O anjo pornográfico

Ruy Castro

Resenhas - O anjo pornográfico

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Martony.Demes 28/11/2022

Mês passado, fiquei interessado em ler a vida como ela é! Contudo, eu queria primeiro entender a vida desse Anjo pornográfico, então resolvi singrar pela sua biografia! Como eu já li Estrela solitária do mesmo Ruy Castro, o interesse ficou maior pois conheço Ruy e ele é um ótimo biógrafo.

A vida de Nelson Rodrigues é cheio de altos e baixos. E o livro inicia pelo seu Pai, Mario Rodrigues, um expoente do jornalismo no Rio de Janeiro e que teve mais de 12 filhos entres os famosos Nelson e Mario Filho (isso mesmo, o do Estádio).

A vida de Nelson teve várias cenas, muitos episódios. Ficaria extenso em tentar resumir aqui! O que posso aconselhar é que leia essa biografia! É bem interessante e diferente! Como também é de Elsa Soares, de Garrincha.

Você vai saber cada coisa! Eu acho uma ótima forma de fuxicar por meio de leituras de biografias! Vá la e leia também!

anoca 22/07/2020

Impecável
Ruy Castro é um biógrafo insuportavelmente bom e resolve escrever sobre um teatrólogo insuportavelmente bom, apenas um resultado era possível: a perfeição!!!!

Danilo Moreira 20/06/2021

Melhor biografia que já li até agora
Eu vou sentir saudades desse livro.

Ruy Castro mergulhou fundo na vida de Nelson e da família Rodrigues - e diria que até em parte da vida cultural e política do RJ no século XX. Não bastasse as histórias dessa turma, que justificam o tamanho da obra, Castro construiu uma narrativa incrível, com doses agradáveis de ironia, suspense e até plot twists.

Foi leitura das leituras mais prazerosas que já tive.

Oz 11/10/2009

Eu sou fã de Ruy Castro, e o primeiro trabalho biográfico que li dele foi este.

Já admirava Nelson Rodrigues e havia lido todos os seus roteiros teatrais, assim como alguns textos curtos, e sempre me perguntava como ele conseguia produzir aquilo na época em que viveu - o livro me respondeu.

É uma resposta que deixa margens à novas perguntas, acredito que Nelson é um personagem brasileiro que nunca compreenderemos em sua totalidade, e que, ao final das contas, sempre será o Brasileiro mais verdadeiro que tivemos até hoje.

Sabe-se que Ruy é um pesquisador obsessivo, que suga todas as fontes na busca do conhecimento de quem foi aquela figura que ele no momento estuda e isso se mostra a cada novo capítulo do livro, em uma leitura fácil, agradável e muitas vezes emocionante.

PAULINHO VELOSO 12/06/2023

E, COM FUROR, RUY DEIXA SE POSSUIR POR NÉLSON
Que Ruy Castro seja o maior biógrafo brasileiro, beira o óbvio. Quem não teve uma vida óbvia ou ululante foi seu biografado.

Nelson Rodrigues foi daquelas figuras de vida intensa. Sua vocação para a polêmica criativa fez dele o Ruy Castro do teatro brasileiro.

Seu talento com as palavras fazia de suas crônicas um deleite para os amigos e um desfeite para os inimigos (que por fim lhe cederiam a graça de tornarem-se seus quase irmãos).

Nelson realmente foi um subversivo anjo sem deixar de ser, ao mesmo tempo, um doce e reacionário aficionado pelas prendas pornográficas.

A vida é assim, como ela é...

Deixe sua hipocrisia de lado e se delicie com a herança dos Rodrigues: o talento, a ousadia, a coragem e a poesia _ concreta e bem alicerçada no doar-se às diversas artes.

Desnude-se de preconceitos e venha pornograficar-se com o anjo belo, decaído, renascido e cheio de graça.

Viva Nelson Rodrigues! É isto...

Fabi_ZP 08/10/2015

Resenha: O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues (Ruy Castro)
Esta, meus caros, é uma obra sem igual!

Como sempre, o incrível Ruy Castro mostra toda a sua habilidade com as palavras e desenvoltura com a escrita. Este livro não só nos leva a conhecer mais sobre a vida irreverente de Nelson Rodrigues, como também, nos faz viajar um pouco mais pela história do nosso próprio país, uma vez que todo capítulo é marcado pelos anos do biografado e o autor sempre nos contextualiza muito bem em cada momento da vida do jornalista e escritor brasileiro, tido como o mais influente dramaturgo de nosso país.

O vai e vem cronológico mostra o quanto o autor da obra domina a questão temporal com segurança, avançando e recuando no tempo à medida que isso se faz necessário. Sendo que, ao longo dos próprios capítulos, os eventos são entrelaçados, substituídos por outros para, logo depois, serem retomados, deixando o texto dinâmico, rápido e cheio de ritmo!

