O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Grazielly.Vieira 20/02/2024

Eu indico a leitura, gostei mais do início e meio, o final foi corrido. Do nada Boo aparece e tchau. O final é meio aberto.

Vic 19/02/2024

É uma história que deixa marcas
Harper Lee é autora de apenas um livro, ?O Sol é para todos?, mas dianto a todos vocês que é um livro simplesmente magnífico.

?O Sol é para todos? fala sobre a vida no sul dos Estados Unidos nos anos 30 do século XX durante a grande depressão. A história cobre um período de três anos, durante as quais os personagens passam por mudanças significativas. Maycomb é uma cidade fictícia situada no Alabama. Cada família tem a sua posição social e todos são a continuação dos antepassados, cultivando os mesmos valores antiquados.

Scout, uma menina encantadora, filha do advogado Atticus e irmã de Jem, narra o que parece ser uma vida pacata em uma cidade pacata. Mas as coisas que ali acontecem nos falam muito sobre a sociedade americana da década de 30 e suas complicações sociais e econômicas.

A leitura me fez lembrar histórias da minha infância e das que ouvi dos meus pais e avós.

Harper Lee abriu as portas para discussões sobre as problemáticas abordadas nela, além de trazer um estilo de narrativa que muita gente tem tentado reproduzir.

A escritora americana ganhou o Prêmio Pullitzer de Ficção em 1961 por causa dessa obra. O livro é um dos preferidos dos advogados brasileiros, é considerado um clássico para quem trabalha na área do Direito.

O final é extremamente pessimista, mas reflete a nossa atual realidade, e acredito que isso o torne clássico, porque mesmo depois de anos, continua sendo muito atual.

?O Sol é para todos? vai envolver você, leitor. E tenho absoluta certeza que deixará marcas. Por isso, esse livro merece um lugar de destaque na sua estante!

helodoll 19/02/2024

O sol é para todos
A autora nos presenteia com uma narrativa cativante, explorando temas profundos de igualdade, racismo e patriarcalismo a partir da concepção da perspicaz filha do advogado de defesa Atticus. O enredo, inicialmente centrado em peripécias infantis, evolui para uma história emocionante sobre a perda da inocência e o papel da mulher em uma sociedade machista. Embora a trama crua seja boa, é a escrita hipnotizante que o eleva a um dos livros mais bem escritos que já li.

Harper Lee, com este único romance, alcança a grandiosidade necessária, tornando-se uma romancista de primeira linha. A utilização do ponto de vista de uma criança, Scout, oferece leveza e inocência, mas, por vezes, impede uma abordagem direta sobre os temas complexos. A história do julgamento, centrada no caso de Tom Robinson, revela a coragem de enfrentar o preconceito. “O Sol é Para Todos” é uma leitura longa, mas fluida, uma obra-prima que merece nota máxima, com personagens inesquecíveis e reflexões profundas sobre a sociedade, mantendo-se atual apesar do tempo transcorrido.
Fabio 21/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Helo!!!

helodoll 22/02/2024minha estante
Obrigada Fábio ?

Carolina.Perdigão 19/02/2024

Excelente livro que aborda preconceito racial e social, igualdade e justiça, sob a ótica de uma criança. Muito bem escrito.

mirandast 18/02/2024

Que livro forte!
O sol é para todos é um romance profundo, narrado por uma menina, chamada Scout, diretamente de Maycomb, um pequeno município do Alabama, no ano de 1931.
Apesar de ser retratado nos anos 30, o romance tem uma temática atual, o racismo.
O pai de Scout, Atticus, é nomeado como advogado de defesa de um homem negro, que é acusado de cometer o crime de estupro a uma mulher branca.
Scout relata, com sua visão infantil, todas as perspectivas dessa situação. Desde o preconceito que estava enraizado nela e em seu irmão, Jem - por causa da sociedade, até a quebra dos próprios paradigmas.
O livro ainda traz temas como: a influência da religião na comunidade, a crença em superioridade de raças, a desigualdade social, mas acima de tudo, a bondade que o ser humano pode ter e repassar como herança pra sua família.
A história, narrada por uma criança, as vezes te faz esquecer essa informação e se questionar "e se todo adulto pensasse assim?"
O livro traz situações que, infelizmente, ainda são comuns mundialmente. Porém, o autor faz isso de uma forma muito leve, seja através das reflexões de Atticus, da curiosidade de Scout, das vivências e aventuras dela e seu irmão Jem ou de acontecimentos da comunidade.
É um livro que vale muito a pena ler e ler de verdade, com calma, tempo e cuidado. Carrega muito aprendizado e é lindo do início ao fim!

Anacarly.books 18/02/2024

Confesso que quando comecei a ler não estava entendendo o título de um livro clássico, estava apenas achando uma história ok. porém, com o passar da história fui compreendendo melhor. eu tinha muitas ideias pré concebidas da história, achava que o protagonista era um homem negro e também que a autora era negra. toca em pontos importantes, mas também achei que o desfecho seria diferente. a parte mais interessante é o julgamento e também os últimos capítulos

v1toriasousa 18/02/2024

O livro é narrado através do olhar de Scout, a filha mais nova de um advogado que fará a defesa de um caso que gerará polêmica pro condado pacato em que vive. Ela narra parte da sua infância, como o caso de seu pai afetou sua vida e a de seu irmão além de contar o desenrolar do caso.

