Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo




Resenhas - Casa de pensão


184 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


aleticiacarolina 30/01/2022

necessário demais
li por causa do vestibular e gostei bastante, é bem atual e trata de temas muito importantes com os quais até hoje não sabemos lidar.
comentários(0)comente



Darlene_Poetisa 29/01/2022

Amâncio deixa sua família no Maranhao para estudar medicina na Corte. Criado com muito rigor pelo pai e com mimos pela mãe, o jovem deseja aventuras, farra e mulheres. Nota-se que não é um mal rapaz, que ama a mãe acima de tudo e até esforça-se para estudar. O que lhe falta é fibra moral para resistir as tentações. Acha-se esperto mas não o é tanto assim.
Por outro lado temos Coqueiro, estudante órfão, responsável pela criação da irmã, Amélia. De olho no dinheiro de Amâncio e considerando-o parvo, decide levá-lo para morar na casa de pensão que administra e fazer o possível para juntar os dois. O que de fato acontece, mas não da forma esperada e muito menos com os resultados pretendidos.
O livro apresenta uma crítica a criação rigorosa porém sem ensinamentos que de fato instruam sobre as questões da vida e também uma crítica aos costumes sociais vigentes na época.
comentários(0)comente



Thainara 27/01/2022

Indignada com essa leitura. Principalmente com o final. Senti falta do desenrolar da história de alguns personagens ao longo da história. E principalmente no desfecho. Enfim... Concluído. ??
comentários(0)comente



nina 21/01/2022

O livro é bom, retrata bem a hipocrisia da sociedade e seus interesses, principalmente monetário.
Gostei muito da reta final do livro e da forma como o autor me fez refletir sobre os acontecimentos da obra.
comentários(0)comente



Sampaioaninhaaa 19/01/2022

Gostei
Odiei o Amâncio, cara chato e desnecessário. Também não gostei do Coqueiro, basicamente não gostei de ninguém mas não foi de total ruim, o final me surpreendeu, pode parecer burrice mas eu não esperava.
comentários(0)comente



Fernanda.Kuzma 18/01/2022

Um clássico mais levinho de ler
O livro é bom no geral. Uma leitura leve e que flui bem por conta da forma em que foi escrita. É bem detalhado mas prende a atenção. Meu problema foi com o final mesmo ?
comentários(0)comente



vivz_zi 16/01/2022

Enfim, o exposed
Gostei mais do que eu imaginaria que fosse gostar, Aluísio expõe a sociedade da época e seus problemas de forma até que sútil, implícita em cada personagem e seus pensamentos e ações. Gostei muito das descrições, embora deixem a narrativa lenta e densa, o naturalismo é facilmente identificável.
É interessante como você pode sentir ódio e pena de Amâncio, percebendo que assim como todas as personagens, ele é também hipócrita e interesseiro, por mais que seja o cara rico. No final fiquei bem pensativa sobre a questão do homem rico contra a justiça. Não tive tanta surpresa com o "plot" pois já conhecia a história. Fiquei curiosa para ler O Cortiço.
comentários(0)comente



Daughter Of Hermes 10/01/2022

A literatura brasileira sempre me surpreende
Eu amei demais esse livro. Foi meu segundo contato com Aluísio de Azevedo (li anteriormente O cortiço), mas esse livro me surpreendeu demais, justamente porque foi uma história real. A forma como as personagens são apresentadas faz com que você se apegue a elas, eu mesma me vi encantada com Amâncio.
Muito bom, recomendo demais.
comentários(0)comente



Cassia Carina 10/01/2022

Interessante!
Sempre tive curiosidade de ler estes livros nacionais.
Casa de pensão relata o dia a dia de um rapaz sozinho, vindo do interior para estudar.
Tendo posses várias pessoas tentam tirar vantagem do pobre rapaz.
Estudioso. Se ilude facilmente, principalmente com as mulheres.
comentários(0)comente