E além da preocupação frequente de Castro em nos colocar dentro do contexto histórico e cultural no qual estava inserido Nelson, também nos deparamos com uma variedade rica e imensa de personagens secundários abordados. São diversos poetas, jornalistas, artistas, atores, autores, diretores de teatro, intelectuais, políticos, diretores de cinema, empresários e toda uma gama de sujeitos envolvidos direta ou indiretamente com o dramaturgo.

Dessa forma, vemos que, em O Anjo Pornográfico, o escritor traça, com muito cuidado, o perfil de um dos maiores teatrólogos do Brasil.

nelson

Por meio de quase 700 entrevistas, Castro reconstrói toda a trajetória do homem que, segundo ele, teria sido um grande ídolo seu desde a infância.

Cada indivíduo exposto na obra e cada depoimento são fundamentais para a assimilação do contexto e indispensáveis para a compreensão dos próprios escritos de Nelson Rodrigues, uma vez que ele usava constantemente seus amigos e, principalmente seus desafetos, em citações suas e até como personagens/protagonistas em suas peças, artigos e crônicas.

Aliás…

Vale lembrar que Nelson era de uma época bem diferente da nossa, portanto, imaginem o espanto daqueles que leram os textos desse escritor, num período em que os tabus eram ainda mais densos do que atualmente. Cenas de incesto, violência, preconceito, estupro, morte… Tudo isso sendo lido e admirado por qualquer tipo de leitor, mesmo por uma criança, é notável!

Apesar de todo o assombro, suas obras tinham (e ainda têm) muitos leitores, o que mostra quanto trabalho de edificação foi realizado!

Como já deixei claro acima, Castro é um notável conhecedor do cenário cultural brasileiro, o que já lhe confere, uma vantagem enorme ao abordar a vida de uma figura tão marcante. Entretanto, para a nossa alegria, ele não se contenta apenas em mobilizar seus conhecimentos, mas, também, vai fuuuundoooo em sua pesquisa para a obra.

Uma prova disso é o detalhamento histórico acerca do pai de Nelson, o senhor empreendedor (e emotivo) Mário Rodrigues, uma figura jornalística tão importante quanto a do filho, visto que ele foi um personagem marcante do jornalismo do início do século XX.

Ali, lemos/vemos sua ascensão e queda, narradas ao longo das primeiras 100 páginas da obra, o que, posteriormente, deixa bem claro o papel do pai na vida de Nelson Rodrigues!

O senhor Mário é tão importante para o desenvolvimento da carreira do filho (já que o escritor trabalhou a vida inteira em jornais e, claramente, beneficiou-se das conexões do pai), quanto para a vida pessoal, a qual é levada de maneira tão inflamada e apaixonada por Nelson (assim como sua figura paterna também costumava viver). Não é a toa que ele, assim como a Dona Esther (mãe de Nelson e esposa de Mário), influenciou tanto as obras do escritor!

Inclusive, ao meu ver, a família Rodrigues em si é um dos pontos altos do livro! Sinceramente? Desde o casamento dos pais, até o encerramento de sua história, o enredo familiar é algo digno de um dramalhão (ou melhor, novela!) mexicano!

Enfim…

Dramas á parte, é com essas e outras que vemos a verdadeira dedicação de Ruy Castro com a vida do biografado!

E se você quiser ler a continuação da resenha, eu recomendo que entre no blog: World Fabi Books ;)

site: https://worldfabibooks.wordpress.com/2015/07/30/resenha-o-anjo-pornografico-a-vida-de-nelson-rodrigues-ruy-castro/

Gláucia 23/10/2023

O Anjo Pornográfico - Ruy Castro
Demorei muito tempo nessa leitura, feita de forma intercalada com várias outras feitas no decorrer de alguns meses. Isso pode ter atrapalhado um pouco minha experiência. Engrenei no último terço.
Que vida cheia de acontecimentos teve o polêmico Nelson, costumava imaginar ele tão diferente do que vi retratado aqui, talvez por causa do teor de suas polêmicas histórias.
A vida de muitos de seus familiares, daria cada uma uma biografia tão grandiosa quanto a dele. Fiquei especialmente interessada em ler sobre seu irmão Mário Filho, homenageado no nome que recebeu o estádio do Maracanã. E de seu filho Prancha, que eu costumava ver sentado numa esquina da Rua da Passagem na época em que morei nos arredores e na época nem sabia de quem se tratava, apenas me chamava a atenção figura tão peculiar.

Camila.Vieira 05/08/2021

Maravilhoso!
Um dos livros mais prazeroso que já li! Incrível a história de vida do Nelson Rodrigues, incrível saber como ele mudou o teatro e o cinema Brasileiro.
Sem dúvidas esse livro abriu minha mente para ler muito mais de suas obras, gênio!
Roberio.Lima 05/08/2021minha estante
A felicidade não cabe no peito! ???

