A Rapariga de Papel

A Rapariga de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Sarah 21/06/2014

"-Só podemos nos safar dessa juntos. Você é a minha chance e eu sou a sua"
Menina do céu, esse livro é tãoooo legal! Pense: você é um escritor e sua personagem do romance simplesmente aparece na sua frente, assim do nada! Simplesmente "cai do céu" bem na sua casa. Sensacional, não?
Essa é a história de Tom, um homem com uma infância e adolescência difícil, que encontra refúgio e uma forma de continuar através da escrita, que em um futuro vira um romance de sucesso mundial. A Trilogia dos Anjos lhe deu fama, dinheiro e consequentemente Aurore, uma musicista clássica, bonita e conhecida por sua vida amorosa intensa e curta. Tom envolveu-se com ela antes de terminar o terceiro livro da trilogia e esse relacionamento não fora diferente dos anteriores dessa "vaca". Foi intenso, avassalador e... curto.
Tom então entra em um estupor sem volta, vive basicamente de remédios e bebidas para sobreviver um dia após o outro. E isso preocupa seus amigos, principalmente porque Milo (seu agente/melhor amigo)os colocou na miséria e só sairão disso se Tom voltar a escrever.
Então, surge Billie no mundo real e promete ao Tom que recuperará Aurore se ele escrever e se ele não escrever, não ficará apenas pobre, mas ela também morrerá. Eles embarcam em aventuras impressionais na costa oeste/leste/slá americana até o México, passando por diversos problemas, muitos socos e muita "troca de amor" entre os dois. É um casal muito divertido, eles se xingam O TEMPO TODO! Dá pra dar muitas risadas. É com certeza um dos meus favoritos e a escrita do autor (tão inteligente, tão impressionante, tão diferente) só contribuiu A Garota de Papel entrar na minha lista de favoritos.

Elisa 27/05/2014

Romance, mistério, drama e fantasia.

Em "Garota de Papel", conhecemos Tom Boyd, o grande escritor do momento, que após levar um fora da namorada entra em depressão, se entupindo cada vez mais de antidepressivos e comida enlatada.

Quando, por algum motivo desconhecido, uma garota aparece em sua varanda, numa noite de temporal, e diz ser Billie, uma personagem de um dos seus romances, e que caiu de um livro com falha na impressão, Tom se vê envolvido numa grande aventura, rodando o mundo a procura de uma solução para o seu 'pequeno' problema: se não voltar ao mundo literário logo, Billie pode morrer.

A principio o livro parece ser super interessante, e a história tem tudo para ser maravilhosa, mas depois de algumas páginas fui perdendo rapidamente o interesse.
Além da escrita cansativa e hiper detalhada do autor, a história cheia de "coitadismos" me enjoou um tanto.

Terminei o livro mais por uma questão de orgulho, mas devo dizer que o final me surpreendeu bastante, e ainda não sei dizer se isso é bom ou ruim.

O lado positivo é que o livro não foca só na história dos personagens principais, e pra dizer a verdade, o personagem que mais me encantou foi Carole Alvarez, a amiga de infância de Tom. Acompanhada de Milo, o último componente do trio, Carole conhece Tom desde a infância difícil que ambos compartilharam na violenta McArthur Park. Carole é uma detetive da policia de Los Angeles, que não poupa esforços para ajudar Tom, o amigo ao qual ela acredita dever tudo.

O livro trata bastante o tema "amizade", talvez mais até do que o romance em si, e devo admitir que isso foi o que mais me conquistou. Eu invejei as amizades de Tom até a última gota, e senti as suas brigas no fundo do coração. Em parte porque todos querem ter uma amizade dessas, desde sempre até sempre. Em outra, eu talvez seja suspeita para falar, mas os personagens secundários são tão amáveis, que talvez cheguem até a superar os principais.

