A garota do outro lado da rua

Resenhas - A garota do outro lado da rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

nadia.gabriel 02/03/2022

Livro adorável
Eu amei a forma da escrita, é o primeiro livro que leio desta autora e com certeza vou ler os outros livros dela, além do que é uma escritora brasileira. É uma história que nos prende. Eu li este livro em apenas dois dias. Recomendadíssimo.

Cintia.Borges 27/07/2021

historia razoável,o final deixa muito a desejar,fiquei muito decepcionada com o fim da história ....

MiCandeloro 13/08/2013

Fofíssimo!
Quem nunca se apaixonou por alguém que existe somente na nossa cabeça? Temos o costume tão grande de idealizar as pessoas ao nosso redor que quando as nossas expectativas não correspondem à realidade, ficamos totalmente frustrados e decepcionados.

Pode-se dizer que foi exatamente isto que aconteceu com Enzo.

Enzo e Rafaela estudavam no mesmo colégio além de serem vizinhos de porta, porém, nunca haviam se falado ou sequer trocado um cumprimento cordial. Enzo era apaixonado por Rafaela desde criança e endeusava a adolescente. Rafaela, por sua vez, nem sequer sabia da existência de Enzo, afinal, ambos eram completamente diferentes e viviam praticamente em universos paralelos.

Enquanto Enzo era o CDF da turma, vulgo impopular e mal quisto pelo grupinho de Rafaela, a menina era desejada e invejada por todos. Mimada, egoísta, fútil e mesquinha, Rafaela sentia-se a dona do mundo.

Um dia, Enzo e Rafaela são obrigados a conviver, depois de ficarem perdidos na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, enquanto faziam uma excursão com a turma de colégio. Ali, no meio da mata, lutando pela sobrevivência, em uma situação excepcional, Enzo e Rafaela perceberão que as coisas não são como parecem ser. Será que pessoas tão diferentes como eles serão capazes de se tornar amigos? Ou a convivência forçada só reforçará a distância que já existe entre Enzo e Rafaela? Leiam e descubram.

***

Este é o primeiro livro que leio da autora brasileira Lycia Barros, e posso dizer que gostei bastante. O livro é infanto-juvenil, uma típica história de adolescentes para adolescentes, portanto, se vocês não gostam desse gênero, não se arrisquem, mas se forem como eu, uma eterna adolescente, leiam, pois vocês irão achar muito fofo!

O livro é finíssimo e muito rápido de ler, fiquei ansiando para saber mais e mais, porque criei uma empatia grande com os personagens. A leitura é super fluída e os capítulos têm um ritmo gostoso e rápido, além de serem narrados de forma alternada por ambos protagonistas. Amo quando os autores fazem isso porque nos dá a possibilidade de ver e sentir através da ótica de cada um dos personagens.

Apesar de Rafaela ser uma menina extremamente irritante, me identifiquei demais com ela. Todos temos um pouco de Rafaela dentro de nós. Eu particularmente tenho muito, e diversas vezes tive a impressão de ver a mim mesma quando adolescente. Tá certo que mesmo depois de adulta o Junior pagou seus pecados comigo, assim como o Enzo sofreu nas mãos de Rafaela.

De igual modo, gostei demais do Enzo. Ele é um menino muito querido, muito preocupado com os outros, inteligente e romântico. Todos também temos um pouco do Enzo no nosso ser. Mas o que mais gostei é que a Lycia não transformou o garoto num personagem perfeito, todo certinho, pelo contrário, Enzo tem tantos defeitos quanto Rafaela, o que o torna ainda mais real.

Adorei a criatividade da autora em criar uma história num ambiente não inóspito e pouco explorado como a Floresta da Tijuca. Ela foi tão bem descrita que foi possível me situar em cada local percorrido pelos personagens, bem como sentir a angústia e os temores que eles sentiram. Não sei o que seria de mim se me perdesse por lá, acho que teria reagido de forma muito pior que Rafaela.. hehe.

Ri diversas vezes durante o texto e adorei o linguajar jovem e descolado utilizado por Lycia. Só preciso dizer que torci para que o final fosse diferente, mas de qualquer forma, gostei de como as coisas terminaram. O que posso dizer é que A Garota do Outro Lado da Rua é um livro leve, gostoso e divertido, principalmente para ler numa tarde fria e chuvosa como foi a de hoje em Porto Alegre.

