A casa dos budas ditosos

A casa dos budas ditosos João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - A Casa dos Budas Ditosos

Milena.Fratelli 12/10/2023

Leitura boa demais! Amo esse gênero e João Ubaldo é foda demais! Preciso ler os demais pecados, mas a luxúria sempre é um bom começo rs

luciana.machado 02/10/2023

Temas difíceis de serem ditos e conversados, escritos com uma malemolência apreciável. No livro, a personagem narra suas lembranças sexuais sem papas na lingua, de maneira ácida e de certa forma divertida, ela parece se divertir tanto lembrando das suas façanhas, que envolve o leitor. E mesmo assim, não consegui terminar a leitura. Ainda que eu perceba que a ideia do autor é reforçar a narrativa a partir da lembrança de vida de uma senhora de idade e que repetição seja subterfúgio pra isso, entre um momento picante e outro, a leitura se tornou um pouco cansativa e arrastada.

Carla.Floores 17/09/2023

Sem tabus
Uma mulher descobre uma doença e decide fazer um tipo de relato-testamento, que segue o fluxo de consciência.
Tem uma descrição muito boa das cenas. Me lembrou de livro "Tudo é rio" da Carla Madeira.
Há crítica à religião. E boas pitadas de humor. Filosofia, política, e muita safadeza.
"Ritual dos homens de lambuzar a orelha que até a exasperação."
"Gozando como 20 ambulâncias desgovernadas."
Há também zoofilia, masculinidade tóxica (homens não podem chorar, não podem recusar mulher, não podem brochar, ficam concentrados na técnica de colocar a camisinha e brocham.) Na verdade há quase uma apologia ao não uso de preservativo.
Lembrando que o livro foi escrito por um homem que narra como uma mulher.
Há incesto, agressão, drogas, virgindade, término.
E no fim ela fala qual a doença que a acomete.

Nani84 15/09/2023

Minha opinião é totalmente desprovida de moralismos. Tendo isso dito, o livro foi pra mim muito difícil de terminar. Não por sua escrita, mas pelo conteúdo e o viés com que foi tratado.

É uma obra que além de ter envelhecido mal é escrita sobre uma visão masculina do que é ser uma mulher e isso me incomodou muito e tornou a leitura muito difícil de terminar.

segtovich_ 13/09/2023

Um monólogo perfeito
Divertidíssimo, ótimo para dar risadas e retornar a leitura depois de uma ressaca literária! um monólogo perfeito que nos apresenta as mais diversas emoções.

12/09/2023

Luxúria
Gostei bastante da leitura, uma viagem por aventuras sexuais e provocações à moral vigente. Rendeu-me um par de olhos espichados durante uma viagem de metrô, e a indiscrição do comentário "forte esse livre, né? Fala de luxúria, pecado..."

Otávio Augusto 10/09/2023

Boa leitura
Quis conhecer o autor por um livro menor seu, em vez da sua obra máxima "Viva o povo brasileiro".

O livro é narrado em primeira pessoa por uma mulher idosa que nos conta a trajetória de suas aventuras sexuais. Apesar dessa temática aparentar certa vulgaridade, a narrativa extrapola o cunho sexual ao tecer várias críticas ao moralismo ainda vigente em nossa sociedade. Casamento, família, monogamia, homossexualidade, bissexualidade são tratados de maneira muito crítica, sem nenhuma apreensão. A narradora é despida de qualquer pudor e não hesita ao tratar desses temas com muita liberdade, sem se prender a nenhum padrão social; não é um livro para moralistas, fundamentalistas, conservadores ou dogmáticos.

Entretanto, há certos momentos em que a narrativa tenta apenas chocar o leitor de maneira gratuita, principalmente quando a personagem fala sobre zoofilia e incesto. São tentativas gratuitas de chocar o leitor a qualquer custo, cheias de artificialidade e presunção. Também não vejo sentido em uma mulher dizer que "comeu" alguém. Isso me soa mais masculino do que feminino. Parece que o livro foi escrito para, talvez, agradar a homens.

Não amei "A casa dos budas ditosos", mas foi uma leitura agradável e válida, uma boa porta de entrada para a obra do autor. Lerei suas obras maiores.

