A garota do outro lado da rua

A garota do outro lado da rua Lycia Barros

Resenhas - A garota do outro lado da rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lady 25/07/2012

Recebi A Garota do Outro Lado da Rua como cortesia da autora Lycia Barros pela nossa parceria num evento dela em São Paulo há uns meses atrás. Além da capa bonita, a sinopse era legal, e fiquei bastante intrigada, principalmente, em desvendar a história e, admito, compará-la ao outro livro da autora que eu já havia lido, A Bandeja.
Falando primeiro dessa comparação, já adianto que A Garota do Outro Lado da Rua em nada tem a ver com A Bandeja, tanto na questão de público alvo (este é mais teen enquanto o anterior é mais voltado para um público jovem-adulto) quanto na abordagem. A Bandeja tem uma aproximação espiritual-religiosa muito presente e clara, enquanto neste isso não é uma questão pertinente - coisa que eu considerei positiva, já que tinha sido justamente a questão religiosa que me fez gostar menos de A Bandeja.
A Garota do Outro Lado da Rua é uma leitura fácil e rápida, separada em 3 partes (cada uma num ponto de vista alternado entre o casal principal) e não em capítulos. Ambos os personagens são bastante reais - você com certeza já conheceu uma Rafaela e até se apaixonou por alguém assim uma vez na vida - e pra mim o melhor do livro está no desenvolvimento do relacionamento dos dois. Achei fantástico o fato de não ter sido tudo maravilhoso e ter rolado uma aproximação imediata, e por Rafaela nem de perto corresponder aos sentimentos ou expectativas do coitado do Enzo, e principalmente porque nos três dias em que a trama se passa eles se conhecem e amadurecem de uma forma extremamente clara. A Lycia soube trabalhar muito bem com os dois personagens e seus conflitos, tanto internos quanto entre si, e só nesse joguinho entre eles dá pra passar tranquilamente várias horas lendo sem cansar nem enjoar.
Pra mim o livro teria sido perfeito se o final fosse outro. Minha tristeza (e pontinha de decepção) com o livro ficou por conta do final, que não corresponde ao clima construído ao longo da narrativa nem à história em si. Não que ele não faça sentido, mas talvez apenas por ter sido dado de uma maneira muito imediata e pouco explorada. Não vou, é claro, contar o que acontece, mas pra mim foi uma quebra muito grande no clima e não era nem de longe algo que eu teria imaginado pro final (e olha que eu tinha criado várias possibilidades rs!). Mesmo assim, é um livro super bacana e gostoso de ler :)

Cyntia Bandeira 25/08/2014

Li este livro inteirinho hoje!
É uma história bem bacana. Gostei muito do Enzo.

Bela 04/08/2014

Paixonite adolescente
A garota do Outro lado da Rua. Autora: Lycia Barros. Editora: Novo Século. Páginas: 120.

Um romance pré-adolescente, #nostalgia, lembrei dos meu tempos de escola, dos livros que eu pegava na biblioteca e das paixonites platônicas Hahaha Bons tempos.

Enzo é um nerd que não liga pras zoações dos colegas de escola e a única coisa que o interessa mais do que botânica e a natureza é a Rafaela, sua vizinha de frente e colega de classe, por quem ele é apaixonado desde... sempre. Mas ela parece nem notar a existência do garoto, pois mesmo estando há tantos anos, tão próximos, nunca trocaram uma palavra sequer.

Rafaela vive em outro mundo, cercada de amigas e admiradores, é popular e uma das garotas mais cobiçadas da escola. Gosta de moda e tecnologia, Enzo sabe que não faz o tipo de garoto com quem a menina se relaciona, que são playboy, atléticos e narcisistas, mas não deixa de sonha acordado com a linda menina.
"A beleza nos confunde. Deixamos de saber o que queremos ou não."
É numa excursão para a Floresta da Tijuca que tudo parece mudar, a turma está conhecendo a floresta quando é surpreendida por um grupo de assaltantes armados, tinha que ser no Rio de Janeiro, obviamente as coisas tinham que sair do controle, afinal estamos falando de uma turma de adolescentes amedrontados no meio de uma floresta gigantesca. Depois de uma grande correria e tiros, Enzo puxa Rafaela e os dois saem correndo dentro da mata fechada. E eles acabam sozinhos perdidos.

"Lembrei-me também que uma vez li que não é bom que cheguemos muito perto de um ídolo, pois ao tocá-lo o dourado poderia escorrer-nos nas mãos. E era pura verdade, pois as minhas mão, agora, já estavam manchadas."

