A Fera na Selva

A Fera na Selva Henry James

Resenhas - A Fera na Selva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juliane4 01/12/2023

A narrativa explora a tensão entre as expectativas e a realidade, revelando os efeitos devastadores dessa crença ao longo do tempo.

Joy 27/11/2023

Uma narrativa que nos convida a refletir sobre o egoísmo, o amor, as relações humanas e o destino. A escrita é envolvente e concisa, de forma que acabamos formando um laço de identificação com as personagens e enquanto a narrativa vai se transformando e o tempo passando, conseguimos perceber as transformações ocorridas em ambos, apesar do autor não indicar precisamente quanto tempo se passou.
Esse é um livro relativamente pequeno, mas muito interessante e foi o primeiro contato que tive com a escrita de Henry James. Descobri o livro a partir da menção dele em "Dentro de ti ver o mar" da Inês Pedrosa e apesar de ter uma ideia do que se tratava, me emocionei bastante com a escrita do autor e as temáticas que ele se propõe a abordar. Vale a pena a leitura

Carolina Del Puppo 31/10/2023

Diferente
Ainda estou processando tudo, li realmente tudo de uma vez, apesar de eu ter tido muita dificuldade para envolver com esse livro. Espero que os próximos livros que eu ler do autor me tragam mais familiaridade com sua escrita, e eu possa entender melhor esse primeiro contato.

DayanePrincipessa 07/10/2023

Abstrato
Tive vontade de ler este livro, pois o autor Paulo Betti fez um filme dele ambientado na minha cidade. Como gostei muito do filme, resolvi ler o livro.
Acho que minha análise vai estar um pouco contaminada, pois como eu já sabia o final devido ter visto o filme não houve aquela surpresa.
Já aviso que pode ter spoiler no que vou falar ehehe.
Achei o livro extremamente abstrato, dando margem a bastantes interpretações, creio eu. No meu ponto de vista, achei que o personagem principal Marcher era muito egoísta, pois acreditava o tempo todo que tinha nascido para algo raro e extraordinário, que estava destinado a este fato que iria acontecer, que achava que era algo ruim e compartilhou isso com uma moça chamada May que acabou adentrando neste universo dele narcisista e dedicou a vida dela a esperar o tal acontecimento junto com ele. Os dois gastam a vida literalmente esperando e no final a sra. May morre e Marcher se vê sozinho no mundo, sem saber o que era que tanto ele esperava. Antes dela morrer disse a ele que o que esperava já aconteceu e era terrível e tal. Muito tempo depois (aparentemente se passou bastante tempo), é que ele se dá conta de que o que aconteceu foi que ele perdeu a vida dele esperando, que não aconteceu nada, e que ele perdeu de viver um grande amor, que estava o tempo todo ao seu lado.
Acho que foi um destino lastimável de ambos, não sei nem para qual dos dois foi pior. A sra. May não tinha sequer um pingo de amor próprio para se sujeitar a dedicar a sua vida a um homem que não a enxergava. Já Macher se sentia tão especial, no fim, foi um dos homens mais "desinteligentes" que existiu, porque não teve a capacidade de entender que o bem mais precioso da vida é o tempo, que deve ser utilizado da melhor forma possível. Pior que acredito que muitas pessoas (não posso nem me excluir desse número), passam a vida sempre esperando "o próximo trem". que sempre acreditamos que vai ser melhor, e passamos a vida na estação, sem nunca ir a lugar algum.

Cintia295 28/07/2023

Uma amiga minha super recomendou como sou curiosa e confio também muito nela fui ler. PASSADA
Mexeu muito comigo tanto que não sei explicar e também não irei escrever aqui pois é algo particular.
Foi um tapa na cara, quero colo, também chorar. Foi tudo isso no final, quando entendi o que o autor quis passar, literalmente as últimas páginas.

Me lembrou bastante de Os Desertos dos Tártaros. Que também mexeu comigo.

Cuidado com a falta de sonhos ou sonhos muitos grandes ( não que seus sonhos não possam ser grandes, mas vivaaaaa), e esquecer o presente, a família, os amigos, os amores etc.

