Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos Sarah Waters

Resenhas - Na Ponta dos Dedos

Yasvie 22/04/2023

Vá morar no mato. De preferência com uma mulher.
Sempre que um livro me intriga e surpreende de maneira positiva eu fico sem palavras ao escrever sobre. Dias e dias se passam sem que a história saia de minha mente e as palavras se misturem em uma confusão de sentimentos. Recentemente Na Ponta dos Dedos me trouxe todas essas sensações.

Já li varios livros com alguma temática envolvendo sexualidade e gênero antes, mas nenhum onde os personagens principais é que passam pelos seus questionamentos, e principalmente nenhum onde tais persongens não se resumem somente a isso. No geral, essas coisas ficam para os secundários. Mas não dessa vez.

Geralmente costumo fazer um breve resumo sobre o que li, porém nesse caso entendo ser necessário certa ingenuidade sobre o conteúdo para que a experiência seja mais satisfatória. O conhecimento prévio claramente estraga as varias surpresas presentes no livro, o que também significa que é melhor ler sem ter visto antes o filme que se baseia neste livro e também nem mesmo ter total conhecimento da sinopse da história.

Mas, creio que saber que esse livro é sáfico, ou seja, há mulheres apaixonadas por outras mulheres, trás um apego maior na hora de escolher essa história para ler e apreciar, porque essa é uma das partes mais belas por conta da sensibilidade presente na hora da narração dos acontecimentos entre elas. Os sentimentos e ações são tão puras e verdadeiras que aquecem o coração de qualquer um, e principalmente de alguém que sente o mesmo que elas na vida real.

Na primeira parte conhecemos Susan e Maud, duas garotas de mundos diferentes, Maud passa seus dias lendo livros para seu tio, livros esses que só entendemos e conhecemos na segunda parte quando vemos o que realmente se passa naquela casa no ponto de vista da Maud. E Susan, narradora da primeira parte, mora em uma casa com ladrões e contrabandistas, e mesmo sendo a mais correta deles conhece a Maud em uma dessas varias tramas.

O livro se passa no século 19, o que surpreende na temática e no quão bem feito tudo é, nas descrições dos detalhes, as roupas, os acontecimentos, tudo é tão bem realista e fiel que dá a real sensação de que a Maud e a Susan, persongens principais, realmente existiram.

Na ponta dos dedos é um livros completo e complexo, os dois por contar tudo nos detalhes necessários para a compreensão dos acontecimentos e entendimento dos motivos dos persongens para seus atos, que são muitos. Não existe voltas e retornos, tudo segue seu caminho e tudo termina como tem que terminar, sem voltas mirabolantes nem fantasias, vemos a possível realidade e nos sensibilizamos com ela.

Definitivamente, um livro que merece ter mais reconhecimento pelo que entrega e pelo que demonstra, um amor entre duas mulheres em uma época que nem elas mesmas poderiam ter conhecimento disso, enquanto todos estão presos em uma sociedade que diminui e maltrata os mais frágeis, as mulheres e as crianças. E por fim, recebemos o fim sáfico que quase nunca temos, ou seja, um minimamente completo e feliz.

aile 30/09/2021

Na Ponta dos Dedos
Assisti ?A Criada?, ainda em 2019, e me apaixonei pela história da ?inocente? Hideko e sua criada Sook-Hee, então ganhei de presente o livro, cerca de um ano atrás; quando chegou, tentei ler as primeiras dez páginas e achei maçante, e acabei deixando quieto na estante, até cerca de uma semana atrás, que venci a preguiça e o preconceito que tinha com o livro, e foi uma ótima decisão.
Fui com a expectativa alta por causa do filme, e em momento algum me decepcionou: inclusive superou minhas expectativas! Pensei que não fosse me surpreender por já saber o plot, mas foi totalmente o contrário, e que final foi esse???
Precisamos de mais histórias de lésbicas trapaceiras!!!

Barbara.23 21/01/2024

Quem cava a cova pros outros e cai, destroi os corações.
Uma leitura ótima pra quem vem as cegas, pois o livro se trata apenas de plots. São tantos que perde a graça e você só continua pra saber como vai acabar esse grande mousse.
A escrita é lenta e a historia pesada. A mudança de narrador, para recontar os mesmos acontecimentos, faz com que o ato dois do livro seja maçante. Até os plots vão ficando óbvios com o tempo.
Não sei se é proposital, mas achei os personagens tao fracos que, por mais profundas as suas motivações, não consegui ter empatia ou apego a ninguém ali além da Sue.
Apesar de tudo, há de se reconhecer a mente de titânio da sarah waters por montar toda essa teia de arranha e entregar os arcos todos fechadinhos.

