Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

aleticiacarolina 30/01/2022

necessário demais
li por causa do vestibular e gostei bastante, é bem atual e trata de temas muito importantes com os quais até hoje não sabemos lidar.

Darlene_Poetisa 29/01/2022

Amâncio deixa sua família no Maranhao para estudar medicina na Corte. Criado com muito rigor pelo pai e com mimos pela mãe, o jovem deseja aventuras, farra e mulheres. Nota-se que não é um mal rapaz, que ama a mãe acima de tudo e até esforça-se para estudar. O que lhe falta é fibra moral para resistir as tentações. Acha-se esperto mas não o é tanto assim.
Por outro lado temos Coqueiro, estudante órfão, responsável pela criação da irmã, Amélia. De olho no dinheiro de Amâncio e considerando-o parvo, decide levá-lo para morar na casa de pensão que administra e fazer o possível para juntar os dois. O que de fato acontece, mas não da forma esperada e muito menos com os resultados pretendidos.
O livro apresenta uma crítica a criação rigorosa porém sem ensinamentos que de fato instruam sobre as questões da vida e também uma crítica aos costumes sociais vigentes na época.

Thainara 27/01/2022

Indignada com essa leitura. Principalmente com o final. Senti falta do desenrolar da história de alguns personagens ao longo da história. E principalmente no desfecho. Enfim... Concluído. ??

nina 21/01/2022

O livro é bom, retrata bem a hipocrisia da sociedade e seus interesses, principalmente monetário.
Gostei muito da reta final do livro e da forma como o autor me fez refletir sobre os acontecimentos da obra.

Sampaioaninhaaa 19/01/2022

Gostei
Odiei o Amâncio, cara chato e desnecessário. Também não gostei do Coqueiro, basicamente não gostei de ninguém mas não foi de total ruim, o final me surpreendeu, pode parecer burrice mas eu não esperava.

Fernanda.Kuzma 18/01/2022

Um clássico mais levinho de ler
O livro é bom no geral. Uma leitura leve e que flui bem por conta da forma em que foi escrita. É bem detalhado mas prende a atenção. Meu problema foi com o final mesmo ?

vivz_zi 16/01/2022

Enfim, o exposed
Gostei mais do que eu imaginaria que fosse gostar, Aluísio expõe a sociedade da época e seus problemas de forma até que sútil, implícita em cada personagem e seus pensamentos e ações. Gostei muito das descrições, embora deixem a narrativa lenta e densa, o naturalismo é facilmente identificável.
É interessante como você pode sentir ódio e pena de Amâncio, percebendo que assim como todas as personagens, ele é também hipócrita e interesseiro, por mais que seja o cara rico. No final fiquei bem pensativa sobre a questão do homem rico contra a justiça. Não tive tanta surpresa com o "plot" pois já conhecia a história. Fiquei curiosa para ler O Cortiço.

Daughter Of Hermes 10/01/2022

A literatura brasileira sempre me surpreende
Eu amei demais esse livro. Foi meu segundo contato com Aluísio de Azevedo (li anteriormente O cortiço), mas esse livro me surpreendeu demais, justamente porque foi uma história real. A forma como as personagens são apresentadas faz com que você se apegue a elas, eu mesma me vi encantada com Amâncio.
Muito bom, recomendo demais.

Cassia Carina 10/01/2022

Interessante!
Sempre tive curiosidade de ler estes livros nacionais.
Casa de pensão relata o dia a dia de um rapaz sozinho, vindo do interior para estudar.
Tendo posses várias pessoas tentam tirar vantagem do pobre rapaz.
Estudioso. Se ilude facilmente, principalmente com as mulheres.

Camargo 07/01/2022

Até que vale a pena ler
Li por conta da escola e demorei bastante pra ler.
Não me prendeu no início e senti que demorou pra "pegar no tranco".
A história dele em si é interessante e o final até que é legal, mas fica rodando muito no assunto Amélia querendo casar com Amâncio, mas ele quer viver uma vida boêmia.
A crítica dele é ótima, criticando principalmente as relações das pessoas umas com as outras.

