Grande Sertão: Veredas

Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Daniel.Ribeiro 16/02/2021

O sentimento de veredar
Guimarães Rosa, escritor de fantasias reais. Gostaria de classificar essa leitura cim muito do que se aprende com o linguajar utilizado pelo Rosa. As alegorias, os espaços, tornam o sentimento de veredar uma leitura prazerosa.
A narrativa pode ser confusa, o que não desmerece o sentimento 'sertanista', entre todas as relações de linguagem, sintaxe, aforismos, neologismos, toda essa dinâmica da fala sertanista se envereda na narrativa do Rosa.
Apesar de muito me prender, o complexo foi não deixar de envolver na trama, sabendo que a cada parte você sentia como tudo deveria terminar.
Mas é so lendo que se descobre.

Olgashion 17/02/2021

Graphic Novel contando a história do livro, pegando partes importantes e transpondo para outra linguagem. Excelente travalho dos ilustradores. Muito interessante o formato, mas não deve se deixar de ler o original.

Lucas 09/03/2021

Um incrível Experiencia
Grande Sertão: Veredas é uma historia clássica e trágica. Uma mistura de amor e guerra em pleno sertão brasileiro. Viver essa historia em formato de HQ, respeitando a narrariva da historia original, faz você mergulhar na trama de um modo diferente e visualizar os acontecimentos.
Para quem tem curiosidade em conhecer essa historia, esse livro trás e carrega toda a sua trama com muita emoção e vivência. Achei incrível ter lido essa historia dessa foma, com essa nova experiência.

Allan 16/03/2021

Viagem sem volta pelas veredas de Rosa
É preciso uma boa dose de coragem para seguir a travessia de Riobaldo. Uma vez encarada, de início pela insistência, depois pelo simples encantamento das palavras, talvez seja a viagem mais iluminada que temos a chance de desfrutar. Viver é muito perigoso. Mire veja: talvez assim seja, porém a viagem sem volta pelas veredas de Rosa tornam esse caminho, a nossa travessia, muito mais leve.

DTG 18/03/2021

Faltam estrelas no céu para classificar este livro
Não é só sertão, é almas atravessadas. O caminho foi quente, desolador, inesperado. Mas também foi vadio em buritis e rios.

Entre jagunços e suas leis a guerra sertaneja. A confirmação da coragem de homens que enfrentavam o destino entregue, aparecido, vivido. É a glória e a derrocada de grandes chefes que controlavam homens com seu espírito altivo.

No meio de balas, vilanias e heroísmos, uma relação amorosa que combate sentimentos e entendimentos. Uma amizade mais numerosa que as gotas do oceano. A certeza que nada temos de certo.

O suspiro NONADA ao enfrentar o Cramuião, que diga-se acertadamente não existe. Não existindo é que ele toma conta de tudo e de todos. Ou será que não?

Para entendimentos do acima dito, basta puxar uma cadeira, no canto escuro do cômodo, onde não dá para ser visto. E ali, pensante, escutar, com detalhes, a alma de Riobaldo testemunhar o visto, o dito e acontecido nas veredas do sertão. Estarão presentes ele, o ouvinte silenciado das anotações, você e, sem chance de erro, Diadorim.

Vivian Ramos 20/03/2021

Obra-prima
Desde o início, para mim, foi uma história fascinante, pois percebi de cara que era sobre o destino e seus mistérios.
No final, acabou sendo isso e muito mais.
Não há resenha que descreva as sensações de ler Grande sertão: veredas. Só lendo, podemos entender e sentir tudo que Tatarana e Diadorim viveram.
Sentir, também, a imensidão do sertão: que a todos engole.

Tata 28/03/2021

Um tiro doeria menos
Surpreendente. O sol te dá o bom dia. O final, ai o final; não há nada que possa dizer além de que dá vontade de reler tudo, na mesma hora. Daqueles que a única coisa que se faz quando acaba é chorar abraçado com o livro.

Biancabfmc 28/03/2021

Um diálogo em que o protagonista Riobaldo, um velho jagunço troca a vida da jagunçagem pela vida tranquila numa fazenda, narra a vida de um doutor que chegou as suas terras.

Rodrigo 29/03/2021

Travessia
Uma travessia digna de figurar entre as melhores da vida. Quanta poesia, amor, guerra, intensidade e regionalismo o autor nos apresenta.
Infelizmente eu já conhecia a história e percebi que saber o grande segredo dessa narrativa tirou um pouco da magia da leitura, mas não deixou de me surpreender.

Will 29/03/2021

Viver é muito perigoso
A medida que ia lendo sentia que não entendia nada e tudo ao mesmo tempo. A melodia das palavras a cada parágrafo me faziam entrar em um transe poético no qual só tenho a agradecer a minha coragem por começar e terminar essa obra nacional riquíssima de significado com a certeza de ser um dos favoritos no meu coração.
(O final ainda me deixa pensativo por sentir que o amor foi melhor aceito pela descoberta sendo que ao meu ver já era puro antes e nada muda isso).

Renato375 30/03/2021

Até onde você tem coragem de ir?
Em Grande Sertão: Veredas, só navega quem tem coragem, ou seja, louco!

Louco para conhecer o texto mais difícil, inusitado e democrático. Pois agrada tanto aos estúdiosos da língua, da literatura e os navegantes, como eu, que terminei o livro avido por compreender um pouco mais de tudo aquilo.

Através de situações tidas, no primeiro momento, como comuns ao cotidiano do sertanejo, Guimaraes Rosa levanta questões que irão refletir por centenas de gerações.

Ódio, medo, dúvida, desejo e amor, não faltarão nessa obra.

Encadernação: 5/5
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 65,00

P.S. O início é difícil, mas depois piora! Só que vale a pena...

Raquel_Moret 31/03/2021

As travessias e as surpresas da vida...
Me lembro que a primeira vez que eu fiz a leitura do livro eu tinha apenas 14 anos. Até então, me encontrava na oitava série, antigo nono ano. Pouco apreciei...
Mais de dez anos depois, com mais conhecimento e gosto pela literatura, finalmente embarquei novamente na travessia de Grande Sertão: Verendas.
De fato, a estória aqui contada não é para armadores... Com uma linguagem totalmente fora dos padrões conhecidos, mas que traz muita sabedoria do autor nas entre linhas, os leitores mais ávidos podem apreciar cada narrativa da história. É uma longa jornada com a sensação de dever cumprido no final.
Se você tem gosto pela literatura, com hábito de aventurar em novas narrativas, vale a pena a leitura. Entretanto, se você não gosta de arriscar novos ambientes ou ainda adquiriu o hábito de leitura há pouco tempo, prefiro não recomendar. Um dia, talvez, quem sabe... s2
Agora, da minha parte, declaro que esta é uma belíssima leitura! Só mesmo essa travessia da vida para me colocar novamente diante desse maravilhoso conto de João Guimarães Rosa... Da estória, guardei muitas lições para a vida, além de um belo romance.

"Como não ter Deus? Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. (...) Deus existe mesmo quando não há." (p. 78)