A casa dos budas ditosos

A casa dos budas ditosos João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - A Casa dos Budas Ditosos

Wesley 08/06/2020

Impactante!
Lí em dois dias, impressionante como me afundei nele a partir do 2° capítulo. O que mais me tortura é que nunca saberei quem é essa mulher, bolei até uma teoria de conspiração: será que ela não seria o alter ego de João Ubaldo Ribeiro?
Alê | @alexandrejjr 11/07/2020minha estante
Em nenhum momento te pareceu "falso" o discurso, Wesley, no sentido do texto apresentar uma visão masculina do tema?

Wesley 12/07/2020minha estante
Em alguns momentos sim, especialmente quando "ela" se refere que "comia" os homens, um termo bastante utilizado pelo público masculino. De resto me impressiona a liberdade sexual que "ela" possuía, algo que para o tempo que ela viveu é muito irreal.

Alê | @alexandrejjr 12/07/2020minha estante
Evellin, o teu comentário é perfeito sobre a obra! Tô 100% de acordo.

Beatriz 15/07/2020minha estante
Exatamente!! Tava me achando doida por não achar resenhas que abordavam o que você falou e que foi o que senti ao ler.

Vick-chan 16/09/2020

A casa dos budas ditosos - João Ubaldo Ribeiro
"Tudo no mundo é secreto."
Alan360 20/09/2020minha estante
Quero ler

Vick-chan 22/09/2020minha estante
???

eglair 15/08/2009

Entediante.
Normalmente antes de comprar um livro eu sempre dou uma olhadinha, uma folheada pra saber se vou gostar da leitura.
Como esse texto tinha virado peça de teatro, um monólogo interpretado por Fernanda Torres, imaginei que fosse bem interessante lê-lo.

Mas me arrependi profundamente. Sabe quando você nem consegue seguir lendo de tão chato que é?

Tudo bem, tudo bem, eu cheguei quase na metade, mas ai não aguentei mais…..bored!!!!

Realmente ele é muuuuuuito chato, monótono e sem graça….eu juro que tentei, mas não gostei da forma que foi escrito e nem do conteúdo: muito explicito (por vezes lembrava aula de anatomina), sem sensualidade, sem elegância, e com um humor muito fraquinho.

E luxúria, como sugere o subtítulo, não encontrei em lugar nenhum.

O inicio é meio bagunçado, o autor diz que recebeu o texto de uma senhora que prefirou ficar anônima e blá blá blá……tédio! Pra mim não precisava dessa parte. Depois o jeito de falar da protagosnista é muito deslexo e quebrado.

E na hora que começa a entrar na parte erótica da história me senti lendo a descrição de um filmezinho pornô, sabe esses filminhos toscos de internet?

Enfim……
Há algum tempo li um livro muito bom, nessa linha erótico/romance, que recomendo: “Fogo nas Entranhas” de Pedro Almodóvar, que é um trilhão de vezes mais interessante.

Bom, vou [ tentar ] ler até o fim “A Casa dos Budas Ditosos”, mas se conseguir trocá-lo em algum sebo por uma literatura mais saborosa, bauh bauh!!
;P
cibele80 26/07/2013minha estante
nao consigo achar fogo nas entranhas em pdf..ou outro formato para ler online ou baixar. preferia no original, mas se souber de algum link, em portugues msm, me manda pfv.

taishp10 14/02/2016minha estante
acontece que você tá associando sensualidade e elegância. São coisas completamente diferentes.

Wania Cris 06/09/2022

Vamos fingir que isso nunca aconteceu...
Foi tanta coisa que não me agradou na leitura que a estória, se tivesse, ficaria em último...

O primeiro e mais grave é a forma de relato. Uma verborragia sem parágrafo ou capítulo, apenas palavras atrás de palavras e frases e mais frases. A coisa tava tão solta que muitas vezes me peguei sem saber o que tinha acabado de ler e, ainda assim, recusei-me a reler. Só toquei o bonde.

Não ligo a mínima se a possível protagonista teve uma vida sexual absurdamente ativa, sorte a dela, mas muitos relatos, com intenção de chocar, passaram da medida. Não existe sexo consensual com uma criança de 12 anos, o nome disso é estupro de vulnerável.

