O Segredo de Chimneys

Resenhas - O Segredo de Chimneys

Aline MSS 28/06/2023

Política e mtooooosss personagens
[6°LIVRO]

É bem difícil resenhar esse livro, pq apesar de trazer todas as características da escrita de Agatha Christie, a historia segue uma linha bem diferente dos anteriores e mais famosos da autora.

A historia conta com muitos personagens, mtos plots twists, mas a investigação do crime em si NÃO é o cerne do livro. O foco é mais voltado p/ a política e os detetives q entram em ação não protagonizam os eventos.

Particularmente achei bem confuso, mas consegui compreender o final apesar de ter me entediado ao longo da leitura. AMO política, amo mistério, amo investigação, mas acho q a construção da história ficou confusa demais e tirou um pouco a "vontade" de ser enganada pela autora.
??

- Tem racismo no final, aff! Lamentável e desnecessário!
- A única parte q me interessou foi a da personagem feminina Virgínia, mas ela teve pouquíssimo destaque ao longo da história.
- Li q o Superintendente Battle (um dos detetives desse caso) faz parte do universo de Poirot. Então ficarei na expectativa de vê-lo sendo trucidado pelo belga caso eles trabalhem juntos em outros livros da autora.

Li o e-book e não recomendaria p/ quem nunca leu nada da autora. Agatha têm outros livros BEM melhores! ???
Vehalcantara 15/07/2023minha estante
Siim, a parte do racismo me pegou tbm :(

Aline MSS 16/07/2023minha estante
Do nada e sem necessidade alguma. ??

Lidiany.Mendes 24/06/2023

Muito divertido
Uma história totalmente impossível de acontecer no mundo real, mas mesmo assim, muito divertida. Uma leitura fluída. Tanto, que li em uma única pegada. Não temos aqui nenhum dos detetives consagrados pela Rainha do Crime, a narrativa é envolvente e muito criativa. Embora não seja meu livro favorito, me divertiu numa tarde fria se sábado.

daleriku 10/06/2023

Demorei 2 meses para ler, tanto pela falta de tempo quando por sentir que precisava sentar e ler de uma vez só pra entender os fatos. Admito, sou ruim com nomes, deixei muitos personagens passarem e não reconheci suas histórias como deles, mas, ainda assim, o livro não me decepcionou. Anthony foi um dos meus protagonistas favoritos da Agatha Christie, a forma como me envolvi com a narrativa e com a existência dele desde o primeiro momento me lembrou meus primeiros encontros com Jerry Burton (mão misteriosa) e com o Tommy (adversario secreto).

lariza 31/05/2023

Meta 6/Obra de Ágatha Cristhie
Anthony Cage é uma cara aventureiro que recebe uma tarefa de entregar as memórias de um conde, portanto imaginem a correria de uma galera para impedir essa publicação. A partir desse momento gente morre, se disfarça de ser empregado, mas na realidade é rei e o final é impressionante como todo livro da minha diva. Apesar de não ter o nosso Poirot, o livro é bem interessante.

Sandrinha 24/05/2023

O Segredo de Chimenys, escrito por Agatha Christie e publicado em 1925.
Gostei! Ágatha traz uma trama bem elaborada, também complexa e com momentos divertidos. No começo a narrativa é confusa e lenta, pois, são tantos personagens e muitas informações inseridas , que se torna fora de ordem. No final tudo é explicado e notamos a importância de tudo informado.

Ótimo final. É o primeiro livro com a participação do superintendente Battle, detetive que faz parte do universo de Hercule Poirot.

Ágatha Christie conta as aventuras de Anthony Cade, um jovem guia turístico na África que vê sua vida se transforma drasticamente, após aceitar um convite feito por seu amigo Jimmy de ir a Inglaterra, levar os manuscritos das memórias do conde Stylptitch a um editor e entregar cartas comprometedoras à bela Virgínia Revel. Mal sabia que iria se meter em confusão, seria perseguido e sua vida ameaçada. Os manuscritos guardam segredos importantes do governo britânico e a localização de um valioso diamante.
Um príncipe da Herzoslováquia é assassinado em Chimenys e o superintendente Battle aparece para ajudar Cade a solucionar o mistério.

Nathy 15/05/2023

Surpreendente!
A cada livro da Agatha Christie, me esforço em tentar desvendar o mistério. Mais uma vez, falhei miseravelmente. A real identidade do rei Victor e a desenvoltura de Anthony Cade ao longo do caso realmente surpreenderam. Apesar se ser um dos primeiros livros, Agatha Christie nunca decepciona!

Nathalia 16/04/2023

Depois de alguns dias de ressaca finalmente consegui terminar esse livro kkkk, esse foi o que menos gostei da autora até o momento não sei se foi pela ressaca também

Mariana113 11/04/2023

Um livro bom, mas esperava mais
Foi uma leitura divertida, mas esta distante de ser o melhor da autora.
A trama em sua maior parte se passa na mansão de Chimneys, eu amei essa ambientação, adoraria poder conhecer o lugar, com suas passagens secretas e jardins. Gostei muito dos personagens em especial a Virginia Reveli. A historia como em quase todos os livros da Agatha tem fofoca rolando solta entre os hospedes, amo muito os personagens fofoqueiros.
A resolução do caso é mirabolante e muitas coisas são convencionais, mas isso não atrapalhou a história, como um passatempo é um ótimo livro.
O superitendente Battle não é tão carismático, não chega aos pés de Hastings. Acho qu esse foi um ponto pelo qual diminui a nota. as resoluções mirabolantes, considero como parte da marca da autora, os detetives com carisma são o diferencial para mim.

