Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

wendymarques 05/03/2024

5 minutos que pode mudar uma vida toda
Um livro sobre tempo e amor, sobre como as coisas precisam acontecer daquele jeito, que tudo tem um motivo, que nem sempre as portas fechadas foram fechadas atoa.
Foi o primeiro livro que eu li na minha vida e embora não lembrasse da história eu nunca esqueci o nome e essa semana um outro livro me inspirou a ir atrás dele de novo e foi ótimo.
A linguagem não é fácil por conta da época, é um livro curtinho mas a leitura não é tão rápida, (pela quantidade de páginas) mas é um livro ótimo. A trama é boa e por isso mesmo que a linguagem antiga não deixe a leitura ser corrente ele te envolve e você quer saber o final, não consegue parar até saber qual vai ser o final da carta.
É um romance em forma de carta, muito gostoso de ler, um clássico de um autor muito bom que sabe colocar em palavras os sentimentos de forma transparente.
Eu amei ler ele a anos atrás e amei mais ainda ler ele agora novamente com outra maturidade. Super recomendo a leitura.

Morena.1950 03/03/2024

Cinco minutos de atraso e sua vida pode mudar por completo.
O livro Cinco minutos, de José de Alencar, te obriga a refletir sobre as possíveis formas de encontrar o Amor. Além de ter uma leitura gostosa, ele é envolvente.

Trechos:

"(...) Se há uma felicidade indefinível em duas almas que ligam sua vida, que se confundem na mesma existência, que só têm um passado e um futuro para ambas, que desde a flor da idade até à velhice caminham juntas para o mesmo horizonte, partilhando os seus prazeres e as suas mágoas, revendo-se uma na outra (...)."

"As almas como as nossas quando se encontram, se reconhecem e se compreendem."

Impossível não amar essa literatura arrebatadora!
Love love ??

Maria 29/02/2024

Tempo tempo tempo tempo
Cinco minutos me faz pensar no tempo. Em como sempre estamos correndo para ter mais tempo e consequentemente perdendo todo esse tempo procurando o tempo. Tive a oportunidade de ler isso na adolescência, no ensino médio. Me marcou pra sempre. Alencar foi gigante nesse aqui..

Carla1359 17/02/2024

"Se eu pudesse fazer outra loucura..."
O livro em si é bem curto, (passei um mês pra ler porque fiquei com pena de acabar ?) e se você não ficar com pena de ler, acaba em uma tarde...
A leitura é um pouco complicada, mas quando você começa a ler mesmo você começa é entender, é assim por causa do vocabulário da época. Para os amantes de romance clássico esse livro é perfeito! Um amor repleto de renúncias, sacrifícios e loucuras. Ele faz tudo por um sombra de mulher, que mal ele sabia o nome.

OBS: Recomendo a partir de 10 anos

Kiki 16/02/2024

Envolvente
José de Alencar conseguiu me envolver na trama, eu simplesmente nao queria parar de ler.
Livro é muito bem escrito!

Charly1 15/02/2024

Meu fim trágico
Ganhei esse livro de um ficante e ele disse que por mim faria o mesmo que o rapaz do livro, fez pela moça, um mês depois a gente nunca mais se falou. por que ele preferiu acreditar nas mentiras de um ex meu! porem a literatura é muito boa, agora possui em especial um pouco do sentimentos que pude sentir e experimentar durante meus tempos louros de paixão!!

Camaradalopes07 08/02/2024

Releitura!
A primeira vez ouvira um áudio book do livro. Desta vez preferi ler o livro e a trama da história e desenvolvimento foi excelente e com algumas reflexões de como era visto na época sobre o romantismo brasileiro. Cada página valeu apena ser lida e encantar com o que há de melhor de nossa literatura.

Joana 02/02/2024

" Non ti scordar di me!..."
Eu fui pega completamente de surpresa por esse livro, não estava esperando absolutamente nada e acabei me surpreendendo.

