O anjo pornográfico

Ruy Castro

Resenhas - O anjo pornográfico

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel Ledesma 02/08/2020

Gênio das palavras no futebol, no teatro, na crônica...
Ótimo livro biográfico elaborado, pesquisado e escrito por Ruy Castro. Conta a história de Nelson Rodrigues e de quebra somos presenteados com a história de seus ilustres familiares. Em paralelo, somos apresentados a história da política, futebol, jornalismo e dramaturgia do Rio de Janeiro principalmente.

Rui Alencar 21/10/2012

Pag. 219...De onde resultam as tragédias amorosas ? Resultam, precisamente, do fato de que ninguém escolhe certo, mas escolhe, quase sempre errado. Vou mais longe: a gente não escolhe nem certo, nem errado. A gente não escolhe. Gostamos e deixamos de gostar, por uma série de fatores estranhos à nossa vontade. De forma que, em realidade, tudo é uma pura e simples questão de sorte...

Pag. 237...garantida a virgindade e fidelidade de suas mulheres ou namoradas, as mulheres ou namoradas dos outros eram para ser desejadas sem contemplação. O conflito se dava porque, debaixo de toda a culpa e repressão, as moças tinham vontade própria e também desejavam os homens que não deviam desejar. E, com isso, todos eles, homens e mulheres, viviam num estado permanente de excitação erótica.

Pag.239...Uma pessoa que só tenha do mundo uma visão unilateral e rósea, e que ignore a face negra da vida, é uma pessoa mutilada. Por outro lado, nego a qualquer um o direito de virar as costas à dor alheia. Precisamos ter continuamente a consciência, o sentimento, a constatação dessa dor. Sei que nenhum de nós gosta de se aborrecer. Mais importante, porém, que o nosso frívolo conforto, é o dever de participar do sofrimento dos outros...

Camila 25/06/2012

Fascinante!
Quando estava no 1º ano do Ensino Médio tive a oportunidade de ler Nelson Rodrigues pela primeira vez. O livro indicado pela escola era "Anjo Negro". Acabei me apaixonando por aquela escrita simples e "pesada", que de tão trágica para mim chegava a ser engraçada. Li e reli aquela história várias vezes, e sempre que releio encontro novos detalhes que trazem uma visão diferente da história. Apesar de já ter lido algumas outras obras, essa é (e creio que sempre será), a que mais me marcou.

Depois de "Anjo Negro" só fui ler outra coisa do autor no primeiro ano da faculdade de Jornalismo. O livro da vez era "O Beijo no Asfalto". Este já não me interessou tanto, talvez por eu já saber o desfecho da história, de tanto que ouvi falar.

Este ano, no segundo ano da faculdade, foi indicado para a disciplina de Psicologia o livro "O Anjo Pornográfico", de Ruy Castro. A princípio fiquei apreensiva por ter de ler um livro tão longo em tão pouco tempo, mas quando descobri que se tratava da biografia de Nelson Rodrigues, a apreensão deu lugar à excitação.

O livro de Ruy Castro é incrível. Cheio de detalhes, o autor não só conta a história de Nelson, mas também fala sobre a história de seus familiares, contando o rumo que cada um tomou e as consequências disso.

Por muitas vezes me peguei pensando em como Ruy Castro reuniu tantos detalhes. Nos agradecimentos o autor conta que chegou a fazer perto de setecentas entrevistas, o que demonstra quão minucioso foi esse recolhimento de dados.

Antes de ler o livro achava Nelson Rodrigues fascinante. Depois de ler, passei a achá-lo mais ainda. Para quem gosta - e até quem não gosta - do estilo de Nelson, vale muito a pena ler e saber um pouco sobre o que se passava com aquele tarado, louco ou gênio.

RDominici 16/01/2012

Emocionante
O livro que me chamou a atenção pro gênero Biografias. Emocionante, engraçado e bem escrito, um relato apaixonante da vida do maior autor do teatro brasileiro e meu guru particular. A minha cópia é autografada pelo Ruy.

Joubert 03/08/2012

"Anjo Pornográfico" ou "Nelsons Rodrigues"
Obrigado Ruy Castro por nos apresentar um Nelson Rodrigues diferente do que, nós mais novos, aprendemos a conhecer: "reacionário, anti comunista, do lado dos militares e ponto final." Não, não é ponto final... Faltaram nos dizer que ele era irônico, polêmico, democrata acima de tudo e além disso totalmente a favor da liberdade, seja qual for o Nelson Rodrigues que conheceu, esse livro vai fazer ver quantos outros existiam... Todos surpreendentes.
Gláucia 03/08/2012minha estante
Eu tb fazia uma imagem equivocada dele. A de ser reacionário ele derrubou ao afirmar que reacionário é quem não aceita uma ideia diferente da sua própria.

Anistia Literária 08/01/2024

Melhor material acerca do autor!
Castro foi genial, como sempre. Utilizei da biografia para compreender mais de Nelson e assim realizar minha monografia, e que bela oportunidade. Através desta obra bibliográfica pude adentrar a mente e coração de Nelson, entendendo-o, ou ao menos tentando entendê-lo, da forma mais humana possível.

As imagens são ricas, e o detalhe nada singelo de Ruy discorrer também sobre a vida do pai de Nelson, Mário Rodrigues, faz da vida da família uma grande peça de teatro a ser acompanhada desde o princípio. Mário Rodrigues é o primeiro ato, Nelson é o segundo e o terceiro.

