A Síndrome da Boazinha

A Síndrome da Boazinha Harriet B. Braiker

Resenhas - A síndrome da boazinha:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leticia276 19/07/2023

Livro muito bom para aumentar a percepção dos nossos hábitos e se policiar mais diante deles. Nao promove uma transformação completa mas é o primeiro passo pra se observar

Katy :) 07/07/2023

Pessoas agradáveis podem dizer "não"
Esse livro é muito completo em suas abordagens e esclarecimentos sobre a compulsão por agradar, além de ser extremamente prático e aplicável.
Eu poderia citar aqui diversos trechos que foram transformadores para mim, mas um trecho bem específico ficou na minha cabeça:

"[...] a persistente agradabilidade e a fuga de conflitos podem parecer um método passivo-agressivo de se manter a uma distância psicológica 'segura' [...]
Contudo, se você permanecer longe o bastante das pessoas para que elas não possam alcancá-la ou atingi-la, então também estará longe demais para que elas possam esticar a mão e a abraçar."

Renata 02/07/2023

É bom saber que mais gente tem o mesmo problema que você
O livro traz depoimentos bem ilustrativos de até onde alguém pode chegar pela dificuldade em dizer não, colocar limites e pela obsessão em ser amado e aceito. Recomendo a leitura pra quem sofre com isso!

Carol.Negreiros 05/06/2023

Livro útil
Comecei a leitura por indicação e também porque o próprio título demonstrava que ele poderia ser útil pra mim. De fato, me fez refletir e resignificar algumas coisas, principalmente sobre a minha necessidade de agradar as pessoas em volta, mesmo quando eu não queria ou quando isso significava dizer não pra mim mesma e o consequente cansaço ( e mesmo exaustão) que isso traz.
Só o final dele que achei bem cansativo, repetitivo... Mas pra quem passa por isso, acho super válida a leitura mesmo assim.

blackstrep 24/05/2023

Leitura importante para as boazinhas
Esse livro mudou minha forma de pensar de tantas maneiras que nem consigo descrever. Eu nunca tinha parado para pensar no que estava por trás dessa necessidade de ser agradável o tempo todo, e muito menos do quanto eu perdia de mim por ser assim. Abriu meus olhos

Ehkew 18/05/2023

É uma leitura necessaria, embora eu não goste de autoajuda esse livro é muito,muito util. Traz outra visão e basicamente joga na sua cara que algo não ta bem e que se você não começar a se ajudar ninguém vai. Te ajuda a identificar um problema e ir aprendendo a lidar melhor com ele. Se tivesse lido esse antes, muitas coisas seriam diferentes na minha forma de viver e de conviver com os outros.

itss.gigi 12/05/2023

O mundo prefere as vilãs.
? é de uma complexidade daquelas o quanto a gente se engana ao pensar que ser agradável é sinônimo de positividade. a autora trás uma abordagem muito realista quanto ao motivo por trás de comportamentos ?bonzinhos demais?: a vontade subconsciente de se tornar um mártir em troca aplausos/aprovação.

apesar de achar que o livro poderia ser um pouco menos extenso ? dada a repetição de certos insights durante vários momentos ? recomendo essa leitura pra quem sofre com o desejo irracional de agradar aos outros e que em algum momento normalizou e aprendeu a intitular como ?parte de si?.

o valor e o merecimento de afeto jamais pode ser alimentado pelo que você pode fazer pelos outros. e na dúvida, é melhor ser alguém completo, profundo e com várias facetas, do que alguém agradável, mas substancialmente raso e desinteressante.

Kleyssi Melo 08/05/2023

Um manual de auto-ajuda para meninas ´´boazinhas´´
- Fiz inúmeras marcações, coloquei flags, e pretendo reler as partes mais relevantes.
- O livro mostra os diversos motivos do porquê agirmos de modo a querer agradar os outros, em detrimento de nós mesmos, e nos guia com passos e dicas para evoluirmos, e pensarmos mais em nós, ao invés de sempre darmos tudo de si, e nos esgotarmos. O objetivo, não é, sermos pessoas ruins, egoístas, mas sabermos o melhor momento de dizer ´não´, de ´saber delegar funções´, e como agir em situações de estresse, raiva, pressa, etc.

Lorraine 11/04/2023

Boas analogias e dicas
Esse livro fez com que eu me atentasse a diversos comportamentos que eu tinha, prejudiciais à mim, mas que de certa forma eu considerava normais? posso dizer que foi importante essa leitura, mas eu pulei os exercícios que tem no final, pq eu já tava em um processo de autoconhecimento e melhoria, aliada a terapia também, então não achei necessário fazê-los.

Madalena.Leite 28/03/2023

Muito bom! Com base na Terapia Cognitivo comportamental a autora traz o questionamento de uma série de crenças e comportamentos comuns a quem busca mais agradar os outros do que cuidar de si. Ela também traz técnicas de manejo emocional e um passo a passo. É um livro extremamente didático e que vale muito a pena.

Lícya 05/03/2023

Super necessário!
Recomendo esse livro para todas as pessoas que sofrem a compulsão por agradar. Esse livro me deu o verdadeiro significado de ser uma pessoa agradável.

brendinha28 02/03/2023

Autoajuda.
é um livro de autoajuda, a autora no início deu a opção de pular uma parte específica e foi o que eu fiz, o livro em si é bem legal: tem bastante informações interessantes e me deu um mindset muito bacana.

acho que é o tipo de livro que eu usaria em uma conversa, seja os ensinamentos ou a indicação. valeu a pena a leitura.

Escritora Li 20/02/2023

Um ótimo manual de instrução para boazinhas
Um ótimo manual de instrução para boazinhas: o verdadeiro guia com tópicos e formas práticas de verbalizar o seu não e distinguir quando ou não ajudar alguém. Mas senti falta de uma profundidade sobre as necessidades psicológicas de alguém que precisa sempre atender o outro a um vasto campo de conhecimento já visto sobre esse assunto que poderia ser trazido neste livro e não foi. Senti falta por exemplo de trazer questões de infância, da criança interior ferida e mergulhar mais nos dramas psicológicos que leva alguém a necessidade de sempre ser a enfermeira da vida do outro.

Alexia 08/02/2023

A Síndrome da Boazinha
Eu gostei bastante da leitura. O livro trás os assuntos bem contextualizados, tem exemplos, dicas de desconstruir pensamentos e crenças limitantes e também um plano de exercícios ao final. Mas acredito que deve ser uma leitura complementar e não usar o livro como algo que substitui a ajuda com um profissional, pois alguns dos temas levantados são bastante sérios.

São temas que acredito que muitas pessoas possam se relacionar então foi muito interessante ver um livro assim escrito por uma especialista no assunto.

Talvez não seja um livro que dê para ler um capítulo atrás do outro, acho que é até melhor ler aos poucos e ir digerindo os assuntos, mas com certeza para mim foi uma leitura que valeu a pena. Eu indico a leitura.

Jennifer 23/01/2023

ótima leitura
Através de uma análise psicológica a autora traz os conceitos sobre ser mulher boazinha e como superar a metalidade de querer agradar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6