Se precisasse resumir o livro em uma única palavra, diria que ele é "fofíssimo". Fiquei bem curiosa para ler os outros livros da Lycia, porque pelo que conheci da autora, ela é dotada de uma criatividade absurda. É incrível como ela consegue criar uma história interessante a partir de situações aparentemente irrelevantes ou clichês. Super recomendo!

Resenha Originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2013/08/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Vanessa Sueroz 03/09/2012

A garota do outro lado da rua
O livro conta a história de Enzo e Rafaela, vizinhos que estudam na mesma escola, porém nunca se falaram. A história é narrada pelos dois, um pedaço pelo Enzo e outro pedaço ela Rafaela, respectivamente, e com isso acabamos conhecendo os dois de forma bem intensa.

O livro se passa no Rio de Janeiro, Enzo é um tímico nerd, tímido e apaixonado secretamente por sua vizinha Rafaela, a garota popular da escola.

Mas a história realmente começa em um sábado, quando a escola decide levar os alunos para um passeia na Floresta da Tijuca, com esse passeio chegando conhecemos Alana, uma menina fofa da sala do Enzo que fala sem parar e conhecemos o melhor amigo de Enzo, Leandro.

Acontece uma confusão durante o passeio e Enzo e Rafaela acabam se perdendo na floresta e finalmente a aventura do livro começa. Ambos acabam se conhecendo, descobrem os sentimentos e finalmente se tornam colegas. Enzo a cada página se mostra um garoto muito fofo e compreensivo, e além de tudo bem corajoso.

Gostei bastante do livro, mas detestei a Rafaela, achei a personagem real, porém pessoas assim me irritam muito, cheia de fricotes e frescuras, sem contar que tem um ego do tamanho do mundo. O romance do livro deixa um pouco a desejar e muita gente se decepcionou com o final (eu particularmente achei bem legal).

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-garota-do-outro-lado-da-rua/

Nanda 26/04/2012

[Resenha] A Garota do Outro Lado da Rua
À primeira vista parece clichê, a velha história do nerd que se apaixona pela garota linda e popular, mas é só começar a ler que você descobre que o livro traz muito mais do que isso. Muito diferente das atuais historias de amor, que na maioria das vezes se apoiam no famoso "sexo vende", Lycia Barros traz um livro admirável, cheio de valores e com uma moral no fim. Juntando elementos simples, e dando destaque a preservação da natureza, a autora conseguiu criar um quadro que vai além de beijos e do típico romance adolescente.
Admito que como uma fã de Harry Potter, Lycia me conquistou logo de cara com a citação de Harry Potter e a Ordem da Fênix no inicio, mas o livro em si e cativante.

"O mundo não se divide em pessoas boas e más.
Todos temos luz e trevas dentro de nós.
O que importa é o lado o qual decidimos seguir.
Isso é realmente o que somos.
- Sirius Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix)"

A historia é contada por dois pontos de vista extremamente diferentes, o de Enzo, e o de Rafaela. Enzo é apaixonado por Rafaela desde criança, ele tem um verdadeiro amor platônico por ela, e a coloca num pedestal.

“Às vezes, eu ficava durante horas sentado na calçada com a minha caixa da coleção de insetos colocada entre os joelhos, pensando em chamá-la para brincar, mas nunca tive coragem.”

Tudo o que Enzo imaginava sobre Rafaela começa a desmoronar quando, depois de um incidente durante uma excursão da escola, eles ficam perdidos na floresta. Com diálogos simples, e as tiradas sarcásticas de Enzo a história se conduz de forma divertida.

“Não, fique aqui. Olha – abri minha mochila-, fique com isso. – Entreguei-lhe meu desodorante, me esforçando para manter a seriedade. – Bichos têm medo disso, se algum aparecer e te ameaçar, espirre com toda força. Mas se eles não se meterem com você, fique quietinha.Intrigada, Rafaela deu uma rápida borrifada no ar.- Eu gosto do cheiro, por que eles iriam fugir?Segurei uma risada.- Por causa do barulho, não do cheiro.”

Na visão de Rafaela vemos uma garota ligada nas aparências, mas que por dentro e confusa como qualquer outra garota de 15 anos. A convivência com Enzo começa a despertar sentimentos nela, alguns deles bem indesejáveis, e que ela não compreende bem.

