A Rapariga de Papel

A Rapariga de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Annalisa 10/02/2023

A Garota de Papel

Eu tinha uma expectativa completamente diferente sobre esse livro, faz realmente uns 10 anos que ele estava na minha lista de desejados e cheguei até esquecer sua sinopse e sobre ele, e grata surpresa quando ele veio em uma das caixas do clube skoob.

Iniciei a leitura sem muita informação sobre o desenrolar do livro ou o foco, acreditei que seria mais voltado para o desenvolvimento do romance entre o autor e a personagem, mas é bem diferente disso. Tom Boyd é nosso autor-personagem, toda a história está girando em torno dele, seus livros e seus melhores amigos. Ele foi de um renomado e famoso autor para um decadente e acabada subcelebridade por conta de um romance real em sua vida mal sucedido e não superado. Após esse término abrupto e doloroso, Tom perde rumo da vida, não consegue mais escrever, não consegue mais socializar ou descobrir como sobreviver sem seu grande amor, se envolve em escândalos, uso de drogas, e acaba até mesmo sendo preso em algum momento. Se afunda em um depressão e sua vida está uma bagunça, para ajudar ainda seu melhor amigo perde todo o dinheiro deles em um investimento arriscado. Seus fãs aguardam ansiosamente o último volume de sua trilogia de maior sucesso, mas parece que nada disso vai acontecer, já que Tom só segue em uma direção: o fundo do poço.

E tudo realmente muda quando inesperadamente Billie aparece nua dentro de sua casa, e Billie nada mais é do que a personagem de seus livros. Obviamente no início Tom encara tudo como uma piada de mal gosto de alguma fã surtada, porém, lentamente ele acaba percebendo que aquela mulher doida, realmente pode ser sua Billie. E ela está desesperada para voltar para sua casa, ou seja, as páginas dos livros de Tom, e ela só conseguirá isso no momento em que o mundo imaginário voltar a acontecer, ou seja, quando Tom finalmente iniciar e finalizar a escrita de seu último livro da trilogia. Billie em um surto de medo e empolgação propõe um acordo com Tom, ela o ajuda a reconquistar seu amor perdido em troca dele finalmente escrever o livro e mudar a vida de Billie dentro da história para melhor (já que sua vida dentro do livro é só tristeza e desilusão).

E os dois então partem em uma aventura digna de sessão da tarde, envolvendo viagens, roubo de carros, pura adrenalina e desespero. O foco do nosso livro não é o romance, obviamente ele irá acontecer. Mas acompanhamos a vida de Tom, seus problemas e superação, acompanhamos a força de uma amizade e como aquelas pessoas que nos amam são capazes de tudo e de qualquer coisa para nos ajudar e nos fazer sair do buraco. E de como nosso passado influencia nossas ações e decisões, que por mais que tentamos fugir dele, ele sempre estará intrinsecamente dentro de nós.

Em alguns momentos estranhei a mudança de foco do livro, hora na vida de Tom, hora na vida de Milo e Carole (melhores amigos de Tom), e hora em qualquer outro assunto para depois voltar a narrativa em Billie e Tom. Alguns momentos achei também tudo muito corrido e acontecendo sem muita detalhamento, deixando algumas perguntas abertas ou explicações mal feitas. Mas de forma geral é uma leitura leve, divertida, prazerosa e achei a história bem singular. Gostosinho para passar o tempo ou sair de um ressaca literária.

isa 27/01/2023

A Garota de Papel
Eu tinha MUITA expectativa para esse livro e me decepcionei horrores. A ideia era simplesmente perfeita mas estragaram completamente. O livro não me prendeu em nenhum momento então eu tive que me obrigar a ler e o plot do final tirou todo o sentido da história.

Allyne 27/12/2022

Então...
Como foi o primeiro livro do Guillaume Musso que eu li, tinha expectativas bem altas devido à resenhas deste livro e de outros do mesmo autor. Em relação à escrita do autor, é indiscutível como é envolvente e viciante, mas a história em si, eu não gostei muito. O Tom é muito inconsequente nas cenas iniciais, e mesmo sabendo que estava passando por problemas, não acho que justifique suas atitudes. A Saga pelo único livro com defeito que ainda estava perdido, as histórias e as pessoas que estiveram em posse desse tal livro, sinceramente não agregou nada à história. Só vi melhora na leitura após metade do livro, que pra mim foi a melhor parte. O plot do final (opinião pessoal) não foi suficiente pra equilibrar o restante da história.

Lorena 13/12/2022

Legal
Estava euzinha numa ressaca literária e eis que surgiu a oportunidade de ler esse livrinho DAORA.
Gostei bastante da história e achei muito criativa.
Confesso que no início senti vontade de entrar na narrativa e agredir o Tom.... mas a ex-chata da Billie - isso mesmo ex chata- pois depois ela ficou bem legal e passei a gostar muito dela e do Tom ?. Seus fofos !
Em alguns momentos me vi confusa com algumas encheções de linguiça, mas passou rápido. O autor deu a volta por cima e compensou tais partes.

Adorei esse primeiro contaro com a escrita de Musso e Claro quero ler outros livrinhos dele.

Vale a pena ler ! ?

Jessica 29/08/2022

Um escritor best seller afundado em drogas, dívidas e no ócio criativo após o término de seu relacionamento com uma célebre pianista, acaba por receber uma visita inesperada: uma personagem de seu livro cai diretamente de uma frase inacabada no meio de sua sala de estar.

É a premissa deste maravilhoso romance que é um ode ao poder dos livros e da amizade.

Menezes Torres 22/08/2022

História muito bem contada com uma premissa interessante, onde a personagem do livro interage com o mundo real. Possui plot twists incríveis que a deixam ainda mais surpreendente.

Jéssica 21/07/2022

Que final foi esse?!
Tom, quero dizer que você não foi o único.
Também acreditei em tudo.
Gostei do livro mais do que eu esperava.

Kelliany.Gomes 13/07/2022

A garota de papel é uma história de amor e suspense que transcende a ficção, uma aventura romântica e bem-humorada que se desenrola no encontro entre o real, o imaginário e o fantástico.

Ghellem Pires 07/07/2022

A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor. Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá. Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração...

Alinne Cangussu Almeida 20/06/2022

Amei!
É um romance bem feito que possui momentos divertidos que vão e voltam em meio a picos de suspense e drama. Foi uma leitura tranquila e muito prazerosa. Super indico!

Daiane boeing 04/06/2022

Adorei o livro. É um suspense misturado com fantasia que te prende do inicio ao fim. Simplesmente perfeito

Gislene.Batalha 28/05/2022

A garota de papel
Após uma desilusão amorosa, o escritor Tom Boyd tem um bloqueio literário e não consegue escrever o último livro de sua trilogia .
Seus amigos de uma vida, Melo e Carole, tentam ajudá-lo em uma aventura por diferentes lugares a procura do segundo e único exemplar existente já escrito.( devido a um erro tipográfico todos os exemplares foram queimados).
Enquanto isso, Billie surge em sua vida e Tom tem mais um motivo para terminar sua trilogia.
O real, o imaginário e o fantástico se misturam neste romance !!!!

Aninha 24/05/2022

A garota de papel
Uma história bem interessante que a princípio parece meio mirabolante, meio surreal, mas que surpreende no final...entre os capítulos tem umas citações bem interessantes...
A história nos mostra o valor de uma amizade verdadeira!!!

Paty*Alves 22/05/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Guillaume Musso, e me conquistou, fui completamente envolvida pela leitura ágil e divertida, estou encantada e apaixonada, quero ler mais livros do autor.