O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Hono 20/03/2023

Clássico dos Clássicos: INRI
Essa é daquelas obras que te deixam alegres por ter adquirido pelo tempo e pelo esforço a habilidade da leitura, que nos fazem agradecer ao divino-natural a capacidade da vista e, por ainda mais caminhos, que nos alegra o fato de conhecer a Palavra (de José).

Aos católicos, aos judeus e aos evangélicos todos dessa terra deveria ser dado a oportunidade de ver Jesus de Nazaré, Jesus crucificado, como o Homem que foi. Recomendo a leitura.

(Quem diria que estaria lendo sobre Jesus em meio a quaresma, poucos dias antes do retorno do Filho do Homem; Ninguém teve tantos pecados em vida que mereça morrer duas vezes).

Carlos 03/04/2023

Perfeito
Saramago é um mestre da escrita e deixou isso muito claro nesse livro, que vale dizer é impossível ter uma visão morna.

Ou você adorou ou você odiou e nunca por causa do estilo e da escrita do autor, mas exclusivamente pelo conteúdo que saiu da ponta do seu lápis.

Um Jesus humana, que de todas as formas tenta se colocar em outro destino, um deus retirado das suas veste e posto nu a frente de todos e um diabo muito mais sensato que a própria divindade.

Isso ainda é um resumo mal feito do que você vai ver na obra, então faça o seguinte: Para de ler essa resenha e vai correndo ler o livro e me conta.

Voce odiou ou amou? O sangue está nas mãos de quem?

ig: rafamedeirosmartins 18/12/2016

O humano e o divino
"Meu filho, não te esqueças o que te vou dizer, tudo quanto interessa a Deus, interessa ao Diabo." (pág. 366)

Ateu e estudioso das religiões (e isto não é contraditório), José narra a vida de Jesus desde a sua aurora até a crucificação. Clara a diferença entre os gigantes e os pequenos: contar a história mais conhecida do mundo poderia ser mais do mesmo. Nunca o será pelas linhas de Saramago.

É o romance que melhor desborda a verdadeira ironia saramaguiana: é o escrever para desassossegar, um convite ao leitor para contrastar a solidez de seu imaginário. E assim nos é apresentado um Jesus finito, com medos, angústias, dúvidas e segredos, desconfiado dos meandros de sua ascendência divina. Trava-se um conflito entre o humano e o divino, e já na cruz Jesus tomará o seu partido.

O Evangelho de Saramago, livro mais cotado para representar Portugal num prêmio da União Europeia, foi censurado pelo governo português por supostamente atentar contra a "família tradicional portuguesa". José então abandona Lisboa e fixa residência em Lanzarote, esclarecendo que "nunca tive problemas com o meu país, mas com o governo, que depois não foi capaz de pedir desculpas. Fomos para lá e continuamos pagando impostos em Portugal. Mudei de bairro, porque o vizinho me incomodava. E o vizinho era o governo português."
Karlinne 02/03/2017minha estante
undefined

Guiga 07/02/2017

Único e complexo
Foi minha quinta tentativa de ler Saramago. Finalmente consegui concluir a leitura. Termino o livro com uma sensação de frescor e realização. Poder folhear, ler e compreender as palavras de um escritor tão habilidoso, genial mesmo, é um privilégio.

Quanto às história do Evangelho, restrinjo-me a citar que minha curiosidade sobre a figura históricade Jesus foi ainda mais aguçada. Saramago constrói sua versão do evangelho por meio de um emaranhado que se utiliza da lógica e, ao mesmo tempo, do divino.

O escritor é crítico. Não tenha dúvidas. Você vai encontrar uma versão às vezes ácida, em outras descrente.

Uma obra prima.

