Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito

Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito Marc Levy

Resenhas - Tudo aquilo que nunca foi dito

Lorena 24/09/2015

Me fez rir, me fez chorar...
Eu realmente não esperava muito desse livro, eu o ganhei e tinha que lê-lo, comecei a ler já pensando em outro que eu queria ler mais, mas que por ser mais longo optei por ler esse mais curtinho, mas que feliz engano o meu, tão bom quando um livro acaba sendo muito mais do que você esperava, tão boa essa sensação de ter descoberto um tesouro inesperado e a gratidão que fica.
Uma bela história sobre reencontro, perdão e amor... amor verdadeiro, amor de pai, amor de mãe, amor de filha, amor de amigo, amor à primeira vista, amor além da morte.
Nunca é tarde demais enquanto as coisas não forem definitivas!

Anna 16/11/2015

Inesperado.
Não esperava muito deste livro, e fui surpreendida. Uma história surreal, que promove reencontro entre pai e filha, perdão e momentos muito engraçados. Pra matar o tempo...

Edna 03/12/2016

Dom
"Levy tem o dom: é um contador de histórias nato". (Le Point)

Um romance francês, capaz de te deixar tão cruel e verdadeiramente dentro da história. Impossível não se envolver e rever vários episódios da própria história ao ler.
A história inicia como se fosse uma daquelas histórias e que você diz, ai que bom que é uma história leve e vou rir até até que as lágrimas começam a brotar e você sente a conexão, o derramamento do autor a te tocar tão profundamente com a história de Julia, de Tomas , Stanley, Anthony.Uma história de luta, em meio à guerra e queda do muro de Berlim, de perdas do grande amor da vida de Stanley para uma doença que mata duro e sem escolhas de credo, raça ou opções sexuais, de amor de pai que com motivos suficientes afasta o grande amor da vida da filha acreditando piamente ter feito a melhor escolha e a luta para salvar o pouco e o muito que resta para essa mesma filha.
O autor usa uma estratégia divertida e que leva o leitor a refletir, sorrir e se colocar no lugar do outro. E você se tivesse uma chance o que faria? Essa é a sua chance faça. A muito tempo não lia um livro para avalia-lo com 5/5 querendo mais.

Xandy Xandy 17/11/2017

Pais e Filhos podem se reconciliar mesmo após a morte de um deles?
O livro narra a história de Julia Walsh, uma infografista (pessoa que desenha e faz animação de personagens) que está prestes a se casar com seu noivo Adam.

Devido ao corre-corre de sua tão agitada vida, ela resolve pedir ajuda ao seu grande amigo Stanley, para juntos escolherem um lindo vestido de noiva. Julia só havia esquecido de mencionar a Stanley um pequeno detalhe: faltavam apenas quatro dias para a data de seu casamento!!!

Apesar do prazo apertado, as coisas caminhavam muito bem, até o momento em que a bela jovem recebe o telefonema do secretário de seu pai – com quem ela já não mantinha qualquer tipo de relação “paternal” há muito tempo, motivada pela constante ausência dele nos momentos mais importantes de sua vida -, informando-lhe que seu pai estaria também ausente no seu casamento, só que por um motivo totalmente inesperado: ele acabara de morrer…

A notícia cai como uma verdadeira bomba no colo de Julia, que decide então adiar o casamento, pois o funeral seria bem no dia que estava marcado o matrimônio.

No dia seguinte ao funeral, Julia encontra uma enorme caixa de madeira bem na frente da porta de sua casa. Ao abrir a tampa da caixa misteriosa, ela descobre que a morte não havia sido a única surpresa que Anthony Walsh, seu finado pai, preparara para ela…

O resto, só lendo muito!

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/11/17/tudo-aquilo-que-nunca-foi-dito-marc-levy/

Cris @cristinadaitx 20/06/2019

Tudo aquilo que nunca foi dito
Não seria ótimo se tivéssemos a oportunidade de ter mais alguns dias com uma pessoa que perdemos, para podermos dizer aquilo que nunca foi dito? Júlia tem essa oportunidade. Após a morte repentina de seu pai, depois de ter ficado muito tempo sem vê-lo, ela se vê diante dele novamente. É a oportunidade perfeita para resolver a relação dos dois, que foi sempre complicada e cheia de mágoas. Júlia encontrará nesse novo pai uma pessoa que ela não conhecia, e aos poucos, ela vai entendendo porque a relaçãodos dois ficou tão desgastada e reconhece que também teve sua parcela de culpa. Além disso, antes que o prazo dos dois acabe, e que ele vá embora para sempre, seu pai reconhece um grande erro do passado, tê-la separado de Thomas. E para reparar esse erro, vai dar um empurrão no destino e promover ele mesmo esse reencontro.

