Cartas na Rua

Cartas na Rua Charles Bukowski

Resenhas - Cartas na Rua

Nathalia 10/03/2023

Cartas na Rua, Charles Bukowski.
"Tudo começou como um erro" (pg.11)

Em seu primeiro romance, publicado em 1971, Bukowski narra, a partir da voz de seu alter ego, Henry Chinaski, suas memórias acerca dos longos 11 anos que passou trabalhando nos Correios dos Estados Unidos.
?-------------------------------------------?

Buk é uma figura polêmica, especialmente pelo seu humor despudorado e linguagem ríspida; em 'Cartas na Rua', seu primeiro romance, não é diferente e diversas das características mais conhecidas do estilo de sua prosa - que seriam melhoradas no decorrer da sua escrita- estão presentes. Dito isso, é importante ressaltar que, como toda boa literatura, há mais nas profundezas do que é capaz de mostrar a superfície e para alcançar toda a riqueza da obra deste autor controverso, é preciso que se esteja disposto a navegar.

Assim, neste seu relato autobiográfico narrado a partir da voz de seu célebre alter ego, Henry Chinaski, nos deparamos não apenas com a complexidade de um protagonista ambíguo que busca por viver plenamente em uma realidade árida e incomodamente indiferente, mas também com a experiência de exploração e alienação do trabalho humano, as falácias do 'modo de vida americano' sentidas na pele de quem é excluído e rechaçado por ele, a solidão, o desespero, a carência, a alegria na entrega a desejos carnais, a busca por alívio, enfim, a humanidade real, nua e crua.

Recomendo e sempre recomendei fortemente qualquer obra de Charles Bukowski, mas afirmo certamente que o seu trabalho não é pra qualquer um. E ele sabia disso.

"Onze anos! Não tinha 10 centavos a mais no meu bolso do que quando entrara ali pela primeira vez. Onze anos. Embora cada noite tivesse sido longa, os anos tinham passado rápido. Talvez por se tratar de um serviço noturno. Ou por fazer a mesma coisa vez após vez. (...) Onze anos como um tiro na cabeça. Eu tinha visto o emprego devorar os homens. Eles pareciam derreter." (Pg.167)

Gabrielly.Benfatto 06/03/2023

Cumpre com o esperado, recontar a história do polêmico Bukowski. Eu gostei mas acaba sendo meio cansativo e demorado para ler.

Yasmin1609 24/02/2023

Vale a pena ser lido
Tinha começado ontem a noite, é um livro curtindo então da pra ler de boa, também é uma leitura rápida.
A capa é linda e a frase de início também

Arthur 31/01/2023

Uma escrita crua e sem pudor.
A escrita cai muito bem dadas as condições do narrador personagem: Um homem beberrão, boêmio e com poucas aspirações na vida. Uma narração que vai do comum ao vulgar.
Não é meu gênero preferido mas vale a leitura!

@stoppajoao 21/01/2023

?Tudo começou com um erro!?
Cartas na Rua é o primeiro livro a apresentar Henry Chinaski, alter ego de Bukowski e protagonista de cinco dos seus seis romances. Autobiográfico, trata do período em que o escritor trabalhou nos correios e de como o sistema massacrou sua vida, moral e saúde. Com um humor sarcástico, soube pegar algo desinteressante (o trabalho de carregar e separar correspondência) e utilizar isso como uma forma de identificação com todo e qualquer leitor que já tenha tido um trabalho do qual não gostava.

oliveiragina 18/01/2023

Bukowski comunista
Como sempre o Bukowski foi muito bruto e misógino, mas considero esse livro uma perfeita descrição de como é a exploração da força de trabalho de um homem, que, apenas para não passar fome, joga fora com isso toda sua genialidade e sua saúde, física e mental, e os chefes estão cagando se tudo isso está acontecendo, só querem saber se ele cumpriu suas ordens dentro do horário. Até eu virava uma bruta grossa trabalhando dessa forma por uma década.

