Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Di 10/10/2012minha estante
Gostei muito do seu ponto de vista!
Acabei de ler o livro e gostei muito...
Apesar de todo o exagero, da ausência de personagens secundárias e da dupla personalidade de Mr. Grey.
Minha atenção se voltou mais para o vocabulário e a formação das falas: suaves, diretas e francas sem tanta enrolação.
Vejo Mr. Grey como um retrato da realização masculina em geral: controlar e poderoso (quer tudo do seu jeito e na sua hora).
Enquanto que Sr. Steele é uma mulher que busca seu sucesso e realização pessoal com seus próprios recursos, algo diferente do que geralmente vemos: ela recusa um excelente emprego e também os exagerados presentes de Mr. Grey dizendo-lhe desta forma que tem vida própria e que quer continuar a vivê-la.

Sté 10/10/2012minha estante
Obrigada por gostar, e também gostei do seu ponto de vista. Sei que tem muitas pessoas que pensam diferente de mim e compreendo isso. Confesso que em algumas partes o livro teve qualidade, principalmente quando Anastasia confronta Grey (únicas partes que valem a pena rsrs) ou quando ela recusa ser mandada por ele.
A falta de personagens secundários me incomodou muito, pois eu realmente gostei de Kate e queria ter mais dela no livro.
Concluindo, cada um tem sua praia e agora já sei que BDSM não é a minha.

Taciana Guedes 16/02/2015

Muito barulho por nada
Com a proximidade da estreia do filme baseado na obra, eu me interessei em lê-la e descobrir a fonte de todo o barulho que foi feito por causa dela há quase três anos, quando foi primeiramente lançada no Brasil. Polêmicas envolvendo o sadomasoquismo, o relacionamento machista e a pornografia voltada para mulheres foram bastante incitadas na época e eu resolvi ver, finalmente, a que se referia.

Inicialmente, a obra se tratava de uma fanfiction – obra ficcional, escrita por fãs, sobre um universo literário já existente e sem fins lucrativos- da saga “Crepúsculo”, de autoria de Stephanie Meyer que havia sido publicada sob o título “Masters of the Universe” (“Mestres do Universo”, em tradução literal). Com umas mexidinhas aqui e ali, surgiu a trama de Anastasia Steele e Christian Grey. E, talvez pelo conteúdo sexual, causou um alvoroço e tanto no mundo editorial. Sem necessidade, diga-se de passagem.

Achei muitos paralelos com Crepúsculo. Sério. A garota que não se encaixa é a Anastasia/Bella. O cara lindo e misterioso é o Christian/Edward. O irmão divertido é o Elliot/ Emmett. A amiga linda e loira é a Kate/Rosalie. A irmã descolada que ele adora é a Mia/Alice. O amigo apaixonado é o José/Jacob. Detalhe: Elliot namora Kate, assim como Emmett e Rosalie; José é de minoria étnica, do mesmo modo que o Jacob; a mãe dela mora num lugar mais quente, com o marido novo, do mesmíssimo jeito que a Renée, mãe da Bella. É quase plágio.

Em termos de escrita, o livro possui parágrafos curtos demais, diálogos pobres, um excesso de palavras de baixo calão descabidas na trama e aquela maldita Deusa Interior. Toda vez que ela surgia na narrativa me dava uma vontade incontrolável de rir; senti vergonha alheia, a verdade é essa (na minha cabeça, só conseguia imaginar a “consciência” da Lizzie Maguire, personagem de TV da Disney). Outra coisa que me chama a atenção é a inocência da protagonista: beira a burrice. Tudo bem ser virgem, mas tem certas coisas que a gente aprende na aula de biologia. E outra: como ela não tem computador? Estudante universitária nos Estados Unidos não tem computador. Poupe-me.

Agora, aos problemas reais. O sadomasoquismo. Li em alguns sites especializados que a autora distorceu toda a prática. Não tenho como atestar a veracidade, mas, do jeito que ela foi preguiçosa no desenvolvimento dos personagens, não duvido nada. E, de certa forma, isso é um desrespeito aos praticantes. A maneira que a conduta foi retratada leva a crer que é algo doentio e que todos eles foram vítimas de abuso sexual no passado. Não cola.

