O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Jefferson353 07/03/2024

Scout: uma vontade do nosso subconsciente
Com o avançar da leitura, o incomodo pelas danadices da personagem se transformou em uma vontade de ser um pouco ela e acho que o crescimento/envelhecimento tira isso da gente. Observar as opiniões de um mesmo evento na visão de uma criança, um adolescente e um adulto me fez perceber que devemos ainda ter a coragem de uma criança (mesmo sem muito filtro) e encarar e dar um soco em quem faz mal pra quem a gente ama. E acredito que tudo isso é uma vontade do nosso subconsciente (infância gravada) que a vida adulta não nos permite pensar sem pensar antes nas consequências (como atticus fazia) e por fim cabe ressaltar o exemplo de paternidade que esse personagem representou. Amando mais um livro do nosso clube do livro. Bjs até mês que vem!
Schutz0 08/03/2024minha estante
lindooo ???

Steffani5 06/03/2024

Vale a pena demais
Demorei de me apegar a essa leitura porque inicialmente são narrativas de brincadeiras infantis que não me cativaram, mas que deram um toque especial no final.

Adorei a leitura, mas só percebi isso quando acabou. Adorei o final, as interações, os diálogos, a forma que a Scout "se coloca" no lugar do personagem que tanto a assombrava. É bonito de ver.

Muitas vezes me questionei a maturidade e a forma de falar atribuída à uma criança de 8 anos. Mas, se você não encrencar com isso, a personagem te cativa demais.

Demorei para iniciar essa leitura, demorei para ser cativada por ela, mas agora me pergunto porque não comecei antes.

lwst4life 06/03/2024

Oi, Boo.
A primeira parte do livro não estava conseguindo prender minha atenção, não é à toa que empaquei diversas vezes na leitura de um jeito que era difícil de sair. Parecia que eram apenas descrições de brincadeiras de crianças travessas, e muito singulares, em um estado tomado pelo conservadorismo e ignorância daqueles que ali viviam. Assim que a segunda parte se iniciou, eu o devorei em poucos dias. "O sol é para todos" superou minhas expectativas. Eu comecei a leitura sem saber muito sobre o livro e o contexto em que se passava, logo que me situei, meu tédio se transformou em anseio pelo que a história me reservava. É um livro com temáticas, infelizmente, muito atuais. Pontualmente, o racismo e a desigualdade, ainda presentes, na sociedade. São expostos de maneira clara, como um reflexo literal do corpo social vigente. O desprezo, a indiferença, a injustiça nua e crua. Triste, porém necessário. Te faz refletir. Não é nada que já não saibamos, mas pensar sobre nunca vai ser demais. Com certeza é uma obra que carregarei comigo, como parte da minha vida e, também, no topo de minhas indicações. Harper Lee escreveu essa história lindamente. Leria de novo simplesmente porque sua escrita hipnotiza. Nunca li algo assim.

Obrigada, Harper Lee.
E, obrigada, Mel, que me presenteou com esse livro incrível e que hoje carrego comigo, em meu coração, por todos os próximos anos de minha vida.

Marcia Seabra 05/03/2024

O Sol é para Todos é o tipo de livro que quando vc acaba vem a pergunta mais clichê, por que eu demorei tanto a ler esse livro? A história é contada através do olhar e vivência de uma menina entre seus 6 e 8 anos, vivendo em uma micro-cidade do Alabama na década de 30, quando não se questionava o racismo, não haviam eclodidos os famosos movimentos negros da década de 60. Atticus, pai da protagonista é um advogado idealista, acredita que pode ajudar a fazer justiça e aceita defender um jovem negro acusado de estuprar uma moça branca. A partir desse ponto a história ganha tons críticos e irônicos com relação à hipocrisia, o falso moralismo e principalmente ao racismo. Livro fortíssimo, sensível, mesmo abordando um tema tão indigesto.

