O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Ross 08/02/2024

Maravilhoso
Esperava uma história enfadonha, mas ganhei uma história cheia de delicadeza.
A visão de uma criança em uma comunidade mergulhada no preconceito é tocante, os simples questionamentos feitos pela menina faz a gente se da conta do quanto é perverso o racismo.
Uma leitura atemporal e obrigatória para qualquer pessoa.

Ellen.Cruz 08/02/2024

O Livro que Todos Deveriam Ler
Não tenho palavras para definir o quanto esse livro é perfeito. Eu poderia fazer uma resenha super elaborada apontando todos os pontos fortes do livro, porque na minha opinião só existem eles. Mas eu acho que não devo, pois eu não apontaria pontos o suficiente.

Clara 07/02/2024

Fascinante!!
Começo dizendo q o livro possui uma delicadeza indescritível, o que n poderia ser diferente pelos olhos de uma criança, isso geralmente me atormenta muito, me traz tanta mas tanta mais angústia q é difícil me concentrar nas palavras. Jean louise além de um nome lindo por sinal foi criada por um homem incrível de muito caráter e coerência em uma época muito deprimente, seus pensamentos são inocentes, porém a mesma possui um olhar extremamente aguçado e filtrado da realidade. A narrativa é bem explorada e o início q me empacou me encantou no final ao ler novamente, seria esse um livro q eu leria novamente para capitar todos os detalhes. Esse livro me levou ao velho pensamento "o preconceito nasce com a gnt ou nos é inserido ?" E como o próprio Atticus cita, "há coisas q dizem mais sobre a sociedade do q sobre nós mesmos, e a justiça é um espelho da sociedade". É uma leitura triste, sofrida, mas com uma beleza única ! É uma leitura obrigatória a todo ser humano e deriva de muitos outros pontos além do racismo em si, leiam !!

Mariana.Schmall 07/02/2024

Muuuuuito Bom!
Um tema complexo, difícil escrito de forma simples, visto pelos olhos de uma criança. Uau! Que livro! Não tenho palavras pra descrever a beleza desse livro!

Atemporal, belo e completamente necessário! LEIAM! Uma das coisas mais lindas que já li.

Náthaly 07/02/2024

Atemporal
Um dos melhores livros que já li. Forte, cativante, atemporal. O autor consegue fazer você se prender e se envolver absurdamente com cada personagem. É incrível o mix de sentimentos que o livro te desperta. Recomendo a leitura para todos.

Marilia 07/02/2024

O Sol é Para Todos
Uma história tão densa contada do ponto de vista de uma criança tornou a leitura impossível de parar. Me lembrou um pouco a sensação que tive lendo tomates verdes fritos. Tem a mesma delicadeza .

Larissa.Regis 07/02/2024

O começo é bem dinâmico. O tempo passa rápido. O progresso da história é muito bom. Intrigante e interessante.
O livro apresenta muitas reflexões sobre racismo, família, uma época que o racismo era explícito e ser contra isso era algo impensável.
Já na segunda parte percebe-se mais a trama do livro e porque ele é tão atual até hoje. Os personagens crescem e se desenvolvem e história fica mais cativante ainda.
O julgamento do Tom é o auge do livro e trata tudo com seriedade e inteligência, com um tema atual.
Leitura leve e espontânea, com certeza é um livro atemporal que aborda questões raciais, sociais e de família que é muito bem escrito.

minusculebee 06/02/2024

O mundo dos adultos nos olhos de uma criança
O Sol é para todos, da escritora Harper Lee, é um romance dramático sobre as vivências de Scout Finch durante a década de 30 na cidade de Maycomb, Alabama.
Scout e filha de Atticus Finch, advogado muito conhecido e respeitado dessa cidade, que se vê num momento complicado de sua vida ao ser advogado de defesa de Tom Robbison, um trabalhador negro acusado de estuprar uma jovem da família Eewell.
A narradora nos mostra, a partir dos olhos infantis da época, como funcionavam os sistemas de classe, sociais e de raça daquela época, como o racismo era estruturalizado e moldado.
Uma escrita extremamente sensível e divertida, Harper Lee acerta em cheio em todos os quesitos. De longe, um dos livros mais lindos que eu já li, recomendo a todos!

