Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Luiza.Moeckel 08/08/2022

Eu li por causa do vestibular, e foi melhor do que eu esperava. A história é boa e os personagens são muito complexos.

Vi.Suzuki 14/08/2022

Ninguém é mocinho
Nesse livro ninguém é mocinho, todos são enganadores hipócritas e que sempre pensam no próprio umbigo, por isso algumas partes são meio "engraçadas" pq é um tentando usar o outro. É uma leitura boa, mas eu não consegui me apegar a quase nenhum personagem e achei algumas partes muito aleatórias. O final achei bem triste não vou mentir principalmente pela Ângela, terminou bem abruptamente também, mas é uma boa critica à burguesia da época e as pessoas em geral.

lucaismaia 23/08/2022

Esse é o segundo livro do Aluísio Azevedo que leio e me sinto completamente apaixonado por essa história, que foi baseada numa tragédia real.

Senti ódio de TODOS os personagens, até dos que aparentemente pareciam bonzinhos no começo, e que aos poucos mostravam suas verdadeiras faces inescrupulosas (sim, Amélia, falo de você!).

O final, como em várias obras do Realismo/Naturalismo, me deixou puto, em choque, assim como nas obras de Machado de Assis, tipo: como isso pode acontecer, meu Deus?

Enfim, é uma obra muito interessante, haja vista sua inspiração e seu autor, que por sinal é fantástico. Leiam "O Cortiço", vão amar!

Paulo 03/09/2022

Mamãe!
Achei uma leitura tensa, mas não ruim.
Foi meio agoniante ver como as pessoas ficam extremamente burras por paixões aleatórias e como todos os personagens podem ser hipócritas, desleais e simplesmente babacas. Não pude sentir empatia por algum personagem por 5 segundos que em poucos parágrafos já pegava ranço.
Que final foi esse também. Seguindo a ordem dos fatores dos últimos capítulos dava pra ter uma ideia do que ia rolar no final, mas mesmo assim esperei algo diferente, mas não foi bem o que rolou.
E o autor ama umas palavras difíceis, nunca vi tanta nota de rodapé pra explicar termos juntas.
Sei lá o que mais dizer sobre, simplesmente ele.
Boa noite

Jardii 10/09/2022

Não esperei esse final.
Gostei do Amâncio e não esperei esse destino pra ele.

Todos são hipócritas aqui (assim como na vida real). O egoísmo sempre prevalece, mas achei a família do coqueiro absurda. Não davam um tempo pro Amâncio.

Não achei a leitura tão fluida, mas gostei dos plots.

joana 11/09/2022

minha nossa nossa nossa
Muito bom!!! Eu nem esperava tanto e com certeza não esperava o final que teve.
Deu pra ter um gostinho do que eram as classes sociais da época. Muito bem escrito, envolvente e me fez querer entrar em diversas pensões

Thai 18/09/2022

Amo o naturalismo!
Gostei da história!
Amo como todos os personagens possuem algum "defeito", a intensidade das histórias e a influência do ambiente!

Deborarr 18/09/2022

Mais uma leitura obrigatória da UFPR concluída ??

Acompanhar a história de Amâncio foi um sacrifício e tanto, confesso. Estava contando as páginas pra acabar. É uma história interessante que traz reflexões interessantes sobre as hipocrisias do ser humano, mas ao mesmo tempo extremamente massante e chata kkk.
Escrita complicada (livro bem antigo né ?), e de difícil compreensão.

Leh.dalla 21/09/2022

Que confusão de história, parece uma fofoca bem contada. Confesso que é instigante, por isso foi tranquilo de ler. O Amâncio é um burro que os outros fizeram de gato e sapato, não tem nem como defender ele. E por esse final eu realmente não esperava.

Rubi 13/10/2022

Eu não gosto desse tipo de livro. Sempre tentei não ler e só estudar a obra mas esse ano tomei coragem e li. Tem partes boas e a história te prende, mas eu gosto de pensar que o ser humano não é tão ruim e que ele pode agir de uma maneira melhor e sem tanto interesse. Sei que o livro está de acordo com a escola que ele pertence mas ainda assim ele me deixa incomodada. Eu não leria se não fosse para o vestibular e acho que esse livro não é para qualquer pessoa porque , para mim, ele é um pouco pesado ao retratar a sociedade tão crua e maldosa

Bruno Mancini 31/10/2022

Massante
Cansativo, por ser de linguagem da época, acreditei que não me afetaria, e sim teria um deslumbre de como era o tratar entre pessoas e a ambientação do Rio de Janeiro de um século atrás, mas como conclui, me afetou, e lia para terminar o mais rápido possível para começar um novo livro.

Bruna.Duailibe 01/11/2022

O mestre do naturalismo
Ainda bem que posso dizer que Aluísio de Azevedo é meu conterrâneo, que orgulho de ser nordestina e do Maranhão!

Essa obra compõe um dos grandes clássicos da literatura brasileira, servindo de exemplo para a escola naturalista, baseada no realismo exacerbado, no lado animalesco do homem, na influência do espaço ao redor. Essas características são percebidas em todos os personagens da trama, desde o protagonista aos antagonistas e coadjuvantes. O nosso protagonista, Amâncio, não é nem de longe uma pessoa "decente", mas perto de seus amigos abutres ele se torna quase um santo. No entanto, apesar de entendermos essa história como um retrato animalesco da conduta humana, nos impressionamos do quanto é comum esse tipo de relação no cotidiano...

Naiely.Grisostomo 25/11/2022

Meuuu Deuss!!!
Muita, mais muita coisa acontece dentro dessas páginas.
Amâncio é um cara que tem a vida bem de boa financeiramente, e tende a tratar, principalmente mulheres, como se não fossem nada e não gosta nadinha de compromissos.

Dentro da pensão passa a maior parte da história de lá nascem sonhos perversos, amores não correspondidos e muita fofoca.

Eles te engolem vivo tudo em prol do dinheiro. Não esperava que fosse me prender tanto, pelo menos essa versão que li a leitura é muito envolvente e fluída. Gostei demais!!!

Flavia.Ivette 30/12/2022

Só li porque era uma leitura obrigatória da escola, definitivamente n e o melhor livro que li neste ano mas não e o pior. Devido a que e um livro de época tem palavras diferenciadas por assim falar e por isso e que acho chato