Bobo e apaixonante, o livro te faz rir e constrói um rapaz tão amável que te impede de largar a leitura. Muito fofo.

"Todas as minhas loucuras e os meus sofrimentos foram compensados pelo sorriso de inexprimível gozo com que me acolheu."

"Podia dar-lhe outra resposta mais breve, e dizer-lhe simplesmente que tudo isto sucedeu porque me atrasei cinco minutos...Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem."

Maria3897 31/01/2024

Belíssimo conto
O José de Alencar escreve de uma forma tão bela que fiquei deslumbrada! Aqui vão alguns trechos que me marcaram:

?Sabe que sou o homem o menos pontual que há neste mundo; entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis, e esse mau costume dos ingleses.?
- me identifiquei, infelizmente kdjdk

?O aspecto desta natureza quase virgem, esse céu brilhante, essa luz esplêndida caindo em cascatas de ouro sobre as encostas dos rochedos, serenou-me completamente o espírito.?

?As almas como as nossas quando se encontram, se reconhecem e se compreendem.?

?Se pronunciavam o teu nome diante de mim, corava e na minha perturbação julgava que tinham lido esse nome nos meus olhos ou dentro de minh'alma, onde eu bem sabia que ele estava escrito.?

?Porque para mim o único céu
que hoje me sorri, são teus olhos; o calor que pode me fazer viver, é o do teu seio.?

?Mas o amor não compreende esses cálculos e esses raciocínios próprios da fraqueza humana; criado com uma partícula do fogo divino, ele eleva o homem acima da terra, desprende- o da argila que o envolve, e dá-lhe força para dominar todos os obstáculos, para querer o impossível.?

?A cidade começou a erguer-se do seio das ondas, linda e graciosa, como uma donzela que, recostada sobre um monte de relva, banhasse os pés na corrente límpida de um rio.?

Adma.Maverick 22/01/2024

A Carlota é meio insuportável. tudo bem que ela achava q ia morrer e tal, mas msm assim... se ela sabia que ele ia atrás dela pq ela ficou mudando de cidade o tempo todo? fiquei foi c raiva. o livro é mto bom. amei! beijos José de Alencar ?

Mariana113 10/01/2024

Foi minha primeira vez lendo José de Alencar e eu adorei! Os dois contos são curtos, dinâmicos e com uma escrita linda. São excelentes para quem quer começar a ler os livros do autor.
Felipe1503 10/01/2024minha estante
??????

Maria14000 10/01/2024minha estante
Amo José de Alencar, meu autor brasileiro favorito! Espero que tenha outras boas leituras dos livros dele! ?

Bru 31/12/2023

Cinco minutos e a viuvinha
Cinco minutos: amei muito!!! inclusive chorei no final, muito romântico gótico, do estilo bem exagerado, amo que essa história de se apaixonar por alguém no transporte público muito rotineira, amei como ele lutou para encontrá-la, muito bom mesmo!!

a viuvinha: muito boa tbm, gastou dms e quase perdeu a mulher, muito bom ela se apaixonando outra vez pelo mesmo homem sem saber, amei as histórias.

Evelin 04/12/2023

A minha hipocrisia particular é dizer que não gosto de livros contemporâneos muito focados em romance e ao mesmo tempo devorar livros clássicos como esse de puro romantismo.
José de Alencar é um dos autores brasileiros que mais li e gosto. Eu gosto de como ele escrevia seus romances, alguns bem exagerados e líricos, e outros mais complexos e emotivos.
Desse conto em questão, eu gostei. É uma leitura rápida, leve e divertida. Recomendo para alguém que queira ler algo em uma tarde de domingo ou feriado, é a combinação perfeita.

lly 04/12/2023

Exatamente o que eu esperava
O livro cumpre exatamente o que promete, um romance burguês do inicio do século, um amor louco e aparentemente sem sentido mas que agrada quem lê e me agradou bastante, isso porque é o tipo se livro em que você só preciso aceitar o que ali acontece e sentir junto com os personagens.