Outro alvo fácil dos críticos é o machismo embutido na obra. E isso vem desde “Crepúsculo”, tendo sido aproveitado também por E. L. James. Para falar a verdade, acho que a Anastasia é uma interesseira, o cara é claramente doente – tem mania de controle e de perseguição, acha que dinheiro compra prazer- e ela se aproveita dele. Afinal, ganhando livros de 14 mil dólares, celulares e computadores ultramodernos e um carro de luxo, qualquer uma sucumbe ao charme dele. Só que não. E o espancamento? É como dizem os memes, “se for feio e pobre e bater na mulher é Lei Maria da Penha, mas se for rico e bonito é Cinquenta Tons de Cinza”. O pior é que vai por aí mesmo.

No entanto, tenho que reconhecer alguns pontos positivos: o soft porn, proposto pela autora, chegou ao nível de best-seller. Gente, quando que literatura “pornográfica” voltada para mulheres tinha alçado esse posto? Acho importante ressaltar que, embora a obra em si seja fraca, o nicho editorial que ela popularizou é importante. Significa que nós, mulheres, também passamos a consumir sexo – e sem culpa, ainda por cima-, o que, até pouco tempo atrás, não era sequer pensado.

Outro ponto positivo sobre a obra: a garota gosta de ler. Tudo bem, eu sei que isso é para estabelecer um vínculo entre leitor e personagem, mas não se pode negar que divulgar escritores célebres como Jane Austen e Charlotte Brönte é sempre bom. O destaque, entretanto, é para a “Tess of the D’Urbervilles de Thomas Hardy. A Intrínseca bem que poderia lançar uma edição em português do clássico da Literatura Inglesa. Eles mesmos não fizeram isso com “O morro dos ventos uivantes”, livro preferido da Bella em “Crepúsculo”?

Sei que a minha crítica não é muito favorável à obra, mas também não achei tão ruim quanto parece que eu achei. Ainda, não vou dizer para queimar livro nenhum até porque quem gosta desse tipo de coisa é ditadura, mas o fato é que ele serve somente para distração. É desrespeitoso à comunidade sadomasoquista? Provavelmente. É machista? Com certeza. Mas é só um romance bobo no qual um cara perturbado conhece uma garota ingênua que se apaixona por ele e o convence de que ele pode ser amado também. É um conto de fadas. Não vejo muito gente reclamando de Cinderela. Ao final, acho que “Cinquenta Tons de Cinza” causou muito barulho por nada.

Carol 19/02/2015minha estante
muito mal escrito

paula alessandra 03/03/2015minha estante
Falou tudo

Pamela 05/11/2018

Opinião
Sem rodeios, o livro é 80% baseado num contexto erótico. A história roda... roda ... e sempre acaba nesse mesmo contexto.
Como ponto positivo, destaco ser um livro com muitos diálogos o que torna uma leitura rápida e dinâmica.
Deacon 16/01/2019minha estante
Gata, pela sinopse e todos os comentários você já não sabia que o livro era baseado num contexto erótico? Incrível...

Pamela 28/03/2019minha estante
Mas eu não disse que não sabia

Beatriz Ribas 21/08/2012minha estante
Perfeita descrição!! Achei o livro ótimo como um bom divertimento, mas não para um best seller como dizem por ai... Certamente existem livros muito melhores (eróticos ou não) que poderiam se encaixar perfeitamente no cargo de melhor livro do ano.

Sahh 21/08/2012minha estante
Exatamente! Nao entendo porque desse sucesso absurdo, acho que a polemica criada pelo livro causou mais esse sucesso de vendas do que o livro em si, que nao tem essa qualidade toda pra ser considerado o livro do ano

