Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito

Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito Marc Levy

Resenhas - Tudo aquilo que nunca foi dito

Magnus Martinss 03/09/2013

O livro passa a Ideia de uma segunda chance que muitos gostariam de ter, de voltar atrás e concertar erros do passado. Mas confesso que achei a história muito viagem do autor. :3

SAN ROCHA 08/07/2013

Lembranças... se são doces ou não, depende do ângulo em que se vê...
"...a gente pode culpar a nossa infância, acusar interminavelmente nossos pais por todos os males que nos infligem, incriminar a eles pelas provações da vida, por nossas fraquezas, nossas covardias, mas, no fim, nós somos responsáveis pela nossa própria existência, nós nos tornamos o que decidimos nos tornar."
É uma história que, apesar de contemporânea, mistura fantasia e bom humor, nos fazendo tb repensar ações, reações e a olhar as coisas por outros ângulos que não só o nosso. Tudo escrito de uma forma leve e gostosa, fluindo de tal maneira, que quando vc vê, já tá quase no final rs. Eu recomendo ;-p.

Robertha 28/06/2013

Chega de chick lit - pelo menos por hoje, rs - e vamos embarcar em algo mais profundo. Tudo aquilo que nunca foi dito está entre meus livros preferidos por muitos motivos, os quais irei dizer no final. Logo de início nos deparamos com Julia Walsh escolhendo seu vestido de casamento em uma liquidação junto com seu melhor amigo, Stanley. Ele, óbvio, não aprova a escolha - desde quando, na face da terra, compra-se um vestido de casamento em uma ponta de estoque?

Julia, na verdade, teria outra opção pedir a seu pai, que tem grana, uma ajudinha financeira para as vestes deste dia tão especial. Porém, seu relacionamento com seu velho não é dos melhores e ela se recusa a gastar a fortuna adquirida à custa de sua ausência durante a infância e a adolescência.

Alguns dias antes do casamento, Julia recebe uma ligação que mudará completamente sua vida. De início, quando vê o número do secretário de seu pai, pensa que, mais uma vez, Antony Walsh não poderá comparecer a um evento. Para sua surpresa, o motivo da desculpa, desta vez, é completamente válido - Antony Walsh bateu as botas e o enterro será na manhã do dia do seu casamento. Julia acredita que isso é uma jogada do destino afinal, terá que desmarcar o casamento e tentar acertar as coisas com o noivo. Ele haverá de entender, não?

Apesar dos pesares, Julia deixa os conflitos de lado e organiza o funeral para seu pai e tenta lidar com as perdas da única forma que encontra, que é se enterrando no trabalho já no dia seguinte do sepultamento. Como se não bastasse, Julia recebe em seu apartamento uma surpresa.

"Um enorme caixote, deitado de pé, estava plantado bem no meio da sala.

- O que pode ser isso? – pensou, largando suas coisas em cima de uma mesinha baixa.

O papel colado na lateral, logo abaixo do frágil, de fato estampava o seu nome. Júlia começou dando a volta ao redor daquele trambolho em madeira clara. Era pesado demais para que animasse a deslocá-lo, mesmo que por uns poucos metros. Sem martelo e chave de parafusos, não via como abrir. (...)

- Quem pode ter enviado uma coisa dessas? – disse em voz alta, sozinha no meio do apartamento. "

Não devo revelar o que é, afinal não quero estragar a surpresa de ninguém, mas já adianto que é algo que fará com que Julia largue tudo pro alto e embarque em uma viagem de seis dias para descobrir quem foi Antony Walsh. Além de poder falar tudo aquilo que nunca foi dito entre pai e filha.

A trama tem momentos dramáticos, emocionantes e com um pouco de humor para dar uma balanceada. Pessoalmente, me identifiquei com algumas passagens por ter passado por uma situação semelhante. Além disso, acredito que seja um dos meus livros favoritos pelo modo como a história foi contada e o desenrolar do clímax e do desfecho. Posso até me atrever a dizer que é uma lição de vida para quem vive em uma situação semelhante - não deixe nada para depois. Acho que o conteúdo da caixa poderia ter sido feito de um jeito diferente, mas mesmo assim é um livro muito real e que vale a pena ser lido.

