A Redoma de Vidro (eBook)

A Redoma de Vidro (eBook) Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

luane 06/06/2024

Li A Redoma de Vidro paulatinamente, parecia que estava na mesma narrativa há anos, mas foi pouco mais de um mês. O livro é curtinho, chama-te nas primeiras páginas. O motivo da demora fora o fato de eu me sentir incomodada quando os pensamentos convergiam. É uma narrativa depressiva, o final é aberto, as linhas são potentes.

Esther te convida a viver na cabeça dela por um curto tempo. Os pensamentos delas sobre as relações acadêmicas, pessoais e profissionais soam engraçados pela apatia sincera, identifique-me em alguns momentos.

Matei a minha curiosidade de conhecer Sylvia Plath, a famosa escritora que cometeu suicídio colocando a cabeça dentro do forno de um fogão. Questões complexas!

Erika 05/06/2024

Estamos numa Redoma de vidro respirando o mesmo ar viciado
Apesar de várias passagens meio "???????" É um livro muito pra frente considerando o ano em que foi escrito, gostei bastante.

deysialfher 05/06/2024

Que obra incrível! Eu confesso que em muitos momentos fiquei triste e também ao saber o que aconteceu com a autora. Me identifiquei em alguns pontos da obra, principalmente na cobrança sobre relacionamentos.

Gislei Moura 05/06/2024

Então?
Acho que entendi melhor os conflitos da personagem ao conhecer a história da autora. Apesar de ser uma escrita mais arrastada, fez todo o sentido para o contexto do livro.

Steph.Lopes 05/06/2024

Acho que estava esperando algo diferente do livro pq quando acabou me deu uma sensação de "tá e agora, e aí?"
Mas depois de refletir, gostei bastante do livro

Clara 04/06/2024

Desde o início do livro eu já fiquei curiosa por esse história
Mas não estava com muita expectativa
Mas felizmente me surpreendeu
Quando chegou na metade eu não conseguia parar de ler
Sobre o final eu ainda não entendi muito bem

Cammy 04/06/2024

Eu amei o livro, achei genial. Com certeza daria 5 estrelas, mas por conta de várias falas preconceituosas, irei tirar 2.

Bela 03/06/2024

Intensa
A redoma de vidro trata de temas sensíveis de uma forma muito particular. A conexão estabelecida foi tão forte que as angústias que Esther enfrentara me contaminaram em alguns momentos

Lali 31/05/2024

Denso, angustiante? saber o contexto em que esse livro foi escrito torna tudo mais pesado. Uma pérola da literatura, mas extremamente triste e cheio de gatilhos.

jupts 31/05/2024

O livro é o retrato fiel de como uma pessoa se sente estando em depressão. É muito denso e existe algumas cenas muito pesadas. Vale a pena a leitura pelo conhecimento.

Natalia 31/05/2024

Lendo pela segunda vez, depois de alguns anos, confirmo que temos que ler nos momentos que estamos bem. É uma leitura dura, carregada de experiências que mostram claramente como os que tinham transtornos mentais eram tratados no passado, sendo possível refletir como alguns ainda seguem esses ideais, um verdadeiro retrocesso. Dói saber tudo que a Sylvia passou, já que lendo sobre a sua biografia e lendo o romance é possível perceber algumas semelhanças nas vivências.

Ju_allencar 31/05/2024

Não gostei muito
Fui com muita expectativa, mas acabei não gostando tanto do livro. Ele não é ruim, pelo contrário. Mas eu não criei uma conexão com a protagonista. Além do mais, no livro tem umas falas bem complicadas.

Larissa3790 30/05/2024

E a redoma sempre estará lá
Meu interesse pelo livro veio quando li "garota, interrompida" e descobri que a Sylvia Plath foi internada no mesmo hospital psiquiátrico em questão. Fiquei obcecada por seus poemas e narrativa sensível.

Então minha experiência de ler esse "romance semi biográfico" foi regada por essas informações.

A primeira parte do livro conta o contexto da Esther , essa jovem escritora de 20 anos conhecendo o mundo e suas limitações guiadas pela sina de ser uma mulher nessa terra dos homens.
A segunda parte conta todos os procedimentos aos quais ela foi submetida em pro do tratamento de seu quadro depressivo.

Fico me perguntando se apenas o fato de ser uma mulher sensível e em busca da sua vida livre já não seria motivo o suficiente pra por-la na clínica - pensando nos anos 50.
Seria esse nosso preço por sentir demais?

"Um sonho ruim. Para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim".

Julgo que em alguns momentos a narrativa do romance era um pouco confusa, mas a história me tocou demais :)