Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

luisa806 04/12/2021

acho que foi o único livro da escola que eu li inteirinho esse ano?? não sei mais o que dizer não

jade176 30/11/2021

li esse livro por conta da escola, e achei o início muito parado então demorei muitoooo pra me engajar na história.
o livro só fica legal a partir dos 70% pq acontece um monte de confusão e briga.
o final me deixou chocada e fiquei com muita dó da mãe do Amâncio

Osório 06/11/2021

esse livro é totalmente distante das leituras que estou acostumada, mas é um clássico de Aluízio de Azevedo, a leitura é bem fluída, os personagens são malandros e engraçados, principalmente Amâncio, uma pena que terminou como terminou.

yas 27/10/2021

Casa de Pensão- Aluísio Azevedo
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Eu recomendo para 14 anos, por ser uma leitura um pouco mais complexa

GATILHO: estupro e assassinato

? Clássico ótimo! Leitura muito fácil, com um plot INCRÍVEL!

? A intenção do Aluísio, foi mostrar a pior parte da sociedade no séc XIX, e conseguiu... porque só tem personagem podre, kkkk.

? Crítica: É um texto beeeem descritivo, o que faz com que em partes, a leitura fique bem arrastada. Mas em compensação, é uma leitura muito fácil e simples de entender, por mais que seja um clássico.

? Opinião: A história tem um desenvolvimento ótimo, um plot incrível e o final é beem chocante. Por se passar no séc XIX, tem posições em personagens com ações e falas beeem preconceituosas e situação bem nojentas. Passei muita raiva lendo em diversas partes, kkkkk... mas pelo final vale muito a pena ler.

Pra quem lê para a escola, ou vestibular (como eu) é comum clássicos se tornarem meio chatos, mas esse não! Esse é muito bom e bem chocante, tem diversos babados.

Mateus.Ramos 12/10/2021

Resenha "Casa de pensão"
Eu não sei o que dizer ao certo do livro, me apeguei a certos personagens por ética em determinados momentos, mas tudo isso vai se esvaindo com as situações que põe essa mesma ética em controvérsia, enfim e entretanto é absurdo a forma que Aluísio coloca seus personagens como segundo plano, o protagonista é sempre a sociedade que ele cutuca e critica, e no final nenhum personagem está certo ou errado, estão apenas defendendo seus interesses, Aluísio escreve a vida com facilidade.

Kai 09/10/2021

Tão triste que a primeira coisa que me vem na cabeça sobre essa leitura é: machismo. Na maioria dos livros em que percebo isso, é fácil descobrir se é opinião própria do autor ou faz parte da problemática. Esse é o problema aqui, eu não sei o que é, de onde vem e porque, só sei que incomodou a ponto de eu levar um mês todo pra ler.
Acho a edição da Editora Príncipis bacaníssima por ter a explicação dos termos no final da página, ponto super positivo para o livro, ele tem uma escrita legal, não posso negar, e considerando outros livros clássicos brasileiros, ele não está entre os de linguagem mais fácil nem entre os mais difíceis.
O livro em si não tem esse ar chato, ele tem suas reviravoltas e charmes, e eu sei muito bem que peguei ele pra ler num momento bem doido da minha vida, mas de qualquer forma ele estava em uma das listas de vestibular, e quando estava na metade do livro, o vestibular passou, o que pode ter interferido (além de outras coisas) no meu momento de leitura e para finaliza-lo.
Ele tem muito amante, e com isso não quero dizer romance nem amor, é amante mesmo, um protagonista bobinho e que acha que pode tudo com todas, o machismo dele, está no próprio jeito como ele acha ter poder sobre qualquer mulher, bem como a própria forma pífia que o autor trata as mulheres descritas.
Não sei se recomendo esse livro, não consigo achar um público que ficaria satisfeito com ele, não é o pior, mas recomendar... Ai.

Carol 09/10/2021

Não é dos melhores do Aluísio Azevedo
O livro não é ruim, mas também não é o melhor dele, apenas achei a história fraca, não consegui me apegar em nenhum personagem e nem me emocionar com algum capítulo.
Na verdade os personagens são bem irritantes.

