O anjo pornográfico

Resenhas - O anjo pornográfico

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Celaro 12/02/2021

A biografia da família Rodrigues
A biografia de Nelson Rodrigues e por tabela de seu pai Mário Rodrigues e irmãos Roberto e Mário Filho.

edrj 18/06/2009

Ótima leitura
Já queria ler este livro fazia anos, até que uns dois meses atrás finalmente fiz isso. Ele é excelente. O autor escreve de uma forma envolvente, colorida e às vezes engraçadíssima. Há passagens realmente memoráveis. O estilo dele é tão vivo que em certos momentos ocorrem uns exageros, mas poucos. No geral, o livro vale muito a pena. Recomendo a qualquer um que goste de biografias assim como de uma boa leitura.

McFly 18/01/2009

história brasileira
Um passeio pela história do Rio de Janeiro, da imprensa nacional, de nosso teatro, de falsos moralismos e, claro, de Nelson Rodrigues. Quem não quer saber sobre Nelson é um tarado, nada mais.

Rachel 01/02/2022

É preciso ter mil vidas pra viver a vida de Nelson. Um parabéns em especial ao autor que expôs de forma brilhante toda sua trajetória, incluindo o contexto histórico na situação. Recomendo.

Goldenlion85 10/04/2009

Por enquanto...

Borgrs 17/05/2020

Uma das grandes alegrias ter lido essa biografia - escrita primorosamente pelo Ruy Castro - antes de qualquer obra do Nelson Rodrigues.

Victor.Escobar 12/12/2018

Para entender a obra de Nelson, é essencial que conheça sua vida e seu tempo - o que fica muito mais saboroso com a batuta de Ruy Castro. O livro é muito saboroso e capaz de fazer com que o leitor passe a ler Nelson de uma outra forma, talvez mais compreensiva.

Fernanda2407 27/03/2024

Ruy Castro é um gênio da escrita. Nelson Rodrigues foi um gênio em vida. Essa combinação não tinha como dar errado.
Como foi gratificante conhecer Nelson Rodrigues e suas nuances e desfazer a imagem de degenerado que sempre associam a ele.

Luiza 16/10/2018

O óbvio ululante: livro maravilhoso!
Estou com os olhos ardendo pelas lágrimas que derramei quando encerrei essa magnífica biografia escrita por Ruy Castro. Um trabalho de fôlego, assim como a biografia da Carmen Miranda! Ruy Castro merece um prêmio por todos os seus livros!

É indescritivelmente envolvente a história que Ruy Castro nos conta sobre o Nelson Rodrigues. Tornamo-nos completamente envolvidos com o dramaturgo, com sua família, seus amores, seu trabalho e seu tempo...
Quando Nelson morreu, eu contava com 11 anos e vivi todo caldo cultural remanescente das décadas de 60 e 70... Percorrer essas histórias e essa época através da escrita divertida, sensível e até poética de Ruy Castro me tocou profundamente. A narrativa me remeteu a outro tempo, um que não vivi ativamente, mas do qual tive algum contato: ainda criança, eu já começava a ouvir, nas conversas dos adultos, nos noticiários, sobre os anos de chumbo (ainda estávamos vivendo a ditadura), a Guerra do Vietnã (que ainda era assunto nos noticiários), os filmes baseados nas obras de Nelson que entravam em cartaz no Roxy de Copacabana, toda contracultura ainda estava fervilhando...
.....
Adoro os livros de Ruy Castro, todos me encantam, me comovem, me surpreendem... me remetem a outro tempo, como se eu fizesse parte da vida dos seus personagens - sejam eles reais ou fictícios.
Quem nunca leu Ruy Castro precisa começar! Não dá vontade de parar. Esse maravilhoso escritor, hoje com setenta anos, já ganhou o prêmio Jabuti (em 1996). Sua Magnum Opus é o livro "Chega de Saudade - a história e as histórias da bossa nova", que será minha próxima leitura.
Em tempo, a biografia da Carmen Miranda é deliciosa... E o "Ela é Carioca - uma enciclopédia de Ipanema" é imperdível, especialmente para os Cariocas!

O que vocês estão esperando pata começar a ler Ruy Castro? ?

Fhanton 23/08/2009

Muito bom prá gente entender um pouco da obra de Nelson Rodrigues.Não que o livro seja sobre sua obra, mas sobre sua vida e as consequências na criação de sua arte .Tinha preconceitos sobre ele, mas mudei depois de lê. Definitavemente vale a pena ler.

F . 28/05/2009

A história de Nelson Rodrigues dava um livro, justamente por isso, é que ele foi escrito. Contudo, Ruy Castro consegue tornar tudo tão envolvente, além de conseguir contextualizar momentos, enfim, terminei o livro admirando mais o Ruy Castro, ótimo biografo!

Ciça 22/05/2013

Que romance!
Uma vida tão interessante que nem parece real, mas sim ficção, além de muito bem contada! Recomendo!

Adailton 08/02/2013

Uma biografia com raízes fartas
Um livro interessante não precisa mais do que uma boa história e alguém habilidoso o suficiente para contá-la. No que concerne a história, o homem-mito a ser descoberto, Nelson, teve uma vida digna de novela brasileira. São dramas que atingiram a ele e sua família que se misturam às transformações que o Rio de Janeiro e o próprio Brasil foram sofrendo ao longo das décadas. Sem tirar a contribuição maciça que a família Rodrigues deu ao jornalismo nacional e a de Nelson como o maior dramaturgo brasileiro e cronista da vida cotidiana.

Matheus 10/01/2013

Incrível como uma biografia pode parecer um dos livros de ficção mais fantasiosos. Por que só assim para se acreditar na vida desse verdadeiro mito que foi Nelson Rodrigues. Incrível como o azar e a tragédia que ele tanto escrevia, pareciam voltar para ele próprio, como que por vingança do destino. Incrível também foi a história da família Rodrigues, presente em toda a história do jornalismo brasileiro. E esse livro consegue apresentar de maneira perfeita essa história, dando toda a dimensão “épica” e triste que ela tem. Incrível o número de pessoas importantes que tiveram sua vida relacionada a família ou ao próprio Nelson durante os anos. Apesar de começar um pouco arrastado, a dimensão da história compensa isso, pois a primeira história a ser contada é a de Mário Rodrigues, pai do Nelson, com uma vida tão interessante quanto. O livro ainda é bem sucedido em explicar as motivações por trás das peças escritas pelo Nelson, e como todas as tragédias vividas por ele influenciaram em suas criações. Um livro completo. Um livro incrível.

Marcone 07/09/2012

"O anjo pornográfico", Ruy Castro

Excelente biografia de Nelson Rodrigues. O autor fez um trabalho de pesquisa profissionalíssimo, pontuando diversos trechos da vida do biografado com a de, dentre outros, Mário Rodrigues, seu pai e Roberto Rodrigues, seu irmão - que foram de extrema importância para o entendimento da vida e obra (e personalidade) de Nelson. Ruy Castro é um Escritor, com "E" maiúsculo, conduz com maestria a narrativa de uma história chocante e trágica, recheada de bom humor e passagens pitorescas. O fim do livro é lindíssimo, capaz de fazer rolar uma gota de lágrima dos olhos dos leitores mais renitentes.

Um livro belíssimo, que deve agradar mesmo a quem não seja, como eu sou, um admirador da obra de Nelson Rodrigues. O mérito é todo dele: Ruy Castro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5