Mari 09/09/2023

É uma leitura fácil, o texto flui e você tem as mais diversas reações ao longo dele. Desejo, surpresa, repulsa. Instiga a imaginação em vários bons momentos, mas em outros você só quer passar o olho rapidamente pelas palavras. Primeiro contato com literatura erótica e foi bem interessante.

Patricia 09/09/2023

Provocador
Ao ler o livro me peguei rindo das coisas mais absurdas possíveis com uma certa vergonha, mas entendo que não é uma leitura fácil. O livro é muito provocador, e em alguns momentos asquerosos tive que me lembrar da época em que foi escrito para entender o que se passava, e muitas das vezes beira tanto o absurdo que eu tive que parar pra digerir o que estava lendo. Li o livro com o propósito de assistir a peça que estava em cartaz na minha cidade e Fernanda Torres foi brilhante na atuação. Recomendo mas já aviso que a história não é pra todo mundo.

Mr.Kanji 18/08/2023

Mudou muito minha personalidade
Aquele tipo de livro que contribui muito para abrir sua mente sobre relacionamentos e afins
A bahiana do livro é uma safadinha kk

IGuittis 15/08/2023

Esse livro definitivamente não funcionou para mim, e nem é pelo tema, mas eu achei ele maçante, como uma grande repetição de uma mesmo discurso.
Acredito que eu não tenha entendido a proposta, ou compreendido a importância dentro da história, mas não consegui gostar.
Ele faz parte de uma coleção chama Plenos Pecados, sendo esse livro sobre a luxúria. Foi adaptado para o teatro em 2004 e é considerado um clássico da ficção erótica.
Temos a narrativa de CLB sobre o seu jeito de pensar, uma pincelada sobre algumas de suas aventuras, uma afronta ao moralismo que havia na época de sua publicação. Veja bem, de modo algum desgostei do livro pelo assunto, não achei indecoroso, ou desmoralizante, nada disso. O que me incomodou foi realmente a sensação de que os capítulos passavam e o mesmo assunto do anterior ela colocado em pauta.
Alê | @alexandrejjr 17/08/2023minha estante
Interessante essa tua percepção, Isabel.

Erica.Regiani 09/08/2023

Me sinto totalmente inapta para resenhar este livro.

Uma leitura que me causou diversas sensações...sensações muito boas e outras muito ruins!
Visceral.
Alguém mais já leu?

"A casa dos budas ditosos se confunde com a memória sexual da geração de Ubaldo Ribeiro e, por consequência, com a história da sexualidade do século XX."
Alê | @alexandrejjr 06/09/2023minha estante
Eu li, Erica, e não gostei. Detalho melhor na minha resenha por aqui, mas em resumo acho que a voz da narradora é muito superficial e "masculina" demais, sabe? Me parece que as peripécias sexuais da narradora são limitadas a imaginação de um homem ? no caso, o João Ubaldo ? do que uma mulher libertina pensaria sobre sexo, sabe? A emulação da voz feminina me soa falsa demais, limitada demais. Tenho pra mim que o sexo tem muito mais possibilidades para as mulheres do que os homens conseguem imaginar.

Angelica236 07/08/2023

Pretendo reler, algum dia. Muito intenso, muita coisa pra digerir.
Um livro sem filtros. Mostrando verdades, algumas das quais causarão estranhamento até àqueles que estão acostumados com a perversão existente em nosso cotidiano, resguardada por uma camada grossa de hipocrisia, mas nem por isso menos inegável.

le.soulluna 03/07/2023

Um olhar pela fechadura...
Uma narrativa sobre as vivências sexuais de uma mulher ao longo de toda a sua vida, recheada de perversões, ataque à moralidade e aos tabus. A história nos conduz por cenas sensuais, eróticas e pornográficas, sempre intercaladas por reflexões críticas cheias de acidez acerca das normas, das relações de gênero, da religião, de Deus, além de divagações regressivas da personagem, acerca do momento histórico da sua época, família, os tabus, e de sua relação particular com o sexo. O prefácio é particularmente importante para a apresentação dessa obra. Para quem se interessa em olhar pela fechadura e conhecer um pouco de um outro mundo que ignora e ultrapassa as regras da nossa moralidade e costumes, essa é uma boa aposta. Senti falta de um final mais tocante e impactante, esperava mais nesse sentido. O fato de ser um escritor homem narrando na pele de uma mulher, traz algo de interessante tbm. Um boa leitura aos que decidirem se aventurar!