Cartas na Rua

Cartas na Rua Charles Bukowski

Resenhas - Cartas na Rua

Ju. 15/11/2023

Primeiro romance autobiográfico de Charles Bukowski.
Bukowski é conhecido por sua escrita nua e crua, dotada de um humor sarcástico, e por vezes, sombrio. Suas obras costumam retratar a vida marginalizada, envolvendo álcool e sexo.
Essa obra em específico, representa a natureza opressiva e exploratória do trabalho mundano, baseado na experiência pessoal do autor.

Adorei o livro! Foi uma leitura bem fluída e rápida. Estou ansiosa para ler os próximos.

Gabriela 14/11/2023

Bêbado
Embora Bukowski seja considerado incrível, não consigo gostar. Tudo envolve bebida, cigarro e put@. Tudo é um drama absurdo, um fracasso... Sem paciência

Theo.en 20/10/2023

Bom, Bukowski
A leitura Bukowski possui seu estilo unico e caracteristico, torna-se especial, sua pessoa, um velho bebum como descrito pelo próprio, possui a autenticidade de alguem que ja bebeu litros de cerveja, cachaça dentre outras bebidas alcoolicas vivendo e trabalhando de modo desprezivel. Desvalorizado por muitos, muito ele desperdiça e gasta de sua vida com fultilidades mas que dia pos dia se tornam a sua escolha.
Gostei do livro, da historia diferente de qualquer outra domais recomendaria a quem possui do interesse.

Rafael 06/10/2023

Você me prometeu Timothy
Acho que esse daqui triunfa nas suas partes melancólicas. Triunfa quando o Charles descreve a sua vida fudida e péssima em que é extremamente explorado no seu trabalho. Mas tudo isso é jogado fora com um humor que não funcionou para mim e situações vividas pelo personagem principal que beram a loucura. Consigo entender o porquê que Charles Bukowski é tão conceituado, mas devo dizer que não gostei dessa obra. E por isso, demorei 2 messes pra ler esse livro de menos de 200 páginas. O Chinaski é chato para 🤬 #$%!& e acompanhar a vida dele foi um porre igual ele.

Mai.lendo 29/09/2023

O título de velho safado cai bem à Bukowski!
Minha primeira experiência com o autor, e confesso que cheia de expectativas, que foram atingidas em parte.
A leitura é rápida e fluida, as coisas acontecem constantemente, apesar de as vezes parecer ?mais do mesmo?, repetição do que já havia acontecido antes, isso decorre do fato de que a vida de Chinaski é resumida aquilo mesmo, bebedeira, mulheres (que eventualmente o abandonam), o trabalho maçante e desgastante nos Correios e as apostas nos cavalos.
Tive bastante raiva do personagem, com sua linguagem direta e cheia de palavrões e à falta de dedicação a vida e as pessoas que se aproximaram dele, mas em alguns momentos cheguei até a ter empatia e compaixão por ele. Lerei outras obras.

jbueno2023 15/09/2023

Bukowski
Cartas na rua é um romance onde Bukowski é o próprio personagem principal: Henry Chinaski. Um cara que permanece bêbado o tempo todo, é tosco, e odeia trabalhar nos correios, primeiro como carteiro e depois como escriturário. Gosta de apostar em cavalos, é machista e é atraído por toda e qualquer mulher. Em várias resenhas que li, retratam Bukowski como um gênio da escrita, talvez seja, mas eu achei este livro arrastado, chato e decepcionante. Não recomendo.

Nandosantana 06/08/2023

Cartas na rua
Gostei, foi um livro bom e bem engraçado em alguns momentos.
Tirando as problemáticas da pra ler de boa.

let and 03/08/2023

Esse conseguiu ser muito pior que mulheres, que foi meu primeiro contato com o ator. Cartas na Rua é completamente monótono e pra mim, chegou a ser insuportável a leitura, tive que me forçar a sentar e ler pra acabar logo, mesmo ele sendo um livro pequeno, porque simplesmente não aguentava mais o protagonista, nem a história e nem nada! Definitivamente senti que Bukowski não é pra mim e não sinto que darei a chance de ler mais alguma obra do autor tão cedo.

Luiz Miranda 22/07/2023

Estreia do Maldito
Lançado em 1971, é o primeiro romance do velho safado, mas não espere um "talento em formação", Cartas na Rua é tão consistente e satisfatório quanto qualquer outro livro do escritor teuto-americano.

Na verdade ele já tinha uns bons 50 anos quando lançou a coisa, no entanto sua carreira nas letras ainda era underground, ganhava a vida mesmo trabalhando nos correios. Pois é exatamente disso que trata a obra, do dia a dia de um carteiro. Parece desinteressante? Te garanto que é insano de tão engraçado.