Cristiano.Vituri 12/03/2017

Meu primeiro Saramago!
Fui a biblioteca procurar Raduan Nassar, sai com O evangelho segundo Jesus Cristo.
Maravilhoso! Sensacional! Engraçadíssimo.
A escrita do autor é fluida e rápida de quem não tem tempo a perder. A história, puxa vida, sensacional, Saramago capta as dúvidas e conexões que muita gente teria a vontade de perguntar mas não sabia como! Ele esmiúça a vida de Jesus Cristo real, não o "glorificado" pela bíblia e pelas religiões.

Trechos impagáveis:
"Jesus perguntou: Sofres Lazaro?
E lazaro respondeu: sim sofro.
Deixaras de sofrer, disse Jesus. Decerto quando estiver morto, disse Lazaro.
Deixaras de sofrer agora.
Não me tinhas dito que é médico.
Irmão, se eu fosse médico não saberia como curar-te" Pág. 346

Erika 16/05/2017minha estante
Raduan Nassar, interessantíssimo!

Danilo116 19/05/2023

Uma nova visão sobre a história de jesus e a vida
O livro traz uma figura mais humanizada de jesus,um jesus que ama,que chora,que briga e traz uma visão diferente da tipicamente apresentada e conhecida.Ele te surpreende ao mostrar cenas/passagens muito conhecidas , porém com um novo ar ou ideia sempre te surpreendendo.Uma ótima para qualquer leitor,ele começa bem ruim(não vou mentir) porém ele te surpreende mais pro final
Ricardo 19/05/2023minha estante
O começo foi bem maçante mesmo, mas me prendeu do meio pro final. Sem saber terminei quase no mesmo time que vc. Que bom que gostou da leitura!

Lucas 05/06/2022

Leitura obrigatória(para agnósticos e religiosos igualmente)
Maravilhoso livro no qual José Saramago visita a figura mais famosa de todos os tempos, não para contradizer as centenas de versões existentes da Bíblia, ou estudiosos da história que procuram separar fato e crença, mas para pintar a história com sua visão de mundo e com reflexões muito interessantes e intrigantes sobre a humanidade, sobre a história, a religião (em especial o cristianismo) e até sobre a natureza do bem e do mal.
laralia 05/06/2022minha estante
falou tudo ?????

Magasoares 23/01/2019

Livro cansativo!
Saramago outra vez me surpreendeu pela negativa Só mais um livro que passou em minha vida, mais nada!

Biblioteca Álvaro Guerra 07/06/2019

"O filho de José e de Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo de sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo." Todos conhecem a história do filho de José e Maria, mas nesta narrativa ela ganha tanta beleza e tanta pungência que é como se estivesse sendo contada pela primeira vez. Nas palavras de José Paulo Paes: "Interessado menos na onipotência do divino que na frágil mas tenaz resistência do humano, a arte magistral de Saramago excele no dar corpo às preliminares e à culminância do drama da Paixão".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571642095

Gisele 01/07/2019

Tocante
Livro que eu recomendo a qualquer pessoa: que acredite ou não em Jesus Cristo. Saramago apresenta um Jesus que ao longo da vida constrói seu papel com filho de Deus aos poucos - questionando, tentando, acertando e errando. Essa é a beleza do livro: ele não tira a divindade de Jesus, mas o constrói aos poucos. Com certeza lerei novamente.

Arthur Pacheco 07/10/2019

Imprecável!
"Em algum lugar do infinito, ou infinitamente o preenchendo, Deus faz avançar e recuar as peças doutros jogos que joga, é demasiado cedo para preocupar-se com este, agora só tem de deixar que os acontecimentos sigam naturalmente o seu curso, apenas uma vez ou outra dará com a ponta do dedo mindinho um toque a propósito para que algum acto ou pensamento desgarrados não quebrem a implacável harmonia dos destinos."

"…Filho, a ocasião pode sempre criar uma necessidade, mas se a necessidade é forte, terá de ser ela a fazer a ocasião."

Eu não sei exatamente o que dizer. Fui pego de surpresa e estou ate agora pensando em passagens tão excepcionais que não há como explicar sem estragara mesma.

