A Fera na Selva

A Fera na Selva Henry James

Resenhas - A Fera na Selva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

igsuehtam 02/05/2024

Parece aquele meme Meia noite te conto um segredo
Achei a escrita um pouco confusa. Mas o livro traz uma grande mensagem sobre viver a vida e não perder tempo.

Vale a pena.

julydaily 27/03/2024

Densidade poética
Por um momento achei que não fosse capaz de ler devido a densidade dessa leitura mas consegui sobreviver kkkk. Por incrível que pareça ontem eu decidi que queria ler um livro sem final feliz e por pura intuição comecei essa leitura e só agora quando terminei me lembrei disso, claro que o final pode ter várias interpretações. A história é sobre John um homem que vive na espera de que algo extraordinário aconteça na vida dele e ele compartilha esse ?segredo? apenas com uma pessoa a May e a partir disso eles começam uma amizade. O autor descreve tudo com profundidade e muita metáfora, foi um desafio pra mim, várias vezes reli a mesma página/frase pra entender de fato e não deixar nada passar despercebido mas eu gostei por ser fascinante, desafiador e por não ter um ?final feliz? pretendo reler em algum momento no futuro.
Kaique.Vidal 27/03/2024minha estante
"reli a página", eu lendo clarice sou exatamente assimkkkkk

julydaily 27/03/2024minha estante
putsss eu tbm!!! Clarice é demais

wendymarques 20/03/2024

Confuso?
Eu deixei a nota porque foi a minha impressão durante a leitura do livro antes do último capítulo e vou explicar porque.
A leitura foi muito, muito cansativa.
Eu lia e lia e não saia do lugar, não entendia, não absorvia, os diálogos eram rasos e não levavam a lugar nenhum na minha cabeça, e isso foi se arrastando durante a leitura toda.
Eu resolvi assistir a resenha da Tatiana Feltrin antes de ler o último capítulo e isso foi um difusor de águas pra terminar o livro, ela alinhou todos os acontecimentos, todas as conversas, tudo que o livro trouxe e as explicações pra que ele fosse desse jeito e se não fosse isso eu não teria entendido.
A leitura realmente não é fluida e nem fácil, entendo que isso se dá muito pelo tempo em que foi escrito o livro, o tipo de curiosidade que o livro se propõe a trazer não funcionou comigo mas isso não muda o fato de que o livro é bom, a história, a finalidade, claro que eu só tive isso na cabeça depois de entender (com o video).
Então se forem ler, vejam antes esse vídeo da Tatiana ou algum outro sem spoiler, a experiência vai ser totalmente diferente.

Juliana 09/03/2024

A Fera na Selva
Eu sinceramente não vi nada de excepcional na história. Na metade do livro já sabemos bem o que vai acontecer, qual é a representação da fera e da selva e tal. Quando eu estava lá noa 80% do livro eu pensei " só falta o final ser ********". E foi. Por isso achei frustrante. Ainda fico com A Volta do Parafuso, que achei magnífica obra.

Celso Filho 23/02/2024

Intrigante
"A fera na selva" é um livro curto, de menos de cem páginas, que parece que cada vez que você lê e pensa nele ele vai duplicando o conteúdo potencialmente discutido.

A história do livro tem uma premissa muito simples: após dez anos, John Marcher se encontra com May Bartram, uma conhecida para qual ele tinha revelado um grande segredo: de maneira súbita e inesperada, ele esperava que acontecesse um evento tamanho em sua vida que a mudaria para sempre. Essa expectativa corrói a alma do personagem de tal forma que ele simplesmente congela para a tentativa de realizar qualquer coisa que poderia fazer, pura e simplesmente por esse medo do desconhecido, ou dessa "fera na selva", como ele mesmo chama.

Surpreende John que tenha contato pensamentos tão íntimos para essa mulher, assim como nos surpreende como aquilo pode realmente causar esse prejuízo na qualidade de vida daquele homem. Mais ainda quando ambos (nós e a personagem principal) vemos que May decide esperar com esse homem o ataque dessa besta, e a partir desse ponto desenvolvem uma forte amizade e ver-se regularmente.

Como qualquer outro livro dessa estirpe, as possíveis interpretações são as mais diversas e ainda quando o livro é tomado a "face value", ainda há muito o que ser extraído aqui. Particularmente, apesar de ser curto, James tem uma escrita que por algumas vezes pode se fazer com que o autor se perca nessa selva literária, visto que existe uma forte presença da voz de John, que se mistura muitas vezes com a própria maneira que o autor encarava sua vida.