Muita linguagem utilizada no livro também passou da medida, resvalando pro racismo, homofobia e outros crimes. Não tem a ver com a época, não. Tem a ver com idoneidade.

Foi minha primeira experiência com João Ubaldo, mas, vou apagar da memória e dar outra chance com outro título. Esse quero mais é esquecer.
Rodrigo 06/09/2022minha estante
As resenhas sinceronas são as melhores ?

Wania Cris 06/09/2022minha estante
Huashuashuas sim!!!

Val Alves 22/11/2019

Mais um compilado exibicionista e raso da vida sexual de uma libertina
A personagem principal é uma suposta mulher anônima que enviou para o autor do livro as principais histórias de sua vida sexual para que elas sejam publicadas . Uma mulher orgulhosamente livre e libertina que desconhece o significado da palavra "limites" quando o assunto é sexo: preferia transar com os amigos e parentes a fazer isso com desconhecidos; não importa o grau de parentesco, o sexo, a idade, o estado civil ou o que fosse. Qualquer lugar com pelo menos uma pessoa presente era uma oportunidade pra transar e não deveria ser desperdiçada.

"Deixaria um bom espírita chocado se dissesse a ele que a principal razão por que quero reencarnar é que na outra encarnação eu planejo comer quem por bobeira deixei de comer nessa."

Considera os que se declaram "heterossexuais - ou homossexuais- exclusivos" como deprimentes e medíocres senão, pessoas que não sabem que, de fato, todo ser humano é (ou deveria ser) essencialmente promíscuo e sem um rótulo específico quanto à sexualidade. Não se sabe o que é real e inventado pois, ela mesma, se autodeclara como mentirosa - assim como todas as pessoas afinal, [sic] mente-se o tempo todo e (...) a vida é uma mentira impenitente, renitente e resistente.

De uma forma geral achei o livro mediano e não vi nada especial. A mim pareceu que estava lendo o texto de um cara exibindo suas peripécias sexuais se passando por mulher.
Não odiei o livro; mas... sim, esperava mais dele.
Michel 22/11/2019minha estante
Do João Ubaldo eu só li algumas crônicas... O distanciamento de rótulos sexuais vai na direção das muitas pesquisas feita pelo sexólogo, Dr. Kinsey, o que eu concordo com várias delas.

Fernanda1943 14/03/2020minha estante
Um cara falando sobre as peripécias sexuais... pq diz isso? Uma mulher não pode agir assim?

Denise.Marreiros 04/12/2021

Meus olhos sangraram em muitos momentos, meu riso veio fácil em outros, mas o sentimento predominante foi de indignação. Esse livro é o resumo da mulher inexistente que habita o imaginário de muitos homens que nunca conseguiram entendê-las e muito menos dar-lhes o prazer que é tão descrito no livro. Cheguei a ter pena, não sei se do autor ou dos homens que pensam como a "mulher"que narra essa história.
Bandeira5 05/12/2021minha estante
Mandei DM

Beatriz.Diniz 24/01/2022minha estante
Concordo totalmente! A mulher desse livro só poderia existir na cabeça de um homem. É nojento

Dandarah.Filgueira 23/01/2023

Curioso
É bem escrito, porém algumas opiniões e pensamentos da protagonista (sobre o feminismo, por exemplo) só poderiam ter saído da cabeça de um homem...
Raíssa 29/01/2023minha estante
O livro é de 98/99. Acredito que certas coisas progrediram de lá pra cá, não?

Dandarah.Filgueira 09/03/2023minha estante
Nessa época a teoria feminista já era bem consolidada, não faz tanto tempo assim, até porque há livros mais antigos do que esse e menos machistas. Ainda mais considerando que a ideia do autor era uma protagonista de mente aberta e "pra frentex", mas parece que só no que diz respeito às fantasias sexuais dos homens. Além disso, o discurso que ele utiliza para criticar o feminismo insinuando que são mulheres que não gostam de homens ou querem ser superior aos homens é coisa que se escuta hoje em dia sim.

