas nas 900 páginas outras tramas acontecem. Guerras são travadas, traições, maldades e romances. Tudo dando aquela mistura perfeita em um livro. Você começa a amar alguns personagens e desejar muito a morte de outros, a querido William que raiva de você.
O livro narra também muita violência que acontecia de forma comum naquela época, saques, estupros, dentre outros e que muitas vezes não se faziam justiça, eu quase surtava nessas partes. Tudo isso em busca de poder.
O livro é perfeito. Um calhamaço de dar orgulho.
Leiam.

Cecilia 16/09/2020

Romance histórico pra ninguém botar defeito
Ken Follett é o mestre do romance histórico. Depois de ler a Trilogia O Século, vinha adiando a leitura de Pilares da Terra, pois sabia que seria um caminho sem volta enquanto não chegasse ao fim.
Acabei lendo mais rápido que o imaginado, foi impossível largar a história.
Fatos históricos misturados ao romance ficcional, uma especialidade de Follett.
Recomendo fortemente o mergulho nessa trilogia.
Rumo ao próximo! ?

Naty 26/01/2012

É aquele tipo de livro que quanto mais você sabe dos personagens mais você que ler sobre eles. É retratado aqui o que muitas familias já passaram para poder sobreviver. Se tem durante a leitura, todo tipo de sentimento; alegria,raiva,trist...
Ken Follet sabe descrever os sentimentos dos personagens de forma que você pensa está dentro do livro. É um livro muito bom! Quando terminar de ler ele, é bom já ter o segundo volume,pois você não vai aguentar ficar muito tempo sem saber do final dessa emocionante historia.

Luiz819 23/05/2020

Uma obra sensacional
Esse livro é incrível! Eu continuo apaixonado pelas obras do Ken Follet. Adoro seus personagens e o desenvolvimento da narrativa. As intrigas que ocorrem no livro vão te perturbar e fazer refletir sobre coisas do passado que acontecem até os dias atuais.

paulaa 01/12/2021

Se tornou um dos meus favoritos
"Os pilares da terra" é um romance histórico inigualável, q trás uma história complexa e maravilhosa, com personagens extremamente humanos e e bem construídos!!
Primeiramente, vamos falar sobre as coisas boas do livro. Oq mais me marcou na história com ctz foram os personagens. Eles são extremamente bem construídos e complexos, além de q a teia de relacionamentos entre eles é mtt interessante e bem construída. A questão é q os personagens dessa história conseguiram despertar sentimentos em mim como nenhuma outra: personagens como o Jack, Tom e a Aliena conseguiram me fazer me sentir compaixão, carinho, empatia, alegria e até um pouco de amor platônico. Eu conseguia sentir a história de amor do Jack e da Aliena e eu sofri e sorri por eles como se os conhecessem. Personagens como William, Richard e Alfred conseguiram despertar em mim o mais profundo ódio e dor. Eu sentia a dor q cada um deles causou a tds os personagens, principalmente a Aliena. O autor foi capaz de fazer o leitor amar ou odiar cada um dos seus personagens e agr eu me sinto lindamente conectada com cada um deles.
A história foi perfeitaaa, tenho poucas oposições ou comentários ruins sobre o plot. Fiquei extremamente satisfeita pq durante o livro várias e varias vezes as coisas davam certo e dps davam errado e dps davam certo dnv. E isso me deu mtt medo e aflição enquanto eu lia q me fez torcer por cada um dos meus personagens favoritos (mas foi uma aflição boa). Amei o jeito q td foi escrito e fico extremamente feliz q tds os personagens tiveram oq mereceram no final.
O único ponto negativo dessa narrativa e o único motivo q esse livro n leva 5 estrelas é a quantidade de cenas de estupro. Foram cenas extremamente detalhadas e explícitas q se repetiram pelo menos 4 vezes e me fizeram sentir enojada e com vontade de abandonar o livro, sinceramente isto me fez ver o autor e até a obra como um pouco doentia. Não tinha a mínima necessidade da maioria dessas cenas e as q mudaram alguma coisa na história n precisavam ser tão detalhadas. Para dar um exemplo: mais de uma cena mostra o personagem William sentindo prazer em espancar e dps estuprar mulheres, até sua própria mulher, td isso de forma extremamente detalhada. SIMPLESMENTE N ERA NECESSÁRIO!
No final, estou satisfeita com essa leitura por mais q algumas coisas simplesmente n foram legais. Estou extremamente apegada aos personagens e n sei como vou fazer pra parar de pensar na história e ir para outro livro!

Bela 27/12/2021

Demorou, mas foi
Comecei a ler esse livro com altíssimas expectativas depois de ter lido a trilogia "O Século" do mesmo autor, livros que simplesmente me apaixonei e se tornaram meus favoritos da vida.
Nesse livro, a história foi um pouco diferente. É um livro de 1400 páginas e só consegui me apegar a leitura por volta da metade do livro (700 páginas!). Persisti muito porque comprei o box da trilogia, então quero terminar de ler.
Quando a leitura começou a fluir, foi bom, mas foi difícil encarar a realidade que não seria nada como O Século. Mas há personagens em que conseguimos amar, como o Jack, conseguimos odiar com TODAS AS NOSSAS FORÇAS como o bispo Walerian e o demônio do William e personagens que ora gostamos e ora desgostamos como o prior Phillip. É um bom livro, mas não sei se recomendaria a todos como recomendo a outra trilogia.