Caio Chaves 31/10/2012

O grande problema da trilogia Cinquenta tons de Cinza é claramente o hype criado e explorado pela mídia em cima da série de romances, que tem o diferencial de levar para dentro das casas de família o grande tabu do sadomasoquismo.
Começando por uma heroína totalmente irritante e clichê; ela é boa, pura, inocente, desajeitada e insegura, tudo essa total falta de criatividade aliada a escrita totalmente amadora e por vezes até infantil da autora, que durantes 455 páginas peca em não desenvolver qualquer tipo de profundidade em qualquer personagem, principalmente nos protagonistas, tornando a narração já pobre, num exercício ainda maior de paciência para o leitor.
Por mais que Anastacia lamente o seu triste destino de amar um "sadomasoquista", a história não transmite ao leitor realmente o que ela deseja: se é ser amada por um homem com gostos excêntricos ou se é puramente prazer sexual.
Christian Grey, o grande herói e sonho atual das leitoras ao redor do mundo inteiro, é o típico herói atormentado por um passado negro e cruel, que encontra o amor e não sabe como lidar com ele....a mesma bobagem romântica de tantos outros romances. Falta algo realmente complexo nele, durante esse livro minha opinião sobre ele é de que embora bilionário e poderoso, ele não passa de um menininho mimado. E durante todo o livro, poucas vezes vemos um magnata, com certeza workholic, trabalhar tão pouco quanto ele, que em prefere ficar de joguinhos com sua submissa.
As polêmicas cenas de sexo nada mais são que meras descrições, que por vezes passam do limite do sensual para o vulgar gritante o tempo inteiro, jamais sendo tão ousadas assim como insistem em dizer; e Mesmo que a desculpa da trama seja o sadomasoquismo, o livro erra em manter o conservadorismo. Porque S&M é bem diferente e complexo que é mostrado durante o livro.
Realmente me decepcionei com o livro, esperava mais. Bem mais. Nada mais que um típico romance meia-boca escrito de qualquer jeito e com personagens mal construídos e superficiais.
Raquel 04/11/2012minha estante
Infelizmente, a trilogia de E L James não é indicada para leitores do sexo masculino, pois é narrada do ponto de vista feminino, com os medos femininos e com o inconsciente feminino. Dificilmente um homem entenderá alguma coisa.

Caio Chaves 06/11/2012minha estante
Raquel, acredito que livros não tenham sexo, ou seja livros para homens e livros para mulheres é um grande atraso. Se fosse por isso, cadernos esportivos seriam restritos ao público masculino e por aí vai. Não é porque sou um rapaz, que não entenda e admire romances do ponto de vista feminino. Além do mercado literário atualmente ser voltado preferencialmente às mulheres, o que significa que homens ficariam restritos a assuntos diversos, menos romance? Reveja seus conceitos.

Cat 24/09/2012

Um livro erótico... Brochante!!!
AVISO: Nesta resenha não vou criticar somente a trama, mas também a autora, as leitoras e os resenhistas (Sim, porque têm muitos resenhistas fazendo merda por aí).

Resenha: A Trama

Cinquenta Tons de Cinza conta a história de amor entre Anastasia Steele e Christian Grey.
Anastasia tem 21 anos quase 22 e ainda é virgem. Sua vida vira de cabeça para baixo quando a pedido da melhor amiga, vai em seu lugar entrevistar o bilionário Christian Grey para o jornal da universidade.

Logo ao entrar no escritório de Grey, Anastasia beija o chão e por causa de seu jeito chama a atenção de Grey, que é um predador sexual de primeira.

Após o 1º encontro Grey começa a seguir Anastasia despertando nela uma paixão avassaladora. Ela quer romance e sexo, mas Grey não.
Para que Anastasia possa ficar com ele deve ser submeter as suas exigências. Ela deve assinar um contrato onde permita que Grey faça tudo o que quiser com ela. Tornando-a sua submissa e ele o dominador.

Falando assim parece que o livro é grande coisa, mas não é.
Gostaria de dizer que amei o livro, que foi a melhor coisa que já li, mas meu amor próprio e o amor que sinto em por ser mulher me impedem.

Cinquenta Tons de Cinza é uma ofensa as mulheres. E não é por causa das cenas de sexo. sexo é bom, importante e não é sujo. E confesso... Sou à favor de apimentar as coisas, desde que fique entre quatro paredes.

A mulher pode até ser submissa durante o sexo, como um fetiche para agradar o ego do companheiro, mas ser submissa em outros momentos, não.

A mulher não pode ser proibida de ver a família e amigos. Também não pode ser tratada como uma idiota que não sabe se alimentar, Não deve ganhar presentes caros se ela é pobre. Coisas caras dão a impressão que ela está sendo comprada. E principalmente, se a mulher encontrar um homem dominador, deve se afastar dele o mais rápido possível, mesmo que esteja apaixonada. Não se deve amar alguém sem antes amar a si mesma.