“Começo a perceber que sempre quis admirar esse tipo de cara. Talvez já admirasse secretamente, embora reconheça que não são populares. Mas é como se Enzo cutucasse uma parte boa dentro de mim. Tenho plena consciência disso, muito embora acredite que jamais darei o braço a torcer. Minha vida era tão simples antes de conhecê-lo... Eu a quero de volta.Ainda faço um pedido secreto: se houver realmente um Criador neste mundo, por favor, transforme Enzo em alguém atraente!”

Em meio a varias brigas deles, e alguns chiliques de Rafaela, Enzo começa a descobrir que ela não e perfeita como ele a idealizou. E tudo o que eles passam leva a um final surpreendente.
Eu adorei o livro, consegui realmente sentir, e me identificar com os personagens, e gostei da mensagem que o livro traz. Eu li o livro em um dia, e no outro dia já estava lendo de novo, e uma leitura que prende a atenção e não cansa, recomendo com certeza!
Nanda 19/08/2012minha estante
Originalmente postada em: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/04/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Livros e Pops 25/08/2015

Resenha
Escrito por Lycia Barros e publicado pela editora Novo Século; esta é mais uma literatura brasileira que conquistou meu coração!

O livro tem poucas páginas, apenas 115 para leitura e as últimas 4 páginas são de questionários e temas para redação. Achei bem interessante o estilo do livro, bom para se usar em trabalho de escola.
Sobre a história, é bastante bonitinha. O Enzo é um adolescente que sempre foi apaixonado pela vizinha Rafaela. Quando a escola promove um passeio de trilha , Enzo tem a sua primeira chance para conversar e se aproximar de Rafaela.
Mas os dois são completamente diferentes um do outro. Enzo é aventureiro e gosta de natureza ; Rafaela por outro lado já gosta de civilização ,festas e ficar sempre na moda. Com o tempo, Enzo vai percebendo que as aparências não querem dizer nada sobre o que realmente as pessoas são. Ele aprende que o verdadeiro amor pode está onde você não espera e de quem você não espera.
O livro é narrado primeiramente por Enzo, que põe todas as suas ideias sobre a Rafaela e outros assuntos de que gosta muito bem claros para o leitor. Depois de um tempo, passa a ser narrado por Rafaela. Mais para o final do livro para ser exata.
Gostei muito da história.Adorei o Enzo(claro, gostei dele pq na história ele curte a natureza, e eu tbém amo muito apreciar a natureza). Recomendo para quem gosta de literatura nacional e um romance teen super fofo!!

site: http://gabookeveryday.blogspot.com.br/

Jôjô 20/03/2021

Gostei da história, não gostei dessa Rafaela esnobe, gostei do Enzo tentou mostrar pra ela o que tanto admirava mas ela preferiu ser o que as amigas diziam, ainda bem que Enzo enxergou em Aluna o que tanto procurava.

Anderson 28/01/2013

O Livro da Minha Vida
Chorar. Foi o que eu tive vontade de fazer quando eu li esse livro. Eu esbarrei nele e deixei ele pra lá. Ontem eu resolvi lê-lo e não consegui para até terminar. Eu não sou acostumado a ler. Mas esse livro foi tão especial pra mim que eu li em 4 horas. Eu me vi no protagonista. Eu era o protagonista. Se eu continuar assim eu vou chorar.
Em relação a parte técnica esse livro tem alguns errinhos como troca de letras mas fora isso o livro foi perfeito pra mim. Não quero dar spoiler mas o final é bem satisfatório.

Marcelle 22/06/2017

A garota do outro lado da rua - Ago/2014
Como escrito na capa, esse realmente é um livro teen. Sou muito fã da Lycia Barros, mas comparados a outros livros da autora que li, achei esse um pouco mais fraco, acredito que o motivo seja realmente pelo fato de ser dedicado a um público mais jovem.

A história é um tanto clichê, e eu adoro clichês. Mas a forma como a aproximação de Rafaela e Enzo - os protagonistas e narradores da história - aconteceu foi um tanto quanto diferente. Gostei muito dessa parte e me tornei fã número um de Enzo, tão inteligente, centrado e apaixonado.
Já não posso dizer o mesmo de Rafaela. Ela me irritou em vários momentos, mas acho que esse era mesmo o objetivo da autora, podemos tirar muita coisa do relacionamento dos dois.

O livro é bem curto, em uma hora e meia concluímos a leitura e a história se passa praticamente com os nossos protagonistas perdidos na mata, como eles fazem para sobreviver e passar o tempo, suas tentativas de retornarem a trilha, seus diálogos reveladores, etc.