Vivi 25/05/2021

Novelão
O livro é extenso mas a história é bastante rica, o autor desenrola muito bem a trajetória dos personagens e com isso a leitura não fica entediante. Phillip, pra mim, foi o personagem mais cativante seguido por Jack. Levei quase quatro meses pra concluir essa leitura, mas tenho certeza que foi por ter lido no momento errado. Acontecem tantos infortúnios com os bonzinhos da história que em certo momento comecei a ficar impaciente, e tais infortúnios muitas vezes ocorreram mais por ingenuidade dos mocinhos do que pela astúcia dos violões. Senti falta da conclusão de alguns personagens que simplesmente desapareceram nos últimos capítulos e por isso não dei 5 estrelas, mas ainda assim, gostei bastante da da obra.

baby targaryen 25/03/2023

Os Pilares da Terra
Esse livro é facilmente um dos melhores livros que já li na minha vida!!!
A cada página a história vai ficando melhor e melhor, por ser um livro grande muita gente deve achar cansativo só de olhar, mas não é, vale cada página. Foram muitos sentimentos: raiva, indignação, euforia, ansiedade, felicidade... Tudo em um livro, a quanto tempo um livro não me causa isso.
Eu queria saber mais sobre a Ellen no fim, isso me deixou um pouco triste.

Até que ponto um homem de Deus chega para conquistar o que deseja?

Celton 14/08/2020

Idade média bem representada !!
Meu primeiro livro do consagrado autor Ken Follet !! Narrativa maravilhosa !! Mesmo tendo quase 1000 páginas o livro não é maçante , e muito bom acompanhar a saga da construção da catedral de kingsbridge. Mistérios , violência , guerras e um ótimo desenvolvimento de personagens. Recomendadíssimo !!

Peregrina 25/12/2014

Melhor leitura do ano (e arrisco em dizer da vida!)
A obra se passa no século XII e gira em torno da construção da Catedral de Kingsbridge na Inglaterra durante o período da “Anarquia“, quando houve uma crise de sucessão ao trono após o rei Henrique I morrer sem deixar herdeiro homem.
Ao longo de 30 anos nós acompanhamos os eventos fatídicos que cercam a construção da igreja em Kingsbridge, batalhada pelo dedicado Prior Philip que deseja fazer o seu melhor para Deus, mas que enfrenta ferrenha oposição dentro da própria instituição católica.
Para ser mestre da obra, Philip contrata Tom construtor. Ele fomenta o sonho de construir uma grande igreja e manter a sua família de pé. No entanto, todos os esforços de Philip e Tom para construir a grandiosa igreja acabam se chocando com os interesses de William, um rapaz violento que aspira a ser conde, logo, forma uma aliança com o desonesto bispo Waleran contra Philip, odiado pelos dois primeiros.
A história ainda abrange os pontos de vista de Jack, filho de Ellen, a feiticeira segunda esposa de Tom, que guarda um passado sombrio. O jovem foi criado na floresta órfão de pai, mas quando ele e sua mãe se juntam à família de Tom construtor, ele conhece e se apaixona pela bela Aliena. A jovem de origem nobre vê seu pai perder tudo para o pai de William e jura lutar até a morte para recuperar o condado e entregá-lo nas mãos do irmão mais novo, Richard. Para isso, ela conta com ajuda do prior Philip, Jack e outros que se unem a fim de derrotar inescrupuloso William.
Eu poderia falar sobre Os Pilares da Terra por horas e horas sem me cansar e ainda não falaria tudo sobre esse livro fenomenal. Não é à toa que é o trabalho mais notório do autor. Ken Follett dá um show de história, arte e arquitetura; esmiúça com destreza cada segredo da Idade Média criando uma trama envolvente e arrebatadora.
Todos os livros possuem seus pontos baixos, mas em Os Pilares da Terra não há pontos baixos: o livro é simplesmente espetacular DO INÍCIO AO FIM. Eu NUNCA li nada igual, nada que conseguisse me manter tão ligada à leitura por mais de 900 páginas, sem UM só momento monótono. Esse livro foi PERFEITO desde o prólogo sensacional - com aquela cena de enforcamento que me intrigou tanto - até o ponto final do último capítulo. Talvez eu precise ler mais, variar autores, mas de tudo que eu já vi Ken Follett é uma raridade, sua escrita é um tesouro, uma arte a ser apreciada, contemplada com prazer e foi assim que eu me senti lendo Os Pilares da Terra, eu tive prazer de ler um livro tão bem elaborado e escrito sem ferir o período histórico, muito pelo contrário, servindo até de instrumento didático (característica já comum de seus livros) para que nós nos aprofundemos ainda mais na época, nos costumes de uma sociedade que viveu em um dos momentos mais negros da humanidade: a Idade Média (ou Idade das trevas).
Sobre os personagens eu detestei William, minha nossa que homem odiável, ridículo, nojento! Porém é de se admitir que ele foi um personagem excepcional demonstrando o pensamento essencialmente teocêntrico que circundava nas mentes do povo durante a Idade Média, o medo do Inferno e tudo mais. Gostei muito do prior Philip e do modo como ele sinceramente se dedica à vida eclesiástica, todavia os personagens que eu mais amei, que torci para que dessem certo durante todo o livro foram Jack e Aliena! Ele por ser esperto e trabalhador, ela por ser determinada e forte mesmo depois de tudo que passou.
Os Pilares da Terra foi, com certeza, a melhor leitura do ano e me arrisco a dizer que da vida também. Espero lê-lo novamente algum dia bem como sua "continuação" Mundo sem fim.
Leila 18/02/2017minha estante
Obrigada por sua resenha, Enza! Estimulou ainda mais a minha vontade ler essa obra. O Ken Follett é extraordinário. Sou fascinada por todos os livros dele que já li. Trabalhos de maestria, definitivamente.