DI @poesiadoslivros 12/02/2020

Reflexão sobre a vida e a morte
Essa história é extremamente interessante e envolvente, faz o leitor se surpreender a cada capitulo, nos faz refletir a importância sobre nossa família, vida e sobre a morte. Apesar de ser um ótimo livro eu não gostei do final, acho que o Marc poderia ter escrito mais algumas páginas e ter nos dado um final digno da grande história que ele escreveu. Ficaram algumas lacunas em aberto e não gostei dessa sensação...rs Mesmo assim eu indico esse livro, leitura muito válida para reflexões sobre a vida.

Nanda 21/02/2021

Estranho e reflexivo
A parte principal da história envolve o relacionamento entre Julia Walsh e seu pai, Anthony Walsh. Eles não tinham uma boa relação, eram distantes, e Júlia ressentia muito a ausência do pai durante sua infância.
Eles tiveram uma oportunidade inusitada (estranha) de reaproximação e de se conhecerem, agora na visão adulta dela. Com isso, o pai de Júlia tenta provar que nunca se afastou da vida da filha, apesar de passar uns 20 anos sem notícias.

A história traz lições sobre aproveitar o presente, saber falar as palavras certas pra que não reste nenhuma dúvida ou incômodo, buscar as respostas de que precisa, se permitir conhecer, sob outra perspectiva, as pessoa que nos decepcionaram, especialmente se forem nossos pais... Viver a vida de forma a evitar distâncias e desperdícios.

Bleenda 16/01/2023

? é engraçado, a gente encontra um monte de bons motivos para não amar, medo de sofrer, de ser abandonado um dia. No entanto, amamos a vida, mesmo sabendo que ela vai nos deixar um dia.?

um livro com muitas reflexões, recheados de emoções, me surpreendeu muito, não estava esperando as reviravoltas (são muitas haha)
porém achei que eu já chorar mais por ter questões de ausência paterna envolvida, chorei só um pouquinho. Haha

mas o livro não deixa de ser lindo, chega a ser poético até, gostei da escrita do autor, creio que futuramente vou ler mais obras dele! não costumo ler muitos autores franceses, tenho que ler mais.

um fato interessante é que contém questões históricas envolvendo a queda do muro de Berlim, então pra quem gosta de história creio que seja bem válido!

Luísa Toresan 20/03/2023

Entendi absolutamente nada desse final. O começo do livro tira um pouco da suspensão da descrença, assim como o instalove dos personagens.

Mas a leitura é rápida, a escrita é um pouco diferente, mas muito boa.

Ingrid 23/08/2023

Uma das coisas que descobri em 2022 é que os livros se tornam ainda mais interessantes quando nós conhecemos pessoalmente a cidade em que ele se ambienta. Que delícia passear por Berlim, cidade pela qual sou apaixonada e a qual escolhi para viver.

Mais a mais, tenho o livro em minha estante, esperando para ser lido, há anos e somente agora o peguei para ler ? e o momento não poderia ser mais oportuno!

Um dos mais profundos e melhores diálogos é, em sua maior parte, monopolizado por ?Anthony Walsh? e, nossa, cada palavra tocou um lugar aqui dentro, em mim? vamos dizer apenas que eu precisava daquelas palavras.

É bem verdade que o livro se arrasta um bocado, especialmente na primeira metade, através das lembranças e divagações de Julia sobre Tomas, mas sigam firmes; a mensagem que a história traz consigo é realmente preciosa.

Sabe quando Renato Russo canta que ?você culpa seus pais por tudo; isso é um absurdo! São crianças como você, o que você vai ser quando você crescer? na música ?Pais e Filhos?? Ou, ainda, que ?é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque, se você parar para pensar, na verdade não há?? Pois. Se a música nunca fez sentido para você, talvez essa história o faça.

Acho que todo mundo precisa ler este livro em algum momento da vida ? e quanto mais cedo, melhor!
Vale demais a leitura!

Maria Emília 13/12/2023

Interessante
Vi a indicação e gostei muito da premissa, levou rumos diferentes do que eu achei que iria tomar, mas foi uma leitura reflexiva e com elementos bem diferentes.

Maitê Kp 18/02/2024

Gostoso de ler
Não dava nada por esse livro. Achei que ia ser mais um clichê. Mas me surpreendi. Um romance regado a partes hilariantes e surpresas. Agente fica na dúvida se é verdade ou não? muito gostoso de ler.