Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos Sarah Waters

Resenhas - Na Ponta dos Dedos

May 24/11/2019

Livro maravilhoso
Quando eu vi o filme A Criada da Netflix nem imaginei que seria baseado em um livro e quando descobri isso, precisei ler imediatamente, porque o filme tinha me surpreendido bastante.

A premissa básica entre os dois é parecida, pelo menos no início. O livro é dividido em três partes e é uma leitura lenta. Mas não falo lenta como um demérito, pois é uma história que vai se desdobrando aos poucos. Conhecemos mais a fundo o passado das protagonistas, os momentos, traumas e pensamentos que transformaram elas em quem são e como isso influenciou na história. Podemos ter uma visão melhor dos outros personagens, da casa em Briar, da atmosfera e de como a relação das duas vai crescendo e se transformando.

Diferente do filme, que tem um grande plot Twist, o livro tem o plot Twist do plot Twist e assim por diante. São tantas surpresas e reviravoltas que acontecem no livro, que se uma pessoa for querer a história idêntica ao do filme pode se decepcionar.

Acho que eu mais gostei nessa história foi conhecer uma Londres, uma vida na Inglaterra diferente dos romances que estava acostumada. Geralmente os livros que eu leio que se passam nessa época mostram riquezas, bailes, carruagens, uma, beleza mesmo que esconda algumas dores. Já em Na ponta dos dedos, nos deparamos com um mundo de pobreza, violência, vemos bairros pobres, esquecidos. Vemos ladrões e trambiqueiros.

O único ponto negativo para mim foi que achei a terceira parte um pouco arrastada e um pouco confusa. O final é um pouco melancólico, mas bonito e condizente com a história.

Não espere semelhanças demais com o filme além da premissa básica. Vá com a mente aberta, porque são ambas as histórias muito boas. Estou animada para ver a série da BBC de 2005 e para conhecer outros livros dessa autora.

Juliana @julianaaf 23/07/2020

Sue Trinder começa a trabalhar como criada de Maud Lilly, mas ela tem um plano...

Eu estou maravilhada com a construção de personagens desse livro, e o desenrolar de fatos que vai preenchendo cada lacuna e deixando o leitor instigado.
Nada fica sem respostas e ainda temos um romance em meio à trama. Apesar de suas quase 600 páginas, é uma leitura que acontece de maneira rápida e fluída e te deixa de boca aberta.

Entrou na lista de favoritos.

raquel 22/10/2020

novela mexicana
esse livro pecou pelo excesso de plot twist, mas a escrita e a ambientação são realmente boas.

chuwanning 10/04/2021

sue e maud, entrem na minha casa
Esse livro.... esse livro! Não pegue spoilers antes de lê-lo! Mas também não vá achando que será completamente igual ao filme "A Criada", o filme teve toda uma adaptação ao contexto de tensão política Coréia-Japão. O livro é incrível, não supera o filme, infelizmente, pois as obras de audiovisual do Park são absurdas de boas. Mas é um livro que vale muito a pena, com um romance eletrizante, revoltante e pra te fazer gritar no final (de alegria e liberdade).

VitAria1235 25/12/2023minha estante
nossa simmm, é super lento e detalhado mas eu não conseguia parar de ler

Rafael Vinícios 20/06/2021

Na Ponta da Resenha
Fui tapeado. E que bom que fui. Num livro que a história se passa nas mãos de uma ladra, nada mais justo que se engane por confiar nos dedos que vão levar te por caminhos inesperados. Metáfora.

Me surpreendi muito, mais vezes do que esperava, diga-se de passagem, mas valeu a pena cada capítulo lido. Gostei muito da ambientação de época, as reviravoltas constantes e a trama ardilosa.

A única coisa que me cansei foram de algumas cenas mais longas, lentas e minuciosamente detalhadas. Me arrastei e parei algumas vezes pois não conseguia fluir. Fora isso achei o livro brilhante.

Dando continuidade na meta de ler autores e histórias LGBTQIA+, foi uma leitura muito importante e que recomendo.

Jess 15/02/2022

Perfeito! Viciante do começo ao fim!
É uma viagem no tempo, para Londres Vitoriana. A narrativa é perfeita, é crescente e cada vez mais vai sendo acrescentadas camadas e vamos entendo cada vez mais a história até que fique completa. E nos surpreende tanto! Algumas cenas também nos são mostradas dessa forma, a cada ponto de vista são acrescidos mais detalhes até que se forma uma cena completa e rica de detalhes - principalmente quando lemos a parte 2.
Em meio a atmosfera de tantas limitações da época, o machismo, a pobreza, por exemplo, e os objetivos dos personagens, as reviravoltas, o arco das personagens incrível, enfim, não é apenas um livro de romance lésbico. É muito mais que isso (meu estilo preferido de leitura) vai muito além. É perfeito. É profundo. Foge do clichê. É sensual. É difícil. É inteligente. É emocionante. É maravilhoso. É daquelas obras que impressionam e fica reverberando por dias assim que lemos a última frase.

kk3thess 25/06/2021

A história é boa. De verdade. Se eu cheguei até o fim do livro foi por causa dela. Só que tinha um pequeno e, paradoxalmente, enorme problema me impedindo de embarcar no livro: a escrita da autora. Eu já li livros super descritivos, é basicamente um dia normal para um fã de fantasia como eu. Já li livros onde o estilo do autor fala alto. Não foi o caso deste aqui.

