O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Chris 05/02/2024

Não esperava nada e amei
Volto com resenha simplesmente ameiiiii .....................

......................................

Suzany.Martins 04/02/2024

Um livro clássico que mais parece uma leitura atual.
Não imaginava que fosse ficar tão envolvida com essa leitura, uma leitura fluída com várias pautas sobre racismo, preconceito, sobre o papel da mulher em meio a sociedade.
Muitos ensinamentos que levarei para vida.

Lud Carvalho 04/02/2024

Como bacharel em Direito, foi encantador e ao mesmo tempo angustiante acompanhar o julgamento de um homem suspeito de um crime sexual na visão de uma menina de 09 anos. O livro trata também de temas como preconceito racial e social, e ainda as peripécias de Scout, seu irmão e seu amigo, no interior de uma cidade, com um frescor e esperança que devemos carregar em nossos corações.

Daniela.Gomes 04/02/2024

Resolvi ler pelas recomendações, porém fui sem conhecer muito da história. Me surpreendeu positivamente. O livro trata de assuntos importantes como o racismo pela visão de uma criança, tornando-o diferente de outros livros sobre o tema, mas não deixando de ser extremamente importante e tocante. Realmente um clássico.

Guilherme 04/02/2024

Legal
A narrativa é conduzida por Jean Finch, uma menina de 6 anos que mora numa cidade fictícia dos Estados Unidos na década de 1930.

Primeiramente, quero deixar claro que gostei do livro, embora não tenha despertado um amor incondicional. Trata-se de uma trama envolvente, ambientada numa vizinhança intrigante, porém, a verdadeira leveza provém da inocência dos personagens principais, que ainda não compreendem completamente os absurdos que ocorrem ao seu redor, já que são crianças.

Meu único problema com a obra é a demora excessiva para chegar ao plot principal. A primeira metade se concentra demais em uma trama que, no final das contas, é quase irrelevante para o desenrolar do livro. A segunda metade, por outro lado, é bem mais empolgante. Só que nessa altura do campeonato já me questionava se realmente valeria a pena concluir a leitura.

Ao final, não me arrependo de ter continuado. Algumas cenas continuam marcando minha mente mesmo quase um mês após o término. A mensagem do livro já é bem atual e debatida nos dias de hoje (ainda bem) mas reconheço que, para a época de seu lançamento, pode-se dizer que foi uma história bem visionária.

Silvia87 04/02/2024

Um soco no estômago
A obra é narrada por Scout, que, no tempo da narração, já é mais velha, mas que conta tudo pela visão que tinha quando ainda era criança.

Ao acompanhar o dia a dia de Scout e de sua família, vamos entendendo como a sociedade do pequeno vilarejo de Maycomb funciona, quais são seus costumes, suas figuras mais proeminentes e os excluídos. As relações estabelecidas na região baseiam-se em tradições e fofocas, muitas vezes sendo difícil precisar exatamente quando ou como uma história realmente aconteceu.

É nesse contexto que nos encaminhamos à defesa que Atticus Finch ? pai de Scout ? aceita fazer. Sua motivação: saber a verdade, ainda que ela seja desagradável aos outros, e perder a sua honra diante de Deus e de sua família caso se recuse a fazer o que é certo.

Acompanhar o caso traz muita aflição ao leitor. Somos obrigados a ficar frente a frente com injustiças, engodos e ameaças, sabendo que há uma possibilidade altíssima de que tudo venha a ruir a qualquer momento. Assim, acabamos confrontados com nossas próprias ações e nos perguntamos constantemente: se fôssemos nós, naquela época, o que será que faríamos?

Não é à toa que essa obra se tornou um clássico da literatura.