O livro é divido, uma parte é narrada por Enzo e outra por Rafaela. É muito fofinho, só um pouco clichê. Enzo é um perfeito cavalheiro, mas é esperto, já Rafaela se mostra uma garota fútil, que se preocupa muito mais com a aparência e com o que as pessoas pensam a seu respeito. Gostei muito mais da parte narrada por Enzo, Rafaela é muito enjoadinha, garota chata! u.u Mas o livro vale a pena, só não esqueçam que é para um público mais teen. ;) #FicaaDica

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

Fer - Mato Por Livros 15/06/2014

Leve, romântico e divertido
Aiiiiiiii amei, uma história infanto-juvenil MUITO fofa, mas realmente para quem gosta de histórias infanto-juvenis, pois a escrita da autora é totalmente voltada para esse público nesse livro. Mas eu AMEI! Alias eu adoro infanto-juvenis, rs!

Enzo e Rafaela não poderiam ser mais diferentes um do outro. Ela aquela menina super popular, de que todos querem serem amigos e estar próximos. Enzo é o rapaz inteligente, com poucos amigos, e que nada demais acontece em sua vida. Ambos são vizinhos, Rafaela mora em frente a sua casa, do outro lado da rua (por isso o nome do livro, creio eu, rs), mas Rafaela nunca percebeu sua existência , já Enzo sempre foi totalmente apaixonado por ela, aquele amor de infância mesmo, platônico e nunca correspondido.

Até que em uma excursão do colégio, os dois se perdem em meio á mata. Confesso que aqui eu já estava adorando a leitura, aventuras sempre me conquistam. Quando eu li a sinopse e já sabia que eles iam se perder na mata, eu pensei que seria só isso, mas não teve todo um acontecimento para chegar a esse ocorrido, achei um toque super legal da autora.

No começo pensei que Enzo, seria aqueles garotos super chatinhos, que fazem papéis de bobos quando estão apaixonados, e fazem tudo o que as garotas querem que façam. Como me enganei, Enzo é um garoto cheio de atitude, que não liga para o que os outros pensam e segue sua vida de acordo com o que ele gosta, sem se deixar influenciar pelos outros. Mesmo por Rafaela por quem é muito apaixonado, ele não se abala, soube se impor muito bem e muitas vezes colocou Rafa no seu devido lugar.

É muito fofo ver como ele reconhece todos os defeitos dela e mesmo assim continua gostando dela, sendo super gentil e cavalheiro. Rafa é aquela meninas que queremos quase que o tempo todo dar uns bons tapas, mas em alguns momentos achamos que ela ainda tem esperança e conseguimos visualizar alguma melhora, amadurecimento e reconhecimento de seus sentimentos por Enzo.

O final posso dizer que me pegou um pouco de surpresa, quando comecei o livro e conheci os personagens, achei que ia acontecer mesmo o que aconteceu no fim, mas depois de tudo o que viveram Rafa e Enzo, eu já esperava por outra coisa, então o final acabou sim me surpreendendo. Lycia Barros me enganou direitinho.

Eu queria outro fim para o livro, opa não outro fim, na verdade eu queria uma continuação para a história sabe? Eu amei a forma como acabou, mas o gostinho de quero mais ficou muito forte, e fiquei imaginando outros acontecimentos, que renderiam mais um livro super legal, ei adoraria acompanhar um amadurecimento maior dos personagens e ver Rafa e Enzo com outras atitudes, outros erros e outros acertos, não posso comentar muito senão o spoiler pode aparecer. Mas eu queria muito outro livro que pudesse desenvolver mais o relacionamento que aconteceu em A Garota do Outro Lado da Rua, uma continuação que pudesse falar de arrependimentos, corações balançados, e pudesse mostrar um pouco do amadurecimento dos personagens. Não posso falar mais muito do que quero senão vocês vão saber do fim que aconteceu nesse livro. Mais fiquei sim com gostinho de quero mais, muito mais.

E com certeza vou querer ler outros livros de Lycia Barros, ela tem mais alguns livros teen e alguns jovens adultos também, quero ler todos.

site: http://www.matoporlivros.com.br/

Ana Luiza 09/05/2014

Algumas pessoas e paixões são melhores na nossa cabeça
Duas pessoas não poderiam ser mais diferentes do que Enzo e Rafaela. Ele, um nerd inteligente e aplicado que não tem medo do que os outros pensam, é apaixonado por sua vizinha, uma menina linda que vive apenas de aparências. Rafa não parece sequer notar a existência de Enzo que, apesar do amor platônico não correspondido, é um garoto feliz, ainda mais quando seus olhos e pensamentos estão sobre a garota que ama.

Em uma excursão do colégio que dá errado, os dois adolescentes se veem obrigados a conviver em nome de sua sobrevivência. A aproximação forçada colocará ambos em uma experiência surreal, ao mesmo tempo assustadora e incrível, que poderá mudar para sempre o modo como enxergam um ao outro e também a si mesmos. Rafaela, que se mostra uma garota mimada, impulsiva e irritante, se vê completamente dependente daquele nerd que nunca notara, mas que provara ser um garoto fofo, educado, atencioso e inteligente.

