O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

iarakessia 14/02/2024

Crianças livres
Tanta coisa para falar sobre esse livro. Mas pra mim o mais marcante são as crianças livres, educadas por um pai que fugiu do habitual da época. Crianças livres que não aceitavam caladas as respostas que recebiam. Crianças que entendiam o que nem adultos percebiam. Crianças descobrindo a hipocrisia e maldade humanas. O fato da Scout ser a narradora deu um toque genuíno ao livro. Chorei em várias partes. Esse livro é GORGEOUS.

Carla.Herrero 14/02/2024

Uma leitura fácil, impactante, simplesmente um dos meus preferidos.
História narrada do ponto de vista de uma criança, com muita leveza e inocência.

paula_ti_na_mente 14/02/2024

Atemporal
? O sol é para todos? foi publicado em 1960 e retrata a vida dos cidadãos de Maycomb, pequeno município do Alabama no início dos anos 1930.
Hoje, 94 anos depois de quando data a história, tanto os EUA quanto muitos outros países ainda destilam suas vozes do preconceito e ódio contra os negros.
O diferencial desse clássico do século XX é que acompanhamos o julgamento de Tom Robinson ?um jovem negro acusado de estuprar uma garota da cidade? através dos olhos de Scout Finch, filha de Atticus, o advogado branco de Robinson.
Em meio a diversos verões, brincadeiras, travessuras para conhecer um vizinho extremamente recluso e muitas disputas entre as famílias de Maycomb, Scout nos conta com delicadeza todos os pormenores dessa triste e atemporal história.

Bia 14/02/2024

O primeiro capítulo desse livro foi difícil de engolir. Ele fez eu sentir uma sensação ruim e pensei: "Essa será uma leitura longa." Mas eu fui totalmente surpreendida. Eu senti que não conseguia acompanhar a importância desse livro, a cada frase que eu lia, pensava: "Isso com certeza significa algo". Essa é uma história que precisa ser muito bem digerida, temos que olhar bem para ela. Eu gostei demais, tinha momentos que nem sabia o motivo. Os personagens, a forma como é contada, tudo mexeu comigo. Ele fez eu sentir alegria, carinho e amor. Mas também me fez ficar aflita, sentir tristeza e tensão. Foi uma experiência incrível ?

Emily977 14/02/2024

O livro fala sobre racismo e injustiça mas do ponto de vista de uma garotinha de oito anos. O pai da Scout (a protagonista e narradora) é um advogado que defende um homem negro que está sendo acusado de violentar uma mulher branca no norte dos Estados Unidos em 1930 em meio a uma comunidade extremamente racista. O livro é extremamente sensível e importante. É um livro muito desenvolto e me prendeu bastante. No início todos aqueles nomes de personagens me deixou um pouco confusa mas quando me dei conta estava tão imersa na leitura que era como se estivesse dentro da história. O livro tem a parte gostosa de ver crianças sendo crianças, Brincando, se divertindo, brigando, chorando e questionando. E tem também a parte extremamente sensível e que nos disperta aquela revolta de ver tanta injustiça e saber que é algo tão real. O final é incrível e todos os acontecimentos me deixaram de boca aberta
Uma das melhores leituras da vida. Recomendo muito.

yaslira 14/02/2024

O sol definitivamente não é para todos
Fazia tempos que eu tinha esse livro na minha lista e me sentia uma estranha por gostar tanto de ler e nunca ter lido esse clássico, mas finalmente chegou o momento.

"O Sol é para Todos" é ambientado na cidade fictícia de Maycomb no estado do Alabama e gira em torno dos irmãos Scout e Jem. O livro todo é narrado por Scout que, inicialmente, discorre sobre a vida, ao meu ver, pacata dos moradores da cidade. A trama principal se dá quando seu pai Atticus, que é advogado e um homem branco, resolve defender um negro acusado do estupro de uma mulher branca.

O livro foi publicado em 1960 nos EUA, retrata o forte racismo da década de 30 e fala sobre a aceitação de quem é diferente em meio a uma sociedade com crenças fixas. Harper deixa bem visível a divergência entre o pensamento das crianças que ainda não foram corrompidas e os adultos que já são formados pelos seus preconceitos. Várias cenas são revoltantes mas muito reais.