Mariah 25/07/2022

Não gostei da forma a qual ele organizou, e não penso que tenha sido bem aproveitado.

ps: não é uma resenha claro, é uma nota.

Joao.Paulo 02/10/2020

Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo
Não sou um fã de biografia, nunca fui.
Mas a história de Nelson é uma perfeita história de ficção surrealista da vida real e muito bem redigida por Ruy Castro.

RDominici 16/01/2012

Emocionante
O livro que me chamou a atenção pro gênero Biografias. Emocionante, engraçado e bem escrito, um relato apaixonante da vida do maior autor do teatro brasileiro e meu guru particular. A minha cópia é autografada pelo Ruy.

Camila 25/06/2012

Fascinante!
Quando estava no 1º ano do Ensino Médio tive a oportunidade de ler Nelson Rodrigues pela primeira vez. O livro indicado pela escola era "Anjo Negro". Acabei me apaixonando por aquela escrita simples e "pesada", que de tão trágica para mim chegava a ser engraçada. Li e reli aquela história várias vezes, e sempre que releio encontro novos detalhes que trazem uma visão diferente da história. Apesar de já ter lido algumas outras obras, essa é (e creio que sempre será), a que mais me marcou.

Depois de "Anjo Negro" só fui ler outra coisa do autor no primeiro ano da faculdade de Jornalismo. O livro da vez era "O Beijo no Asfalto". Este já não me interessou tanto, talvez por eu já saber o desfecho da história, de tanto que ouvi falar.

Este ano, no segundo ano da faculdade, foi indicado para a disciplina de Psicologia o livro "O Anjo Pornográfico", de Ruy Castro. A princípio fiquei apreensiva por ter de ler um livro tão longo em tão pouco tempo, mas quando descobri que se tratava da biografia de Nelson Rodrigues, a apreensão deu lugar à excitação.

O livro de Ruy Castro é incrível. Cheio de detalhes, o autor não só conta a história de Nelson, mas também fala sobre a história de seus familiares, contando o rumo que cada um tomou e as consequências disso.

Por muitas vezes me peguei pensando em como Ruy Castro reuniu tantos detalhes. Nos agradecimentos o autor conta que chegou a fazer perto de setecentas entrevistas, o que demonstra quão minucioso foi esse recolhimento de dados.

Antes de ler o livro achava Nelson Rodrigues fascinante. Depois de ler, passei a achá-lo mais ainda. Para quem gosta - e até quem não gosta - do estilo de Nelson, vale muito a pena ler e saber um pouco sobre o que se passava com aquele tarado, louco ou gênio.

Rui Alencar 21/10/2012

Pag. 219...De onde resultam as tragédias amorosas ? Resultam, precisamente, do fato de que ninguém escolhe certo, mas escolhe, quase sempre errado. Vou mais longe: a gente não escolhe nem certo, nem errado. A gente não escolhe. Gostamos e deixamos de gostar, por uma série de fatores estranhos à nossa vontade. De forma que, em realidade, tudo é uma pura e simples questão de sorte...

Pag. 237...garantida a virgindade e fidelidade de suas mulheres ou namoradas, as mulheres ou namoradas dos outros eram para ser desejadas sem contemplação. O conflito se dava porque, debaixo de toda a culpa e repressão, as moças tinham vontade própria e também desejavam os homens que não deviam desejar. E, com isso, todos eles, homens e mulheres, viviam num estado permanente de excitação erótica.

Pag.239...Uma pessoa que só tenha do mundo uma visão unilateral e rósea, e que ignore a face negra da vida, é uma pessoa mutilada. Por outro lado, nego a qualquer um o direito de virar as costas à dor alheia. Precisamos ter continuamente a consciência, o sentimento, a constatação dessa dor. Sei que nenhum de nós gosta de se aborrecer. Mais importante, porém, que o nosso frívolo conforto, é o dever de participar do sofrimento dos outros...

Davi 14/01/2021

Um livro histórico.
Um livro que fala, não só da vida de Nelson Rodrigues, mais fala sobre a vida, da família dos Rodrigues.
Fala muito da história, do jornalismo daquela época, do governo, e uma coisa que eu achei muito interessante, conta história do nosso país daquela época.
Se você ainda, está pensando em ler, não vai se arrepender.

Daniel Ledesma 02/08/2020

Gênio das palavras no futebol, no teatro, na crônica...
Ótimo livro biográfico elaborado, pesquisado e escrito por Ruy Castro. Conta a história de Nelson Rodrigues e de quebra somos presenteados com a história de seus ilustres familiares. Em paralelo, somos apresentados a história da política, futebol, jornalismo e dramaturgia do Rio de Janeiro principalmente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5