"- Eu caí.
- Caiu de onde?
- De um livro. Da sua história, caramba!
Olhei para ela incrédulo, sem compreender uma única e maldita palavra de seus devaneios."
Pág. 59

Nota final: 3/10

site: http://frutifica-r.tumblr.com/

Cristina Henriques 30/03/2014

Tom Boyd venceu na vida. Depois de nascer em um bairro pobre, crescer cercado por gangues, drogas e violência, ele é o escritor do momento. Os 2 primeiros livros de sua Trilogia dos Anjos estão bombando, todos aguardam o último ansiosamente. Mas, depois de uma desilusão amorosa, ele cai em profunda depressão e não consegue mais escrever, está se autodestruindo, não se importa com nada. Seus amigos Milo e Carole não conseguem ajudá-lo. Parece que seu sucesso chegou ao fim.
Até que, durante uma noite chuvosa, uma mulher aparece nua em sua casa dizendo ser uma de suas personagens: Billie Donelly que, por um erro de impressão, havia caído do segundo livro da trilogia e precisava de sua ajuda para retornar a seu mundo.
A única forma de ajudar Billie é terminar a estória e assim reestabelecer o mundo dela. Se ele não voltar a escrever ela vai morrer. Juntos eles saem em uma jornada para recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. Mas o que eles não imaginavam era que estavam começando uma estória nova.

Adorei o livro, virou um dos meus favoritos.
Ele é cheio de citações – o que eu adoro – e fala sobre a importância dos leitores, essa relação tão íntima entre autor e leitor. Tudo isso impregnado na estória de Billie e Tom e Carole e Milo.
Foi uma estória surpreendente, não imaginava o final. Acreditei completamente que Billie realmente havia caído do livro, e isso é um ótimo sinal!
O livro mostra como uma estória, uma fantasia é capaz de salvar a sanidade de uma pessoa, diante de uma vida real dura demais - e eu acredito nisso piamente!

Carol 28/02/2014

Ganhei esse livro de presente do meu ex-marido, A Garota de Papel, logo pensei: sou eu! A garota que vivia envolta a tantos livros, páginas, papéis, linhas, letras...

Esse livro é um presente, ele é a evolução do machucado, da ferida, do amor não correspondido, da decepção até o momento em que o tempo vem, as pessoas entram, a vida continua e você se vê preparado para tudo novamente, é um ciclo, um ciclo que se abre e se fecha a cada vez que alguém passa pela sua vida. Até quando você é surpreendido pela vida e ela te dá tudo novamente, mas tudo melhor, tudo mais sincero, tudo mais bonito, tudo mais verdadeiro e ao ponto de você achar que jamais amou na vida, e o que antes era o seu sofrimento, a sua busca por uma nova chance na verdade não era nada, não foi uma centelha do que o seu novo e verdadeiro sentimento está lhe proporcionando. É o sentido. Tudo faz sentido.

Tom, famoso escritor de uma trilogia, para no último volume e tem a síndrome da página em branco, ao ser abandonado por Aurore, seu amor verdadeiro, sua razão e sua inspiração. Se afunda num mundo de bebida, drogas, solidão e se vê falido, sem perspectiva de nada.

Até que um dia uma das personagens do seu livro lhe bate a porta para trazê-lo de volta à vida, com a promessa de que se ele acabar de escrever o livro e lhe dar um final feliz, ela o ajuda a reconquistar Aurore.

A armadilha do destino e de seus amigos trazem o Tom de volta para os seus leitores, numa deliciosa história a qual você torce para que a Billie personagem fictícia vire realidade e corresponda ao amor que Tom descobriu que pudesse sentir.

Douglas P Da Silva 20/02/2014

Esse livro é lindo (tanto por fora quanto por dentro), a cor da folha e o tamanho das letras tornam a leitura confortável.A história mostra bem o quanto livros e personagens mudam a vida dos leitores. As cartas e e-mails que Tom recebe falando o quanto seus livros foram importantes na vida dos leitores – e o fato de Billie ser fundamental para Tom – mostra bem como a simbiose autor-livro-leitor é o que faz da literatura algo mágico e delicioso. E quem nunca desejou que um personagem realmente existisse e viesse ao mundo real não deve ter lido com muita emoção... Um livro gostoso de ser ler. Recomendo.