Mariana.Francelina 05/03/2024

O tipo de livro que confunde quem não está acostumado
Eu sempre fui uma leitora de aventura, é até hoje meu gênero favorito. Eu comprei O Sol é Para Todos sem ler a sinopse, sem ler nenhuma resenha e sem ao menos saber que era um clássico, então eu não sabia ao certo o que esperar sobre esse livro. Confesso que quando eu li eu achei a história parada, sem sal. Então eu reli, e entendi mais ou menos a proposta do livro. É como um modelo de sociedade da época, que ao mesmo tempo acompanha a história de dois irmãos, e como ambos parecem lidar com o amadurecimento, aos poucos se despedindo da infância e seus hábitos infantis, entrando numa jornada de auto conhecimento e no fim, percebendo que certas roupas, não servem mais a seus corpos, se é que vocês me entendem. Definitivamente não estavam exagerando quando disseram que é um livro que você deve ler ao menos uma vez na vida.

Vaiabook 05/03/2024

Vaiabook em O SOL É PARA TODOS
Os primeiros capítulos desta obra podem inicialmente parecer um tanto tediosos, já que se concentram principalmente nos relatos do dia-a-dia de uma criança. Entretanto, à medida que a história avança, a narrativa se torna cada vez mais emocionante. Através dos olhos de uma menina (8 anos) que vive no interior do Alabama na década de 30, somos expostos aos dilemas sociais da época de forma vívida, incluindo os preconceitos arraigados na sociedade e as reações a eles.
Valeu a pena superar a 1 parte!

AnnaVictoriaGuerra 04/03/2024

Emocionante
Este clássico certamente é uma leitura essencial para qualquer pessoa!
Esse livro foi como um tapa na cara para mim, que sempre julgo as pessoas antes de conhecê-las? Mostrou que ninguém é 100% bom ou ruim, as pessoas tem seus lados, ?você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela.
Mas o mais importante deste livro é a relação do racismo, mesmo sendo jam obra de uma época passada ainda é notória o racismo e preconceito na nossa sociedade, e é muito triste, eu como uma pessoa branca não posso dizer que sei como é passar por situações como esta mas posso imaginar e como deve ser DESOLADOR E REVOLTANTE. Não quero deixar claro como se o Atticus fosse o ?herói branco? que tentou ajudar o Tom Robinson, mas como foi ?nobre? em diversas situações do livro como ele foi um homem bom, e como homem branco manteve-se forte em oposição da comunidade local. Ele foi justo e corajoso ao enfrentar uma sociedade dividida por preconceitos raciais. Quero citar também o relacionamento das crianças com o Boo Radley, gostaria que o livro mostrasse mais esse lado mas achei muito fofo, a curiosidade das crianças no início de forma até medrosa que depois se transformou em uma ?amizade?, descobriram a verdadeira essência do homem pós trás da fachada assustadora. Com certeza irei ler esse livro durante a minha vida e indicarei para qualquer pessoa, e certamente se algum dia tiver filhos irei presentear com esta emocionante leitura.
O Sol é para Todos é um daqueles livros que te fazem sorrir, refletir e até mesmo deixar escapar algumas lágrimas. Com personagens cativantes é uma narrativa envolvente. ???

Laura.Zaine 03/03/2024

Lindo demais.
A leitura é fluida e envolvente, emocionante e nunca monótona. Narrado por uma menina de 8 anos (nada convencional diga-se de passagem), a história de um crime e seus sucedâneos, fala de racismo e justiça.
Destaque para as crianças e o pai zeloso que eles tem.
Livro apaixonante, recomendo com entusiasmo.

Maria 03/03/2024

Uma injustiça pelo olhar de uma criança
Nossa, esse livro é muito bom! Não avaliei em 5? porque achei que o livro iria focar mais no julgamento e nas injustiças raciais da época como muitos falaram. Digamos que 30% do livro foca nisso, e os % na história, nas travessuras de dois irmãos filho de um dos poucos brancos sensatos da época. É um livro que vale a pena a leitura.

Maria Paula 02/03/2024

Todas as formas de preconceitos e suposições que fazemos
Melhor leitura do ano. Até agora, nem sei por onde começar. O racismo é presente no livro, mas também há outras formas de preconceitos, consciência social e moral, criança sendo criança é sendo ignorantes, adultos sendo mais ignorantes que criança e permanecer ignorante e não querer mudar seu ponto de vista e os preconceitos que podem tem com o próximo. Muitas vezes ser egocêntricos.

O pai dela era tão sábio, dizia cada coisa incrível e inteligente, era um homem tranquilo, que defendiam aqueles que amavam/gostava, era íntegro e um excelente pai.