Camargo 07/01/2022

Até que vale a pena ler
Li por conta da escola e demorei bastante pra ler.
Não me prendeu no início e senti que demorou pra "pegar no tranco".
A história dele em si é interessante e o final até que é legal, mas fica rodando muito no assunto Amélia querendo casar com Amâncio, mas ele quer viver uma vida boêmia.
A crítica dele é ótima, criticando principalmente as relações das pessoas umas com as outras.
comentários(0)comente



Gabriela Crisch 05/01/2022

Fogo no parquinho
Particularmente sou muito fã do Aluízio, lembro que quando li o mulato chorei ao fim porque a obra tras a tona as realidades e injustiças que ainda estão presentes em nossa sociedade, mas que a corroem demais. Assim o foi também com o cortiço, meu primeiro contato com Aluízio, e que marcou minha iniciação aos clássicos. Convenhamos a escrita do cara é muito boa também.
Entretanto, esperava o mesmo em casa de pensão, mas infelizmente não veio esse baque. Talvez estivesse para confrontar o romantismo e blablabla, porém não é uma leitura que eu tenha amado. Achei rápida demais, sei lá.
Enfim, há certo mérito até porque se não tivesse não seria um clássico né?
O personagem é um adolescente que é reprimido por todos durante sua infância e decide aos 18 anos cursar medicina, mesmo não gostando do curso e preferindo o direito. Ele quer o que a maioria dos jovens quer:farra, namoricos,etc. E por ser riquíssimo alguns querem se aproveitar dele e com base nisso e em seus romances a trama se desenvolve.
Nao sei se a edicao que peguei era resumida, senti falta demais de um barraco tipo uma das ex dele grávida, ele vindo a falência, implantando um órgão errado em um paciente e tendo sua reputação manchada com essas coisas, não sei.
Ficava a todo momento querendo correr para debaixo da saia da mãe, talvez essa seja a crítica do autor também.
É isso
comentários(0)comente



Sandra 01/01/2022

Adorei!!!
A história em si não tem nada de extraordinário, porém me despertou certa curiosidade sobre a personalidade/moralidade dos personagens. No meio do livro fica meio massante, mas o final me surpreendeu, mas gostaria que tivesse um desfecho um pouco mais completo.
comentários(0)comente



Camila.Stephane 21/12/2021

Eu gosto do Aluisio por ele ser maranhense (eu tmb sou)ele costuma a colocar alguma parte disso em sua obra. Em o mulato ele faz uma denuncia a sociedade da época altamente preconceituosa. E aqui ele retorna a mencionar sua cidade e a revelar os tracos mais intimos da natureza humana.
comentários(0)comente



Henrique 15/12/2021

Sobre as escolhas que se faz na vida
Quando mais novo li avidamente os autores brasileiros; Aluísio Azevedo, não sei o porquê, não me apetecia. Cresci sem ler nem uma de suas obras e foi só agora, mais de vinte anos depois, que comecei a lê-lo vorazmente. Se por um lado gostei muito dO Cortiço, não gostei dO Mulato e gostei deste Casa de Pensão.
O jeito com são descritas as pessoas, seus vícios, suas vontades é algo pegajoso que nos fica na impressão por algum tempo. O livro tem algumas descrições maestrais da luxúria, da raiva e da malícia. Não há, de fato pessoas boas e a vida é como uma teia que arrasta as personagens, que são suas vítimas. Isso fica claro em suas obras e não apenas nesta. Termino sempre torcendo que algo de bom aconteça e me restaure a esperança para que eu possa sair da leitura redimido, mas, com Aluísio Azevedo e sua visão um tanto cínica, isso jamais aconteceu.
comentários(0)comente



Beatriz 13/12/2021

Bom
Reli este livro pela segunda vez. Tive impressões diferentes, por exemplo, a minha visão sobre o Amâncio. Ele, no final das contas, acabou sendo o mais decente -ou menos indecente- e teve um fim que não merecia. Sobre a leitura: a linguagem é tranquila, mas um pouco maçante (para mim), em razão de ser muito descritiva. Além disso, o enredo é desenvolvido lentamente, na maior parte do livro, e só no final muitas coisas começam a acontecer juntas. Por fim, a história traz questões que abalaram a sociedade na época e que ainda abalam atualmente.
comentários(0)comente



184 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR