A Fera na Selva

Resenhas - A Fera na Selva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marina 19/04/2021

De tanto esperar, passou
Esse é um livro que você vai lendo aos poucos e consumindo cada palavra com muita calma. O jeito que o autor cria essa história e forma esses personagens é incrível. Fiquei completamente apaixonada e tocada pela história, sem dúvidas se tornou meu livro preferido.

Dery 08/04/2021

nada como um passatempo...
foi o primeiro livro que li dessa coleção de novelas importantes. é um livro leve, de leitura fluida e que trás pequenas reflexões sobre a sinceridade na amizade, companheirismo e um toque sutil de auto melancolía do protagonista.
li em poucas horas, e acredito que essa coleção seja pra isso, ler em um dia pra fugir das ressacas literárias que a gente as vezes se encontra :)

Wellingtton Jorge 14/03/2021

Riqueza de conteúdo
Linguagem culta, mas não impede de compreender e viajar na história.

Há muitas mensagens que devem ser compreendidas. Estou refletindo em cada detalhe e todas as vezes sinto-me ainda mais encantado com os conhecimentos compartilhado nesse livro.

Laurenice.Caprini 09/03/2021

Não recomendo
Um grande desperdício de tempo.
Tanto dos personagens que passaram a vida inteira em busca de algo grandioso e perderam o mais valioso, quanto meu, leitora, que poderia ter me dedicado a obras mais promissoras. Um livro com poucos diálogos e muita narração no estilo de Saramago mas sem a genialidade dele. Ficou pela beleza da capa
GiSB 15/04/2023minha estante
Concordo plenamente. Desperdício de tempo. E pensar que é o mesmo autor de "a volta do parafuso" ... Sem dúvida, o "a fera da selva", não grasnava pra ninguém, perdeu o elemento selvagem, já era domesticada, e, portanto, artificial e superficial. Uma pena, mas também, um desperdício.

Amanda Salomone 03/03/2021

A fera na selva é uma novela do autor norte-americano Henry James, um dos mais importantes escritores do século XIX. Nessa história, se desenrola a relação entre John Marcher e May Bartram, que se caracteriza por um segredo, por intimidade e afastamento, comprometimento e egoísmo. John é essencialmente egocêntrico e o autor desenvolve isso com muita habilidade e uma escolha poética de palavras.
É uma leitura arrastada, introspectiva e reflexiva, quase uma fábula, mas que traz uma moral muito interessante e uma escrita maravilhosa. Foi uma leitura enriquecedora.

Rafa 03/03/2021

Gostei do livro, apesar de adivinhar o final/enredo. Não é um livro muito fluído, mas tem reflexões interessantes e construções de texto muito boas.

paloma 18/02/2021

Este foi meu primeiro contato com Henry James, já havia ouvido falar sobre o autor de forma muito vaga, mas ao ler essa novela pude ter algumas pequenas percepções sobre sua escrita.
Muitos consideram essa novela "truncada", de forma que não consigo concordar, PARECE que nada acontece, mas está acontecendo tudo e tudo se passa na esfera psicológica, mental, no campo das expectativas. Não é uma obra para se entender nas primeiras linhas, é uma absorção lenta, um quebra cabeça que apesar de óbvio se torna quase imperceptível ao leitor e quando se dá o desfecho, tudo faz sentido e é impossível não se surpreender e não ficar reflexivo.

Outra coisa evidente é que a escrita do autor traz uma introspecção, uma angustia, uma ansiedade. É impossível não ser afetado de alguma forma por essa narrativa. Recomendo.

Cinara... 20/11/2020

"... como pode a coisa que definitivamente nunca senti ser a coisa que eu estava destinado a sentir?"

Então como o Sabino fala nada acontece!?

Nat 17/09/2020

O que eu imaginei do livro desde o início foi tudo o que aconteceu; ainda assim foi uma escrita boa.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Michele.Matos 21/08/2020

Não espere pela sua.
Livro pequeno, porém com essência. Qual será a fera que nos espera?

LER ETERNO PRAZER 17/08/2020

A fera na selva - Henry James
Novela publicada em 1903 faz parte de uma das melhores obras de Henry James.
E quem é Henry James?

