A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

Nadine Hoffmann 20/05/2024

Impressionante
É um retrato simples e cru do vazio existencial que a depressão traz a vida de uma pessoa. O penúltimo capítulo em si foi bem difícil de ler, a escrita é bem realista. A leitura vale pelo clássico que é, abordar um tema importante, em uma época que depressão era tratada de uma forma diferentes.

Ce10 19/05/2024

Como o olho do tornado.
"Mas eu não tinha certeza. Eu não tinha certeza de nada. Como eu poderia saber se algum dia ? na faculdade, na Europa, em algum lugar, em qualquer lugar ? a redoma de vidro, com suas distorções sufocantes, não se fecharia novamente?"

É bem estranha a forma como eu me senti lendo esse livro. Além da sensação constante de que estava sendo enganada porque baixei ePub e alguns trechos tinham sido traduzidos ou transcritos de maneira equivocada.

Por vezes eu me achava desconectada da leitura - não da história, mas da própria prática de ler, assim como a Esther se percebia sobre o trabalho, as pessoas, os livros e absolutamente tudo que parece tão ordinário para qualquer um. Essa apatia paralisada, estática, essa redoma.

Se, em certos momentos eu me lia nessa mulher e me fascinava com a descrição tão realista dos meus sentimentos e dos dela, em outros, eu precisava me afastar, dar um passo para trás, para não ser seduzida e sufocada pela melancolia impregnada em cada página. Tenho que confessar que me perturbou um pouquinho, porque, de alguma maneira, verbalizou a obscuridade da alma humana, o lado escuro da lua, o que nós não queremos mostrar nem pensar por muito tempo. Basta. Então eu respirava e evitava por alguns dias. E depois continuava.

Como não se identificar em alguma medida com Esther Greenwood? Como não se sentir abalada com essa obra? Talvez seja impossível atravessá-la sem sofrer uma transformação forçada e brutal. Ou talvez só seja a fase.

Kakau 19/05/2024

Sempre quando se trata do tema "depressão", cada autor tem uma maneira única de expressa, nesse livro é uma prisão (redoma).
A pessoa simplesmente tem tudo e ao mesmo tempo nada e sempre vai estar ali como uma sombra, no fim eu imaginei uma vida feliz com Charles e ao mesmo tempo achei que não era o foco do livro.
Enfim, o livro é bom, deprimente e rápido. Fatos normais e frases lindas.

URSOjp 19/05/2024

Redoma de Vidro, Redoma de Vidro, Redoma de Vidro.
É triste acompanhar a história de Esther. Para aqueles que estão em uma fase difícil, é um livro que pode gerar gatilhos. O final aberto te deixa melancólico. Imagino que o final de Esther foi o mesmo de Sylvia Plath.

Manu 19/05/2024

Muito bom. Eu demorei pra engatar, mas o livro é nota 10. Bastante intenso e com temas importantíssimos.

yasmimdeluca 18/05/2024

Avassalador, cruel, maravilhoso
Chega a ser absurdo como uma história tão visceral, dolorosa, sufocante e opressiva pode ser ao mesmo tempo tão envolvente e apaixonante, ao ponto de não te fazer largar o livro. É o relato de uma depressão severa e você só quer ler mais e mais. Sylvia Plath consegue transformar o impossível de se ler em uma leitura viciante, arrebatadora. Também acho que é uma história que bate diferente em determinadas pessoas, principalmente mulheres. Principalmente mulheres jovens que já conviveram ou convivem com algum transtorno mental. É de uma sensibilidade absurda, cada palavra, cada metáfora, cada questionamento. Acredito que vai ser o meu livro preferido em muitos anos.

Indy 17/05/2024

"Eu me vi sentada entre as raízes dessa figueira, morrendo de fome, só porque não conseguia decidir qual dos figos escolher. Eu queria todos eles, todos, mas escolher um era perder os outros e, enquanto eu ficava ali parada, incapaz de tomar uma decisão, os figos iam murchando e ficando escuros, e, um a um, começavam a se espatifar aos meus pés."
Admito que essa leitura me deixou um tanto decepcionada. De fato a abordagem dela não tinha como ser outra a não ser essa. Mas, pra mim foi um processo bastante doloroso, nem falo de questões como gatilho emocional, mas no fato de ser um tanto maçante. Presenciamos a protagonista caindo em um limbo de sentimentos negativos, pouco é pouco, porém, quando cheguei na metade do livro já nao tinha mais vontade e uma unidade de expectativa sequer. Consequentemente, me rendi ao audiobook e creio que foi a minha pior decisão. Mas acredito que com um pouco mais de paciência, um dia consigo finalizar a leitura sem a correria de ter que chegar ao final e sim, apreciar ela como deve ser feito.

