Como água para chocolate

Como água para chocolate Laura Esquivel

Resenhas - Como Água para Chocolate

fev 19/12/2021

Realismo mágico perfeito, enredo fraco
Apesar de ter gostado da leitura de Como água para chocolate confesso que achei o enredo fraco. Os personagens são cativantes em certa medida, mas a estória em si deixa muito a desejar.

Apesar disso o realismo mágico apresentado no texto é simplesmente perfeito. Gostoso de ser lido e admirado. Está ali de forma tão natural que não tem como não curtir. Gosto também da relação como foi apresentada o amor e a culinária. As receitas no meio do texto fizeram muito sentindo.

A linguagem é simples e de fácil entendimento. A fluidez de Laura Esquivel é de se admirar. A leitura vale a pena mesmo que a história não seja profunda ou complexa. É uma leitura bem agradável. É um livro com o final previsível, mas gosto bastante das últimas cenas. Hahahaha

@ninh@ 15/12/2021

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - LAURA ESQUIVEL
A história gia entorno de Tita que nasceu e foi criada num rancho no México, mas precisamente na cozinha, sempre rodeado por aromas e sabores que se misturavam com os seus sentimentos e desejos mais profundos. A vida de Tita é marcada por uma tradição familiar onde a filha mais nova é destinada a cuidar de sua mãe até a sua morte, mas tudo se complica quando conhece Pedro por quem se apaixona, onde viverá um amor proibido.
Tita em vários momentos não vive só de seu amor , mais também de sua raiva pelo que acontece em sua vida. Sem muitas escolhas Pedro casa-se com sua irmã mais velha, com intuito de ficar mais próximo de seu amor Tita. O livro apresenta em cada capítulo uma receita preparada por Tita, que o leitor poderá fazer e interagir com a história, como se pudesse compartilhar as emoções do personagem da história.
A história é repleta de beleza até no mais simples ato de Tita de escolher os alimentos para elaboração de um prato que irá servir para seu amado Pedro, nesse ato ela coloca todo seu amor , sua sensualidade que existe dentro dela para que ele possa saborear cada garfada da comida em sua boca.
É um romance bem escrito por Laura Esquivel.
Seria muito bom se pudéssemos passar todos os nossos sentimentos através dos pratos que cozinhamos no nosso dia - a - dia.

Adorei o livro recomendadíssimo!!

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2012/01/desafio-literario-2012_31.html

M4RQ35 04/12/2021

Que delícia de se ler?
Assisti o filme algumas vezes e achei MUITO fiel ao livro, o que pra mim é um ponto negativo, porque eu não consigo engolir aquele final.
No mais, acompanhar a vida (nada saborosa) de Tita e desfrutar de suas receitas é um ótimo passatempo.
Se sentir vontade de ler, te desejo um bom apetite!

@borboleituras 18/11/2021

3 Motivos para ler
// Motivos para ler ?

Não é exagero dizer que 'Como Água para Chocolate' (1989), de Laura Esquivel, me encantou desde o primeiro capítulo. Enquanto acompanhava a trajetória de Tita, a jovem protagonista apaixonada por gastronomia que nasceu "literalmente banhada em uma torrente de lágrimas", percebia que estava em contato com uma narrativa completamente imersiva e transgressora.

Por isso, separei 3 motivos para você também ler e se apaixonar por essa obra:

1- Autoria feminina e mexicana ??

2 - Realismo Mágico ?

3 - Protagonismo feminino e transgressor ?

Na minha página literária no Instagram falo melhor sobre cada um desses pontos. É só buscar @borboleituras

Danielle 12/11/2021

À mesa ou à cama deve-se ir quando é convidado
Assisti ao filme há muito tempo atrás então não me lembrava muito da história, mas foi muito bom porque pude mergulhar na cozinha e na vida de Tita com tudo e acompanhar tudo. Cada passagens ganha uma nova visão ao fazer o link com as receitas. A mãe Elena é daqueles personagens que você odeia desde o início ????? Livro muito gostoso em ler. Recomendo

Costa 16/09/2021

Um livro surpreendente.
Só li esse livro por causa de um restaurante homônimo que visitei no Chile. E que surpresa! Um livro doce, apaixonado, lúdico. Trata de paixão, de amor e de cozinha. Uma verdadeira expressão do realismo mágico, com muitos dos sabores do México trazidos pela ótica de uma mulher, a intensa TiTa. Maravilhoso! Hoje é um dos meus livros favoritos.

