Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Niczinleitor1025 17/02/2024

Melhor Clássico
Um livro muito bom! De um livro clássico, a gente espera palavras difíceis,história chata e etc. Mas, Casa de pensão, tem uma história bem construída e que utiliza todas as informações que são dadas no início do livro.

Todavia, a leitura é muito massante no início. O livro só fica legal quando, o Amâncio encontra o Pereira,o Coqueiro e o Simões.

O livro é bom! Mas você tem que ter paciência para gostar da leitura.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 19/02/2024

Olá queridos amigos leitores! Seguindo meu projeto pessoal de ler mais clássicos esse ano, a última leitura finalizada foi Casa De Pensão de Aluísio de Azevedo (edição da @livrosprincipis ).

Nesse livro acompanhamos a história de Amâncio, o legítimo homem rico que veio estudar medicina na Corte.
Ele vem com o intuito de morar com Campos, grande amigo de seu pai, mas como na casa não há regalias nem liberdade ele se muda para a Casa de Pensão de João Coqueiro.
Lá ele conhece Amelinha, Lúcia, e agora que não mora mais com Campos, até se aproxima de sua mulher.
Deixando claro que as mulheres que lhe interessam são as proibidas, ou como chamaríamos hoje as ?difíceis?.
Acontece que todos na pensão sabem de sua situação financeira abastada, e alguns moradores fazem questão de entrar para sua família e ganhar uma fatia gorda dos ganhos.
E Amâncio com seu ego gigantesco facilita um pouco as coisas.

??????????????

Mais uma obra de Aluísio de Azevedo favoritada! Aqui encontramos personagens trambiqueiros, encostados, e ambiciosos prontos para qualquer pequena corrupção desde que gere lucros.

Amâncio é um homem rico que se acha um presente de Deus as mulheres, cheio de ego, ele acaba ficando cego para as artimanhas femininas, principalmente as de Lúcia.

Uma das coisas que achei interessante observar, pelo contexto histórico, foi como algumas doenças eram quase uma sentença de morte como a Catapora que aparece no livro, e como jovens (realmente outra época) já sofriam de doenças que hoje pensamos ser de idosos.

A trama traz personagens negros em um viés realista, sem o tom pejorativo/racista do que outras obras da mesma época, mostrando como nem sempre devemos passar pano para alguns autores só por que são de outra época.

Casa de Pensão foi escrito em 1884 , história é baseada em um crime ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 1876 que ficou conhecido como Questão Capistra.

#casadepensao #aluisioazevedo

Deysiane 25/03/2024

"A natureza do Brasil não há coisa nenhuma que se lhe possa comparar!"

Quando assim disse a personagem, ela se referia à natureza verde e palpável do país, mas acho válido levar essa frase para o lado mais subjetivo da questão, que é sobre o que se trata esse livro indispensável, pois os problemas sociais que o autor criticou há mais de um século ao escrever Casa de Pensão, continuam os existindo.
A natureza humana não é perfeita, mas foi com perfeição que Aluísio de Azevedo descreveu os defeitos não só dos personagens, mas de toda a sociedade.

Wania Cris 06/05/2024

Céus, ninguém vale nada nesse livro!!!
Mas não tem um tio do picolé, um cachorro caramelo pra receber os sentimentos bons que possamos ter.

Amâncio chega na Corte jurando que vai arrasar e fazer mó sucesso. Olha, até que faz, mas não pelos méritos que ele tem. Inclusive, muito do bocó ele, logo, logo sendo colocado no bolso por meio mundo de gente. Sinto empatia? Nenhuma porque ali é cobra comendo cobra.

Pra variar, só sinto pena da mãe mesmo... Feliz demais por convencer essa estória apenas quando já mais madura para entender as críticas sociais de Aluisim. Genial ele...

A edição da Audible é narrada magistralmente por Yuri Ribeiro, pessoa que nasceu para narrar livros.

1887 nunca pareceu tão ontem...

Paulo.Diniz 16/05/2024

A história do livro é boa, mas ele é mto extenso e cansativo. Apesar do objetivo do movimento literário ser nesse sentido, achei muito difícil terminar a história, a qual é bem simples para muita escrita.

Tatiane.Costa 24/05/2024

Pra mim foi uma história complexa de se entender, mas o desenvolvimento é ótimo, sempre é bom ler os clássicos.

Lidia204 29/05/2024

Livro lido por causa do vestibular da UEMA ?? porém gostei da leitura. Pretendo ler mais clássicos da literatura brasileira