PorEssasPáginas 19/12/2013

Resenha A garota de papel - Por Essas Páginas
Depois de ter me apaixonado completamente por O chamado do anjo, eu sabia que eu tinha que ler os outros livros do Guillaume Musso. Por sorte eu já tinha comprando o e-book de A garota de papel em uma promoção. Ele estava R$9,90, então mesmo não conhecendo o autor, eu simplesmente tive que comprar. Ah, essa facilidade de comprar livros sem nem sair de casa…

A sinopse desse livro é uma daquelas que nós temos que dar 5 estrelas, porque ela resume bem a história central do livro. Tom Boyd é um autor muito famoso e os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos Anjos já vendeu milhões de cópias. O prólogo de A garota de papel nada mais é do que uma coletânea de reportagens e e-mails sobre Tom e a sua namorada, a pianista Aurore Valancourt. É interessante como em poucas páginas Guillaume consegue estabelecer características marcantes desses dois personagens. Aurore parece não conseguir ficar com uma mesma pessoa por muito tempo e apesar dos dois parecerem estar lindamente apaixonados, ela rompe o relacionamento deles. Em paralelo a isso, são colocados vários e-mails para o Tom de leitores dizendo como que a série é importante para eles. Eu adorei essas mensagens, porque muitas refletem exatamente os meus sentimentos sobre os meus livros favoritos.

Depois do rompimento do relacionamento, Tom acaba recorrendo às drogas e as bebidas. Mesmo não gostando muito dos holofotes, ele até mesmo acaba se humilhando em público para tentar fazer com que eles voltassem. Mas de nada adianta! E o pior de tudo: ele não consegue escrever nenhuma linha para o terceiro livro da série. Entrando em uma crise financeira, ele precisa terminar o livro até uma data estipulada…

Tudo muda quando uma mulher aparece nua na porta da casa de Tom. Ela diz que é Billie, uma personagem dos seus romances. Como ela tinha ido parar ali? Uma edição especial do livro do Tom havia tido um problema na hora da impressão: várias páginas estavam em branco! A última frase impressa estava incompleta, e ela tinha caído dali para o mundo real. Para que Billie possa voltar ao mundo da ficção, Tom tem que escrever o último livro da série. Então a personagem propõe um trato: ela faz com Tom e Aurore fiquem juntos novamente e ele escreve o livro.

O início de A garota de papel me incomodou bastante. Eu sabia do potencial de Guillaume e a primeira parte do livro foi mais cômica. Eu não tenho nada contra cenas engraçadas (eu amo chick-lit, por exemplo), mas como o tema central era a personagem de um livro, eu queria muito que essa parte fosse mais trabalhada. E felizmente, a partir de um certo acontecimento, Guillaume muda completamente o estilo do livro. Sério, parecia que eu estava lendo outra história! O romance começa a ter um foco maior e todas as consequências de uma personagem de um livro estar morando no mundo real começam a ser mostradas de uma forma LINDA!

“Para além das palavras impressas, é a imaginação do leitor que transcende o texto e permite à história existir plenamente”.

Comecei a amar o livro e então teve um acontecimento que me deixou MUITO preocupada. Não fazia lógica o que eu estava lendo e durante muito tempo eu fiquei preocupada com o que iria acontecer no fim. Continue envolvida com os personagens, mas eu estava com muito medo. E então BAM – o final foi surpreendente! Bem… Nem tanto assim. Eu fiquei me perguntando várias vezes como que eu não tinha pensado naquela possibilidade. Tudo fez muito mais sentido e o acontecimento que eu não estava entendendo foi muito bem explicado. Mas então eu comecei a analisar: “Por que o Tom nunca pensou nisso?”. Bom, se eu que estava em uma posição confortável não pensei, imagina ele que estava passando por uma situação altamente estressante.

