A casa dos budas ditosos

A casa dos budas ditosos João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - A Casa dos Budas Ditosos

profa_ana_paula 17/12/2023

Filosofias sobre farras sexuais
O livro trata de um desabafo de uma senhora perto do fim da vida sobre como se guiou por suas convicções durante a vida, vivendo diversas relações de forma alegre e desapegada. Gostei, mas não chega nem perto de outro livro que li do autor.

brayanmra 11/12/2023

Caso tenha um resquício de moralismo, não leia esse livro.
O melhor livro que li esse ano e um dos melhores que já li na vida. Caso vc tenha nem que seja um resquício de moralismo, favor não leia esse livro. Ele não foi feito pra você. Conta sobre as vivências de uma mulher ao longo dos anos. Uma vida regada a "imoralidades" e atitudes tanto quanto questionáveis. Fez o que quis, com quem quis e em nenhum momento soou hipócrita se dizendo arrependida. A inteligência, a acidez, os pensamentos à frente do tempo e suas analogias geniais, contribuiram para o enriquecimento dessa obra.

*Por ser uma obra relativamente antiga, contém palavras e citações que nos dias atuais são consideradas preconceituosas mas que na época eram comuns.

Victoria.Bispo 08/11/2023

Bonzinho
Bem fluido, não é entediante. Conflitos com amor e ódio da protagonista rica que por ter dinheiro faz o que bem quer da vida. Concordo com algumas das ideias dela e isso me preocupa.

Patriccia12 07/11/2023

Meu primeiro livro de João Ubaldo Ribeiro.
Um livro que foi escrito como alguem que transcreveu uma estória de uma senhora branca, classe alta, em conflito com suas ideias de religião falando sobre a sua "natureza instintiva" sexualmente exarcebada, a exploração do prazer pelo prazer... Onde, neste contexto, de pessoas muito rica o pudor parece algo desnecessario pq "ela" tem experiencia ou diz tê-las com parentes de todos os graus, colocando como exceção apenas o pai e por falta de oportunidade...
Então, sabe quando uma personagem não convence. Li o livro com a certeza que era um homem escrevendo sobre fantasias que na visao masculina ele acreditava ser de uma mulher...
Dizem que foi um marco libertador sobre o tabu de mulheres falando sobre sexo... mas, é isso. Nao me convenceu em nenhum momento.

drygo 06/11/2023

Incrível
O livro é bem carregado por uma linha sexual, mas tbm vejo uma mulher que se liberta das amarras que a sociedade machista cria para as mulheres e onde os homens andam livremente. A personagem se sente livre para ser como bem entende, sentindo, amando e sendo libertina sem medo! Sempre vão julgar mesmo.

Bia França 01/11/2023

Esperava mais
A protagonista narcisista, mimada e metida a intelectual, fala de putaria como estilo de vida. Narrativa superficial regra geral, pois se era "intelectual", poderia ter aprofundado de fato em como esse estilo de vida moldava a sua vida, e consequencias. Por exemplo sua paixão pelo irmão, seria mesmo apenas pela beleza dele ou por ser o ápice da transgressão em sua vida? Mas optou por descrever as putarias, se vangloriar o tempo todo ( a mais gostosa e fodedora do mundo) e julgar meio mundo, a despeito de não aceitar ser julgada. Protagonista cansativa, repetitiva e chata.

Andre.Coletta 30/10/2023

Imprescindível
Uma esplêndida espiadinha pelo buraco da fechadura, que nos leva a todo um submundo do sexo, da vontade, do desejo, do tesão e do prazer, nos questiona sobre a verdadeira liberdade, não há limites, não há amarras. Um livro imprescindível dentro da literatura nacional e provavelmente um dos monólogos mais interessantes da língua portuguesa.