A Garota do Outro Lado da Rua nos mostra que nem sempre as pessoas são como imaginamos. Que a aparência pode enganar muito e que tantas pessoas são escravas da imagem. Nos mostra que as vezes julgamos alguém por algum ato, mas não olhamos para os nossos próprios atos. E nos mostra ainda que, nem sempre as coisas são do jeito que deveriam ser.
É uma leitura bem leve para passar o tempo, mas indicada realmente ao público jovem, acho que trará boas coisas.

Lala Paes 07/06/2012

Enzo sempre foi apaixonado por Rafaela, a garota que estudava com ele e morava em frente à sua casa. Porém, eles nunca tinham se falado. Certo dia, em uma excursão da escola, eles são assaltados e Enzo corre para dentro da densa mata com Rafaela. Lá, enfrentando os perigos do lugar, sendo forçados a viverem juntos, eles conhecem melhor um ao outro. Ela descobre nele um garoto que nunca tinha sido notado, mas que ela teria muito respeito, por todas as coisas que sabia e tudo o mais. Ele descobre nela alguém que ele realmente não esperava que ela fosse. Depois de aproximadamente três dias presos na mata, são salvos. E o que o futuro na escola reserva para Enzo? As coisas que passaram perdidos na mata irão ficar apenas lá? O que acontecerá aos amigos de Enzo em relação a ele?

Leitura rápida e fácil, A Garota do Outro Lado da Rua.

Maria.ingridi 07/02/2023

Romance
Achei o livro mais ou menos parece sessão da tarde só que o final não achei que foi tão de acordo com o começo .

Dea 22/10/2012

O livro trata de um romance adolescente. Enzo é um garoto apaixonado pela sua vizinha. Não sei se foi intenção da autora, mas me lembrou bastante do filme de homem aranha, no qual Peter Parker, o cdf da turma, é apaixonado pela Mary Jane, uma garota bastante popular no colégio. É uma história pequena, mas mesmo assim, é bem interessante. O final também me agradou muito. É um ótimo livro que nos leva a refletir sobre diversas escolhas que fazemos em nossas vidas e o que realmente devemos dar importância, tanto para o relacionamento amoroso, quanto para os relacionamentos sociais e familiares.

Bitinha 20/09/2012

A garota do outro lado da rua, escrito pela Lycia Barros, conta a estória de Enzo e sua paixonite por Rafaela, sua vizinha. Ele é um cara inteligente, gentil, paciente, e apaixonado, claro. Ele nutre essa paixão por sua vizinha e colega de classe desde que se entende por gente (lê-se: desde sempre, praticamente) mas a paixão não é correspondida. Enzo e Rafaela são opostos um do outro, o típico nerd e a típica garota popular. Quando se perdem na Floresta da Tijuca, surge a oportunidade inesperada deles conviverem por alguns dias e se conhecerem melhor.

A primeira parte do livro é narrada por Enzo e a segunda por Rafaela. A narração é fácil; quando você se dá conta já está quase terminando a leitura do livro. É bem rapidinho de ler e a escrita não deixa buracos na estória, assim como nada que acontece é desnecessário.

A construção dos personagens foi feita de forma impecável e a autora fez um ótimo trabalho nisso. Tomei uma simpatia gigante por Enzo logo nas primeiras páginas, e é impossível não gostar dele da mesma forma que é totalmente possível odiar Rafaela. Os outros personagens que aparecem poucas vezes não passam despercebidos.

A trama é bem desenvolvida e Lycia nos traz um assunto batido mas que não deixa de estar por aí. Ela nos mostra o que, muitas vezes, está estampado na nossa cara (e, às vezes, até em nós mesmos!) e como isso pode ser prejudicial. Rafaela é a garota que se importa com o que os outros pensam sobre tudo; acredita que sua imagem tem de ser a melhor possível - e quanto mais longe de nerds, melhor. Mas, isso não é abordado de forma infantil e sim da melhor forma para que possa mostrar a futilidade que a personagem esbanja. E como esse "defeito" pode ter conserto mas descartamos a oportunidade de melhorar.

A obra de Lycia Barros me pareceu completa, por isso a avaliação em 5. Recomendo a leitura para quem gosta de algo mais tranquilo. O livro é mais "teen", como descrito na própria capa, e trata mais sobre adolescência, seus conflitos e as descobertas. Sem contar que é uma verdadeira aula de escoteiro esse livro, rsrs. Vale a pena realizar essa leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6