Grande Sertão: Veredas

Luiz 19/08/2021

"Viver é muito perigoso" no Sertão de Guimarães Rosa
Livro: Grande Sertão: Veredas
Autor: João Guimarães Rosa

Sem dúvidas esse foi, o primeiro ou o segundo, livro mais difícil que já li até hoje. Algumas das dificuldades são o elemento regionalista da linguagem e o diálogo em estilo monólogo retrospectivo e episódico; são alguns elementos que tornam o texto bem denso e de difícil compreensão. Foram cerca de 2 meses de leitura.

Entretanto, cabe ressaltar que foi um livro extremamente marcante, e que possui uma essência extraordinária. Possui ricos dilemas éticos a serem abordados, debates metafísicos do mundo, questões introspectivas, discussões sobre a natureza humana... enfim, um livro que realmente faz jus à um verdadeiro clássico da literatura brasileira e que com certeza supera muita literatura estrangeira.

"[...]é uma história de aventura - de violência, amor e morte -, extraordinariamente atraente e impositiva, capaz de envolver por completo o leitor. Tarda, no entanto, a começar, como se nos jogasse primeiro numa espécie de limbo ou de labirinto liminar, entre fios entrecruzados, antes de definir o rumo."
(Davi Arrigucci | O mundo misturado [posfácio] p. 493)

"[...]eu toda minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Divêrjo de todo o mundo... eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre - o senhor solte em minha frente uma ideia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!"
(Riobaldo | Guimarães Rosa, p. 18)

"[...]dum conselho que Zé Bebelo [...]. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesmo nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente; o que isso era falta de soberania, e farta bobice, é fato é."
(Riobaldo | Guimarães Rosa, p. 173)

"O que meus olhos não estão vendo hoje, pode ser o que vou sofrer no dia depois-d'amanhã."
(Riobaldo | Guimarães Rosa, p. 371)

Mateus.Ramos 22/08/2021

Grande sertão: veredas
Até a página 100 a leitura é extremamente difícil, tive que ler em voz alta para encaixar a narrativa e o modo de fala do sertanejo. Enfim.

O que interessa é o sentimento que esse livro causa, é de uma riqueza de detalhes que as vezes me vi perdido e relendo os contos, quando a história se encaixa e entra na linha temporal correta é: magnífico!

Recomendo a leitura, porque além de ser um clássico nacional e da língua portuguesa, é inovador. O final é de exímia sabedoria, uma palavra apenas: travessia.

@quixotandocomadani 23/08/2021

Peguei para ler Grande Sertão ano passado, li até a pag 70 +/- mas não rolou e parei. Tentei de novo esse ano e que coisa, parecia um outro livro! A leitura fluiu desde o começo. Por isso, o momento que vc está faz toda a diferença ao ler um livro. Passei o mês de julho inteiro lendo só ele. Fui lendo devagar, alguns trechos em voz alta para entender, me acostumando com a linguagem dos jagunços e me envolvendo na travessia do sertão.

O livro inteiro é narrado por Riobaldo, suas reflexões filosóficas sobre o destino, amor, vingança, um balanço das escolhas que fez e as mudanças a que estamos sujeitos durante a travessia. Riobaldo abre sua alma, seus questionamentos e contradiçoes, sua vida... Se entrega e é incrível.

E sobre o amor, seus diferentes tipos... Amor de Riobaldo por Otacília x Amor de Riobaldo por Diadorim. Um amor cresce porque a gente quer que isso seja e vai ajudando. Outro.... é destino dado, “carece de querer”.

Daria para fazer um IG literário só dessa obra, com trechos e temas abordados, iria ter conteúdo sem fim! Ao mesmo tempo que me faltam palavras para expressar como me senti lendo.

Sou muito grata por poder ler essa obra no original. Porque ler traduzida, não teria nem de longe a mesma graça.

O que é o sertão?

“O sertão é confusão em grande demasiado sossego. ”

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Lud_Vaz 26/08/2021

Grande, mas muito grande mesmo sertão veredas
?O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam.?

Jagunços e honra de que lado ficara na guerra? O livro Grande Sertão Veredas discorre sobre a vida de Riobaldo, suas aventuras e muitas guerras no cangaço alem de sua paixão platonica proibida hehehe. (O cara é claramente pan mas o universo nao está pronto pra essa conversa)

Nunca vi um ser humano viajar tanto e enrolar tando pra narrar um livro como o Riobaldo! 78 páginas de um conteudo sem pe nem cabeça de crise existencial.

Mas depois de todo esse sacrifício uau, surpeendida que valeu a pena. Quano a história começa a andar, apesar de o narrador enrolar muuuito, ela começou a melhorar bastante.

Laranfm 04/09/2021

Um romance, um poema... que romance lindo, vasto, atemporal! Uma daquelas histórias que fic com agente!!!

David 07/09/2021

Grande Sertão: Veredas acompanha a estória deste jagunço chamando Riobaldo, e narrada pelo mesmo. A surpresa do livro já é na primeira palavra, o narrador parece confuso perdido na própria narração. O preâmbulo que ele começa a contar apresenta muitas das digress?es que ele recorrentemente ira fazer no livro.

Essa quase apresentação nos prepara para o que vai ser o livro. Com o avanço da narração a palavra Sertão vai tendo seu significado esclarecido. A narração e utilização das palavras, que antes causavam um estranhamento, agora passa com muita fluidez entre seus olhos e não deixam de soar como um simples adereço perante a obra. Essa enorme grandeza, que é a palavra Sertão, ganha natureza contraditória no título, também irresoluto, do livro, em contraste com Veredas.