Leiam, leiam, leiam
Jamile.Almeida 01/08/2023minha estante
acabou comigo, nota mil

Bia 19/07/2023

"A saída teria sido amá-la; então, e só então, ele teria vivido. Ela, sim, vivera ? quem agora poderia dizer com que paixão? ?, uma vez que o amara pelo que ele era; ele, ao contrário, nunca havia pensado nela (ah, isso agora era claro a ponto de ofuscá-lo) senão na frieza do seu egoísmo e à luz do uso que poderia fazer dela"

Martony.Demes 14/06/2023

Um livro diferente, como as diversas obras de James. Trata de relacionamento, de descoberta, de se envolver e não esperar. Claro, quando se trata de James, há um imbricado de questões relacionadas, e requer um estudo do pôs-fácil, de outros estudiosos sobre a obra. Foi o que eu fiz! E vale a pena ir atrás para entender! Lerei outra vez para compreender mais!

Celi Gomes 27/04/2023

John Marcher passou a vida aguardando que algo grandioso acontecesse, sempre com a certeza que seria uma coisa ruim. Durante essa longa espera teve a companhia de May Bartram, que sempre o apoiou e foi uma boa amiga. No final, John, enfim, se depara com o grande acontecimento, mas ele tem aquele gosto amargo da descoberta quando é tarde demais.

Charleees 28/03/2023

A FERA NA SELVA - Henry James

Somos criados vendo filmes sobre heroísmo, feitos históricos, na tevê são pessoas que realizaram coisas prodigiosas, famosas, e passamos a acreditar que a nossa vida só fará algum sentido se também realizarmos feitos esplendorosos (confesso aqui que esse é um tema recorrente em muitas das crises pessoais que vez ou outra eu passo. Qual legado estou deixando nesse mundo?)

O personagem principal de A fera na Selva, John Marcher se vê às voltas com o problema de nada lhe acontecer na vida. A história de Marcher tem paralelos com a história de vida de Henry James e porque não com as nossas vidas, afinal, quem de nós também não vive reclamando de não está acontecendo nada em nossas vidas? Principalmente nesse momento de isolamento social e quarentena que estamos passando...

Na história de A Selva na Fera, Marcher reencontra casualmente May Bartram após longos anos e ela revela a ele - que não se lembrava muito bem do encontro anterior - que ele lhe havia contado seu grande segredo de vida: que esperava que lhe acontecesse, inesperadamente, um grande e único acontecimento que mudaria sua vida para sempre.

Os dois se tornam amigos e decidem que juntos esperarão por esse momento.

O livro tem uma escrita sutil e fala de três temas, três questões que podem ocorrer na vida de um grande número de pessoas: as expectativas que não se cumprem, a cegueira em relação ao nosso destino particular e o amor que não se realiza ou muitas vezes se realiza de maneira unilateral, quem disse isso foi o professor Rodrigo Gurgel em seu canal literário no Youtube.

E a lição que eu tiro desse livro pra mim é que muitas das vezes esperamos coisas grandiosas da vida e não damos importância e o devido valor para as coisas mais simples, mas de tamanho inestimável que estão do nosso lado.

Foi uma leitura e tanto para essa volta aos livros depois de quase dois meses sem ler nada. Um livro de escrita sutil e maravilhosa e de reflexões profundas.

Janaina 09/01/2023

Me surpreendeu muito
Não achei um livro muito fácil de ler no início, a forma que o escritor narra a história me fez demorar algumas páginas para me adaptar ao estilo, mas a leitura vale muito a pena.
O livro conta a história de um amor que é concretizado pela metade, sem acontecimentos grandiosos, mas que nos intriga a saber o final da história de pessoas comuns.