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/02/tudo-aquilo-que-nunca-foi-dito.html

Christies 23/06/2013

O que você faria se tivesse a oportunidade de falar tudo o que sentia, ou ter todas as respostas para as perguntas não feitas?
Antes mesmo de ler o livro, somente pela sinopse eu me imaginei tendo essa chance; e qual bom seria poder ter essa possibilidade.

Mesmo eu não lendo nenhuma resenha, e não sabendo muito o que esperar, o livro me surpreendeu de diferentes formas, tanto boas quanto ruins. O lado bom foi que o surrealismo da estória realmente chega a ser encantador e em muitos aspectos desejado. O lado ruim, me deixou um pouco confusa, primeiramente em diversos momentos da leitura, a narrativa ficou um pouco empacada, principalmente quando o autor tentou mesclar narração de presente com passado; em segundo, alguns momentos da narrativa era feito em primeira pessoa e praticamente no mesmo paragrafo passava a ser narrador onisciente, deixando a mim, confusa em saber quem seria o narrador em algumas partes.

Mesmo sendo uma leitura leve, a mensagem foi bem clara, porque esperar ser tarde demais para dizer aquilo que nos queremos para alguém, e que dialogar pode mudar uma vida.
Recomendado para momentos tranquilos, pois além de ser um livro pequeno, a leitura é bem rápida e leve (se o leitor não empacar muito, é claro).

Karine 03/05/2013

Tudo aquilo que nunca foi dito
Já imaginou como seria se pudéssemos voltar atrás e dizer Tudo aquilo que nunca foi dito? O que você diria e a quem você diria?

Julia tem uma vida estável, do jeito que ela sempre procurou ter. Dona de um ótimo emprego, ocupa uma generosa posição na empresa e está prestes a se casar com um homem estável, bom para ela. O que poderia acontecer? Bem, a Julia, "aconteceu" o seu pai. Anthony Walsh, um empresário de sucesso que sempre teve dificuldade de se entender com a filha, estraga até seu casamento. Contudo, esta será a ultima vez em que ele terá a chance de interferir na vida da moça, já que subitamente morre.

Assim, é necessário que Julia desmarque o casamento para ir ao velório e enterro de seu falecido pai. O que a protagonista não esperava, porém, era que, a partir disso, surgissem diversas situações que mudariam seu destino para sempre... Após o velório, ela recebe uma inesperada caixa em seu apartamento. Digo aqui, é uma cortesia de seu falecido pai, mas não contarei a vocês o que há na caixa. Estragaria a surpresa!

Entretanto, o mistério da caixa não é o foco do livro: logo no começo da leitura você já descobre o que havia nela. A questão é que Julia tem uma oportunidade de reatar as coisas com seu pai. Imagine, uma ultima oportunidade de conhecer de verdade seu pai e a si mesma? É esse o presente que recebe.

“A gente encontra um monte de bons motivos para não amor, medo de sofrer, de ser abandonado um dia. No entanto, amamos a vida, mesmo sabendo que ela vai nos deixar um dia.”

Depois da caixa, nada mais é igual. Julia precisará cavar fundo dentro de si própria e de seu passado. Ela será obrigada a dar uma chance para a vida. Com um enredo fantástico, Marc Levy nos prende à leitura desde o começo. Cada vez eu gosto mais desse autor. Da leveza com que Marc escreve e, ainda sim, consegue abordar temas profundos e que cativam os leitores.

Os personagens de Marc, mais uma vez, são indubitavelmente bem construídos. Você vai se encantar e se emocionar com a história de Julia. Diria que é uma leitura obrigatória para todos que estão lendo esta resenha. Adicione este livro à sua meta de leitura!

Rodrigo 08/04/2013

Uma grande decepção!
Sabe aqueles livros que são bons, mas o final leva a história a um patamar muito além, transformando o livro em "ótimo"? Com este, é justamente o contrário!

Minha esposa havia desistido da leitura deste livro e me alertou para sua surrealidade. Curiosamente, não foi seu enredo surreal que me decepcionou.