"Pensávamos segredos. Segredos de verdade, e falsos. Tantos que seria impossível contá-los. Quando, hoje, tento especificar o que cada um sabia e quem não sabia nada, quem sabia tudo e quem era uma fraude, tenho de parar e desistir, pois minha cabeça começa a rodar."

No fim, só me resta dizer que:
Fingersmith>>>>>> a criada
joics 04/03/2024minha estante
Eu também só consegui me apegar a Sue, inclusive achei fraco o final dos vilões, queria que eles sofressem pelo menos metade do que ela sofreu naquele hospício. Pelo menos o Gentleman teve uma morte muito fácil. E faltou desenvolvimento da Maud no final, para uma protagonista.

Suzy 03/10/2023

Foda demais
Só comecei a ler por causa do possível romance lésbico, porém o livro tem uma história foda, falo mais pelos plots que foi ocorrendo na obra, mas a história em sí é realmente boa, e muito pesada, as coisas que a Maud passou com o tio e a Sue no manicômio, me deixou muito agoniada. E tenho que comentar, a escrita da autora achei ela bem estranha, e é bem massante, tem que ler tranquilamente, como não tive pressa pra terminar foi até deboa. Gostei dos personagens, cada um tem sua história e ações. A história é dividida em 3 partes e são narrados pela Sue e Maud, cada uma mostrando sua versão dos fatos, acho que isso foi algo legal e meio que deixou o livro longo também, porque foi bem descrito, tudo em cada lado da história. E pra terminar gostei de tudo a história, os personagens, o romance e as gays sendo finalmente felizes no final.
Mari 20/10/2023minha estante
Nunca fiquei tão feliz com um spoiler hahaha
Li 1/4 do livro e tô tipo: se isso acabar mal, vou me odiar por estar lendo

Suzy 03/01/2024minha estante
Pelo visto você já terminou, só vi agora. E que livrão né, vale super a pena ler e terminar ele

Nagisa 18/09/2022

Oxi caråi
Não entendi muito bem, não é que seja difícil de entender, mas tudo tomou um rumo tão inesperado que eu simplesmente não consegui captar
Eu acho que houveram reviravoltas demais, confunde o psicológico do leitor, e esse final gente???? A autora literalmente soltou um "E é isso, um beijo da Anitta", tipo, QUE??????
Todo mundo nesse livro é ferrado da cabeça, e se não era antes dos acontecimentos, passou a ser. É uma ladainha daquelas, a mulher escreveu 600 páginas pra no final me tacar um "e viveram felizes para sempre" ah, vai pra merda!
Eu gostei bastante da leitura, mas sério, que final lixo, a autora passou 600 páginas contando as coisas com calma e de repente parece que ficou com pressa, qual a necessidade de sumir com todos os personagens e só deixar a Maud e a Susan? Até a pobre da dainty foi esquecida no churrasco, sério, que lixo
É sim uma leitura excelente, um livro bastante pesado(no meu caso principalmente pela violência aos animais) e trata de uns assuntos sérios, acho que uma das partes mais nojentas foi a do manicômio, especialmente quando a enfermeira bacon fica assediand0 a Sue, de verdade, me deu um desespero genuíno ler tudo isso, e uma grande angústia com esse final, esperava bem mais, prometeu tudo e não entregou nada
O que que é isso? A princesa e a plebeia versão Simpsons?
Bellesbooks 27/11/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkjkkkkkjjjj putta merda eu só fui ler esse livro graças ao filme e fique assim tbm, o final foi tipo ahh tenho um mês pra entregar esse trabalho da tempo, daí ela foi procrastinando e foi fazer quando faltava um dia e saiu essa laranjada, haja ku pra ser tomado

Rita0 24/06/2023

Aquele comentário do Facebook falando sobre as gays trambiqueiras, gay empinando moto, gay dando tiro pro alto... É bem isso mesmo. No filme, pelo menos.
Foi uma surpresa pra mim que a história do livro fosse diferente da do filme. Claro que adaptação alguma é tão fiel à obra original, e para muitas pessoas isso não acaba sendo agradável (eu me incluo nisso), mas aqui é diferente. Tanto o filme quanto o livro são ótimos no que se propõe a fazer.

Mas agora falando apenas sobre o livro: o que é que eu posso dizer? Não sou boa em resenhas e na minha opinião, quanto menos o leitor souber da história, melhor. Você não vai ficar perdido lendo ele, porque é bem detalhista (ok, nem tanto, mas as vezes é um pouco demais) e é tudo muito bem explicado. E a sensação de ir descobrindo cada pequeno segredo ao decorrer da história é impagável. Acompanhar toda a narrativa sem saber se aquilo tudo vai dar certo ou não, pra onde vai levar todo esse esforço, é incrível.

