Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

luke 31/08/2020

De todos os clássicos que li mulherzinhas é o único que não envelheceu bem. O que mais me incomodou foi o livro ser vendido como feminista com personagens fortes e independentes e não existe nada disso aqui. A própria personagem da Jô achei muito chata.
O livro só vale pela primeira parte que gira em torno da infância das irmãs e a amizade delas com o vizinho Laurie. A segunda parte é melhor fingirmos que nem existe.

aylapsb 05/09/2022

be worthy love, and love will come
eu fui dar uma chance para essa obra já sendo uma grande fã do filme de 2019, e posso dizer, foi uma das melhores coisas que eu já fiz

a escrita é bem tranquila, os personagens são incríveis incríveis, e a história é impecável

não tenho muito o que dizer pois acho que quase todo mundo já conhece o livro ou pelo menos alguma das adaptações, mas só posso dizer que vale muito a pena, little women é lindo demais

Helenina 29/12/2009

Ah,acho que com esse livro aprendi mais do que aprendi com todos os outros que já li em toda a minha vida.Pelo menos por enquanto penso assim.Eu o li pela primeira vez em 2007,e pela segunda também.Em 2008 resolvi ler novemante.A mesma coisa aconteceu em 2009.
Não é de se impressionar,mas cada vez que li,percebi e aprendi mais uma coisa.E li de uma maneira diferente,com uma outra perspectiva mesmo sem saber o que sentiria depois de terminar a obra.
Recomendo a todas as pessoas lerem esse livro.Pois ajuda cada um a ser mais humano,mais solidário.Coisas que dificilmente se vê hoje em nossa sociedade.
Estou hoje com 16 anos,e espero que quando eu tiver 61 ainda queira e sinta prazer em ler o livro,que desde os meus 13 anos foi meu preferido.
Joice.Cappi 22/01/2018minha estante
Penso e sinto o mesmo que você. Ainda estou no cap. 8, mas amando cada página e seus ensinamentos. Vi o filme há mais de 20 anos e amei. Agora estou lendo essa linda história.

AnA 09/05/2021

A primeira parte é legalzinha e gostosinha de ler, mas a segunda parte..... Me deu muito desconforto e raiva. Parece q algumas coisas nas personagens, na essência, se mostraram contraditórios e perdidos. Muitas coisas, por eu ser uma mulher do século 21, me incomodaram, mas é claro q entendo pq o livro é do sec 19. Entendo sua importância, mas n foi tãoooo bom assim.

mirianbezerra 20/09/2023

Mulherzinhas tem todo o meu coração!!
Não sei nem por onde começar a falar do amor que eu desenvolvi por este livro. Mulherzinhas se tornou um dos meus clássicos favoritos! Eu literalmente gastei todos os meus postits nesta obra prima (foram 22 bloquinhos pelas minhas contas).
Acompanhar a vida da Meg, Jo, Amy e Beth foi maravilhoso! Amo cada uma das minhas mulherzinhas.
Me surpreendi com a escrita da Louisa, e achei incrível a forma com que ela trouxe o sentimento de conforto e pertencimento durante a leitura. Foi maravilhoso me sentir parte das irmãs March. As personagens são tão cativantes que nem percebi as páginas passarem.
E pensar que este livro foi escrito há mais de 200 anos atrás!
Eu não estava esperando, mas esta obra tem diversos ensinamentos e referências bíblicas, assim como muitas palavras em francês e latim. Pude enriquecer meu vocabulário e aprender novas expressões durante a leitura.
Este livro trouxe tanto conforto e tantos ensinamentos que vou levar para minha vida!
Teve um momento da leitura que cheguei a pensar que este livro era melhor que Orgulho e Preconceito (o meu livro favorito da vida). Mas por ter algumas partes enroladas e aquele velho do Bhaer, ficou em segundo lugar mesmo.
Eu sou apaixonada pelo filme Adoráveis Mulheres (1994 e de 2019), então já sabia que iria amar o livro (que tem menos romance que os filmes, mas continua sendo incrível).
Preciso comentar também sobre a edição da Martin Claret, que é perfeita! Só tenho elogios. A diagramação, as referências que auxiliam na leitura, as ilustrações, a introdução, a capa, tudo é perfeito.
Por favor, leiam Mulherzinhas e se apaixonem por esta história maravilhosa! Aproveitem com todo o coração!
MissMel 20/09/2023minha estante
Amg, fiquei muito tentada a ler esse agr  ?

mirianbezerra 20/09/2023minha estante
Pois leia amg, vc vai amar!!

San 27/08/2023

Boa leitura
Não é o tipo de história que costumo ler. Li por uma Leitura Coletiva, e gostei.
A leitura fluiu bem.
Adorei a personagem Jo.

cecília 23/12/2020

mulherzinhas
Ah ! Que livro maravilhoso .
Um livro com muito drama ( obviamente em um bom sentido ) e romance .
Esse livro eh perfeito e to sem palavras até agora .
Não vou dar muito detalhes se não acabo dando spoilers...
Mas saiba que eh um livro ótimo ! Que conta a realidade .
Indico muito que leiam !!! e espero que sintam o mesmo que eu pq eh muito fofo ?

