A casa dos budas ditosos

A casa dos budas ditosos João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - A Casa dos Budas Ditosos

Brina 20/06/2023

Fiquei com os pensamentos bem controversos, afinal o livro é um desabafo de uma libertina, mas ainda sim foi escrita por um homem. Em varios momentos eu senti mais os desejos dos homens do que propriamente uma mulher. Não que esteja dizendo que mulheres não tem desejos sexuais mais afrontosos, e sim, nos temos, e em muitas passagens a gente sente e ate concorda. Mas ao meu ver, parecia muito mais um homem desejando que uma mulher fosse assim, do o real seria ?????(não sei explicar)
Ao pensamento do autor se vc não tem tesão por todas as coisas é apenas uma repressão da sua mente, acho q não é bem assim...
Enfim... acredito que haja pessoas assim no mundo, mas creio que ser "reprimido" em algumas coisas não faz mal nenhum. Por exemplo eu jamais concordaria com a pedofilia ou incesto, normalmente esses dois assuntos andam de mãos dadas. Vemos casos diários de abusos sexuais de crianças entre parentes. Somos humanos e pensantes , e não um bando de cães que cruzam com a mãe, pai, irmão e sei la mais o que.

Agora um spoiler:

Fiquei chocada em descobrir que a doença dela não era uma DST kkkkkkk

William 09/06/2023

As pessoas detestam certas coisas ou apenas se reprimem?
Se tem uma coisa que que chama a atenção nos relatos desse livro é exatamente essa pergunta.

Será que todo mundo repudia veementemente determinados hábitos sexuais ou escondem seus desejos por convenção? Quem as pratica são doentes ou simplesmente fazem o que quase todo mundo gostaria?

O que se passa na cabeça das pessoas é um mistério e a frase da música do Capital Inicial faz todo sentido: "O que você faz quando ninguém te vê fazendo? O que você queria fazer se ninguém pudesse te ver?"

Paulo 08/06/2023

Envelheceu mal
Trata-se de uma obra que trata sobre luxúria e compôs a coleção 7 pecados capitais. Creio que foi a menor obra desse autor já que tinha um potencial para ser mais criativo e, ao assumir a pele de uma mulher, abusa de passagens que podiam passar batido antes mas que hoje em dia pegam mal. E não estou sendo moralista nesse quesito, muito pelo contrário. Gostaria até de ouvir opiniões de mulheres sobre essa obra.
De qualquer forma, tem passagens em que o tom provocativo cai muito bem.

PatrAcia150 02/05/2023

Para quem gosta de um pouco de tudo
A casa dos budas ditosos é uma obra para ser lida aos poucos, não por ser difícil, mas por exigir que o leitor entenda a importância do que está lendo, como a narradora diz, ela faz um "serviço de utilidade pública".
É o romance erótico mais real que eu já li.

Livia790 08/04/2023

Marquei algumas boas frases mas, de alguma forma, o livro não me pegou.
Os relatos tão explícitos são ao mesmo tempo controversos, quando escorregam em falas inacreditáveis como a citada mais de uma vez, da narradora ser contra o uso da camisinha.

Analisando o livro em 2023, fiquei considerando que foi necessário agregar as partes que tratam de incesto, zoofilia e até pedofilia para trazer o viés de pecado, porque mesmo nos anos 90, falar de liberdade e prazer, principalmente o feminino, nao se encaixaria como algo proibido.

Acredito que vai dar uma boa reflexão no Clube Literarios.rj.

Mirella.Maria 03/04/2023

Mais uma desse grande autor!
Apesar do livro tratar basicamente das aventuras sexuais da narradora, seu depoimento aborda muito mais que isso! É impressionante como o livro consegue tratar de questões tão atuais ainda para nós, é realmente um manifesto contra a hipocrisia (considerando que a própria personagem em vários momentos comete seus deslizes morais, tal qual qualquer ser humano).