Daniel Andrade 28/09/2021

Livro legal, personagens nem tanto
Clássico bacana, apesar de todos os personagens serem desprezíveis. Amélia e João Coqueiro são as pessoas mais nojentas do livro. Amâncio(!), por incrível que pareça, foi o personagem mais decente da história. Enfim, vale a leitura (que é bem tranquila por sinal).
Aquela que tá olhando pro céu 28/09/2021minha estante
Vai ver o objetivo era esse mesmo

yas 30/09/2021minha estante
Nossa e o pai dele ??????

Daniel Andrade 30/09/2021minha estante
Simm, o pai dele é tenebroso

Mariana 12/09/2021

Não gostei
É complicado criticar um clássico, mas realmente não gostei do livro. A leitura não foi nada fluída e a história não me prendeu.

Lia 28/08/2021

Casa de pensão
Embora seja um clássico e representante do movimento naturalista da literatura brasileira, é um livro complicado de ler, não pela sua linguagem, que é simples, mas pelo extremo detalhamento de lugares e emoções. Devido a este fato, o livro é bem alongado e as ações parecem que demoram muito para ocorrer.
Mais para o final ele vai ficando mais emocionante e desperta a vontade de saber como o desfecho discorre. O final me surpreendeu bastante, como uma característica do movimento literário ele coloca a mostra o comportamento egocêntrico do humano, e na minha concepção (bem no final) tratou de questões mais atuais, como o valor da mulher e do homem na sociedade.

Natalha Neves 27/08/2021

Leitura incrível
Simplesmente amei a leitura. O enredo é ótimo, os personagens bem definidos e estruturados. Aluísio de Azevedo é um dos precursores do movimento naturalista e essa obra é sem dúvida uma dádiva!

rafa_._cardoso 27/07/2021

Não foi para mim
O livro mostra Amâncio, jovem provinciano rico do Maranhão, que vai à corte no Rio de Janeiro para cursar medicina.

Ao longo da história conhecemos seu passado, assim como de outros personagens que ele vai encontrando.

Depois de alguns acontecimentos Amâncio vai morar na casa de pensão de seu "amigo" João Coqueiro e aí a trama se desenrola até o final.

Confesso que ler três livros do autor na sequência não foi uma boa ideia pois conforme ia lendo, a leitura se tornava arrastada, com muitos detalhes desnecessários (até pode ter um objetivo de mostrar a sociedade da época, seus costumes e... Zzz..., mas é a mesma sociedade dos outros livros do autor) e subtramas sem encanto nenhum.

Por um tempo, paro a leitura naturalista por aqui.

Guassú 23/07/2021

De grande honra
Sendo este o livro que me levou a conhecer o Naturalismo e Aluísio Azevedo, manteve-me bastante satisfeito em todos os aspectos, realmente foi uma excelente escolha para experimentar esta escola literária e conversar com o autor.
Ainda que posterior ao Realismo, a escrita lembrou-me Machado de Assis, e para que haja tal comparação, deixo claro de que vale a leitura.

Lara 02/07/2021

Casa de Pensão
É um livro que sem dúvida tem sua importância para a literatura brasileira, com uma escrita impecável, é um marco para a escola do naturalismo, que tem como característica evidenciar o lado ruim e mesquinho do ser humano. Apesar disso é um livro muito arrastado, a linguagem é até fácil considerando a época que foi escrito mas a história e os personagens não são nada cativantes.

Camila 29/06/2021

Aluísio Azevedo realmente não teve medo de expor a sociedade carioca da época. Da pra ver claramente as críticas que ele faz ao comportamento, por meio de ironias e indiretas.
A história em si demora pra ficar interessante, mas o final te prende. O autor construiu os personagens de modo que você acaba não gostando de nenhum deles, e no final das contas fica indeciso por quem torcer, já que fica claro que todos, no fundo, são ruins.
O autor conseguiu alcançar seu objetivo, que era de explicitar todo esse lado dos brasileiros da época, mas que chega a ser engraçado, de tão estranho