LarissaVeloso 06/02/2024

Sul dos Estados Unidos em 1930
Leitura envolvente do começo ao fim, as aventuras de Scout, Jem e Dill são fáceis de acompanhar e se emocionar. Como pode crianças me ensinarem tanto? ?

bob rockeiro 06/02/2024

Livro muito bonito, representa muito bem a realidade da natureza humana, aos olhos de uma criança, o que dá um toque ainda mais bonito.

Celso Filho 05/02/2024

"Lembre-se que é pecado matar (...)"
"O Sol é para Todos" (1960) é um livro escrito pela autora americana Harper Lee, vencedor do Pulitzer, sendo um sucesso que o fez participar do imaginário coletivo americano e inspirar dezenas de milhares de pessoas a seguir profissão na carreira da advocacia.

Partimos do ponto de vista de uma menina de seis Jean Louise "Scout" Finch, que vive em um condado fictício do Alamaba chamada Maycomb, no sul dos Estados Unidos, ainda sofrendo com a grande depressão (1929-39) e com tanto preconceito e racismo que não é possível quantificar.

No começo temos algumas aventuras com seu irmão mais velho Jeremy "Jem" Finch e também com seu amigo Dill Harris, e passamos a aprender um pouco sobre aquele lugarzinho interiorano e como as pessoas brancas e negras são dispostas socialmente naquele local. O ponto de tensão inicial da história é quando seu pai, Atticus Finch, um advogado dotado de um forte valor moral, aceita o desafio de defender um caso perdido: a acusação de estupro do afro-americano Tom Robinson. Apesar de não haver provas cabais e as provas serem apenas circunstanciais, a palavra da família branca tem um valor inexorável.

Além da obra ser de uma leitura bem tranquila e ser realmente bem escrita, existe um valor histórico muito relevante para entender o contexto vivenciado naquela época. O ponto de vista de Scout é uma pequena peça do enorme quebra-cabeça que envolve o entendimento sobre a história do racismo americano.

laissa33 05/02/2024

3.5 é pouco, mas 4 é muito
Se tivesse a opção de 0 à 10 no Skoob, eu escolheria 8/10.

O livro na primeira parte é bem massivo, demorado e com fatos que não são desenvolvidos, porém os personagens são bem interessantes. O ponto mesmo do livro só foi acontecer depois de muito tempo, o que me fez pensar se esse livro realmente deveria ser ?grande?. Assim, também me perguntei como seria o livro se fosse narrado pelo o pai da Jean, já que só temos acesso do caso de forma menos explícita. Não exatamente, mas por ela ser uma criança acaba que alguns fatos ficam por fora.

Esse livro tem uma ideia maravilhosa, principalmente pela a época que o livro foi publicado. O pai da Jean é muito sábio, com lições que te fazem pensar muito.

Esse livro se tem presente o racismo, a hipocrisia ( muitas vezes) e até um certo machismo.
Em algumas partes, fica bem desconfortável em razão da história do livro, o que é uma pauta importante.
A sociedade nesse livro, tão maldosos. Tão injustos.

gabriely.cardoso 05/02/2024

O sol é para todos.
Que livro... do início ao fim de leitura agradável, a história te prende pela inocência dos personagens e pelo seu crescimento ao longo da história, sua inteligência e percepção.
Livro incrível, um dos melhores que há li. Super indico a qualquer pessoa, creio que ninguém se arrependerá de iniciar essa leitura.

Arthur.AmbrAsio 05/02/2024

O livro demorou um pouco pra me ganhar, mas quando toda a trama do julgamento/tribunal começou, se tornou uma leitura excelente.

Soraya.Neumann 05/02/2024

Através da narrativa de uma criança pra lá de esperta, você percorre a inocência e a inteligência do processo de formação do caráter e dos princípios das pessoas de acordo com o meio em que vivem, seja batendo de frente com os costumes, seja fazendo parte deles