Enfim, eu esperava muito desse livro, então talvez tenha sido esse o problema. Mas analisando todo o contexto, eu gostei de A garota do papel, principalmente por causa do final que foi surpreendente. Porém, eu gostei muito mais de O chamado do anjo!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-garota-de-papel#more-12647

Andréia 05/11/2013

Resenha A Garota de Papel, Guillaume Musso. www.starbooks.com.br
A Garota de Papel é uma estória bem diferente e única, eu gostei bastante da forma como foi escrita, cada capítulo começa com uma citação de um autor e ou obra que se relaciona diretamente com a temática do capítulo, há até referências brasileiras. Outra coisa que eu achei diferente é que ele não narra apenas a estória do protagonista, essa é narrada em 1ª pessoa, também narra a de outros personagens (alguns nem se relacionam diretamente com os personagens principais, essa parte da narrativa achei um pouco desnecessária) e suas sagas são narradas em 3ª pessoa.

O livro tem como protagonista o escritor Tom Boyde, autor de uma série sobre anjos que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, que após sofrer uma desilusão amorosa entra num estado de depressão e autodestruição, deixando tudo de lado, até o seu amor pela escrita, ele perde a motivação e inspiração para seguir em frente com a sua vida e com os projetos inacabados, no caso, a trilogia que espera ser finalizada com o último livro.

''Deitado no sofá em posição fetal, Tom dava medo de ver; cabeludo, pálido, o rosto carcomido à Robinson Crusoé, não lembrava em nada os sofisticados retratos que ilustravam a contracapa de seus romances.''

Carole (que é policial) e Milo (que além de amigo, também é agente de Tom), o acompanham desde a adolescência difícil e tentam ajudá-lo, mas como ajudar uma pessoa que simplesmente recusa-se a ser ajudada? Essa situação frustra seus amigos, pois eles não aguentam ver Tom no fundo do poço e magoando as pessoas que o amam por não se importar em mudar essa realidade.

''Temos mesmo o direito de proteger os amigos deles mesmos?, perguntou-se ao adentrar a casa. (...) Milo (...) estava determinado a tentar de tudo para fazê-lo esquecer a dor e restituir-lhe o gosto pela vida. ''

É então que a sexy Billie (uma personagem fictícia -secundária- que ele próprio criou e que só sofre nos seus livros) cai entra na sua vida. A Garota de Papel, como acaba por ser conhecida, vem para mudar a vida do escritor. Ela o tira da zona de conforto e marasmo, o faz encarar seus problemas. Se ele está assim por causa da ex-noiva, vá procurá-la, coloque tudo em pratos limpos, se ainda a ama e acha que foi um erro da parte dela tê-lo deixado, prove, reconquiste-a, não fique parado tendo pena de si mesmo, pois o único prejudicado será você e enquanto isso todos, incluindo Aurore (a ex-noiva), seguirão em frente.

'' - Eu caí. - Caiu de onde? - De um livro. Da sua história, caramba!
(...)
- Senhorita, Billie Donellly é uma personagem de ficção... - Até aí, estamos de acordo. ''

E é claro que Tom fica muito desconfiado com essa mulher que se diz ser personagem do seu livro e resolve pô-la a prova, afinal é impossível uma personagem sair do seu livro e aparecer na sua casa, certo? É então que a ficção e a realidade se chocam. Tom e Billie fazem um acordo, Billie irá ajudar Tom a reconquistar Aurore e em troca o mesmo deverá terminar de escrever o último livro da série, para que Billie possa voltar ao lugar de onde pertence. A partir daí o livro te prende; Tom gradativamente volta assumir o controle da sua vida e se aventura no mundo com a despojada Billie. Um detalhe, quando se passa muito tempo com uma pessoa, inevitavelmente, laços acabam se formando...