Enquanto a Rafaela endeusada de Enzo se desmancha diante os seus olhos, o garoto tenta encontrar um meio de sair da mata onde estão perdidos, mas também de aceitar que a verdadeira Rafaela não é a mesma garota do outro lado da rua por quem ele se apaixonou. E Rafa terá de aprender que as aparências enganam e que aquilo que ela sempre repudiou pode ser o que ela mais deseja e precisa. Mas, de fato, os dois adolescentes continuam sendo muito diferentes. Será que a amizade conseguirá mantê-los vivos e unidos, mesmo depois que tudo isso acabar? Depois de uma aventura tão grande como essa, as coisas se manterão as mesmas?

“Eu sempre havia colocado Rafaela num pedestal, mas agora, ele estava em mil cacos no chão.” Pág. 108

“A Garota do Outro Lado da Rua” é um livro juvenil que, mais do que um romance cercado de aventuras, é uma obra que traz uma importante lição. A narrativa em primeira pessoa, intercalada entre Enzo e Rafaela, fácil, mas ao mesmo tempo bem elaborada da autora, se encaixa perfeitamente ao público destinado, além de se desenvolver de forma rápida e natural. Mesmo com uma trama simples, Barros conseguiu construir uma história envolvente e, mais importante, cheia de significados, que levam o leitor a refletir. Ao colocar seus personagens sobre situações extremas e, depois, de volta a normalidade, a autora consegue com que o leitor se coloque no lugar dos protagonistas e se pergunte se teria as mesmas atitudes. Amei o final do livro, que foi realmente surpreendente e condizente com a trama e com a mensagem que a autora quis passar.

Algo que também gostei bastante foi o modo como a autora conseguiu criar personagens tão cativantes quanto reais. Tanto Enzo quanto Rafaela possuem defeitos e qualidades e provocam no leitor diversas emoções. Os dois me irritaram em certos momentos com suas atitudes imaturas, próprias da idade mesmo, apesar de que, diferente de Enzo, Rafaela não conseguiu me conquistar. Enquanto o garoto aprende com seus erros e amadurece, Rafa não evolui durante a história e acaba sempre cedendo as pressões sociais e deixando-se ser uma garota fútil, cuja aparência física é o melhor atributo.

Não há reclamações também quanto a edição do livro. A diagramação, apesar de simples, estava boa. O tipo e tamanho da fonte também estavam bons. Adorei as páginas amareladas e de material mais grosso e resistente. A capa do livro é bonita e se encaixa perfeitamente a trama e a Rafaela e Enzo descritos.

“A Garota do Outro Lado da Rua” é, essencialmente, uma reflexão sobre as aparências e escolhas. Enzo e Rafaela eram mesmo muito diferentes, mas, mais do que personalidade, o que os torna tão opostos são suas atitudes. Barros exemplifica muito bem, em uma linguagem fácil e trama recheada de referências que dialogam com a realidade do leitor jovem, como são nossas atitudes que definem quem somos e não o modo como nos vestimos ou qualquer outro atributo fútil. Uma obra de muito valor filosófico, é um livro que recomendo principalmente para o público juvenil, mas também para aqueles que buscam um livro fácil, que, além de divertimento, trás uma mensagem própria.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Aninha 05/05/2014

Bem legal'
O livro é bem legal, tem aquele tom de filminho adolescente Comédia Romântica sabe (seria ótimo se virasse filme) é uma boa história,

Continua no Blog :)

site: http://byanak.blogspot.com.br/2014/01/a-garota-do-outro-lado-da-rua-lycia.html

Carlinhah 23/04/2014

Que livro mais lindo! Uma história pequena, leve e deliciosa.
Enzo sempre foi apaixonado pela vizinha da frente, a bela Rafaela, mas os dois nunca se falaram. Até que ambos ficam perdidos numa mata por três dias, e Enzo finalmente tem a chance de conhecer o amor da sua vida.

Enzo é o tipico CDF, que não liga para o que os outros pensam, não usa roupas de marca nem se preocupa com o visual. Rafaela é a tipica garota mais bonita da escola, que mantém suas amigas apenas para invejá-la, que namora o menino mais bonito da escola pelo status e vive pela aparência. Os dois não podiam ser mais diferentes, e essa história trata do quanto julgamos as pessoas pela embalagem. Enzo ama a garota linda, mas que por dentro é o contrário do que ele busca. E Rafaela ama o que lhe convém para a imagem social que almeja.