Sempre fico em dúvida se o "humor Bukowski" funciona pra todo mundo, provavelmente não. Lido hoje, Cartas na Rua causaria taquicardia no politicamente correto: autobiográfico até a medula, mostra seu alter-ego, Henry Chinaski, envolvido em tórridas confusões com mulheres neuróticas, apostas nos cavalos e bebedeiras sem fim, tudo obviamente pontuado pela rotina profissional nos correios. Um material que dificilmente alguém ousaria escrever hoje em dia.

A escrita parece simples, mas esconde segredos. Esse efeito conversa no pé do ouvido, zero gordura, demanda artesanato, demanda várias palavras descartadas pra cada utilizada. Nesse ponto dá até pra dizer que Buk é um tanto subestimado, muitas vezes colocado numa prateleira inferior.

Merece ser lido.

4 estrelas

GioMAS 14/05/2023

Doses de conformismo, revolta e scotch
Esse livro me proporcionou a satisfação de reencontrar o velho e sagaz Chinaski, desta vez mais maduro, porém ainda controverso.

Apesar de manter o ar crítico e a natureza de constante insatisfação, que lhes são peculiares, Chinaski absorveu uma postura de puro comodismo - tão comum aos adultos pobres.

Aceita aquilo que a vida tem a lhe oferecer sem questionar, manifestando seu descontentamento em uma ou outra frase afrontosa. A revolta ainda existe, mas não é determinante, sendo proferida em curtas ofensas e reflexões que não alteram - muito - o curso da rotina ou dos relacionamentos. Há reviravoltas e encerramentos, é verdade, mas os ciclos se repetem por cerca de quatorze anos, não é mesmo?

Entre doses de scotch e água, Chinaski segue lidando com as violências cotidianas típicas da vida adulta, as quais reproduz sem pestanejar.

iacsll 21/04/2023

Cínico, alcoólatra, safado e perverso: Herny Chinasky.
Descrente da ética, moral e razão social, Charles Bukowski, interpretando o heterônimo Herny Chinasky, detalha suas desventuras homéricas em seus múltiplos romances, numa autobiografia sobre o período em que ele serviu ao serviço postal estadunidense.

Descrevendo-se de forma similar ao que hoje os mais novos chamam de Boomer, Bukowski descreve sua maneira desregrada de viver - enquanto, ao mesmo tempo, denuncia o serviço abusivo imposto por seus superiores, com um intenso humor ferino.

Em meio a isso, a obra também retrata os romances... únicos, vividos pelo autor. Destacando sempre a sensualidade, as curvas e a beleza feminina. Em alusões relativamente grosseiras, o autor faz-se merecedor do título de velho safado.

O livro possui uma narrativa um tanto quanto simples, tranquila de ler, mas com uma estória suja, que caracteriza ao autor. O desenvolver da história também não é muito rápido, mas não prejudica a obra. Em síntese, é um livro razoável.

Gabi 14/04/2023

Em geral achei um bom livro, demorei um pouco para ler pela escrita suja e hostil de Bukowski. Mas ao fim gostei, bem vulgar e em muitos momentos traz essa quebra do ?sonho americano?. Me senti em vários momentos lendo o diário de um velho branco que acumula em si o machismo, misoginia e racismo, um ser miserável que muitas vezes no livro percebe o quão miserável é?

Marlonbsan 04/04/2023

Cartas Na Rua
Henry Chinaski trabalhou nos correios por longos anos e conta como era o seu trabalho, além dos percalços do próprio sistema, existem os de sua vida amorosa.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos o que acontece com Chinaski, a escrita é simples e fluída.

A forma escrachada que o autor escreve coloca o seu personagem (alter ego) em situações absurdas, muitas delas loucas e com outros personagens com o mesmo nível de insanidade. Mas teve umas coisas que acontecem que achei um pouco complicadas.

Como sempre, Chinaski mostra todos os seus defeitos e a forma peculiar no qual ele trata sua vida e suas escolhas. Aqui, o foco maior fica em contar o período em que trabalhou nos correios, como era um trabalhado horrível e o seu desleixo padrão em tudo o que faz, mas há também um pouco sobre os seus relacionamentos nesse período.

A linguagem crua e as situações apresentadas mostram bem as características do autor e suas obras. Algumas partes são bem engraçadas, principalmente quando se trata dos exageros e absurdos das situações, em outras chega a ter um peso, já algumas delas mais complicadas relacionadas à vida, dinheiro e relacionamentos.

O final do livro mostra uma construção bem interessante e como sempre digo sobre os livros do Bukowski, não é uma leitura para todo mundo, já que precisa abrir algumas concessões sobre época, estilo de vida e peculiaridades do autor.