Confesso que no começo do livro eu fiquei irritada com o protagonista, pois eu não conseguia entender como ele se permitia ficar naquela situação por uma mulher como Aurore. Billie trouxe energia e luz à vida do escritor e mudou positivamente o espírito do livro. Com a recuperação de Tom surgem revelações impressionantes, fiquei muito emocionada quando descobri o que/quem motivou o escritor a escrever sobre anjos e o que os três amigos tiveram que enfrentar. Guillaume deixa explícito que é possível mudar, que podemos almejar uma vida melhor e, paralelamente, expõe o poder dos livros como escape para um mundo mais belo, onde é possível encontrar forças para continuar a lutar e a resistir. Com o virar das páginas, eu passei a sentir cada vez mais empatia por este Tom refeito.
Tive uma surpresa positiva com esse livro, já que eu estava preparada para ler um romance tolo e me enganei. Um ponto positivo dessa obra, é que conseguimos visualizar todos os lados da estória, Musso nos mostra o passado, presente e o futuro dos personagens, eu gosto quando vejo um personagem amadurecer com seus atos (erros e acertos...) e isso acontece de forma sólida com os personagens ao longo da trama, o que, de certa forma, os torna mais reais e nos propicia entender pelo que eles passaram para se tornar quem são. O final realmente me surpreendeu, pois a trama seguia uma linha de raciocínio e de repente, no último capítulo, dá uma guinada de 180° deixando o leitor de queixo caído.
Mas mesmo só tendo elogios a esse livro, devo confessar que às vezes a narrativa ficou presa, o autor não conseguiu dar uma boa continuidade, deixando certas partes lentas e tediosas, mas nada que atrapalhasse muito, afinal a minha curiosidade era grande.

Uma estória belíssima, leve e inspiradora, escrita por um amante de livros para amantes de livros. O autor discorre sobre o sentido da amizade e do amor e de como esses sentimentos podem influenciar nossas atitudes, tanto para o bem quanto para o mal. A escrita do autor, que se tornou um dos mais vendidos na França (seu país de origem), é cativante, com certeza pretendo ler outros livros do Guillaume Musso e se forem tão bons quanto A Garota de Papel prevejo que ele se tornará um dos meus autores favoritos!

A Diagramação do livro é perfeita, a editora teve um cuidado especial com ele, pois o livro é lindo (tanto por fora quanto por dentro), a cor da folha e o tamanho das letras tornam a leitura confortável, e sempre ficamos situados sobre a localização dos personagens que serão abordados no capítulo. O prólogo é escrito por meio de e-mails e notícias midiáticas sobre o escritor-protagonista, nos dando uma introdução sobre o que aconteceu com ele.

''A leitura é um pacto de generosidade entre o autor e o leitor; um confia no outro, um conta com o outro.'' Jean-Paul Sartre

site: Se gostou confira essa e outras resenhas no blog http://starbooks.com.br

S. Entre Amigas 14/10/2013

A Garota de Papel
Como muitos de vocês já devem saber, comigo não essa de "NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA". Normalmente eu escolho meus livros pelo título e pela capa, sem nem ler a sinopse. E foi justamente isso que aconteceu com A GAROTA DE PAPEL.

Vamos concordar que, para muitos bookaholics como eu, esse é um título bem chamativo. E capa então? Não sei nem o que comentar e olha que é difícil me deixar sem palavras. Ou seja, a primeira impressão que tive do livro foi muito boa.

Ainda pela capa, foi meio inevitável esperar algo parecido com a Trilogia Mundo de Tinta da gloriosa Cornélia Funke. Porém, para a minha total surpresa e agrado, a história segue um rumo totalmente diferente da saga de Mo.

A Garota de Papel me mostrou um pouco mais do universo que cerca um grande escritor, seus medos, suas frustrações, até seus bloqueios. Somos apresentados a Tom Boyd, um escritor famoso que está em um momento crítico de sua vida.

Tom acaba de sofrer uma desilusão amorosa intensa. Ele é daqueles tipos de pessoa que acredita em alma gêmea piamente. Assim, quando Aurore - uma famosa pianista francesa - rompe o namoro com ele, ele perde totalmente a vontade de viver. Não consegue mais escrever, deixando assim a Trilogia dos Anjos sem um final.

