Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

tatá 20/11/2023

Não levou nem cinco minutos...
Me deixei levar pela emoção na primeiro vez que li e adorei, então relendo eu achei a coisa mais absurda... enfim, o romantismo!

Dudu 17/11/2023

Os pequenos acidentes da vida
Alencar captou muito bem como toda uma vida pode ser delineada a partir dos pequenos imprevistos, algo com o que me identifico bastante. O enredo é curto, de rápida e fácil leitura, não fugindo muito ao modelo das narrativas dos amantes que têm que passar por várias provações para conseguirem se unir. Ainda assim, isso não foi motivo para que não me vinculasse à história, porque me vi angustiado e torcendo para o protagonista.

Livia1182 02/11/2023

Esse é um clássico que eu AMO!! parabéns josé de alencar, arrasou mana.??? sinceramente, é um dos melhores romance de época que eu já li.

Nathy200 31/10/2023

Eu sou tão apaixonada por essa obra que talvez seja até um tanto quanto suspeita para falar sobre ela. Como assim José de Alencar, como assim não é um romance? Entendo que quando ele começou dizendo que não era um romance, ele quis dizer que não era na verdade um romance comum. Li como se estivesse de fora das cenas a observar, não me contive a ficar só dentro da minha própria imaginação, eu estive lá a cada momento presenciando tudoooo, mesmo que de fora kkkkk é o livro mais lindo, é o meu favorito.

Giselle132 24/10/2023

Não seja pontual como um inglês :)
Tava louca pra ler José de Alencar novamente!
Eu sei que tem gente que não curte, mas eu amo o romantismo!?

"Desta pequena causa, desse grão de areia, nasceu a minha felicidade; dele podia resultar a minha desgraça. Se tivesse sido pontual como um inglês, não teria tido uma paixão nem feito uma viagem; mas ainda hoje estaria perdendo o meu tempo a passear pela rua do Ouvidor e a ouvir falar de política e teatro.
Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem."

edybitencurt 22/10/2023

Esse livro mostra exatamente como funcionava antigamente. Um homem se sentia cobiçado pela moça e achava que tinha o direito de beijá-la no ombro.
Além de que, mostra o quão desocupado ele era para ir atrás da moça.
Literatura boa, porém irreal nos dias atuais.
bia-efss 22/10/2023minha estante
Pensei que só eu achava ele muito desocupado kkkkk os dois eram meio dodóis da cabeça

edybitencurt 22/10/2023minha estante
amor à primeira vista ou falta de terapia?

bia-efss 22/10/2023minha estante
Eu acho que ela nem estava doente, só viu a mãe chorando e tirou as próprias conclusões kk

edybitencurt 22/10/2023minha estante
ISSO SIM SERIA UM PLOT TWIST KKKKKKKKKKK

É MUITO PROVÁVEL

Maria 16/10/2023

Primeiro livro que leio do José de Alencar onde só tive contato com suas obras pela primeira vez no ensino médio por comentários da minha professora de Potugues, enfim. Sobre o livro, eu comecei a ler e me veio logo o pensamento no primeiro capítulo que o José de Alencar estava relatando um assédio e ainda o romantizando, e depois ao logo dos capítulos fala sobre uma possessão porém a moça tinha o consentimento e com o decorrer da história e os seus encontros e desencontros fazem a gente se apegar ao livro e para ser sincera eu amei !!!!!

Mah4xz. 02/12/2023minha estante
O final é incrível

tai do jk 07/10/2023

Amor puro
O tipo de amor q a gente quer achar na vida, q história linda, q amor lindo, puro e encantador.
Me apaixonei pela história assim como eles se apaixonaram um pelo outro.
Palavras e sentimentos escritos de forma tão linda q dá vontade de poder viver tudo aquilo.
Apenas cinco minutos podem mudar totalmente o rumo da sua vida.
"Isso prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma maquina; mas um grave defeito para um homem."
q livro lindo ????

Othon.Carpe 27/09/2023

Cinco Minutos" é uma novela escrita por José de Alencar, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira do século XIX. Publicado em 1856, este romance se destaca por sua abordagem sobre temas como o amor, a sociedade e a busca pela identidade.

ther 11/09/2023

Romantismo
ótimo conto do romantismo nacional, li por um trabalho e é bem necessário a descoberta dessas obras de literatura.

utasaan 21/08/2023

Um livro verde
Como este é o primeiro livro de José de Alencar ele ainda está verde, mostrando sinais de que irá evoluir (por sinal em "A Viuvinha" já é perceptível uma certa evolução) mas achei extremamente monótono. Amo livros da escola literária romantismo mas esse não me desceu de jeito algum.
beca 17/09/2023minha estante
Nossa, eu me apaixonei por este aqui, acho muito diferente de "Senhora", mas tão gostoso quanto.

Instagram: @leitor_eduardo 20/08/2023

Cinco Minutos
- Título: #CincoMinutos
- Autor: #JoséDeAlencar
- Ano: 1856
- Nota: ?????

"Cinco Minutos" é um conto escrito pelo renomado autor brasileiro José de Alencar, que faz parte de sua coletânea de contos intitulada "Cinco Minutos e outros contos". Publicado pela primeira vez em 1856, o conto apresenta características marcantes do romantismo brasileiro, explorando temas como o amor, a fugacidade do tempo e a intensidade das emoções.

A história narra o encontro entre uma jovem e bela mulher, Carlota, e um estudante de medicina que está prestes a fazer uma viagem. O título "Cinco Minutos" faz referência ao breve período de tempo que os personagens têm para conversar antes da partida do jovem. Durante esses minutos preciosos, eles compartilham um diálogo repleto de sentimentos, revelando suas emoções mais profundas e íntimas.

A narrativa é permeada por um tom melancólico e uma atmosfera nostálgica, típicos das obras românticas. José de Alencar habilmente explora as emoções humanas, retratando a intensidade do amor em um espaço de tempo tão curto. Através das palavras trocadas entre os personagens, o autor captura a efemeridade da vida e do amor, ressaltando como momentos preciosos podem ser vividos em questão de minutos, deixando uma marca eterna na memória.

A história destaca o poder das palavras e a profundidade dos sentimentos, mesmo em um curto espaço de tempo. Com sua poesia e profundidade emocional, o conto continua a ser apreciado como uma obra literária que captura a essência do romantismo brasileiro.