Apesar de demorar a conseguir aceitar a realidade que o livro me apresentava como normal; apesar de me esforçar e ler todo um flashback tedioso que demora páginas e mais páginas, a leitura até que foi bastante agradável. Na verdade, chegou um ponto que cheguei a me afeiçoar pelos personagens. Até os últimos parágrafos chegarem.

Nunca achei que tão poucas palavras em somente duas páginas pudessem estragar todo um livro, mas Marc Levy provou que eu estivera errado toda minha vida!

Só recomendo em último caso, afinal leitura sempre acresce!

Ingret 18/03/2013

Tudo aquilo que nunca foi dito
O autor francês Marc Levy ficou famoso pela adaptação cinematográfica do livro E se fosse verdade (que eu amei), até então fora o filme eu nunca tinha lido nada do autor.

Devo dizer, eu estava esperando algo diferente mas, me surpreendi muito de um jeito bom. O autor tem um dom de escrever lindamente, cada frase é um suspiro e uma lição de vida, acho que me apaixonei...

“A gente pode culpar a nossa infância, acusar interminavelmente nossos pais por todos os males que nos afligem, incriminar a eles pelas provações da vida, por nossas fraquezas, nossas covardias, mas, no fim, nós somos responsáveis pela nossa própria existência, nós nos tornamos o que decidimos nos tornar. Além disso, você precisa aprender a relativizar os seus dramas, sempre vai haver famílias piores do que a sua.”

Júlia Walsh não tem um bom relacionamento com o seu pai Anthony Wash, desde que sua mãe morreu há muitos anos atrás. Ele se tornou um pai ausente, delegando aos empregados a tarefa de educá-la. Ele nunca ia as suas apresentações escolares, pois sempre esteve ocupado com negócios. Só aparecia nos momentos mais importantes da vida de Júlia para estragá-los, como na vez em que ele foi atrás dela na Alemanha só para separá-la do namorado....

Continue lendo em:

RENATA 01/01/2012

o livro é muito envolvente, acontecem várias surpresas o tempo todo, horas dei risada, horas me emocionei, gostei muito. o final deixa algumas questões, o que acredito que tornou o livro ainda mais interessante!!! recomendo!

Olgashion 12/01/2012

Sò na metade virou um típico Marc Levy para mim! Um livro delicioso, gostei da Julia e do Anthony e da interação deles! E frases marcantes como sempre, recomendo.

Dani Fuller 13/11/2011

Eu e minhas idéias em ler livros sem ter noção do que eles falam.. eu fiquei quase a todo o momento surpreendida com as coisas que iam acontecendo. Meu pensamento inicial dele se tratar de um drama/romance.. mas ai acontece a questão de Anthony e já mudou tudo que eu podia pensar. Achando que já sabia o que esperar e teríamos momentos de drama familiar e uma talvez reconciliação... e temos mais uma reviravolta... incluindo um fato marcante na história .. juntando a isso um amor perdido.

É tudo muito envolvente, fazendo até mesmo eu ficar com meu próprio coração partido e super triste. Ler coisas assim fazem eu viajar em minhas próprias memórias, sendo que para algo que nunca vivi.. nunca tive.. isso que é o mais estranho. Vou evitar dar detalhes do que teremos mais adiante, pois nem na sinopse eles citam.. só falo que é lindo do que sempre as mulheres irão desejar rs. Fiquei um pouco em dúvida sobre a passagem de tempo do livro.. tentei depois procurar e não encontrei.. podia jurar que falavam que Julia possuia 30 anos no presente do livro.. e ai contam quando ela 'fugiu' para Paris, e a viagem para Berlin com 18 anos, certo? E sempre comentando que passaram-se em torno de 17, 18 anos.. mas ai como ela teria 30 anos hj?? ~ quem leu ou for ler apenas me situe sobre isso.. talvez eu tenha feito alguma confusão.