Como o livro tem uma maneira de narrar de aspecto bem autoral, muito provavelmente há alguns detalhes interessantes que podem ser extraídos a partir da leitura da obra no original em inglês. Tem valor o suficiente para eu considerar em um momento futuro, ou para recomendar inicialmente que alguém já procure essa edição.

gabriel.a.brumatto 17/02/2024

A Fera na Selva - Henry James
Este foi o meu primeiro contato com a obra do escritor britânico Henry James. Sempre havia ouvido falar muito bem desse autor, e creio que ele faz jus à sua fama.
"A Fera na Selva" conta a história de Marcher, um homem muito reservado e vivente das eras passadas e de sua amiga, separada pela distância May Bartram, que sabe um segredo muito importante a respeito de Marcher, contado por ele próprio. Em determinado momento, eles se reencontram e depois de muita convivência, os dois começam a nutrir sentimentos amorosos um pelo outro. Mas, será que a insegurança de Marcher deixará esse sentimento se nutrir ainda mais? Isso você só vai descobrir lendo.
Enfim, recomendo a todos que façam a leitura, principalmente nesta edição, pois a tradução é perfeita! É um livro que te proporcionará grandes momentos de reflexão sobre a passagem da vida.

Rodolfo Vilar 16/02/2024

? considerado como uma novela, a obra de Harry James conta a história de John Marcher, um não tão jovem que durante um passeio pelas residências de um amigo reencontra uma velha conhecida, onde após o momento de relembrar o passado essa jovem chamada May Bartran o confessa que ele também o confessou contar um de seus maiores segredos, o que faz com que essa percepção da confiança o leve a crer que essa senhora sempre foi de sua confiança. enquanto essa relação entre os dois cresce, May propõe que ela possa continuar sendo sua amiga para conseguir ver o segredo de John tornar-se realidade para. o grande mistério é que esse segredo será uma grande revelação que está pra acontecer em sua vida.

? durante o correr dos anos, enquanto visitas, passeios e confissões acontecem entre os dois, percebe-se que ambos esperam esse ?fato? acontecer: ele à espera de sua realização, ela dando sua vida e seu tempo para acompanhar seu companheiro. conforme vamos lendo, percebemos que a relação dos dois começa a criar laços mais fortes, porém o egoísmo de John o cega ao ponto dele não enxergar a sua vida que se desenrola diferente da May, essa que se entrega a uma relação que parece, e de fato é, unilateral.

? Harry James cria no fim do século XIX uma das maiores histórias sobre o amor e suas percepções, sobre como esperamos tanto da vida e esquecemos do principal: viver. ?A fera na selva? é nada menos que uma metáfora sobre esperar daquilo que está para para acontecer, o bote que não sabemos quando pode surgir. essa percepção para John pode vir tarde demais, mas não se pode ignorar o quanto o tempo é inexorável e cobra seu preço com juros.

? outra leitura que fiz há um tempo atrás foi do livro ?Deserto do tártaros? de Dino Buzatti. não há como não lembrar dessa obra após a leitura de a ?A fera na selva?, não pela semelhança nos enredos, porque não há, mas sim a temática que nos reflete sobre a vida, a espera pelo que pode acontecer e que deixamos de viver nessa expectativa que se torna tão falsa. ambos os livros, como suas personagens, nos marcam profundamente, principalmente no momento em que entender a vida requer paciência.

PriFerraz 16/02/2024

Essa é uma obra da qual eu não desejaria viver a vida dos personagens. Refere-se a um desperdício de uma vida inteira e leva o outro junto a esse desperdício. De tanto esperar que finalmente a "fera" chegou e o resto é silêncio.
Que leitura, recomendo muito.

BurnBeranger 13/02/2024

E se?
Uma obra incrível, confesso que no começo estava perdido e achava os diálogos lentos e sem objetivo algum. Após ter visto a crítica da Tatiana Feltrin que tudo começou a fazer sentido, tanto sobre o autor, o qual já tinha lido A Volta do Parafuso, como sobre a história em si. Um livro curto mas com um final incrível. Fica na cabeça durante um tempo, recomendo.

Cris 12/02/2024

12.02.2024
O ensinamento que o livro transmite é ótimo, mas até chegar a ele, haja paciência! ? Relata a vida de Marcher que fica aguardando algo que vai acontecer em sua vida. E uma conhecida de dez anos atrás, que se chama May, sugere aguardar junto com ele. ?Ambos vão deixando a vida passar e não vivem o que devem viver. Um consciente disso, outro não, e quando descobre, já é tarde.