A Calpúrnia é incrível. Cuida das crianças como se fosse os próprios filhos, com amor. Os ajuda, os reepende. Tentam mostrar como a vida é e como agir, mas sendo crianças. Ensina a lidar com os preconceitos e não julgar. Cena tão fofinha e terna quando ela leva eles a igreja dos negros, defende eles, os arruma. E ensina como é seu círculo. E dá aos leituras as perceptiva de uma negra que lutou, e como eles eram bem menosprezados nessa época, que infelizmente ainda são algumas vezes e que ainda existe, infelizmente. Nada comprado a essa época. Mas que ainda sofrem preconceito.

Fiquei tão triste pelo Tom, era um homem tão honrado. A verdade estava nítida, mas pelo racismo e egocentrismo o culparam de algo que não fez.

Bob Ewell é uns dos piores tipos de pessoa. É extremamente ignorante, não quer mudar sua forma de pensar e agir dentro de suas limitações. Ainda persuadiu a filha e a manipulou para que as coisas chegassem aquilo.

Os vizinhos legais, as coisas da infância que passam e aprendem com eles.É bem legal.

A tia Alessandra, a princípio não gostava dela. Mas como tia e irmã só queria ajudá-los a ser tornar pessoas melhores. Embora um pouco eletista.

A primeira professora recém formada me deu raiva no primeiro capítulo. Como alguém como ela estudada não tem noção de classe social e percepção do mundo que vive e suas questões sociais?. Não sei, mas a cena que a família do aluno não tem lanche pra levar para à escola é muito triste pra mim, ela sendo adulta e professora é ignorante enquanto a isso, me irritou. Uma pessoa madura e consciente teria dado o dinheiro para ele comprar comida e não esperar nada em troca, porquê é uma necessidade que ele passa, ter consciência disso e ajudado de alguma maneira a família dele.

Então foi maravilhoso, muitos assuntos e frases para refletir, ensinamentos dos aspectos social, moral, cultural e racial. Tudo em um só livro e de uma maneira tão boa que te prende demais ao livro. Tanto é que dizia que ia ler só 30 minutos e acabava virando uma hora.
Sério, incrível!.

Bru 01/03/2024

Um livro sobre racismo, mas diferente de todos. Não imaginava que seria tão envolvente e triste ao mesmo tempo. Em alguns momentos me sentia revoltada com os comportamentos dos personagens, mas infelizmente era assim antigamente, e hoje, em muitos momentos, as coisas ainda funcionam assim...

Carla1242 01/03/2024

Que livro necessário
Ao mesmo tempo que aborda um tema tão sério e pesado, ele mostra que não nascemos preconceituosos, mas sim, nos tornamos.

Alessandra 01/03/2024

O que torna um livro clássico? O que faz uma obra ser lembrada e ser dita “atual” mesmo depois de 60 anos de sua primeira publicação?
O Sol é para todos ( versão brasileira de “To Kill a Mockingbird) estava na minha lista há tempos. Por quê? O mesmo sempre ganha destaque e figura nas principais listas de “leituras imperdíveis”. E, felizmente, descobri que realmente é.
O livro trata de um julgamento de um homem negro acusado de forma duvidosa em uma época em que a segregação racial era presente principalmente no sul dos Estados Unidos. Parece batido o roteiro? Sim. Porém, a história é brilhantemente contada na visão de uma menina de 9 anos – Scout. As descobertas da menina sobre o preconceito, a maldade e perversidade humana marcam a obra. Um olhar inocente voltado para algo tão perverso, contraditório e inexplicável. Outro ponto mágico da obra é o advogado Atticus, pai de Scout, que se mantém firme nos valores, o qual acredita na igualdade, na verdade, e na ética perante os semelhantes e os diferentes.
A atualidade da obra concerne ao olhar ampliado sobre julgamentos, preconceito, segregação. Qual palavra tem mais valor? Por que se condena o genocídio de um povo enquanto acontece algo semelhante com nossos vizinhos? Há vidas que tem mais valor? O sol é realmente para todos?
Não sei quem está lendo esse texto. Mas livro bom, para mim, tem que fazer isso.... reflexão. Que eu o termine com vários questionamentos.