Gabriela Gonçalves 07/01/2023

O assunto que o livro aborda não é tão revolucionário assim. Já tive contato com outras obras (livros, filmes) que também abordam a mesma questão. Estou falando isso porque eu criei uma certa expectativa em relação a esse livro e acabei me frustrando. Mas basicamente o Henry James trabalha aqui com aquela questão que perpassa todos nós: sempre esperar pelo momento certo ou por algo que vai mudar as nossas vidas. E daí enquanto esperamos, a vida acontece, né?! Muitas vezes perdemos as certezas dos momentos presentes pensando em um futuro incerto. Alguns se "guardam" para viver algo que nem ao menos sabem o que é. Enfim, eu me identifico muito com o assunto pois já fiz algumas vezes isso. A minha nota em relação ao livro (3,5 - que não considero uma nota ruim) tem como fonte a escrita do autor: Achei muito enrolada e não é fluida. Também senti que o Henry gosta de enrolar demais dando voltas com as palavras. Não sou contra, mas acho que há jeitos melhores de fazer isso sem soar enfadonho (por exemplo as narrativas do Zafón que são lindas). Uma coisa que gostei e ao mesmo tempo odiei foi a maneira como os dois personagens interagiam. Eles conversam tão misteriosamente que é quase praticamente impossível o leitor descobrir que segredo é esse. Acho isso um ponto positivo, pois mostra a habilidade de escrita do Henry. O leitor passa a leitura inteira sem saber muito bem o que está acontecendo, como se não conseguisse captar por completo o que aquelas palavras estão dizendo, como se tivesse um segredo ali. Mas ao mesmo tempo isso me irritou (mais por culpa da maneira prolixa que o Henry escreveu algumas partes). Enfim, no geral eu gostei. Uma leitura rápida, mas densa.

Luiz Pereira Júnior 27/08/2022

A Fera no espelho
Como é típico da obra de Henry James, essa novela praticamente não tem ação, podendo ser resumida como a história de um casal de amigos que convive por longo tempo até a morte de um deles. Quando ainda eram jovens, a moça diz que todos temos uma Fera que nos espreita, mas que, muitas vezes, parece ser impossível reconhecê-la até mesmo depois de ela ter passado diante de nossos olhos.

A narrativa se torna densa, profunda, abissal em certos trechos e, ao final, a Fera de um deles é finalmente revelada. E eu fiquei pensando: será que essa também não é minha Fera?

Sem dúvida, esta é a mais intrincada e cheia de meandros das profundezas da alma dentre as obras que pertencem à Coleção Novelas Imortais, da Editora Rocco. Mas não era de se esperar outra coisa de uma obra de Henry James...

Andre 15/08/2022

???????
Muitas camadas...... Clichê? Pode ser....
Livro intrigante, leitura muito densa; tem de se debruçar realmente na estória senão se perdem muitos detalhes...
Ao final alguém pode perguntar: quem ou o quê é a fera? qual a selva em que o protagonista está metido?
Aí me vem a mente também que todo o autor coloca algo de si em suas estórias. Então, pelo que passara Henry James? O que lhe foi a vida: tédio, melancolia, dificuldade de adaptação, gênio incompreendido?
Aliás, outras coisas me surgiram durante a leitura: as relações; como de repente se pode estar envolvido numa relação talvez pela simples sensação de que ela dá sentido a própria falta de sentido.
Bem, leiam! Em que pese o humilíssimo comentário, o livro é muito bom; a leitura como disse pode parecer densa e pesada como um filme do Bergman, mas superado isso a experiência valerá a pena.

livi123 24/07/2022

Que eu me lembre essa foi minha primeira experiência com novelas e a meu primeiro contato com Henry James.
Achei a estória agonizante, bonita e o personagem central egoísta. Nos faz refletir que, muita vezes aquilo que buscamos está a nossa frente e não enxergamos.
" 'Eu ainda viveria por você - se pudesse." Seus olhos se fecharam por um instante, como se, recolhida em si mesma, ela estivesse, pela última vez, fazendo uma tentativa. "Mas não posso!", disse, ao ergue-los de novo, para se despedir dele."

Cris Prates 30/05/2022

Para ser lido várias vezes
Essa foi minha primeira leitura e achei bastante intrigante e triste. Apesar de ser uma novela, não é de leitura rápida, pois demanda bastante atenção e é esse ponto que pode tornar o processo pesaroso.
Apesar disso posto, é uma obra bastante interessante que diverge totalmente de textos como a Volta do Parafuso e alguns contos de cunho mais fantástico.
Aqui conhecemos um casal que tem suas vidas entrelaçadas para sempre e o leitor é levado a tentar entender um segredo que nem mesmo o personagem principal sabe. O grande dilema está em nós leitores também tentarmos descontar o tal segredo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5