Henry James nasceu em 1843 em Washington Place, Nova York, descendente de escoceses e irlandeses. Seu pai era um eminente teólogo e filósofo, e seu irmão mais velho, William, também se tornou famoso como filósofo. James estudou em escolas em Nova York e, mais tarde, em Londres, Paris e Genebra; em 1862, cursou a faculdade de direito de Harvard por um curto período. Em 1865 começou a publicar resenhas e contos em periódicos norte-americanos. Já adulto, fez duas viagens à Europa, e em 1875 mudou-se para Paris, onde conheceu Flaubert, Turguêniev e outras figuras do mundo literário. Um ano depois, porém, mudou-se para Londres, onde foi tamanho seu sucesso na sociedade que confessou ter aceitado 107 convites apenas no inverno de 1878-9. Em 1898 mudou-se de Londres e foi morar na Lamb House, em Rye, Sussex. Henry James naturalizou-se britânico em 1915, e foi agraciado com a Ordem do Mérito em 1916, pouco antes de morrer, em fevereiro do mesmo ano. Além de inúmeros contos, peças teatrais, livros de crítica literária, textos biográficos e autobiográficos e muitos escritos de viagens, James escreveu cerca de vinte romances.

Em "A fera na selva" James nos conta a história de John Marcher e May Bartram(de um reencontro entre os dois). Não da vida deles, mas da história deles. Henry James, deixa claro nessa obra que não é preciso viver para ter uma história, basta que outra pessoa viva-a por você ou basta que se acredite que vivemos a história que pensamos ser nossa. "A Fera na Selva" é um enorme e por não dizer rico e complexo diálogo entre um homem e uma mulher, em que muitas coisas são ditas, mas, no fundo, quem dá o tom e voz a tudo é o silêncio. Passamos por todo o livro esperando a palavra final. E que palvra será esta? Spoiler? Não posso me atrever a isso! É necessário que cada leitor sinta a profundidade dessa pequena novela, aqui tudo é dito mas nada é revelado. "A fera na selva selva é assim, mais desencontros do que encontros marcam a trajetória dos dois personagens, apesar de eles estarem juntos. Quando Marcher e Bartram se reencontram, ele não se lembra da confidência que fez a ela dez anos antes. O segredo fundamental do livro. O protagonista tem a sensação de que algo importante está para acontecer. Algo estaria à espreita dele, por trás de uma curva no desenrolar dos meses e dos anos, como uma fera na selva.
"A Fera na Selva" é uma narrativa carregada de pura insinuação. Prende o leitor justamente porque dá pistas, o faz entender, mas não satisfaz a curiosidade acomodada por não dizer nada claramente com todas as letras, você terá que ver bem mais além do perseptivo, conseguir captar o que está por traz do que você vê. Henry James é um narrador ímpar e constrói sua obra com a fluidez que permite absorver o livro de uma vez, em poucas horas. May Bartram conquista o leitor pela doçura, mas o angustia pela excessiva paciência. Joe Marcher intriga o leitor pela capacidade de travestir o medo de impassividade diante do perigo iminente. ??(?)Não é uma questão sobre a qual eu tenha alguma escolha, sobre a qual eu possa decidir uma mudança. Não é uma questão que possa ser mudada. Está nas mãos dos deuses. Estamos à mercê da nossa própria lei ? é aí que estamos.??
"A fera na selva é uma leitura que vale a pena, contudo, é necessário esforçar-se esforçar-se para superar as dificuldades do tudo dito e nada revelado, pois a recompensa brilha a cada página dessa história de amor cujo tema central é o desencontro. John Marcher passou a vida cumprindo o destino da maioria das pessoas, ou seja, sem perceber o mais importante. E quando consegue abandonar o que Henry James chama de ?o centro do seu deserto?, acorda a tempo de, tão-somente, descobrir que é tarde demais.
"A fera na selva" uma pequena novela de menos de 100 páginas, mas que tem uma profundidade imensa não pode ser ignorada por nós leitores.
É por essas e muitas outras coisas que adorna leitura dos clássicos.

Machado 31/05/2020

Pequena novela, mas não tão boa. Achei o texto truncado e um pouco cansativo

Carrara 25/05/2020

Esquisito para uma primeira leitura, rsrs já tinha lido outras críticas de gente dizendo que leu mais de uma vez para pegar os detalhes e as nuances. Acho que vou querer fazer o mesmo. Um dia...

Ditchum 07/05/2020

Razoável
Leitura, a meu ver, razoável. Não me cativou, mas mesmo assim fui até o fim para concluir a história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5