E o mais gostoso desse livro, é que ele te dá uma lição até a ultima página, quando Enzo percebe que não é na verdade muito diferente da Rafaela. Depois dessa história tão linda quero ler todos os livros da Lycia Barros.

site: http://leioimagino.blogspot.com.br/

"Ana Paula" 11/09/2012

11/09/2012
Enzo é apaixonado por Rafaela, mas ela é aquele tipo de garota que não encherga a beleza interior de ninguém. Uma menina fútil, mesquinha e que só pensa nela. Enzo é um cara super fofo, inteligente, dedicado e que é dificil de se encontrar.

Enzo nunca sequer falou com Rafaela, e vê sua chance de a conhecer mais, quando os dois se perdem na floresta da Tijuca e passam 3 dias perdidos na mata. Mas o que era pra ser romântico, acaba mostrando a Enzo que Rafaela não é o que ele pensava.

"Eu não queria sentir aquele prazer incompreencível e ofuscante que ela sempre me causava. Meu sentimento por ela apenas crescia, mesmo depois de descobrir os seus defeitos." Enzo Pag: 50

Me peguei varias vezes dizendo: "ai!!! que fofo!!!" dos pensamentos de Enzo. E chinguei muito a Rafaela. Eles perdidos na mata e ela pensando em Big Brother? Pelo amordedeus!!!! Mais adorei o livro e o final foi surpreendente!!!!

"Coisa mais estranha: Enzo me fascina. Nunca havia reparado nele até chegarmos aqui. Ele era como parte do mobiliario daquela escola, totalmente ignorável, e no condomínio, praticamente invisível." Rafaela Pag: 76

Um livro muito teen, mas vale a pena ler pelos ensinamentos que ele nos tras. Em uma época onde a beleza é o centro das atenções, um livro assim faz as pessoas enchegarem a verdadeira beleza dentro de cada um.

AIL 27/08/2012

Resenha no AIL

Bitinha 20/09/2012

A garota do outro lado da rua, escrito pela Lycia Barros, conta a estória de Enzo e sua paixonite por Rafaela, sua vizinha. Ele é um cara inteligente, gentil, paciente, e apaixonado, claro. Ele nutre essa paixão por sua vizinha e colega de classe desde que se entende por gente (lê-se: desde sempre, praticamente) mas a paixão não é correspondida. Enzo e Rafaela são opostos um do outro, o típico nerd e a típica garota popular. Quando se perdem na Floresta da Tijuca, surge a oportunidade inesperada deles conviverem por alguns dias e se conhecerem melhor.

A primeira parte do livro é narrada por Enzo e a segunda por Rafaela. A narração é fácil; quando você se dá conta já está quase terminando a leitura do livro. É bem rapidinho de ler e a escrita não deixa buracos na estória, assim como nada que acontece é desnecessário.

A construção dos personagens foi feita de forma impecável e a autora fez um ótimo trabalho nisso. Tomei uma simpatia gigante por Enzo logo nas primeiras páginas, e é impossível não gostar dele da mesma forma que é totalmente possível odiar Rafaela. Os outros personagens que aparecem poucas vezes não passam despercebidos.

A trama é bem desenvolvida e Lycia nos traz um assunto batido mas que não deixa de estar por aí. Ela nos mostra o que, muitas vezes, está estampado na nossa cara (e, às vezes, até em nós mesmos!) e como isso pode ser prejudicial. Rafaela é a garota que se importa com o que os outros pensam sobre tudo; acredita que sua imagem tem de ser a melhor possível - e quanto mais longe de nerds, melhor. Mas, isso não é abordado de forma infantil e sim da melhor forma para que possa mostrar a futilidade que a personagem esbanja. E como esse "defeito" pode ter conserto mas descartamos a oportunidade de melhorar.

A obra de Lycia Barros me pareceu completa, por isso a avaliação em 5. Recomendo a leitura para quem gosta de algo mais tranquilo. O livro é mais "teen", como descrito na própria capa, e trata mais sobre adolescência, seus conflitos e as descobertas. Sem contar que é uma verdadeira aula de escoteiro esse livro, rsrs. Vale a pena realizar essa leitura.

Dea 22/10/2012

O livro trata de um romance adolescente. Enzo é um garoto apaixonado pela sua vizinha. Não sei se foi intenção da autora, mas me lembrou bastante do filme de homem aranha, no qual Peter Parker, o cdf da turma, é apaixonado pela Mary Jane, uma garota bastante popular no colégio. É uma história pequena, mas mesmo assim, é bem interessante. O final também me agradou muito. É um ótimo livro que nos leva a refletir sobre diversas escolhas que fazemos em nossas vidas e o que realmente devemos dar importância, tanto para o relacionamento amoroso, quanto para os relacionamentos sociais e familiares.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6