A descrição, ao invés de me ajudar a imaginar a história, limitava a visualização dela na minha mente. O estilo de escrita da autora, ao invés de criar uma identidade distinta para a leitura, soava mais como exercício de estilo gratuito do que algo apropriado para contar esta história. Não é a toa que a leitura flui melhor no terço final do livro, quando todo esse excesso é consideravelmente reduzido porque a narrativa já não tem mais espaço para ele.

Na Ponta dos Dedos não é um livro ruim. De certa forma, nem uma experiência de leitura realmente ruim foi. Só que quando fatores aparentemente pequenos conseguem me incomodar mais do que um mero "isso é chatinho", significa que eles não foram tão pequenos quando pareciam.

seasea 29/06/2021

incrível
socorro a obra é simplesmente maravilhosa. a forma em que a sarah desenvolve a trama, alias amei a escrita dela ela é bem detalhista e meu deus os plot twist que acontem no decorrer aaaaaaaaa você fica ansiosa de qual rumo vai terminar mds e se tornou meu livro fav e é isto leiam (queria mais momentos da maud e sue)

Manju@_@ 11/06/2023

Chori e Sorri
Fazia muito tempo que eu não sentia esse mix de emoções com um livro, os 50 mil plots que equivalem a um soco a cada página virada dão um tempero especial para o livro, isso me fez ter uma sensação parecida a um choque de realidade a cada capítulo e pôs todos os cacos de saúde mental que ainda me restam, em perigo.
Por muitas vezes eu quis chorar, gargalhar(e as vezes coringar), e quis muito, mas muito mesmo, dar um soco em cada um dos personagens pela tamanha filha da put4g3m deles, é incrível como ninguém se salva nessa.
Felizmente como uma boa passadora de pano que sou, vou proteger meus amores, Sue e Maud, que foram as "menos piores", foi pelo amor delas que eu chorei e me emocionei e quis, por apenas alguns milésimos de segundos, me apaixonar novamente.
O desenvolvimento dos personagens é massa demais, essa história com certeza merece mais do que apenas 500 e sei lá quantas páginas, e a única coisa que me segurou de dar 5 estrelas foi o fato de que toda essa reviravolta me deixou nervosissima e anciosa (tanto que eu demorei pouquíssimo tempo pra terminar o livro).
Enfim, é isso, obrigada por me acompanhar pelo surto que foi ler esse livro :)

Micaele 25/01/2023

Na ponta dos dedos é um livro incrível. Tem tantas reviravoltas que me cativaram de um maneira surreal. O ponto de vista das personagens principais que são Sue e Maud são bem desenvolvidos e escritos de uma maneira que me fez entender melhor o move as duas . Recomendo muito esse livro achei ele muito legal e viciante

Cássia 05/01/2022

Reviravoltas e surpresas
Sue é contratada como criada de quarto de Maud com o objetivo de convencê-la a se casar com o trapaceiro Gentleman, para ficarem com a fortuna da moça. Mas os planos se tornam difíceis de serem seguidos, quando outros sentimentos surgem na relação com a patroa.
O livro é narrado nas vozes de Sue e Maud, alternando nas três partes. Tem reviravoltas, surpresas, suspense, drama. Um bom livro.

Gabs. A 13/01/2022

Ladrão que rouba ladrão...
Árdua é a tarefa de recomendar esse livro, sem potencialmente revelar muito da trama e estragar a experiência de um futuro leitor.
Digamos então que é uma história sobre a arte da malandragem e do desejo.

Quando sexual, o desejo pode ser lido como luxúria.

Quando relacionado ao dinheiro, o desejo se torna cobiça.

Na gana em fazer mal a outra pessoa, chamamos o desejo de crueldade.

Mas e quando o desejo se mostra como um bem-querer inocente e belo, seria então essa forma o que conhecemos por Amor?

É curioso como podemos desejar uma coisa em modos muito diferentes, ou desejamos coisas diferentes, que no fim, podem acabar se revelando a mesma coisa - Sim, um bocado confuso, mas reflete a loucura de acontecimentos que é esse livro (haja fôlego para tanto plot twist carpado, meus amigos hahaha)

A história é riquíssima e dúvido alguém chegar ao final tendo adivinhado como termina.

Ps; o filme também é incrível e mesmo a história sendo bem diferente, vale super a pena.

Rita0 24/06/2023

Aquele comentário do Facebook falando sobre as gays trambiqueiras, gay empinando moto, gay dando tiro pro alto... É bem isso mesmo. No filme, pelo menos.
Foi uma surpresa pra mim que a história do livro fosse diferente da do filme. Claro que adaptação alguma é tão fiel à obra original, e para muitas pessoas isso não acaba sendo agradável (eu me incluo nisso), mas aqui é diferente. Tanto o filme quanto o livro são ótimos no que se propõe a fazer.

Mas agora falando apenas sobre o livro: o que é que eu posso dizer? Não sou boa em resenhas e na minha opinião, quanto menos o leitor souber da história, melhor. Você não vai ficar perdido lendo ele, porque é bem detalhista (ok, nem tanto, mas as vezes é um pouco demais) e é tudo muito bem explicado. E a sensação de ir descobrindo cada pequeno segredo ao decorrer da história é impagável. Acompanhar toda a narrativa sem saber se aquilo tudo vai dar certo ou não, pra onde vai levar todo esse esforço, é incrível.

Leiam o livro, assistam o filme.