Acompanhamos a história de Jesus Cristo, aos olhos do autor José Saramago, do momento de sua concepção até sua crucificação.

O que se torna incrível nesta obra, e o como. Não me lembro das passagens de jesus completinhas na cabeça, mas ao longo da leitura podemos perceber algumas mudanças - como, por exemplo, a história de Lazaro -. Porém, esse "como" se torna incrível com o poder da narrativa do autor. E absurdamente perfeito a maneira de escrita de Saramago. Ela te toca, te desafia, te instiga e transforma. Desabrocha em você algo nela que vocês vêem como um grande filme.

Muitos podem achar saramago difícil, concordo, certas passagens podem ser meio complicadas de saber o que está acontecendo. Mas assim, chega um momento que você percebe os pontos, as exclamações e qualquer outro. Até a parte onde não há mais mistério e você lê disparado sem nem notar que está lendo algo haha.

Enfim, achei uma história impecável, altamente recomendável.

Luiz Miranda 21/12/2019

O que não te ensinaram na Escola Dominical.
Sem dúvida é um livro forte, de impacto e que merece ser lido. Saramago é da turma que escreve difícil...e em português de Portugal, mas não é só: a pontuação do texto é composta apenas por vírgulas, MILHARES de vírgulas. Não tem como ler isso pensando nas contas do mês ou na ração do cachorro, a coisa exige atenção e vontade.

A visão do escritor é até mais respeitosa do que imaginei, seu Jesus tem verniz realista, porém os poderes e a ascendência divina são incontestáveis. Claro que vai desagradar cristãos mais radicais, mas é o preço da arte.

O Evangelho Segundo Jesus Cristo segue uma estrutura particular: primeiro é dado um espaço enorme a Maria e José, depois praticamente 2/3 da obra a adolescência de Jesus, e por fim, nos momentos cruciais, a história é acelerada e termina com direito a plot twist e tudo.

O segundo encontro entre Jesus e Deus é o ápice do texto, um diálogo gigantesco, ousado, irônico e muito bem escrito. Ao preencher as lacunas da lógica cristã, Saramago mostra que é capaz de momentos geniais.

Um trabalho provocador, belo, irônico, respeitoso, debochado e...sei lá mais o quê. Leia com a mente aberta e tire suas conclusões.

4 estrelas

Paulo 18/02/2020

Um clássico
Saramago tem um modo de escrita peculiar, com parágrafos imensos, diálogos misturados à narrativa, algo muito diferente, fluído, rápido. Ele expõe suas inquietações de forma clara, divertida e provocativa. Para cristãos muito fervorosos (católicos em especial), pode ser ofensivo. Para quem é firme na fé, em nada se abalará, é uma leitura que faz pensar e treinar o olho crítico.

Natanael Nonato 23/02/2020

O pecado mais belo que já li
Como cristão, ao ler esse livro fiquei bastante surpreso com o romance alternativo do homem com o maior legado histórico do mundo. Muitas vezes cheguei a ficar chocado com algumas opiniões ditas e ficções bem elaboradas, mas não vem ao caso a minha crença ou os meus princípios. De fato, considero a obra como um pecado, mas creio ser um dos pecados mais belos que me envolvi. A obra te mantém do início ao fim interessado em saber uma história paralela de Cristo, ainda que seja totalmente ficcional. Embora seja um livro um pouco complicado no início, com frases e parágrafos gigantescos e capítulos intermináveis (acho que contei uns 4 ou 5 capítulos no livro inteiro, não me lembro), depois de algumas páginas se pega facilmente o ritmo e a partir daí é só se entreter. Da obra em si não tenho nada a reclamar.

Nath 01/06/2020

Admito que inicialmente fiquei com raiva do modo de escrever de José Saramago. Minha primeira leitura do autor.
Conforme fui me adaptando, fui vendo genialidade dessa obra.
É uma leitura por vezes maçante, mas a ideia por trás é incrível.