Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

*Ne* 03/08/2020

Uma leitura difícil (principalmente nas primeiras páginas) mas fantástica.

Nayane46 04/08/2020

Entrou facilmente para a minha lista de favoritos
Tem apenas alguns minutos que terminei de ler "Grande Sertão: Veredas" e não tenho nem palavras pra expressar o quão maravilhosa é esta obra.

No começo foi difícil engatar a leitura, a achei complicada demais. Algumas vezes por não entender um parágrafo precisei rele-lo. Mas com o tempo fui me acostumando com o jeito de escrever de Guimarães Rosa.
E que bom que não desisti da leitura. Valeu a pena demais.

Há muito um livro não me levava as lágrimas. E não só me fez chorar, como por vezes senti meu coração se apertar e em outros momentos se aquecer.

É um livro que tornou-se muito importante para mim. E que indico a todos.

"Diadorim é a minha neblina"

Daniele Freitas Pacheco 05/08/2020

Viver é muito perigoso...
As primeiras páginas foram "assim-assim" como disse Fernando Sabino. No início, confesso que me senti aturdida com a linguagem e confusa com mistura de diversas narrativas... Mas depois de um certo ponto, algo mudou: a leitura começou a fluir e meu interesse pela narrativa aumentou. Grande sertão: Veredas não é pra qualquer um, o leitor tem que ter duas coisas básicas para não desistir da leitura: interesse e persistência. Infelizmente eu sabia um baita spoiler do livro, então acho que minha experiência foi comprometida. Enfim, ler esse livro foi muito desafiador e ao mesmo tempo bom.

Marj 06/08/2020

"Viver é muito perigoso."

Um clássico de nossa literatura, desafiador, monumental, mas que vale cada linha e que, após a conclusão, nos deixa com uma marca profunda que nos seguirá para sempre.

ingridayremoraes 07/08/2020

Leitura desafiadora mas que vale a pena
Desbravar o sertão ao lado da jagunçagem é uma aventura inesquecível. As memórias contadas pelo protagonista Riobaldo revelam que certos questionamentos humanos são universais e nos fazem refletir sobre o amor e a amizade.

Lavinia Teodoro 08/08/2020

Desvende Veredas e Segredos
Eu enrolei muito muito para finalmente ler Grande Sertão Veredas.
Estava na minha estante há pelo menos 1 ano. Já havia tentado ler antes, mas achei difícil após 20 páginas e parei.

Foi com a leitura coletiva da Isabella Lubrano que eu tomei coragem. Topei ler um livro de 600 páginas SEM NENHUM CAPÍTULO.
É, João Guimarães Rosa não pensou em nenhum leitor. Nem quando decidiu não usar capítulos, nem quando decidiu inventar umas palavras, escrever como se fala. Encararia parágrafos de uma página inteira.
Topei, 5% ao dia, exatas 30 páginas por dia.
Me enrolei sim. Foi difícil programar 20 dias certinho. Havia dias em que eu lia 90 e dias em que eu li 0.
Mas eu consegui, foram 22 dias de leitura!
Vamos falar do livro!!

No início, nós caímos de cabeça numa conversa, um homem que ainda não sabemos quem está falando e falando. Com o tempo vamos entendendo o que está acontecendo, quem está falando e como foi a vida dessa pessoa.
Eu não queria dar nenhum spoiler, porque tomei um grande. Tem toda uma magia em ler o livro. Vamos descobrindo e sabendo da vida de Riobaldo, o homem que está falando e falando.
Nós vamos entrar nas histórias da jagunçagem. Nesta obra incrível teremos amor, vingança, lutas, guerras e muita muita reflexão. Riobaldo é um filósofo que pensa sobre a vida, sobre o sentido das coisas.

Eu indico sem dúvidas, mas seja forte, tenha persistência porque vai valer a pena. Não larga antes da página 100, o livro merece. Conheçam Diadorim, conheçam Otacília. Mergulhem sem medo. Grande Sertão Veredas merece uma chance. Dê a você a experiência de uma maravilhosa leitura!

Stephanie.Nietto 10/08/2020

Estou tola...
Eu "me demorei" pra vir aqui e ter coragem de escrever algo sobre esse livro, porque ao mesmo tempo em que ele me deixou completamente sem palavras, também me deixou com uma vontade imensa de sair por aí gritando o quanto deveríamos valorizar nossa literatura, o quanto deveríamos valorizar o gênio que foi Guimarães Rosa e o quanto deveríamos valorizar o Grande Sertão Veredas.

Eu não tinha intenção alguma (e muito menos me achava capaz) de desbravar o sertão mineiro, ou de fazer essa travessia, mas graças a Isa, do Ler antes de Morrer, criei coragem e mergulhei numa história que, incrivelmente eu não havia recebido nenhum spoiler, e nem tinha ideia do que se tratava.

Enfim, não sou ninguém pra ficar fazendo análises críticas sobre livros, até porque esse foi muito além de qualquer experiência pra mim. Mais do que um retrato do sertão, mais do que um devaneio psicanalista, e mais do que todas as invenções linguísticas de Guimarães Rosa, vou sempre levar Grande Sertão comigo como uma história de amor (e que história mais trabalhosa de entender e participar rs).

Eu me perdia, relia, ria, ficava feliz por entender e por sentir através de palavras tantas emoções. Enfim, eu me descobria a cada narrativa do personagem.