Não fosse o primor e a sutileza do autor em transcrever cada detalhe da vida do jornalista, desde as ruas do Rio de Janeiro às dores ulcerosas ou os suspensórios, talvez não nos despertasse um olhar humano sobre o também dramaturgo, mas aqui é possível. Aqui, faço-me uma atriz e pesquisadora legitimamente Rodriguiana, não só pelo santo anjo Nelson Rodrigues ou pelo seu trabalho (principalmente no teatro), mas também pelos fiéis seguidores: Ruy Castro, Sábato Magaldi, Abdias do Nascimento, Fernanda Montenegro, e mais.

site: https://www.instagram.com/anistialiteraria/

Ary 14/12/2010

História sobre a vida de Nelson Rodrigues e da gênese do jornalismo brasileiro
Ruy Castro é mesmo uma pessoa incrível. Não só por seu trabalho de pesquisa em "O anjo pornográfico", como também pela forma de narrar os acontecimentos, onde parece estar contando um romance ao invés de uma biografia. O livro detalha a vida de Nelson Rodrigues, dos conflitos que fizeram sua família se mudar do nordeste, passando pelos livros e peças do escritor, até o fim de seus dias. Também conhecemos as pessoas importantes que fizeram parte de sua vida, como os pais, irmãos, filhos e, de brinde, um pouco da história dos primórdios do jornalismo brasileiro. Bastante recomendado para quem gosta do assunto.

Luciano Marques 03/11/2010

A melhor biografia
Disparada a melhor biografia escrita no Brasil.

Em parte por causa do autor, em parte por causa do personagem.

Nelson era uma pessoa muito, mas muito complexa e o livro ajuda a entender a mente brilhante de um dos maiores escritores que já tivemos (e teremos para todo o sempre, não importa quanto tempo passe).

Felipe B. Cruz 05/10/2010

Uma brilhante biografia
Uma brilhante biografia de um dos maiores escritores brasileiros. Recomendo para todos. De uma forma geral, todos os livros de Ruy Castro são ótimos.

Tati 06/08/2022

Os Rodrigues:
De onde vieram e para onde vão (ou já foram).
Ruy Castro, com sua escrita genial, esmiúça de cabo a rabo a vida do jornalista, escritor, dramaturgo e tantas coisas mais, Nelson Rodrigues. E que vida!
Digna de novela das mais dramáticas, a vida do "anjo pornográfico" foi rodeada de tragédias, lutos e desavenças com desafetos.
Mas, ao mesmo tempo que eu me chocava com certas coisas e ia procurar mais no google pensando: "duvido, não é possível que isso aconteceu!"( e todas as vezes tinha acontecido), também ri sozinha com o tom que a escrita magistral dá aos momentos que, em meio ao caos da vida de Nelson Rodrigues, é possível achar graça.
Desde onde vieram até para onde vão, Ruy Castro nos conta onde e como viveram, os muitos velórios que enfrentaram e os amores e escândalos que os Rodrigues estavam envolvidos.
Recomendo demais!

Afonso74 24/05/2009

Nelson Rodrigues , o "tarado moralista"
Um escritor de personalidade tão contraditória quanto a de seus persongens. Além da biografia, quem leu suas crônicas se espanta ao encontrar opiniões tão conservadoras (achava um assinte as mulheres deixarem umbigos de fora) e de personagens fictícios tão irremediavelmente doentios socialmente, por assim dizer.
E contam pontos a favor o fato de ter sido por Ruy Castro , o escritor que sabe como ninguém descrever o cenário e personagens do Rio de Janeiro de ontem e hoje.

Elaine P. 21/07/2012

Excelente
Quando um excelente biógrafo encontra um biografado especial, não há como a fórmula dar errado. "O anjo pornográfico" é o fruto de um desses felizes encontros.

Minha vídeo-resenha: http://youtu.be/1Csqj-7qJSU

patyfavalle 05/03/2009

toda unanimidade é burra
O livro tem a bossa de Nelson Rodrigues (parece ter sido escrito por ele!).

Matheus 10/01/2013

Incrível como uma biografia pode parecer um dos livros de ficção mais fantasiosos. Por que só assim para se acreditar na vida desse verdadeiro mito que foi Nelson Rodrigues. Incrível como o azar e a tragédia que ele tanto escrevia, pareciam voltar para ele próprio, como que por vingança do destino. Incrível também foi a história da família Rodrigues, presente em toda a história do jornalismo brasileiro. E esse livro consegue apresentar de maneira perfeita essa história, dando toda a dimensão “épica” e triste que ela tem. Incrível o número de pessoas importantes que tiveram sua vida relacionada a família ou ao próprio Nelson durante os anos. Apesar de começar um pouco arrastado, a dimensão da história compensa isso, pois a primeira história a ser contada é a de Mário Rodrigues, pai do Nelson, com uma vida tão interessante quanto. O livro ainda é bem sucedido em explicar as motivações por trás das peças escritas pelo Nelson, e como todas as tragédias vividas por ele influenciaram em suas criações. Um livro completo. Um livro incrível.

Marcone 07/09/2012

"O anjo pornográfico", Ruy Castro

Excelente biografia de Nelson Rodrigues. O autor fez um trabalho de pesquisa profissionalíssimo, pontuando diversos trechos da vida do biografado com a de, dentre outros, Mário Rodrigues, seu pai e Roberto Rodrigues, seu irmão - que foram de extrema importância para o entendimento da vida e obra (e personalidade) de Nelson. Ruy Castro é um Escritor, com "E" maiúsculo, conduz com maestria a narrativa de uma história chocante e trágica, recheada de bom humor e passagens pitorescas. O fim do livro é lindíssimo, capaz de fazer rolar uma gota de lágrima dos olhos dos leitores mais renitentes.

Um livro belíssimo, que deve agradar mesmo a quem não seja, como eu sou, um admirador da obra de Nelson Rodrigues. O mérito é todo dele: Ruy Castro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5