Leiam o livro, assistam o filme.

raquel 22/10/2020

novela mexicana
esse livro pecou pelo excesso de plot twist, mas a escrita e a ambientação são realmente boas.

Maria.Paula 01/07/2023

Me irritou um pouco, mas muito bom no geral ????
Ainda bem chocada com o primeiro plot do livro, foi o maior, os outros foram bem previsíveis, muita trambicagem. A leitura fica muito boa em alguns momentos mas muito parada em outros, isso fez eu ler ele muito devagar ???

Lillyt 12/10/2022

Não tenho palavras pra explicar esse livro !! Simplesmente sensacional, melhor livro que eu li esse ano, estou SEM CHÃO ??

Jess 15/02/2022

Perfeito! Viciante do começo ao fim!
É uma viagem no tempo, para Londres Vitoriana. A narrativa é perfeita, é crescente e cada vez mais vai sendo acrescentadas camadas e vamos entendo cada vez mais a história até que fique completa. E nos surpreende tanto! Algumas cenas também nos são mostradas dessa forma, a cada ponto de vista são acrescidos mais detalhes até que se forma uma cena completa e rica de detalhes - principalmente quando lemos a parte 2.
Em meio a atmosfera de tantas limitações da época, o machismo, a pobreza, por exemplo, e os objetivos dos personagens, as reviravoltas, o arco das personagens incrível, enfim, não é apenas um livro de romance lésbico. É muito mais que isso (meu estilo preferido de leitura) vai muito além. É perfeito. É profundo. Foge do clichê. É sensual. É difícil. É inteligente. É emocionante. É maravilhoso. É daquelas obras que impressionam e fica reverberando por dias assim que lemos a última frase.

May 24/11/2019

Livro maravilhoso
Quando eu vi o filme A Criada da Netflix nem imaginei que seria baseado em um livro e quando descobri isso, precisei ler imediatamente, porque o filme tinha me surpreendido bastante.

A premissa básica entre os dois é parecida, pelo menos no início. O livro é dividido em três partes e é uma leitura lenta. Mas não falo lenta como um demérito, pois é uma história que vai se desdobrando aos poucos. Conhecemos mais a fundo o passado das protagonistas, os momentos, traumas e pensamentos que transformaram elas em quem são e como isso influenciou na história. Podemos ter uma visão melhor dos outros personagens, da casa em Briar, da atmosfera e de como a relação das duas vai crescendo e se transformando.

Diferente do filme, que tem um grande plot Twist, o livro tem o plot Twist do plot Twist e assim por diante. São tantas surpresas e reviravoltas que acontecem no livro, que se uma pessoa for querer a história idêntica ao do filme pode se decepcionar.

Acho que eu mais gostei nessa história foi conhecer uma Londres, uma vida na Inglaterra diferente dos romances que estava acostumada. Geralmente os livros que eu leio que se passam nessa época mostram riquezas, bailes, carruagens, uma, beleza mesmo que esconda algumas dores. Já em Na ponta dos dedos, nos deparamos com um mundo de pobreza, violência, vemos bairros pobres, esquecidos. Vemos ladrões e trambiqueiros.

O único ponto negativo para mim foi que achei a terceira parte um pouco arrastada e um pouco confusa. O final é um pouco melancólico, mas bonito e condizente com a história.

Não espere semelhanças demais com o filme além da premissa básica. Vá com a mente aberta, porque são ambas as histórias muito boas. Estou animada para ver a série da BBC de 2005 e para conhecer outros livros dessa autora.

Rafael Vinícios 20/06/2021

Na Ponta da Resenha
Fui tapeado. E que bom que fui. Num livro que a história se passa nas mãos de uma ladra, nada mais justo que se engane por confiar nos dedos que vão levar te por caminhos inesperados. Metáfora.

Me surpreendi muito, mais vezes do que esperava, diga-se de passagem, mas valeu a pena cada capítulo lido. Gostei muito da ambientação de época, as reviravoltas constantes e a trama ardilosa.

A única coisa que me cansei foram de algumas cenas mais longas, lentas e minuciosamente detalhadas. Me arrastei e parei algumas vezes pois não conseguia fluir. Fora isso achei o livro brilhante.

Dando continuidade na meta de ler autores e histórias LGBTQIA+, foi uma leitura muito importante e que recomendo.