O trecho sobre o apego às regras da escrita gente! Que espetacular! Hahahaha

Parecia que eu conseguia ouvir a voz dessa mulher, achei a sacada de não sabermos se a personagem é ou não real simplesmente genial! Pra mim foi executada perfeitamente (discordo que é inverossímil, pelo contrário!) e é realmente uma obra que só João Ubaldo poderia nos proporcionar!

lulis 30/03/2023

?indecente é comer pessoas que não seriam nossas amigas?
É um livro genial, se você parar pra pensar todo o contexto socioeconômico o qual a narradora está inserida: uma mulher provavelmente branca, da elite baiana com família oriunda da Alemanha, com acessos a tudo o que o dinheiro pode oferecer, estudada, mas acima de tudo integrante da elite tradicional conservadora brasileira. Tudo o que ela conta que fez/viveu, sexualmente falando, até aquele momento da vida é absolutamente tudo o que a elite tradicional conservadora brasileira sempre renegou, e até hoje renega, mas faz escondido que todo mundo sabe, até mesmo ela. Por fim, eu só queria mesmo era saber a verdadeira identidade da querida, que se não me falha a memória, não disse nem seu próprio nome no livro.

Ivana 26/03/2023

Sexo sem tabu
Impressionante como o autor conseguiu passar sua mensagem de uma forma inusitada. Ele nos mostra seu ponto de vista sobre os pudores do sexo sob a forma relatos de historias vividas por uma senhora que teve uma vida muito ativa sexualmente. Ou seja, ele se distancia de uma autobiografia e gera a dúvida se tantas aventuras tão verossímeis fazem parte de sua história ou se tratam de liberdade criativa ficcional.

Guilherme 20/03/2023

?Querem saber se aquilo de vergonhoso que sentem é também sentido por outros, querem olhar mesmo pelo buraco da fechadura e, quanto mais olham, mais precisam olhar, nunca estarão saciadas?

Lucas1429 16/03/2023

Livro dos desejos
A luxúria é o pecado da ação, aqueles que tiveram a luxúria no coração mas não realizaram seus desejos, se arrependem de não terem usufruído do tempo que teve, não tiveram coragem. No fim de suas vidas remoem o fim e o quanto suas vidas foram insossas e sem luxúria, muito menos devoraram suas vidas para alguma causa.
Mas para os portadores da luxúria, devoram a vida como podem, mesmo que a custa do próprio corpo e da própria vida. Mas no fim de suas vidas, podem expor com orgulho seu pecado. E se consolar que a escuridão que irá devorar os restos de espírito que resta em seus corpos.
Uma coisa que não podemos escapar é da chama acessa de nossas paixões, geradas pelas fagulhas da fogueira de nossos corações.
O fogo da luxúria se inflama frente ao desejo da matéria pela matéria, e da busca das sensações diversas da natureza.
O fogo das almas puras, brilham da queima da própria chama para aquecer o coração do próximo. Assim se depreende o sinal do sacrifício pessoal em prol de uma mudança no mundo. Sua visão é de além da vida, para uma grande Vida que não termina na fagulha da chama que só acenderia uma vez.
O livro é fantástico! Adorei cada momento e cada relato. Me surpreendi em várias partes e em outras já as tinha em minha própria luxúria. Que elas inflamem e me incendeiem para que eu possa enxergar a chama de meu próprio coração pelo desejo da vida por ela mesma e por aquilo além dela.

kpcarv 06/03/2023

Esse livro não é para qualquer um
Tem que ter a mente muito aberta e ser bastante livre de qualquer preconceito para mergulhar nesta leitura peculiar. Trata-se de uma história apimentada, repleta de detalhes sórdidos que faz o leitor se sentir puritano, ao perceber que não vivenciou nada semelhante durante toda sua vida. Acho que é uma leitura super válida para quem quer mergulhar no universo pornográfico e até para quem apenas quer ler algo diferente e original. A casa dos budas ditosos quebra padrões, conta tudo o que todo mundo gosta ou gostaria de fazer, mas não tem coragem para falar. Recomendo ?

EdilenaRisuenho 26/02/2023

A história de uma libertina
Como a própria autora diz: a casa dos vidas ditosos é a história de uma ?libertina?. Mas afinal, era um libertinagem ou uma mulher se permitindo ser livre sexualmente e socialmente num período em que a tudo voltado às questões sexuais femininas eram tabus. Não que hoje não seja, mas já me é permitido fazer uma resenha e falar de sexo. Mulheres são feitas de desejos também!

Alexia180 24/02/2023

Preciso pensar...
Estou com opiniões meio contraditórias quanto a esse livro, preciso tirar um tempo para pensar sobre ele. Quando chegar a alguma conclusão eu mudo a minha resenha.