"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."
...
"Amor é a gente querendo achar o que é da gente"

Claudine 13/08/2020

Releitura ou revivência do Sertão e suas paixões
Em 2020, no meio da pandemia, meu amigo Cloves me disse que queria ler Grande Sertão: Veredas. Comentei que eu gostaria de reler esse romance. Então veio a ideia da leitura conjunta. E assim, a cada semana nos encontramos virtualmente para comentar nossas impressões sobre a travessia. Para mim, o deleite foi duplo: revivi as emoções como quem reencontra amigos: Riobaldo, Diadorim ?, Zé Bebelo, Alaripe... E ainda acompanhei o deslumbramento do primeiro contato com o Sertão vivido por Cloves. Também foi desafio, pois eu precisava me segurar para não revelar alguns detalhes da história para não tirar do Cloves a sensação das descobertas pela leitura.

Foi uma experiência maravilhosa e leve. Recomendo a leitura do GSV a todos.

Moises Celestino 13/08/2020

Revisão deste clássico...
"Grande Sertão: Veredas", obra literária de altíssimo nível, elaborada com originalidade por Guimarães Rosa, é daqueles clássicos que permanecerão para sempre eternizados nas memórias e corações do público amante da literatura brasileira e universal.

Steph.Mostav 15/08/2020

O maior romance brasileiro do século XX
Não foi uma releitura - foi uma experiência. Ou melhor, uma travessia. Atravessar o sertão junto de Riobaldo foi até mais impressionante que da primeira vez. Porque esse é o tipo de livro que é tão genial que mesmo spoilers não estragam a leitura. Mesmo já sabendo do final, isso não me impediu de sentir, de questionar, de sofrer, de torcer. É aquele tipo de obra-prima difícil de classificar, talvez porque até hoje ainda não exista uma categoria em que ela se encaixe. Está mais para mistura. Mistura de narrativa oral com romance de formação, de pequenos causos com uma longa aventura, de divino com profano, de amor com vingança. De lírico, dramático e épico, tudo em um só texto. Também mescla o jorro ininterrupto do monólogo com as interferências implícitas do diálogo, o que faz da presença do narrador desnecessária. Grande Sertão é inteiro uma fala só, a fala de Riobaldo, enquanto narra sua história a um interlocutor desconhecido mas letrado, oriundo da cidade. Dessa fala ele resgata a própria memória como tentativa de dar sentido à vida e explicar o que até hoje permanece como dúvida. É mais um da longa tradição de pactos fáusticos e de longe um dos meus preferidos. Riobaldo se atormenta pelo pacto e pelas consequências deste, assim como está dividido entre esse sofrimento e a negação da existência do "diabo na rua, no meio do redemoinho". E não só do acordo com o demônio e de guerras entre jagunços se faz o livro, como também do relacionamento entre Riobaldo e Diadorim, um dos mais lindos da história da literatura. É desse amor que nascem alguns dos trechos mais bonitos, assim como através do contraste com a certeza de Diadorim percebemos como Riobaldo sempre foi cheio de dúvidas. Até porque ele também é uma mistura: homem de armas mas também de letras, que sempre se sentiu diferente entre os seus. O que eu sinto ao reler, acima de tudo, é orgulho pelo talento do nosso maior escritor do século XX. Guimarães Rosa é um de nossos tesouros. A carta de Clarice Lispector traduziu minhas impressões em texto e eu me emocionei mais uma vez. Dou os parabéns à seleção de textos ao final sobre Grande Sertão. Ainda que alguns sejam melhores que outros, todos enriquecem a leitura.

Luds 15/08/2020

Travessia
Que alegria foi fazer essa viagem com Riobaldo! Foi desafiador e surpreendente na mesma medida. Recomendo a todes a leitura desse grande clássico de nossa literatura. Viva Guimarães Rosa!

Thayse 16/08/2020

Travessia
A leitura deste livro realmente é uma travessia. A dificuldade de entender as palavras no início até a leveza do amor com Diadorim torna a experiência mágica.

nalannes 16/08/2020

?A lembrança de vida a gente guarda em trechos diversos.

De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte, ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse pessoa diferente.?

Grandes Sertões: Veredas é uma obra de arte completa. Linguagem, romance, ação, filosofia. Imagino que a cada leitura seja possível se envolver, se emocionar mais e descobrir novos pontos.

Uma travessia nem sempre fácil, mas extremamente engrandecedora. Muitas reflexões, teorias... uma história que fica conosco, não acaba na última página.

Neila.Villas-Bôas 17/08/2020

Uma obra de arte
Apesar da dificuldade inicial em acompanhar a história contada em primeira pessoa e com expressões regionais do sertão, após o desenrolar cronológico a o livro se torna mais maravilhoso ainda. Vale muito a pena insistir na leitura de Grande Sertão: Veredas, pq no fim, com certeza, ele vai te transformar.

Monica 17/08/2020

Travessia inesquecível
O livro começa e você lê sem entender. Até que entende, se envolve, se emociona e fica tão contagiado que passa até a compreender o que não tinha entendido antes.

Aqui o sertão é o plano de fundo para uma história sobre o ser humano e o sentimento, o certo e o errado, o bem e o mal. Mas é também sobre culpa e absolvição, vingança e perdão.

Chego ao fim da leitura extremamente feliz comigo mesma por ter me permitido fazer essa travessia.
Obrigada, Guimarães Rosa.