Évelin Noah 10/05/2020

Um bom livro!
A casa dos Budas Ditosos é um bom livro! Divertido!
Aquele tipo de livro que lemos em uma única sentada.
O que o deixa mais interessante é o fato de não sabermos se é uma história real ou apenas mais uma das genialidades da mente do João Ubaldo Ribeiro.
GArson.Mello 05/08/2020minha estante
Exato. Nunca saberemos a verdade...hehe

Évelin Noah 05/08/2020minha estante

Bruno 17/08/2022minha estante
Tem também incesto, aborto, tem zoofilia (que é crime também), uso explícito de drogas, ataques pesados a religiões (católica e evangélica) e por ai vai. Tem muito gatilho. Porém como é narrado em primeira pessoa, apesar da personagem defender tudo isso q falei, é só a opinião dela ??
Os livros devem ter sua liberdade. Definitivamente eu não indicaria esse aqui a muita gente kkkkkkk

Drica.Barros 21/08/2022minha estante
Concordo totalmente com você.

Julio.Argibay 04/02/2018

Sade soteropolitano
Pra começar eu queria ler: Viva o povo brasileiro, mas sabe como eh... 600 páginas ... aí.... apelei pra esse de Ubaldo: A casa dos budas ditosos. Me surpreendi, a personagem eh como se fosse o Marquez de Sade soteropolitano e mulher, porem muito melhor, mais filosofico, mais simpático, mais fácil de ler. A personagem principal eh como se fosse uma Madame Bovary mais estilizada, atual, independente e emancipada. Finalizando, como se diz no livro: na epoca se a moça 'desse' em Salvador até em Feira ficava se sabendo. Rssss
Alê | @alexandrejjr 04/07/2020minha estante
Julio, então esquece de ter gostado desse livro. "Viva o povo brasileiro" parece ser até de outro autor de tão superior que ele é em relação ao "A casa dos budas ditosos".

Emanuel Xampy Fontinhas 13/06/2020

...
Não tenho costume de ler críticas e resenhas antes de ler um livro, então entro neles sempre as cegas, pra mim é melhor assim, porque se tivesse lido a respeito não teria lido esse aqui. E também não tenho o costume de abandonar leituras, então fui até o fim, mesmo porque é bem compacto, se tivesse mais de trezentas páginas não sei se conseguiria. O autor escreve bem, tem um léxico invejável, mas pra mim não ajudou muito aqui. Engraçado que ele, em algum momento, critica Henry James pela falta de enredo nos seus livros, mas faz exatamente o mesmo aqui. Não tem nenhuma história, só um falatório que pretende ser uma pornografia intelectualizada, mas, na minha opinião, é só verborragia. Tem alguns momentos interessantes, pra gente entender a mentalidade do autor mas é isso. Aliás ele nem teve coragem de admitir tudo isso escrevendo uma crônica, que fosse, inventou uma fábula de que recebeu umas gravações de uma mulher misteriosa, o que pra mim piora tudo, porque é só mais um homem achando que tem propriedade pra falar sobre a sexualidade e a sensualidade feminina sem sequer entender do que fala. Teria sido muito mais interessante se ele fosse de fato o personagem e nos contasse suas próprias aventuras sexuais. Do jeito que está posto não me convenceu não. Só não digo que é ruim porque ele, de fato, domina as técnicas da escrita ficcional.
Alê | @alexandrejjr 11/07/2020minha estante
Tô contigo nessa, faltou autenticidade.

anaog 23/05/2017

Não gostei!
Não gostei do livro. Longe de mim julgar o conteúdo de imoral ou me chocar com as cenas descritas. Não gostei mesmo foi da narrativa, achei desinteressante, não tinha nenhuma vontade de continuar a ler, sem ganchos não gerava expectativas. Pulei vários parágrafos por puro tédio da leitura e tenho certeza que não perdi nenhum detalhe da narrativa.
Livro chato e repetitivo, não recomendo.
Bruna 21/02/2019minha estante
Concordo

Bec 30/12/2018minha estante
Esse livro também me surpreendeu e no final fiquei foi com gosto de quero mais, apesar da descrição de toda luxúria que você citou(sim eu gostei dessa parte também) a narrativa é uma delícia de ler. Com certeza vou ler outras obras deste autor.

RoSousaAlenc 16/02/2020

Delicioso
Se você gosta de historias com sexo, e se gostou da trilogia 50 tons, certeza que você vai gostar desse ainda mais!
Fernanda1943 14/03/2020minha estante
Não é nada parecido com 50 tons de cinza...