O livro é de leitura fluída, ao ler, as horas passam imperceptivelmente. Entranto, eu achei bastante demorado o desenvolvimento da história, as narrações de Scout sobre suas aventuras de infância podiam ser reduzidas.

Fora todas essas particularidades, a história é atemporal, mostra um mundo que, apesar de ser um pouco diferente do nosso atual, deixou marcas que ainda sentimos seus efeitos. Vale a pena ler e refletir sobre a dura realidade e as crueldades de que o ser humano é capaz.

Adendo: o filme (de 1962) é uma perfeita adaptação (na minha opinião), resume bem a história sem modificá-la, é um clássico que rendeu premiações no oscar e vale a pena ser assistido .

Andrieli3 18/02/2024

O SOL É PARA TODOS
Começando meu comentário com uma crítica negativa sobre a tradução desse título.
Antes de ler, fui pesquisar um pouco e descobri que o título original ?To kill a Mockingbird? foi definido pela autora de maneira intencional: que as pessoas não soubessem do que se trata esse livro só lendo o título. ?O sol é para todos? é bem sugestivo?

Enfim, este é um livro muito sensível. Ler essa história através da visão de uma menina de 6 a 9 anos, tão inocente e despida dos preconceitos de adultos, é cativante e por vezes emocionante.

A primeira parte do livro, achei um tanto quanto ?chatinho?.

A segunda parte, incluindo o final, é incrível.

Acho fantástico ele ser obrigatório nas escolas dos USA. Pena não ser aqui no Brasil também.

Medelo 18/02/2024

Valeu Harper Lee
O que dizer desse livro que me fez ter e não ter vontade de terminá-lo. Harper Lee tentou e conseguiu e tá de parabéns. Alguém aspectos fizeram com que a leitura fosse de menos estrelas, mas, o livro é incrível e facilmente usual para conversar de tão claro que consegue transmitir as suas ideias

Jeffin_03 17/02/2024

Amadurecimento
Scout é filha de Atticus, advogado atuante em Maycomb. Jem é irmão de Scout, e junto com Dill, os três farão algumas travessuras que se diga de coisa de criança. Scout narra o livro pela sua visão de mundo de uma criança de 6 anos(eu acho que a idade é esta), não vê o real significado das palavras e atitudes dos adultos. Mas questiona muito o que acha não estar certo. Por exemplo a sua escola é seus métodos educacionais e os preconceitos das pessoas de Maycomb. No começo do livro, as três crianças têm por Boo Radley um preconceito que não entendem como tal, mas conforme o livro avança percebemos o amadurecimento de Scout e Jem, principalmente. Digo em relação ao comportamento impulsivo de Scout e o discernimento de caverna todos iguais mesmo com suas diferenças.

O fato pelo qual o livro é mais conhecido, Tom sendo acusado de estupro, não aparece durante todo o livro, o que não me decepcionou. O livro tem partes divertidas e tensas, e traz diversos ensinamentos. Como diz Scout: "só existe um tipo de gente no mundo: gente." Isto, para aspectos bons e ruins.

SPOILER

Matar um passarinho para mim é inocência que aos poucos a criança vai perdendo com o tempo. É a morte de um inocente.

Leo Lê 17/02/2024

Mágico
O livro ?O Sol é para Todos? nos conta as aventuras de uma garotinha chamada Scout e sua perspectiva sobre o julgamento em que seu pai defende um homem negro. Palavras como apaixonante , cativante , lúdico e quebrador de expectativas definem esta obra , acabo-me por me envolver na visão desta menina e ir com ela na construção deste ambiente comum , porém , fantástico aos seus olhos brilhantes de criança e como ápice da história temos o julgamento que nos faz mergulhar em um oceano de emoções. Então leia e venha comigo se apaixonar , se frustrar , aprender , duvidar porque O Sol é para Todos.

kahrolsantana 17/02/2024

O tribunal do coração dos homens
O livro, retratado na perspectiva da pequena Scout, começa focado nas travessuras dela, seu irmão Jem e o amigo de verão deles, o Dill. Com o passar da leitura, seu pai, Atticus, recebe a missão de defender um homem negro acusado injustamente de estupro no sul dos Estados Unidos no século XX, onde o preconceito racial era muito predominante.

A obra não foca somente nesse julgamento, ao contrário, é muito mais que isso. É uma leitura complexa, cheia de dilemas envolvidos, diversos personagens com ótimos desenvolvimento. Você consegue aprender muita coisa com esse livro que vai além do racismo. Eu considero uma leitura obrigatória a todo ser humano.

E o que falar do Atticus? Sem dúvidas se tornou o meu personagem favorito da literatura. Que pai atencioso, que advogado comprometido, que pessoa cheia de compaixão. Ele e os demais personagens são daquele tipo que, enquanto você está lendo, é como se você os conhecesse, como se fizessem parte do seu dia a dia e, quando você finaliza a leitura, sente falta.

"O caso de Tom Robinson é algo que concerne ao âmago da consciência humana. Scout, eu não poderia ir à igreja e louvar a Deus se não tentasse ajudar esse homem".

Renata 17/02/2024

Adorei a leitura, livro retrata temas pesados de forma leve , simples e pura, sob o olhar de uma criança.

Sampaio 17/02/2024

Boa leitura
Livro gostosinho de ser lido, trata de questões muito importantes. A perspectiva da Scout é muito interessante de se acompanhar.