E para completar totalmente a fase "desgraça&depressão", Tom começa a desenvolver um vício por remédios, calmantes em geral. E é em uma das noites em que Tom está dopado que aparece a nossa outra protagonista.

Billie Donelly é uma personagem adorável. Sarcástica na medida certa e com um temperamento pouco comum, ela literalmente "caiu" de um dos livros escritos por Tom. Ao meu ver, Billie é, de longe, a personagem mais interessante do livro inteiro!

A partir daí se desenrolam uma série de ações, incluindo até uma viagem ao México para recuperar o amor (e inspiração) de Tom, pois se ele não finalizar a trilogia a Billie "morre".

E quando eu penso que está acabando e já me preparo para chorar, o livro dá uma reviravolta emocionante que deixa os leitores com o coração na mão. Sem dúvida, o livro é uma leitura obrigatória para quem curte um drama romântico.

E, sem mais delongas, vamos fechar nossa resenha de hoje com uma citação maravilhosa dessa obra.

"— Pois tudo que eu queria — continuei — era dividir a vida com você. No fundo, acho que o amor se resume a isto: à vontade de viver as coisas a dois, crescendo com as diferenças do outro."

Bruuh 27/09/2013

Sim eu sei, você leu essa sinopse e pensou naquele filme "A mulher invisível", certo?

Há muito tempo venho querendo conhecer a narrativa de Guillaume Musso, fora o fato de que adorei a premissa da história.

Tom Boyd é um super escritor, ele é o "top da balada" no momento, seus leitores esperam ansiosamente pelo último volume da famosa Trilogia dos Anjos (e só leitores como nós sabemos o quanto essa espera é dolorosa!). Com a demora em escrever, Boyd está constantemente sendo cobrado pela editora, pelos fans e por seu melhor amigo, e também empresário, Milo.
Só que houve algo significativo que fez com que a inspiração do escritor empacasse. Esse algo, caros leitores, é o coração partido.
A mulher mais linda e "top do piano", Aurore, que lhe deu o pé na bunda e já desfila com outro.
Assim, a mídia também caí em cima de Boyd, fazendo-o se sentir um grade miserável.
Fora tudo isso, todos os exemplares de seu segundo livro foram distribuídos com erro. Nada mais do que a história parar no meio de um diálogo. Ah, e foram em mil exemplares só.

Em um belo dia, ao tentar suicidar-se, ele acorda grogue e percebe que sua casa está em uma ventania só, ao chegar em um determinado cômodo, ele depara-se com uma mulher nua (gente, gente!).

Para sua grande surpresa, a beldade lhe diz:

"— Eu caí.
— Caiu de onde?
— De um livro. Da sua história, caramba!

A garota diz ser Billie, uma personagem de seu livro que nunca acaba feliz. Na trama, ela namora um cara casado que não vale o chão que pisa e não pretende largar da esposa e filhos para ficar com ela, assim ela diz a Boyd que deseja que ele lhe dê um final feliz e digno.
Com o passar das páginas, ele é quase internado em uma clínica psiquiátrica por acreditar que sua personagem realmente saiu de sua história.

Parece que dos mil exemplares, novecentos e noventa e nove foram destruídos, o livro que "escapou" é o "portal" para que Billie volte para casa, pois ela começa a adoecer e a soltar tinta!

Devo parar por aqui, pois já deu para perceber que a história envolve muita coisa.
Conseguirá Boyd escrever o final da Trilogia dos Anjos?
Ele conseguirá colar os cacos de seu coração?
Ele conseguirá salvar Billie?

A Garota de Papel é de uma narrativa leve e curiosa. A todo momento você que ler o que acontecerá e sempre fica na dúvida se a garota é real ou caiu do livro mesmo.

Adorei a escrita e a premissa que Musso apresenta, ficarei de olho em seus próximos lançamentos por aqui.

Mafi 04/08/2013

Edição de Portugal ;)

Tom Boyd é o escritor do momento. Com uma trilogia de sucesso que conquistou fãs em todo o mundo encontrou a felicidade monetária e a estabilidade que a vida até agora não lhe tinha conseguido dar.