Gabriela Crisch 05/01/2022

Fogo no parquinho
Particularmente sou muito fã do Aluízio, lembro que quando li o mulato chorei ao fim porque a obra tras a tona as realidades e injustiças que ainda estão presentes em nossa sociedade, mas que a corroem demais. Assim o foi também com o cortiço, meu primeiro contato com Aluízio, e que marcou minha iniciação aos clássicos. Convenhamos a escrita do cara é muito boa também.
Entretanto, esperava o mesmo em casa de pensão, mas infelizmente não veio esse baque. Talvez estivesse para confrontar o romantismo e blablabla, porém não é uma leitura que eu tenha amado. Achei rápida demais, sei lá.
Enfim, há certo mérito até porque se não tivesse não seria um clássico né?
O personagem é um adolescente que é reprimido por todos durante sua infância e decide aos 18 anos cursar medicina, mesmo não gostando do curso e preferindo o direito. Ele quer o que a maioria dos jovens quer:farra, namoricos,etc. E por ser riquíssimo alguns querem se aproveitar dele e com base nisso e em seus romances a trama se desenvolve.
Nao sei se a edicao que peguei era resumida, senti falta demais de um barraco tipo uma das ex dele grávida, ele vindo a falência, implantando um órgão errado em um paciente e tendo sua reputação manchada com essas coisas, não sei.
Ficava a todo momento querendo correr para debaixo da saia da mãe, talvez essa seja a crítica do autor também.
É isso

Sandra 01/01/2022

Adorei!!!
A história em si não tem nada de extraordinário, porém me despertou certa curiosidade sobre a personalidade/moralidade dos personagens. No meio do livro fica meio massante, mas o final me surpreendeu, mas gostaria que tivesse um desfecho um pouco mais completo.

Camila.Stephane 21/12/2021

Eu gosto do Aluisio por ele ser maranhense (eu tmb sou)ele costuma a colocar alguma parte disso em sua obra. Em o mulato ele faz uma denuncia a sociedade da época altamente preconceituosa. E aqui ele retorna a mencionar sua cidade e a revelar os tracos mais intimos da natureza humana.

Henrique 15/12/2021

Sobre as escolhas que se faz na vida
Quando mais novo li avidamente os autores brasileiros; Aluísio Azevedo, não sei o porquê, não me apetecia. Cresci sem ler nem uma de suas obras e foi só agora, mais de vinte anos depois, que comecei a lê-lo vorazmente. Se por um lado gostei muito dO Cortiço, não gostei dO Mulato e gostei deste Casa de Pensão.
O jeito com são descritas as pessoas, seus vícios, suas vontades é algo pegajoso que nos fica na impressão por algum tempo. O livro tem algumas descrições maestrais da luxúria, da raiva e da malícia. Não há, de fato pessoas boas e a vida é como uma teia que arrasta as personagens, que são suas vítimas. Isso fica claro em suas obras e não apenas nesta. Termino sempre torcendo que algo de bom aconteça e me restaure a esperança para que eu possa sair da leitura redimido, mas, com Aluísio Azevedo e sua visão um tanto cínica, isso jamais aconteceu.

Beatriz 13/12/2021

Reli este livro pela segunda vez. Tive impressões diferentes, por exemplo, a minha visão sobre o Amâncio. Ele, no final das contas, acabou sendo o mais decente -ou menos indecente- e teve um fim que não merecia. Sobre a leitura: a linguagem é tranquila, mas um pouco maçante (para mim), em razão de ser muito descritiva. Além disso, o enredo é desenvolvido lentamente, na maior parte do livro, e só no final muitas coisas começam a acontecer juntas. Por fim, a história traz questões que abalaram a sociedade na época e que ainda abalam atualmente.