O final deixa margem pra muitas interpretações e confesso, que apesar do livro ser muito bom, ele só ficou REALMENTE bom do meio pro final. As cenas de julgamento narradas por uma criança de 8 anos são impecáveis, você consegue ver a sutileza e a confusão inerente à imaturidade ao mesmo tempo que enxerga a pureza em suas descrições.

É aquele tipo de livro que precisa ser lindo. Recomendo bastante e me arrependo de não ter lido antes.

Babi @leiturasdababi 14/02/2024

@leiturasdababi
E a primeira resenha do ano não poderia ser diferente...

Gente, que sensação gostosa que dá após ler um livro bom demais!!!
Sério, eu terminei esse livro, olhei pro meu marido e falei: nossa, que livro bom da porr*. kkkk

Eu estava com muito receio de ler esse livro e ser uma história e uma escrita maçante. Mas agora eu entendi o porquê tanta gente idolatra ele.

Tem de tudo nesse livro, e por mais que seja ambientado em 1930, há muitas questões atuais e que ainda precisam ser discutidas (infelizmente).

Nessa história iremos conhecer a vida, família e cotidiano de duas crianças, a Scout e seu irmão Jem. O pai deles, Atticus, é advogado e começa a ser "rejeitado" por toda a comunidade após decidir que irá defender Tom Robinson, um homem preto, que está sendo acusado de estuprar uma mulher branca.

A narrativa inteira é repleta de reflexões e acontecimentos que nos fazem questionar sobre muitas coisas. O tema central é o racismo, porém eles falam sobre a relação humana num todo, até mesmo sobre a "feminilidade" das mulheres.

Gente, tem de tudo nesse livro... tem crime, tem mistério, tem romance, tem comédia, tem lições de vida...

Eu achei que não iria favoritar mais nenhum em 2023, mas esse entrou pra lista de favoritos da vidaaaa!

Lais 14/02/2024

A história é legal, porém enrolada. Um livro muito famoso, mas não entendo o pq. Foi difícil terminar de ler, só nos últimos capítulos que me senti captada pelo livro. Não recomendo a leitura.
Ana Tamires 29/02/2024minha estante
Se você não entendeu o porquê ele é tão famoso, amiga. Recomendo ler de novo!

Lorena.Campos 05/03/2024minha estante
Eu entendi o seu ponto de vista Lais. Acabei de finalizar o livro e sinto uma pontada de frustração. Tá tudo bem não se sentir conectado a um clássico. Isso algumas pessoas não entendem. Achei a narrativa arrastada na primeira parte, mas também gostosa de ler. Só esperava mais quanto a temática, que eu gosto muito e achei que não fez jus ao tema. Com todo o respeito à obra. Quem sabe eu leia de novo.

Aline7 13/02/2024

O Sol é para todos
Resenha:

"O Sol é para todos" é um livro narrado aos olhos de uma criança chamada Scout, uma garotinha que narra sua descoberta de mundo, suas aventuras do dia a dia, ideias, e acompanha o julgamento de um homem negro chamado Tom Robson, defendido pelo seu pai.
Estando presentes na narrativa a abordagem do preconceito racial e social.

Frase do livro:

" O tribunal é o único lugar onde todas as pessoas deveriam ser tratadas como iguais, não importa qual cor do arco-íris elas sejam, mas as pessoas sempre acabam levando seus ressentimentos lara o banco do júri".

" Eu não gostava de ler até que tive medo de não poder ler mais, ninguém ama respirar".

" Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando ver as coisas pelo ponto de vista dela."

Gisela 12/02/2024

O sol é para todos
A obra o sol é para todos é ambientalizada no interior do Alabama e narrada por Scout, a filha caçula do advogado Atticus Finch, responsável pela defesa de um homem negro acusado de estupr4r uma mulher branca.
a princípio, eu amei a delicadeza do autor ao retratar um tema tão polêmico como o racismo como forma de desnaturalizar as injustiças e os preconceitos que eram tão propagados naquela época.
os pontos únicos fracos do livro para mim, foram o mau desenvolvimento do enredo (creio eu, que isso ocorreu em parte pelo fato de ser narrado por uma criança e algumas partes convenientemente seriam excluídas) e a demora em desenrolar a principal trama.
em resumo, foi uma experiência muito rica e segue sendo muito atual para uma proposta do século XX.