Paradoxal e contraditório, seria uma boa definição do livro. As relações dicotômicas que nos dá a sensação de divisão clara são completamente embaralhadas. A narração sinuosa e as digress?es que vão aos poucos se elucidando. A própria existência do diabo é ambígua, que é um quasi-motor da obra.

As discussões aqui são universais e irresolutas. Mas, o enredo também não falha, esse personagem cativante que é o Riobaldo se envolve em aventuras interessantes na jagunçagem. O seu relacionamento com Diadorim, o seu amor por Otálicia, suas próprias dúvidas de que tudo o que ele fez foi por própria força de vontade ou por ser pactário. Independente de tudo, tire suas próprias conclusões sobre as contradições do personagem e da narrativa.

Betânia 11/09/2021

Grande sertão: veredas
Confesso que fui com uma expectativa alta sobre o livro, o que ajudou na minha frustração. A princípio a obra tem uma linguagem pesada, mas logo se pega o jeito. Também achei uma leitura cansativa onde o autor narra com ricos detalhes as dificuldades e combates dos jagunços. Apesar disso, o final (depois de longas páginas) é surpreendente. Com toda sua aridez sertaneja e linguagem regionalista, é definitivamente um clássico brasileiro.

guirbs 16/09/2021

?Viver ? não é? ? é muito perigoso?
De início é uma obra bagunçada, com uma linguagem mais rebuscada ? ou pouco conhecida. Dessa maneira, é de uma dificuldade de entendimento sobre o que está sendo falado, mas pelas perspectivas básicas a gente percebe que se trata de um chamado para matar um animal que está estranho, e nisso atribuem a questão de Deus e o diabo, na justificativa de dizer que por matar um ser vivo ?endemoniado? não é pecado ? aliás, há disso em todo o resto, uma dualidade como a representação do masculino e feminino, do celeste e do demoníaco, da certeza e da dúvida. A história segue com alguns trechos reflexivos sobre a vida e as pessoas em que já se teve convivência. Daí é realmente iniciada a narração sobre a vida de Riobaldo, um ex-jagunço de idade avançada, que está contando sua trajetória para um interlocutor.

Sendo um livro de 1956, a forma como João Guimarães Rosa trabalhou temas tão distintos ? pactos e canibalismo (?) ? e alguns até importantes, como a bissexualidade, o regionalismo e a postura de um homem diante da sociedade, é de uma maneira surpreendente. Na graphic novel a linguagem seguiu à risca o livro original, apesar de mais curta, ainda é bastante difícil e carrega uma aridez que há somente nos sertanejos. Além disso, é extremamente bonito o modo como é retratado o sertão brasileiro. BA, MG e GO foram os pontos chaves de um belo romance melancólico. Com isso, é possível perceber que é de fato uma obra-prima da literatura brasileira.

Achei de uma astúcia gigante o título do livro, remete realmente o que é o sertão que foi mostrado ao decorrer da história: Sertão de veredas.

Vereda
substantivo feminino
1. caminhos, estradas, atalhos, circunstâncias, direções, rumos, sendas, sendeiros, trilhos.

Tem todo um significado já que o livro começa e termina com uma marcante passagem no Rio São Francisco, e isso é basicamente uma metáfora da travessia que é a vida humana nesse mundão. E vereda também é um tipo de formação vegetacional do Cerrado. I n c r í v e l.

Há muita coisa para falar e discutir, realmente numa resenha não dá para colocar. Só lendo mesmo.

Jose.Maltaca 20/09/2021

Perfeito
Nonada. Este livro é uma das maiores obras da literatura brasileira. É a poesia em forma de prosa, é a prosa em forma de poesia, é o significado da palavra que gera significância, é a sonoridade hipnotizante, o neologismo embrenhado no regionalismo e vice-versa. Travessia.

julhelena 20/09/2021

Apenas maravilhoso
Esse livro de Guimarães deveria ser lido por todos pelo menos duas vezes. Apesar da linguagem complexa é uma história muito tocante, que me fez olhar o mundo com outros olhos. Digo que deve ser lido pelo menos duas vezes não por sua difícil compreensão, mas por acreditar que nesse livro há muito além do que está escrito e, mesmo conhecendo a história, sempre é possível aprender algo novo.

julhelena 20/09/2021

Sem dúvidas uma literatura difícil
Com certeza foi um livro que exigiu muito de mim, e sinto que me perdi no meio da história. Apesar de ter gostado muito acho que deixei muitas coisas despercebidas, espero reler novamente num futuro próximo

Mariana 25/09/2021

?Genial. Que outro nome dar??
Definitivamente uma leitura difícil mas que vale o esforço para concluir.
Poesia, filosofia, misticismo, aventura e romance nessa trajetória de jagunços cheia de dualidades.

Pri Garcia 27/09/2021

Não é um livro fácil. O tipo de escrita sem capítulos e o uso da gramática errada para construir o cenário dificultaram minha leitura - inclusive perdi várias coisas que eu fui entender lendo os textos de apoio. Mas, é indiscutivelmente lindo! Com um plot twist gigante no final. Fico feliz por ter lido essa história e indico de olhos fechados!

Thâmara 06/10/2021

Grande Sertão: Veredas, é um clássico da literatura.
Grande Sertão: Veredas, conta a história de Riobaldo, um homem perdido em meio as confusões da vida que decide mudar, tomar novos rumos e seguir uma travessia buscando compreender o mundo e, principalemnte, compreender a si mesmo. A edição é impecável! Utilizando cores fortes que remetem ao cenário descrito pelo autor.