Fred Zanitti 24/01/2022

Riqueza de conhecimento histórico
O livro é extremamente detalhado, traz um conhecimento histórico impressionante. A história é intensa, cheia de reviravoltas, massacres, injustiças, miséria... é inimaginável pensar como era a vida das pessoas nessa época, onde tudo girava em torno das vontades de um rei, um condado ou um priorado. Os personagens vivem em constante necessidade de tomar decisões difíceis, envolvendo quase sempre o futuro do condado: seja econômico, social ou religioso (nessa época a religião tinha um alto status junto a sociedade e muitas das decisões eram tomadas baseadas nas premissas e ideais do monastério). As situações narradas, em sua maior parte, nos traz um sentimento de revolta e indignação. A corrupção, os feitos em benefícios próprios, as explorações, as conspirações e as traições já estavam presentes em toda sua essência e todos esses ingredientes dão a tônica do livro.
Vale cada página lida, esse foi o primeiro livro do autor que leio e já entrou para galeria dos meus favoritos!
Thales Diniz 24/01/2022minha estante
Da hora, mano. Tu terminou bem rápido. Consegue comparar com a série?

Fred Zanitti 25/01/2022minha estante
Eu ainda não vi a série, quis ler o livro antes. Quase sempre que se que existe uma série/filme de um livro que quero ler, o leio primeiro. Vou começar a assistir agora, mas geralmente os livros são muito melhores e mais detalhados do que séries/filmes. Um exemplo recente foi Novembro de 63... a série é boa, o livro é excelente.

Fernanda1156 27/01/2022minha estante
Adorei a resenha, agora é certeza que entrou para a lista, mas não aguentei e já estou vendo a série, bem lento assumo, estou sem tempo... Mas com certeza vou terminar a série antes mesmo de conseguir começar o livro... Eles são um pouco caros né ?, mas uma hora é certeza que vou ler ?

Clara Carvalho 03/12/2020

Rocco
941 p.
Nota: 5/5

Visceral, surpreendente, apaixonante. Entre 1123 à 1174, conhecemos a Inglaterra, no período tenebroso de anarquia e guerra civil. Durante as décadas que se passam, somos inseridos em cenários de conspirações políticas e religiosas, disputas pelo poder e, o principal, a construção da catedral de Kingsbridge.

Ele nos traz a cidade de Kingsbridge e toda sua evolução ao longo dos anos. O livro tem como fundo a trama política real, porém foca nos encantadores personagens criados por Ken. Tom, o construtor que sonha em construir uma belíssima catedral que vai até o céu, e luta contra a fome e a pobreza para salvar a sua família. Ellen, uma poderosa mulher com olhos dourados, temida por ser considerada feiticeira, mas sofre com o coração partido. Jack, conhecemos ele jovem e vemos se tornar um grande construtor, cativa o coração dos leitores com sua bondade e astúcia. Aliena, uma linda moça, filha do rico Conde de Shiring, ela viu sua vida ruir e perder tudo, mas lutou para conseguir se reerguer emocional e financeiramente. E, Philip, um fervoroso religioso que sonha em fazer prosperar e crescer o Priorado de Kingsbridge, lutando contra o pecado e corrupção que se alastra na igreja.

Há também os vilões. William Hamleight, o ambicioso e invejoso cavaleiro, que deseja arruinar a vida de qualquer pessoa que ameace o seu sucesso. Ele é incuravelmente cruel e sente prazer em ver o medo nos olhos dos outros. Sua maldade acompanha a vilanidade do bispo Waleran Bigod, um religioso corrupto, que trama contra Philip e a prosperidade de Kingsbridge.

Esse livro é uma obra prima. Esplêndido e ricamente construído. Com ele aprendi sobre política, religião e economia da idade média, além de conhecer sobre os costumes insanos daquela época animalesca. Um livro tocante, que nos faz gritar, chorar e sorrir junto.

Por Clara Carvalho.