Depois de um namoro fracassado com Aurore, uma pianista com talento mas mais conhecida pela sua vida boémia e os seus namoros escandalosos, Tom entra em depressão, sofrendo do síndrome da página em branca, sem conseguir escrever uma única palavra do terceiro volume da série, muito aguardado pelos seus leitores.

Share×Esta história, acredito cheia de veracidade, transporta-nos para um mundo que todos nós gostaríamos de presenciar: o mundo interno da publicação de livros. As situações apresentadas no livro, dão ao leitor uma visão minimamente real do que é ser um autor publicado e com direitos editoriais, estar dependente da sua escrita e ser um fonte de rendimento não só para si mesmo como para toda a máquina que são as editoras.

Não é o primeiro livro que leio do autor (nem será o último) portanto quando iniciei esta leitura já estava à espera que o autor introduzisse algum surrealismo e fantasia na obra. E não me enganei, entre a vida real do autor e o mundo fictício que criou é rompido quando uma certa noite, uma figura feminina aparece em casa do autor afirmando que é uma personagem de um dos seus livros: Billie. Ao princípio, como qualquer pessoa Tom não acredita mas aos poucos vai caindo na teia de verdades (ou mentiras?) que Billie lhe conta, inclusive a forma como caiu das páginas de um livro mal impresso para o mundo real.
Ainda reticente do que esta aparição possa trazer à sua vida, Tom, desesperado pactua com Billie: ela ajuda-o a reconquistar Aurore e ele escreve o terceiro livro de modo a que Billie possa voltar ao mundo onde pertence.

Pelo enredo original e pelo rumo que a história tomava, até a 50 páginas do fim, o livro estava nas 4,5/5 estrelas. Verdadeiramente delicioso, não só pela história que apresenta, mas pela caracterização das personagens, pelos assuntos que aborda: depressão, não conseguir escrever, desilusão amorosa e outros temas que já são spoiler, eu estava a adorar o livro, verdadeiramente encantada por este autor e esta rapariga de papel. Até que caiu-me tudo.

As cinquenta páginas finais são de revelações e surpresas. Descobertas que a mim não me convenceram e deixaram-me irritada pois não era de todo o fim que eu estava à espera. Musso tinha um enredo que tinha tudo para dar certo mas acabou por seguir o caminho mais fácil e que definitivamente não me agradou.

Embora o fim não tenha sido de todo aquilo que eu queria, nem de longe, pelo resto do livro, vale a pena a sua leitura. Tudo o que eu já conhecia das particularidades que o autor introduz na obra, estão lá: o balanço entre a ficção e a realidade, o apelo à imaginação do leitor...apenas esperava outra conclusão.

site: http://algodaodoceparaocerebro.blogspot.pt/2013/08/opiniao-contemporanea-rapariga-de-papel.html

Lais 15/07/2013

Das páginas para a Vida
Após perder o amor da sua vida, Tom Boyd entra em depressão. Nada consegue anima-lo, nem o seus amigos. Até que uma mulher aparece em sua casa dizendo ser Billie, uma personagem de seu livro, e que precisa de sua ajuda para voltar pro livro e que, em troca, ajudaria Tom a recuperar seu antigo amor. Juntos embarcam em uma viajem até o México.

Desde que li a sinopse, o livro me intrigou. Afinal, quem nunca imaginou se seu personagem favorito saísse direto das páginas do livro para a sua vida? Logo no prólogo somos apresentados, por reportagens e e-mails, a como Tom de alguém apaixonado se tornou alguém depressivo. Isso foi o suficiente para perder meu interesse pelo livro inteiro, mas resolvi dar uma chance. E isso foi uma das melhores decisões que já tomei.
Com a mudança da narração de primeira para terceira pessoa, a narrativa não conseguiu me prender. Mas, em compensação, Guillaume Musso nos traz uma história bem construída e ótimos personagens.

site: http://nofimdapagina.blogspot.com/2013/07/a-garota-de-papel-guillaume-musso.html