Gladston Mamede 07/09/2021

Eu estava precisando disso: ser acolhido por uma história lírica, com um tempero de realismo fantástico e toques agradáveis de regionalismo. Fez-me bem lê-lo, num tempo de tantas notícias ruins. Foi bom. Muito bom.

Maricita 26/08/2021

Eu gostei menos desse livro do que imaginava. De certo modo, ele me entregou a história que prometeu entregar e a escrita de Laura Esquível é muito gostosinha de ler (li no original em espanhol e aaaaaaa a escrita é muito muito boa e atraente), mas os personagens são odiosos. Eu tinha muita dó da situação de Tita, mas não conseguia ter por ela o carinho que normalmente temos por personagens principais em situações críticas. E eu simplesmente não gostava de Pedro. Para ser completamente sincera, as partes em que Chencha, Gertrudis e John apareciam eram as únicas partes realmente prazerosas para mim.

Maricita 26/08/2021

Thamiris.Treigher 04/08/2021

Aromas, sabores, amores, dissabores...
Tendo como cenário a Revolução Mexicana no início do século XX, "Como Água para Chocolate" conta a história de Tita, de sua família, e, principalmente de seu amor proibido com Pedro.

Esse romance é proibido por conta de uma terrível tradição familiar em que a filha mais nova não pode casar, pois deve dedicar toda a vida para cuidar da mãe até os seus últimos dias.

Sendo assim, Tita e Pedro se apaixonam perdidamente ainda bem jovens, e ficam noivos. Porém, o casamento é terminantemente proibido por Mãe Elena, justamente para cumprir a tradição. Além disso, Mãe Elena é muito cruel, autoritária, sem o menor carinho ou demostração de afeto por ninguém. Menos ainda por Tita! O mistério dela ser tão amargurada também é desvendado durante a narrativa.

Dessa forma, Pedro acaba casando com Rosaura, irmã de Tita, com a intenção de, assim, ficar sempre perto da mulher amada. Claro que isso gera diversas tensões, confusões, mistérios, amores e dissabores.

A estrutura e o estilo desse livro me encantaram muito. São 12 capítulos, cada um representado por um mês do ano e por uma receita culinária. Sim, porque além de ser um realismo fantástico, essa obra é uma cozinha-ficção, gênero literário que foi inaugurado por Laura Esquivel.

Tita é muito ligada à cozinha, às receitas, e todos os seus sentimentos são transmitidos através dos pratos que prepara: amor, raiva, erotismo, desejo, fogo, tristeza... E não há quem escape dessas sensações provocadas pelo sabor das receitas de Tita. É uma loucura!

Eu amei muito esse livro, muito mesmo. Foi realmente uma viagem culinária e especialmente de sensações, aromas, sabores... E amores!
anahelena.blasilemos 03/02/2022minha estante
Acabo de ler o livro. Gostei muito.Uma receita e tanto para contar uma bela história.

Douglas.Bonin 21/07/2021

A Jalapenho da literatura @Servedois.literario
Comprei este livro porque tenho a tradição de montar pacotes de presente de aniversário para minha namorada. 2021 não foi diferente e coloquei como temática o México.
Além deste livro - não quis me prender a Pedro Paramo - dei um box de CD do Rebeldes e uma porção de churros, já que tacos séria inviável em uma caixa.

Mas como não sou bobo, li o bentido do livro antes, e fiquei muito feliz! A história, que faz uso desta fantasia gastronomica, se apoiando muito numa idéia de que os sentimentos são produtos daquilo que o estomago tá cheio kkkk

Existe um humor bem construído, algo meio betty a feia, que mescla bem com a Putaria - por isso picante - e além disso, trás as receitas citadas no começo de cada capítulo.

A cena da menina pelada, montada no cavalo, com um guerrilheiro conduzindo, após uma sopa picante é o ápice desta obra kkkkkk

A literatura fantástica latina, de Machado a Borges, encontra no México um ótimo sustentáculo neste livro. Recomendo para todos aqueles que têm na cozinha momentos de memórias.