"Assim que puder, alugarei Chimneys para um norte americano empreendedor e irei morar num hotel, onde sempre se pode pedir a conta e ir embora, quando alguém nos incomoda."

PS: Me diverti com Lorde Caterham e a Bundle.

site: https://www.instagram.com/p/CnkzX3mL-1R/

Jaki.Land 11/04/2023

O segredo de Chimneys
Este livro não tem Hercule Poirot (gosto tanto dele). Mas percebi que quando a investigação é de Poirot, ele esconde algumas informações só pra ele. Nessa história eu consegui deduzir mais coisas. Enfim, é uma história muito boa e que faz a gente se perder um pouco entre os convidados.

vasilisamorozko 02/04/2023

Um Livro Que Vou Esquecer Rápido Porque Não É Nada Extraordinário
"E há um outro rumor, o de que encontraram petróleo na Herzolvaquia. Tenho a impressão James, de que muitas pessoas estão começando a se interessar por aquele pequeno pais."

Obs: "algumas pessoas" leia-se estados Unidos da América kikiki.

#30 - E lá fomos nós mais uma vez com mais um livro da Agatha, eu particularmente gosto quando os personagens dela são imãs de confusão quando eu me apego a eles, e Anthony Cade não me irritou loucamente até metade do livro então, eu gostei do livro (eu acho?), porque se eu tivesse achado ele chato desde o inicio não ia dar pra mim.

Anthony é um personagem engraçado até, foi ameaçado pelo barão pirulito e ficou "okay camarada, que a paz do senhor esteja contigo kkkk" pra logo em seguida soltar um "estou disposto a fingir que esse desenho patético aqui é uma representação cubista e bla bla" pra um maluco qualquer.

O homem não tem medo de nada cara!

Certo que depois da metade o livro se torna um pouco enfadonho porque a primeira trama das cartas fica meio nhé já que a moça com um corpo no quarto parece algo mais interessante, só que, depois de um tempo fica sem graça também.

Complicado.

Mas não é um livro ruim, ele é só um livro que não é tão grandioso ou realmente bom quanto outros da autora. Se você tiver realmente prestando atenção a coisa mais complicada dentro dele vai ser dizer "Herzoslováquia" e "Stylptich" mas se você for como eu e para a leitura em 30% e voltar três meses depois talvez você perca alguns detalhes que uniriam o quebra cabeça. Porque nada faz muito sentido, tipo quando Virginia deveria ter ligado pra polícia quando achou um corpo em sua casa certo? (mas aí não teria um livro, gênia) ou outras bobagens que os personagens deveriam ter feito e não fizeram acaba tornando o livro bem simples.

Agora falando do bingo Agatha problemática, tem uns trechos nesse livro que eu fiquei "uhh não tenho conhecimento completo para apontar isso como 'tal problemática' mas eu percebi hein" e tem outros que são ???? Igual ao Anthony fazendo piada sobre uma tal sociedade de eugenia, isso era pra ser uma piada besta ou um negócio que eu devia ficar "meu jesus" ou a frase "Jonhson sentia que os estrangeiros eram sempre passíveis de serem mortos a tiros" e eu fiquei será porque né?

Então não vou marcar nada afinal, mas vou falar desse trecho aqui que me fez parar pra pensar um pouco:

"Virginia, diga-me, você gosta um pouco de mim, não é mesmo? Mais que dos outros?"

"Adoro você, Bill, Se tivesse de casar com alguém... se fosse num livro e um mandarim perverso me dissesse 'case com alguém ou morrerá lentamente sob torturas' eu o escolheria imediatamente."

Isso aqui faria tanto sentido a uns 70 anos atrás porque você entenderia completamente a reverência do mandarim perverso (não que não deu pra entender) mas é que quando li esse trecho lembrei da música dona da felicidade da Eliana que tem o trecho "Perguntei pro mar, pro mágico chinês" e eu fiquei "da onde e essa maldita reverência meu deus??" Porque eu mesma nunca entendi, não sei se é de um filme, de algum livro, conto antigo ou lenda que foi esquecida no tempo, então fiquei realmente surpresa ao ver esse tal "mandarim" (não que seja o mesmo) sendo mencionado. Parece uma besteira mas eu queria saber a origem disso.

rafaela1019 01/04/2023

Seguindo no projeto lendo todos os livros da agatha christie. esse foi bom, porém confuso. e racist* no final, ódio

Vanessa704 27/02/2023

Muito bom!
O Segredo de Chimneys é um livro de romance e mistério um tanto quanto fantasioso, porém muito surpreendente.

Confesso que as primeiras páginas do livro são entediantes, mas a partir do momento que o Anthony Cade, protagonista astuto e bem humorado, parte para sua missão em Londres a leitura torna-se fluida e interessante.

A meu ver, o livro não é um dos melhores da Agatha Christie por ter um enredo bem improvável, com inúmeras coincidências. Mas apesar disso, a leitura é prezerosa e a Autora amarra todas as pontas num final surpreendente.

Beatriz 16/02/2023

Um dos meus favoritos da autora até agora. Um romance policial com direito a assassinatos, roubos, tramas políticas, espionagem? Incrível!!! Não é atoa que Agatha Christie recebe o título de Rainha do crime.
Ahh, e não senti nem um pouco a falta de Poirot, gostei de ler algo no qual ele e o capitão não aparecem?