A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

xav 29/01/2023

Este de longe não é um dos melhores de Alencar, mas tem sua importância.
A viuvinha nos mostra de forma romantizada a submissão da mulher ao homem e aos costumes. É preciso entender o contexto da época em que a obra foi escrita para ser consumida e entendida de forma adequada.

Carolina, mulher jovem, noiva de Jorge, homem menino que no passado vivia de farra após a morte de seu pai, este que resolveu mudar seus hábitos quando se apaixonou pela mesma, o que já era tarde de mais, pois suas ações já tinham lhe acarretedo ao fracasso, o tornando um homem falido. Para resolver este problema, Jorge e o seu tutor senhor Almeida, resolveram forjar o seu suicidio um dia após o seu noivado com Carolina.

A querida passou cinco anos vestindo preto para indicar que era viúva, se privando de conhecer novos amores, pois era extremamente apaixonada por este moleque imaturo, sem conhecimentos financeiros, que até então era um ?defunto?, No fim ele reaparece e o casamento é reatado. Gostei deste enredo? adorei, Mas tenho questionamentos e críticas comuns como as de qualquer leitor. Como pôde ele ter deixado a Carolina sofrer por todos esses anos?! Como pôde ela, tão nova, ter esperado por um morto por todos esses anos??! Kkkkkkkk, Enredo instigante!! puro suco do romanstimo, interessante de ser consumido para quem gosta de romantismo, leitura fácil e curta.

Dudallira 29/01/2023

A viuvinha
Um história curta mas bastaaante sentimental.
Confesso que no começo não consegui enteder muito a leitura já que a escrita é um pouco diferente do que estou habituada.
Mas gostei muito da história , não esperava por esse plow Twist no final

little livia 09/01/2023

Ruim
Vale ressaltar a minha inexperiência em produzir resenhas. Foi um livro horrível pra mim, de início acreditei que por estar mudando meu gênero, mas após abandoná-lo um milhão de vezes mudei minha opinião. O livro é cansativo e desgastante, torci para acabar rápido do início ao fim.

Priscila 10/11/2022

Eles eram a coisa mais fofinha juntos e mostrava um amor tão doce que faz a gente querer amar também, não vou superar nunca oque aconteceu com o Jorge

Lu 27/10/2022

Arrastado.
Arrastado, dramático, intenso. Como todo livro romântico.
Muito delicado, sobretudo as descrições dos sentimentos.

vixs 21/10/2022

é um livro bem de boa que eu demorei muiito pra terminar. achei bem normal e razoável, foi a minha primeira vez lendo José de Alencar e eu não tive dificuldade na escrita, diferente do que que achava antes de começar. esse livro foi mais pra pegar costume mesmo e acho que o Jorge precisa de uma terapia sabe, muito maluco.

cadáver 02/10/2022

bela bosta
previsível, arrastado, brega e dramático (o romantismo todo). A carolina é literalmente um acessório do jorge ou um cachorrinho fiel

Lis 23/09/2022

é bonitinha a história, algumas coisas me irritaram no enredo (como a fragilidade da Carolina) mas foi escrito em 1800 e bolinha então não posso falar muita coisa

lusandra 23/07/2022

Nada extravagante
Confesso que no começo me perdi bastante na leitura, a linguagem e toda a forma de escrita é um pouco diferente da habitual hoje. Mas depois que me acostumei foi mais fácil, mesmo tendo que voltar algumas vezes pra entender o que estava escrito. Ainda assim, se tornou uma leitura fácil e fluída, uma história que não te prende, e nem é algo extravagantemente bom, mas ainda assim, boa, simples. Recomendo, e é um ótimo livro pra passar o tempo.

ray 22/07/2022

mano
"A lei, a sociedade e a polícia estão no mau costume de exigir que cada homem tenha uma profissão; donde provém esta exigência absurda não sei eu, mas o fato é que ela existe, contra a opinião de muita gente."

Jaguadarte0 20/07/2022

Ok, eu não gostei desse livro, ele realmente tinha elementos que eu temia e esperava encontrar no mesmo. Os personagens desse livro são rasos, genéricos e nenhum pouco aprofundados, a trama é tão simples que beira o desinteressante, fora que já é uma história bastante datada, que convenhamos, não envelheceu bem; fora que até mesmo pra um romance, isso aqui é terrível. Eu realmente não me importo com seu simbolismo ou contexto histórico, ele pode ter feito sucesso e inspirado diversas obras nos anos 9000 A.C., mas isso não muda o fato de que não me agradei dele.

Júlia 22/06/2022

Mais ou menos
A Viuvinha é um clássico da literatura brasileira escrito por José de Alencar.

O livro narra a história de Jorge, herdeiro de uma grande fortuna, e Carolina, uma menina pura e inocente que casa-se com o mesmo.

Não é à toa que é considerado um livro característico do romantismo, visto que apresenta dramatização exagerada.

Em geral, achei o livro bastante monótono. A narrativa inteira se resume a três grandes acontecimentos principais, enquanto o restante consiste basicamente em uma descrição floreada dp cenário e das características das personagens, o que resulta em uma escrita truncada e pouco fluida. É bom ter uma descrição do local onde se passa a história e também das personagens, mas não de forma demasiada, visto que deixa a leitura maçante.

Além disso, a história é até que bastante previsível, não te prendendo no enredo. Apenas o final que é realmente interessante e surpreendente.

As personagens também são rasas e não possuem traços de personalidade marcantes, fazendo com que o leitor tenha dificuldade em se comover com as mesmas.

Não gostei da maneira como Carolina é retratada, como uma garota pura, inocente e indefesa, cuja principal característica é apenas ser virgem e noiva de Jorge. Me senti bastante incomodada com toda a glamourização acerca da virgindade e da castidade da personagem, apesar de saber que isso se deve por causa da época em que foi escrito o romance.