Rafa Silvelane 01/05/2021

Tudo pra mim
Sério, que livro foi esse, que personagens são essas.
A escrita da Louisa é tão incrível que me senti um membro dessa família.
Senti tanta coisa ao longo das páginas que não sei, ri, chorei, aprendi muito com os conselhos da Sra. March, aprendi demais com cada uma das meninas, com o Laurie.
Estou tão feliz em ter tido a oportunidade de ler e tão triste porque acabou :/

Ester479 21/07/2023

Jo, minha protegida.
Eu já tinha assistido o filme (a versão de 2019), há uns dois anos, então, já sabia dos acontecimentos do livro. E, achei que ajudou muito na experiência, já saber tudo o que acontece, tanto para evitar decepções, quanto para a ambientação da história.
As vezes (raramente, porque gosto dessa característica), reclamo da descrição excessiva, principalmente de ambientes. Com a escrita dessa autora, foi ao contrário, achei que faltou muita descrição. Eu sou uma pessoa que consegue imaginar tanto lendo, que acabo confundindo se li, ou assisti. Dito isso, se não tivesse assistido o filme antes, ficaria totalmente perdida. Uma hora as personagens estavam em lugar, na outra linha, já estavam em outro, e com uma descrição muito mínima do ambiente em volta. É o principal motivo, que eu achei uma leitura mais mediana, em termos de dificuldades (talvez por gostar tanto de descrição e, repetição).
  O que compensou a escrita mais difícil, foi a Jo. Que personagem MARAVILHOSA. A autora levou o seu tempo trabalhando ela, e compensou muito. É impossível não amar e não se compadecer por ela. Fiquei muito feliz com o final que ela teve.
Enquanto isso, a Amy, é uma personagem péssima, é o tipo de pessoa impossível de se conviver. Achei que a autora "mudou" ela no final, pelo amor que sentia, mas, pra mim, ela continuou a mesma.
E, minhas outras duas personagens favoritas foram, a Sra. March e a Beth. É impossível não amá-las também.
Gostei bastante da adaptação do filme, tirando duas partes. A primeira é porque o filme (pelo menos na minha perspectiva), instiga o público a shipar um certo casal, mas no livro, fica bem mais visível, de que nunca houve a possibilidade, e fiquei muito feliz com isso. E a segunda, foi o final. Não achei tão fiel nessa parte. De resto, achei legal (pelo que me lembro).
O livro teve um sentimento agridoce para mim. Vendo tantas coisas injustas acontecendo com a Jo. Mas, ela teve o final que merecia, e o que sempre foi o destino dela. Acho que vale a pena, e, definitivamente indico assistir o filme antes.
Obs: não estou contestando a importância da obra na época, ou criticando o estilo de escrita da autora no geral. São só opiniões que eu tive, lendo nos dias atuais.
Laryssa 31/01/2024minha estante
Depois de ler sua resenha to mais espenhada em terminar o livro. O shippe do filme me deixou triste o final, mas agora lendo não vejo isso realmente. E fiquei na expectativas no filme de mais detalhes do final. Agora vou terminar mesmo kkk

rafisreading 25/01/2023

"Não tenho medo de tempestades, pois estou aprendendo a navegar meu barco" Esse foi um dos livros mais bonitos e fofos que eu já li, a autora lembra a gente o tempo todo como as coisas mais banais e cotidianas da vida devem ser valorizadas, além de retratar muito bem o laço entre irmãs, que é algo muito especial e único.
Cada uma das mulherzinhas é retratada de arcodo com sua idade e personalidade e todas encantam o leitor de sua própria maneira, mas você sempre acaba se identificando mais com uma (eu te amo Jo March), mesmo sendo criadas sob o mesmo teto, com a mesma família e tendo experiências bem parecidas, cada uma delas tem seus diferentes valores e aquilo que consideram mais importante na vida e eu acho muito interessante esse lado do ser humano.

Layuri 28/05/2021

Obrigada
Meg, Jo, Beth e Amy. Sr. e Sra. March. Laurie e Sr. Laurence, muito obrigada. Minha persistência foi algo da qual sempre me orgulhei, e eu não poderia ser mais grata a ela por onde me levou. Vocês sabem que no início foi dificil e pensei em desistir, mas sou tão feliz por não tê-lo feito!!!
Vocês me ensinaram tanto sobre crescer, amadurecer, aproveitar as fases da vida e fazer do tempo útil.Me lembraram de valores há muito esquecidos e eu sou profundamente grata por todas as lições, o arco de evolução de cada um de vocês foi algo lindo de acompanhar e me dói o coração ter que me despedir, sei que posso voltar sempre que precisar e deixo aqui meus sinceros e profundos agradecimentos, pois é tudo, e o melhor, que posso oferecer.
Deyze 28/05/2021minha estante
Eu queria essa coragem pra começar a ler. Aliás, comecei, mas o tamanho do livro me desanima ? mas falam tão bem do livro...

Camila 30/06/2021minha estante
Que palavras bonitas :) li ele em 2019 e me trouxeram muitos ensinamentos, bateu uma vontade de reler KKKKKKKK, acho que farei isso esse ano inclusive

Pricila.lima 23/01/2021

Jo, Beth, Meg e Amy são quatro irmãs que moram em Massachusetts e passam o primeiro Natal sem o pai, que está servindo na Guerra Civil Americana. Enfrentando dificuldades financeiras, a mãe sustenta a família. Em meio a desafios, as irmãs, que são tão diferentes entre si, precisam se unir para aprenderem juntas. Enquanto os anos passam, elas ingressam na vida adulta e lutam, cada uma, por seus sonhos e ambições.

Shirlei 09/08/2020

Perfeito!
Envolvente, interessante. atual. creio que todos deveriam ler este livro, ele nunca decepciona. recomento

Michelle.Justulin 23/05/2021

Amorzinho
Esse é um clássico que foi inspirado na própria vida da autora e com personagens femininas marcantes. Uma leitura leve, fluida e envolvente que deixa várias lições para nós na atualidade. E que deixa um quentinho no coração e um sorriso bobo no rosto. ?
Amei a leitura e super indico. Esse é um clássico que todos deveriam ler. ?
Helenapessoa 23/05/2021minha estante
É um favorito meu!! Eu amoooo

Michelle.Justulin 23/05/2021minha estante
??????