Isabel204 17/05/2024

No começo parecia mais interessante. Não sei, não me tocou tanto assim. De qualquer forma, recomendo a leitura.

bykaua 17/05/2024

Sylvia e sua magia
"A redoma de vidro" foi o livro que mais me tocou nos últimos tempos, sua sutilieza e cinismo no inicio não me prepararam nada pra segunda parte do livro. Sylvia Plath me abateu, eu me vi igual Esther quando aquele livro acabou. Não consegui ler mais nada por um bom tempo, as palavras não formavam frases porque depois que eu acabei minha cabeça ainda continuava em "A Redoma De Vidro".

Eu ri, chorei, refleti, amei e odiei tanto com esse livro, cada frase parecia tocar o coração. A protagonista e sua relação complicada com sua identidade dialogou comigo e meus sentimentos. "A Redoma De Vidro" é um livro que todos precisam ler pra entenderem muitas coisas, para entenderem a si próprios.

Anne 16/05/2024

Mais ou menos
Eu gostei da leitura apesar de que tem alguns pontos que não entendi, como por exemplo o parágrafo atual estar em um lugar no espaço tempo do livro e no outro parágrafo seguinte o mesmo capítulo estar em outro, sem explicar bem ou falar que passou pra outro lugar ou momento. No começo a leitura engatinhou porque cada capítulo falava de um assunto diferente e encerrava ali como se fossem pequenas histórias na história grande e não foi muito envolvente quanto a metade do livro. O ritmo da leituda demora pra tomar forma, de resto eu gostei.
Ash 17/05/2024minha estante
morro de vontade de ler essas grandes escritoras mas tbm morro de medo de trem do pensamento

thaís 15/05/2024

Me identifiquei mais do que gostaria
Esse livro me tocou de uma maneira surreal, tantos sentimentos que compartilhei e pensamentos que jamais conseguiria colocar em palavras mas que a autora soube descrever tão genuinamente.

Quando a gente sabe a história dela, a leitura tem um peso muito maior.

Jojojojoj 15/05/2024

Honestamente ouvi o audiobook e não entendi nada
Com esse livro descobri que não consigo absorver livros em audio, ouvi tudo mais não escutei nada. Foi interessante mas vou ter que ler ele de verdade em outro momento.

Madu 14/05/2024

"Eu sou, Eu sou, Eu sou"
Eu tava evitando esse livro, não sabia se me sentia pronta.Mas de fato, li e tudo que quis foi poder ter dado um abraço na Esther. O livro é extremamente íntimo, e eu não posso deixar de falar da minuciosadade de Sylvia Plath, simplesmente uma autora incrível.

Dyeni 14/05/2024

A temática do livro é bem pesada. Mas, acho que conseguiu retratar bem o processo de viver com depressão. Não recomendo a leitura para todo mundo devido aos gatilhos.

midnightrainz_ 14/05/2024

Um livro sobre depressão melhor q o jovem werther
Não sei dizer exatamente quais eram as minhas expectativas ao começar a ler esse livro e tampouco se elas foram atendidas após o término da leitura. devo dizer que tendo a gostar bastante de romances escritos por poetas, por que eles possuem uma sensibilidade maior ao retratar a sua visão de mundo e rendem frases que te fazem fechar o livro e ficar pensando nelas, além da excepcional habilidade em criar cenários, e tudo isso está contido nesse romance. mas é um livro duro... duro feito pedra.

creio eu que a maioria já sabe, mas a temática principal desse livro gira em torno da depressão e do suicídio (inclusive, pra qm tem gatilho, passa longe), que são abordados aqui de uma forma muito poética e honesta. honestidade na verdade é uma palavra que define bem o que é esse livro, um relato honesto de uma jovem garota que está saindo de seu mundinho de fantasias e entrando em contato com a dura e fria realidade do mundo pela primeira vez. e nós, pessoas que temos a mesma idade da Esther, temos noção do quanto o mundo é um lugar desanimador para quem não sabe lidar com ele. e pensar que a narrativa tem forte inspiração na própria vida da sylvia plath (q foi mt triste, recomendo pesquisarem sobre) torna tudo ainda mais pesado.

recomendo? sinceramente, não saberia responder, é um livro que deve tomar-se cuidado (n sei se isso tá gramaticalmente certo mas enfim), principalmente com o momento da sua vida q vc for pegá-lo. mas, sinceramente, se vc sente que aguenta o trampo, mergulha de cabeça e vai.
Ce10 19/05/2024minha estante
"E nós, pessoas que temos a mesma idade da Esther, temos noção do quanto o mundo é um lugar desanimador para quem não sabe lidar com ele."
Não precisa tocar na ferida desse jeito! ?

midnightrainz_ 19/05/2024minha estante
desculpa kkkkk
mas pior q é mt real isso, pq tipo simplesmente te jogam num mundo completamente desconhecido sem te darem instrução alguma e esperam q vc simplesmente saiba lidar com isso, tipo ???

Ce10 19/05/2024minha estante
é quase de uma hora pra outra. e se não bastasse a cobrança das outras pessoas, tem a cobrança interna, que te faz se sentir uma criança num mundo de adultos muito mais bem resolvidos que você. Não sei se é essa a sua experiência, mas é a minha kksksk