Andrew 18/01/2023

Um bom livro
Eu tinha esse livro na minha instante a anos, mas factotúm foi uma péssima experiência e achei que "cartas na rua" seria algo bem similar. Erro meu, pode não ser tão brutal e insensível como outros mas é uma ótima estreia. Não que ser brutal e insensível seja uma característica do Bukowski, longe disso, se ele é um bom escritor é porquê seus livros tem a capacidade de tocar à aqueles que leem. Porém, o Bukowski evita ser muito sentimental, evita prolongar diálogos e na maioria das vezes, evita prolongar acontecimentos. São quase onze anos do início ao final do livro, inclusive os seus primeiros casamentos e o nascimento da sua filha. É tudo muito rápido, uma leitura muito dinâmica, muito fluída. Os acontecimentos são vomitados e tudo acontece quase que num flashback. É ótimo. Honestamente, é um bom livro. Nada extraordinário, mas é bom. Mas é o início do Charles, e ele vai decorrer um longo caminho até pulp. E é impossível não notar o amadurecimento, a falta de paciência e muitas outras características em suas últimas obras.

Lua 16/01/2023

Chato e problemático
Primeiro livro que li do Bukowski, antes disso só via frases soltas pelas redes sociais, frases boas, algumas que eu compartilhei por serem muito bem escritas. E depois de muitos anos decidi ler algo completo dele.
Entendo o Bukowski ter sido um autor aclamado em seu tempo, mas ter pessoas que achem ele incrível em pleno 2023 é ridículo.
Bukowski é aquele velho nojento que fica seguindo uma menina no metrô, que aproveita o ônibus lotado pra te apalpar. Tudo o que eu li foi uma narrativa extremamente problemática de um velho branco, machista e que descreve um estupro como parte da vida cotidiana de um homem, que trata as mulheres como objeto e desdém.
Um livro de 152 páginas eu teria lido em 1 ou 2 dias, eu levei 12. Extremamente arrastado.
Enfim, só um livro problemático e chato.

Caetano Fischinger 14/01/2023

Irreverente
Bukowski consegue impressionar o leitor com sua linguagem lúdica e crua, tornando seus romances únicos e polêmicos.

VinAcius 09/01/2023

...
Levando em consideração que é praticamente uma biografia o livro é bom, traz umas boas reflexões e expõe o quão ruim é trabalhar nos correios KKKKKK, e ser assalariado em geral, um livro rápido mas não o melhor do autor, ainda prefiro "Pulp", mas é um livro legal pra quem quer saber mais sobre a vida do velho buk, indicaria pra quem já leu algum livro dele.

Piovsss 08/12/2022

Caótico e maravilhoso
Bukowski foi um escritor caótico, e é essa essência que tanto amo nele, a dura realidade que ele retrata em suas visões de sua consciência. Impossível não ficar de boca aberta após acabar essa obra.

Rayza.Figueiredo 29/11/2022

Chato
gosto do Bukowski; gosto da forma crua, desbocada e promíscua com que ele conta suas próprias histórias sob o pseudônimo de Henry Chinaski.
mas essa aqui foi tão chata quanto penso q seja passar 11 anos trabalhando nos correios ?
teve umas duas únicas partes engraçadas, e algumas poucas reflexivas; de resto foi tudo bem sem graça e maçante.
apenas mais um livro q escreveram por escrever, e venderam porque os outros eram vendidos.

Rico 28/11/2022

Safado, Louco e Alcoólatra!
Cartas na rua é o primeiro livro a apresentar o alter ego de Bukowski: Henry Chinaski, protagonista de cincos dos seus seis romances. Autobiográfico, trata do período em que o escritor trabalhou nos correios e de como o sistema massacrou sua vida, moral e saúde (até que saúde ele mesmo se dava o trabalho de destruí-la). Sem dúvidas, um dos melhores trabalhos de Bukowski!!

Rafaela 25/11/2022

Bêbado, boêmio e taciturno
Etilista que em sua vida se relaciona das mais diversas formas, com as mais diversas mulheres. Uma escrita ácida e seca, porém, compensa pelo seu conteúdo.