Gostei da maioria das situações do livro.. e mesmo a parte inusitada do pai dela... depois com os comportamentos estranhos no decorrer dos dias (dor no joelho, lágrimas, suor).. e depois com aquele final.. parece que tudo não passou de uma 'ilusão' né? Talvez a Julia não quisesse perceber, ou eles estavam tão afastados um do outro que acabou não sendo óbvio para ela.. mas como ficou 'em aberto' talvez seja proposital para quem está lendo também. Entender as razões dele fazer isso, talvez realmente tivesse apenas os 6 dias ou estivesse mesmo ruim do coração e quisesse aproveitar aqueles momentos para dizer 'tudo aquilo que nunca foi dito'... Pena que conheci o autor pelo seu último livro publicado.. estou com outros 2 aqui.. e espero ter oportunidade de acompanhá-los.. sinto que ele tem muito para dizer e fazer emocionar.

Arte do livro / Capa e interior ★★★
Tempo de leitura / Narrativa ★★★★
Objetivo / Impacto ★★★★

prika_ripilica 19/10/2011

Um pai desorientado e uma filha que não cresceu.
Assim posso definir o Sr. Anthony Walsh e a Srta. Julia Walsh.
No início você se surpreende com a surpresa eminente, no meio você se apega e no fim você... ("como assim?").
Uma leitura gostosa, uma vivência única, uma aprendizagem inigualável, uma linda lição de vida, mas com algumas falhas que o fazem pensar aonde o autor quis chegar.
"Querido Thomas, volte logo...", é só o que consigo pensar no decorrer da história.

Leninha Sempre Romântica 30/11/2011

Julia sempre foi a filha rebelde de um pai ausente (mas como não ser quando duas pessoas são tão diferentes que nem mesmo um simples diálogo conseguem travar?). A distância entre eles é tanta que para seu casamento Julia envia ao pai apenas um simples convite, nada de entrada de braços dados na igreja, como seria normal.

Mas indo contra todas as probabilidades, Anthony dá um de presente mais que inusitado à filha. Ele morre!
E seu enterro adiaria os planos de Julia, não só em relação a seu casamento, mas principalmente aos rumos que sua vida tomaria dali por diante.

Uma nova chance se abriria aos dois. No dia seguinte ao enterro, uma surpresa dentro de uma caixa, algo surreal que abalaria as estruturas de Julia, virando sua vida de cabeça para baixo. Ou quem sabe finalmente a colocando nos eixos.

“A memória é uma artista estranha, refaz as cores da vida, apaga o medíocre, guarda só os traços bonitos, as linhas mais tocantes.”

Assim que comecei a ler, imaginava (até pela capa) que a leitura seria em forma de relatos do passado, transformando a vida dos personagens através de lembranças.
Leigo engano! O livro é uma busca, não só de um tempo perdido, mas também do término de uma história que ficou incompleta, esquecida no passado.

Personagens cativantes, diálogos interessantes que ao longo da leitura vão desvendado os problemas existentes entre pai e filha, numa narrativa descomplicada e lógica.
Gostei muito de Anthony (pai de Julia) com suas tiradas inteligentes e humor único. O amigo Gay, Stanley, que consegue dar o toque de humor para adoçar a narrativa (sorte de quem tem um amigo assim).

“O mundo é grande, mas a amizade é imensa”

Qualquer coisa que eu diga a mais sobre os personagens que se mesclam na história seria como estragar as descobertas que devem ser feitas gradativamente durante a leitura. Então só posso dizer que gostei muito do livro, que cada página foi como desvendar um novo segredo, numa missão de paz!

Pai e filha numa batalha de reconhecimento, com o pano de fundo, o resgate de um amor do passado. Uma história de busca, descobertas, mas acima de tudo, uma história de amor, que só a perda da morte foi capaz de concretizar.

“... A gente encontra um monte de bons motivos para não amar, medo de sofrer, de ser abandonado um dia. No entanto, amamos a vida, mesmo sabendo que ela vai nos deixar um dia.”

Recomendo!

Maitê Kp 18/02/2024

Gostoso de ler
Não dava nada por esse livro. Achei que ia ser mais um clichê. Mas me surpreendi. Um romance regado a partes hilariantes e surpresas. Agente fica na dúvida se é verdade ou não? muito gostoso de ler.