Mari 25/10/2023

Uma curiosidade sem nenhum nexo: Esse livro tinha um cheiro de perfume MUITO forte, às vezes até insuportável em algumas páginas, de tirar a atenção e eu ter que fechar o livro pra respirar. Não sei se foi só o meu exemplar, ou se faz parte de algum marketing, mas um dos livros mais cheirosos que já li kkkkkkkkk
Continuando na sequência de curiosidades sem nexo; o próprio livro. Essa foi a experiência literária mais diferente que já tive, e nas palavras de José Castello: não é um livro para leitores moralistas.
Faz parte de uma série chamada Plenos Pecados, sendo esse a luxúria. Por mais que eu tenha gostado do conceito do autor, e por mais que ler um romance seja olhar pelo buraco da fechadura, essa história é mais espiar pelo buraco da fechadura e desacreditar no romance.
Apesar do livro ser escrito num tom divertido e chulo, o próprio autor reforça que o assunto aqui é serio, e que a ideia de comédia não deve ter nenhuma relação com o enredo todo, o que inclusive foi tema polêmico na adaptação da obra ao teatro (o que faz todo o sentido, já que esse livro é o suco de the world is but a stage)
Finalmente, a história é sobre a espetacularização da vida sexual de uma mulher chamada de CLB, mas não só isso, sobre o excesso que esconde a falta (frase clichê) e sobre o que há por trás, que frustra a existência tão livre. Já adianto é uma coisa horrorosa mas é o retrato do erotismo do século XX. E mais do que tudo, hoje todo mundo está cansado desse tema, de uma forma que a pauta, de tão mastigada, chega quase que como um insulto. Mas o mais interessante, pra mim, é pensar que esse livro foi publicado em 1999, e a discussão era mais do que pessoal, era política e colossalmente moral demais para o contexto.
Parece que a história foi derramada no papel, nunca li nada parecido e agora que terminei, parece que continuo sem ter lido. Reginaldo Pujol Filho está aqui na minha cabeça; ?com o mesmo dicionário e a mesma gramática, se faz outra língua?
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Mas porque é irresistível deixar as pessoas sem saber no que acreditar.?

Gabriela Sousa 15/10/2023

?Quantas vidas se perderam, quantos destinos se estragaram, quantas tragédias não houve, quantos conventos não foram abarrotados desumanamente, por causa da honra de tantas e tantas infelizes??
Esse livro é um desafio e um escárnio ambulante aos conservadores e aos falsos moralistas. Ele é bem mais explícito do que eu pensei que seria (o que foi a intenção do autor), mas é interessante as partes que a personagem divaga e conta sobre o ambiente em que está e os pensamentos aleatórios. A personagem seria uma avó incrível hahaha

Caroline 13/10/2023

Esse livro é um leitura legal e tal até tudo ficar muito estranho e pesado e eu só desejei terminar logo.
Sei que do meio pro final eu me senti a pessoa mais conservadora possível e peguei um leve asco da principal.
Mas valeu para conhecer a escrita do autor.
A ideia desse livro é exatamente aquela de que quando você vê uma cena atípica (tipo um acidente) você não quer olhar mas não tem como...
Sinto que não deveria ter conhecido o autor logo de cara por esse livro mas okay.

Milena.Fratelli 12/10/2023

Leitura boa demais! Amo esse gênero e João Ubaldo é foda demais! Preciso ler os demais pecados, mas a luxúria sempre é um bom começo rs

luciana.machado 02/10/2023

Temas difíceis de serem ditos e conversados, escritos com uma malemolência apreciável. No livro, a personagem narra suas lembranças sexuais sem papas na lingua, de maneira ácida e de certa forma divertida, ela parece se divertir tanto lembrando das suas façanhas, que envolve o leitor. E mesmo assim, não consegui terminar a leitura. Ainda que eu perceba que a ideia do autor é reforçar a narrativa a partir da lembrança de vida de uma senhora de idade e que repetição seja subterfúgio pra isso, entre um momento picante e outro, a leitura se tornou um pouco cansativa e arrastada.

Carla.Floores 17/09/2023

Sem tabus
Uma mulher descobre uma doença e decide fazer um tipo de relato-testamento, que segue o fluxo de consciência.
Tem uma descrição muito boa das cenas. Me lembrou de livro "Tudo é rio" da Carla Madeira.
Há crítica à religião. E boas pitadas de humor. Filosofia, política, e muita safadeza.
"Ritual dos homens de lambuzar a orelha que até a exasperação."
"Gozando como 20 ambulâncias desgovernadas."
Há também zoofilia, masculinidade tóxica (homens não podem chorar, não podem recusar mulher, não podem brochar, ficam concentrados na técnica de colocar a camisinha e brocham.) Na verdade há quase uma apologia ao não uso de preservativo.
Lembrando que o livro foi escrito por um homem que narra como uma mulher.
Há incesto, agressão, drogas, virgindade, término.
E no fim ela fala qual a doença que a acomete.

Nani84 15/09/2023

Minha opinião é totalmente desprovida de moralismos. Tendo isso dito, o livro foi pra mim muito difícil de terminar. Não por sua escrita, mas pelo conteúdo e o viés com que foi tratado.

É uma obra que além de ter envelhecido mal é escrita sobre uma visão masculina do que é ser uma mulher e isso me incomodou muito e tornou a leitura muito difícil de terminar.

segtovich_ 13/09/2023

Um monólogo perfeito
Divertidíssimo, ótimo para dar risadas e retornar a leitura depois de uma ressaca literária! um monólogo perfeito que nos apresenta as mais diversas emoções.