Sara.Boechat 04/02/2024

Interessante mas também enfadonho
O livro trata bem questões de racismo e desigualdade no estados unidos, em Maycomb, no ano de 1960. Conta a história de uma criança chamada Jean Louise e sua família (pai, irmao, tia e "empregada") numa cidade muito problemática, pai advogado, irmão um pouco mais velho, tia implicante e empregada negra.. Confesso que o enredo se tornou consideravelmente repetitivo quando se trata do seu vizinho Boo Radley. Mas contou também com personagens da vizinhança e da cidade num geral. Além de amigos da escola e família distante. Por fim, considero uma livro dinâmico, com enredo interessante, principalmente na parte que trata da audiência que pai de Scoutt enfrenta no júri para defender um inocente.
Gostei e leria novamente.
Devido ser repetitivo demorei um pouco..

Poliana 04/02/2024

To kill a mockinbird
Caramba, que livro. Foi uma escolha espetacular pra começar o ano! Harper Lee merece todos os créditos que recebe e recebeu em todos esses anos por esse livro.

Isabella.Betoni 04/02/2024

Perfeito
Que pureza é mostrada nesse livro dos personagens que tentam nos empurrar como vilões. Eu amei o que a Harper Lee fez nessa obra. É lindo. Chorei algumas vezes.

laís.mendes 03/02/2024

Comecei a ler esse livro por causa de tão bem que as pessoas falavam dele, achando que isso era um exagero, mas na verdade não era. Eu amei cada parte desse livro e realmente é um livro em que todos deveria ler antes de morrer

vasconcelos20 03/02/2024

- Todo mundo precisa ler esse livro antes de morrer.
"A gente só conhece uma pessoa de verdade quando se coloca no lugar dela e fica lá um tempo"
Ler esse livro foi ensinamento atrás de ensinamento, se trata de uma história forte que trás a tona temas importantíssimos, racismo, a perda da inocência, igualdade, o papel de uma mulher na sociedade... E o que torna a escrita tão viciante, é que tudo isso é narrado por uma criança de 7/8 anos, conseguimos enxergar todos esses problemas e preconceitos pelos olhos inocentes de uma menina, um dos livros mais bem escritos que eu já li

Sarah587 03/02/2024

é para todos mesmo!!!
"O Sol é para Todos" não é apenas um livro; é uma experiência que nos faz refletir sobre a natureza da humanidade

Wal 02/02/2024

Merece mil estrelas
Meu conhecimento prévio do livro se resumia a : "é um clássico", "todo mundo diz que é bom" e "você não pode passar dessa vida sem lê-lo", o que para mim é uma afirmação perigosa, uma vez que existe um mundo à parte de livros e gostos variados para tanto. Resolver lê-lo numa segunda-feira, assim poderia eu seguir um ritmo de leitura confortável, resultado: não consegui largar, li mais rápido do que eu gostaria. Que obra fantástica, tem a dose certa de tudo, diversão, suspense, drama. Com certeza esses são personagens pra se levar pra vida toda.
JULIANA_PFRANCO 02/02/2024minha estante
Amooooo

Rebeca Silva de Souza 02/02/2024minha estante
Não me lembro mais dessa história...tá na hora de reler!?

Aline @vivendoemlinhas 02/02/2024

Esse livro foi ensinamento atrás de ensinamento!
Até porque nunca é tarde para aprendermos sermos mais tolerantes e menos preconceituosos..

Acho que o que mais me encantou, foi a forma que a autora colocou Scout, uma criança de 6/7 anos para narrar uma história tão forte.
Um livro escrito em 1960, mas infelizmente com temas tão presentes no dias atuais. Deveria ser leitura obrigatória a todos!!
Tem racismo, discriminação, conformismo com a realidade, injustiças sociais e muitas outras coisas..
Atticus, pai de Scout, é um personagem ímpar, não tinha como não me encantar por ele. Tanto no relacionamento com os filhos, como advogado. Um dos meus personagens favoritos da literatura.
O início achei meio lento, mas depois a leitura engrenou e ficaria feliz em ler mais e mais!
Não tinha como não se tornar um clássico e agora é o meu novo livro favorito.

Apenas leiam!

?A gente só conhece uma pessoa de verdade quando se coloca no lugar dela e fica lá por um tempo.?
JULIANA_PFRANCO 02/02/2024minha estante
Meu livro favorito da vida! ? marcou também minha volta às leitura depois de uma década enferrujada ?