Carla.Parreira 07/02/2024

A Fera na Selva (Henry James). Narrado em terceira pessoa, a história é contada de forma simples, sem pretensões aparentes. No entanto, quando menos esperamos, nos vemos completamente envolvidos e também em busca da "fera" que assombra a existência de John. A trama se passa no início do século passado, em uma época em que passeios eram realizados em parques, almoços eram marcados com toda a pompa e circunstância, e as pessoas seguiam um ritmo ditado pelas horas, onde pensamentos, eventos e convenções sociais se sobrepunham em camadas até que uma rotina fosse estabelecida. Essa cadência era diferente da nossa atual, moldada por smartphones, redes sociais e publicações digitais. Logo no início somos apresentados a John Marcher e May Bartram. Eles se encontram casualmente em um almoço e são apresentados um ao outro. A partir desse encontro, acompanhamos de perto a vida de John e May. Estamos diante de uma história fascinante e terrível. Não se trata de um filme de terror, mas sim de um romance psicológico que revela a capacidade humana de perder o melhor de si e do outro. Pensei várias coisas sobre a "fera" que atormenta John, aquela que ele sente sempre à espreita, pronta para devorá-lo, e acho que cada um de nós também tem a sua própria fera. Assim como John, podemos estar tão envolvidos por ela, tão obcecados pela certeza de sua existência, que não somos capazes de enxergar ao nosso redor e nos salvar de nós mesmos. Desde criança, John sabe que algo está prestes a acontecer. Solitário em sua angústia, ele guarda seu segredo, evitando preocupar os outros. No entanto, May sempre soube. De forma gentil e compreensiva, ela mantém esse segredo, compartilha sua experiência e ajuda John a lidar com a eterna expectativa de que algo extraordinário irá acontecer. Os anos passam, a idade avança e eles nunca se casam, pois suas vidas estão tão entrelaçadas que não há espaço nem interesse para que outros façam parte dessa amizade. A fera continua à espreita. Com o passar do tempo, May falece e John, solitário, viaja pelo mundo. No entanto, ele encontra no túmulo de May o único lugar onde ainda se sente seguro e acolhido. O intrigante é tentar desvendar: o que será esse acontecimento? Ele não sabe. Quando vai ocorrer? Ele não sabe. É positivo ou negativo? Ele não sabe. O que lhe resta fazer? Nada, apenas esperar. E assim ele faz, apenas espera, na companhia dedicada de May Bartram. De início, ele reluta em compartilhar com ela o que considera ser seu terrível segredo, pois acredita que um homem de valor não deve permitir que uma mulher o acompanhe em uma caçada de tigres. Essa é a imagem que ele acabou formando de sua própria vida. A imobilidade desse indivíduo de caráter peculiar, embora não extraordinário, que espera incessantemente por um destino fabuloso, é uma narrativa sobre egoísmo, orgulho irrefletido e, acima de tudo, cegueira. Não uma cegueira literal, como a de Homero ou Borges, mas uma cegueira emocional. O que faltou a John Marcher foi a capacidade de reconhecer o extraordinário no cotidiano, no aparentemente banal. E Henry James nos presenteia com um final dramático onde tudo se revela bem no finalzinho da história.

Larissa 10/01/2024

O presente que nos é dado
Que tapa na cara... esse livro me deu um banho de água fria (e muito necessário).
Aqui acompanhamos um personagem egoísta que só pensa nele mesmo e no que está por vir na vida dele.
Eis o problema: a vida passa "por ele" sem que ele perceba. E quando ele descobre isso, já é tarde demais.
Esta obra nos faz refletir sobre o valor que estamos dando ao nosso presente, estamos vivendo realmente? Ou apenas esperando por algo que irá acontecer?
As fases difíceis vêm e vão e elas compõem a vida, se deixarmos para viver apenas quando estivermos contentes e satisfeitos perdermos grande parte dela. Essa é a constatação que recebemos no livro: que É ISSO, A VIDA É ISSO, sonhar é bom, mas as especulações podem te paralisar e te cegar, exatamente como aconteceu com o protagonista.
Amei o livro e acho que foi uma leitura de timing perfeito. Eu realmente precisava de um "choque de realidade". Obrigada Henry James por isso.

arthur966 01/01/2024

O passado parecia ter-se reduzido a mera especulação estéril. era disto, na verdade, que o lugar acabava de lhe parecer tão cheio – a simplificação de tudo, exceto o estado de expectativa. este permanecia, somente porque parecia pender no vazio que o circundava. mesmo o seu medo inicial, se medo fosse, havia se perdido no deserto.

Juliane4 01/12/2023

A narrativa explora a tensão entre as expectativas e a realidade, revelando os efeitos devastadores dessa crença ao longo do tempo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5