Apesar de degradação o livro tem algumas piadas, que até te distraem no meio de tanta asneira.
Também acho que a autora teve uma ideia legar, mas se atrapalhou na hora da execução.

Ao invés de tentar transformar a história de Steele e Grey no clássico "A menina comum encontrou o príncipe encantado", a autora deveria ter pego a parte Dominado e Submissa e transformá-lo num suspense. Mais ou menos como o filme Dormindo com o Inimigo. Aí teria ficado show.

Critica: Leitoras e Autora.

Vejo muito pelas redes sociais um monte de mulheres enchendo a boca (Na verdade os dedos) ao declarar sua paixão, admiração e de como elas gostariam que Christian Grey fodesse com elas e com força (Como o próprio personagem diz).

Sei que de 100% de suas admiradoras, talvez metade ou mais dizem isso da boca pra fora. Como uma brincadeira.
O problema é que no meio dos 100% tem aquelas que dizem da boca pra dentro. e isso me deprime.
Como alguém pode querer um homem controlador, louco e só porque tem dinheiro acha que pode ser o dono de tudo e de todos.

Mas ai elas dizem... "Ele é lindo, gostoso, perfeito e bom de cama".
Beleza! então agora a razão. o bom senso, o amor próprio e o cérebro ficam entre as pernas?.
Tá, eu sei! É um livro fictício. Mas as chances de encontrarmos um Christian Grey da vida é muito maior do que darmos de cara com um Edward Cullen.
E desde que eu fiz a enquete: Se vampiros existissem, você pediria para ser transformado (a) Se sim, por quê? E 57% disseram sim e todos queriam pela imortalidade, poder e a chance de ficar no topo da cadeia alimentar.
Fiz a enque como base para um tema a ser usado nos meus livros. Pedi para que as respostas fossem honestas, já que elas entrariam num livro que estava escrevendo.
É por isso que eu tenho medo das admiradoras de Christian Grey.

Por causa da fama, a autora E. L. James é sempre entrevistada, criticada por causa de sua obra. E é claro os pontos principais são: As Grey Lovers e a submissão de Anastasia.

Uma pequena declaração da autora:

"Essa história de amor é uma fantasia, não retrata o mundo real, e isso atraí as mulheres. Mas não somos idiotas e sabemos que não é verdade. No fim, o que realmente queremos é alguém que nos ajude a lavar a louça, e não alguém tão controlador como Christian Grey".

Belas palavras, mas falou merda!
Eu entendo a autora. É o trabalho dela, seu filho. E como boa mãe ela quer defendê-lo. O problema é que as vezes o filho é mal criado e a mãe não consegue enxergar ou não quer.

Primeiro: Não é uma história de amor.
Segundo: É fantasia, mas pode acontecer.
Terceiro: Nem todas as mulheres querem o cara que lava a louça. Porque se isso fosse 100% verdade os homens na literatura não seriam sempre iguais... Lindo, perfeito, bom em tudo que faz, rico, misterioso e perigoso.
Enfim... Tem caroço nesse angu.

Critica: Resenhistas.

Li várias resenhas para Cinquenta Tons de Cinza e em quase todas vi resenhistas falando merda.

O livro não é nacional. Ele é de uma autora inglesa e logo foi escrito em inglês.
Por isso quando um resenhista diz que a linguagem do livro é pobre e tem erros de português devo alertá-lo: Erros de português? Não sabia que ela escreveu o livro na nossa língua. Se há erros é culpa da tradutora.

E se a linguagem é pobre, o resenhista deve especificar se leu a versão em inglês ou traduzida.
Se for a original, culpar a autora e se a traduzida a tradutora.

Resenhistas Acordem!

Já chega! Escrevi demais!
Até!

Josy-chan 03/10/2012minha estante
só disse a verdade

Sté 10/10/2012minha estante
Olá! Concordo com vários pontos da sua resenha.
Tentei gostar do livro, tentei mesmo, mas eu amo ser mulher e não gostaria que um cara ficasse me menosprezando o tempo inteiro.
Eu li o livro em inglês quando ainda não tinha em português, e a escrita continuou pobre, os erros continuavam lá e depois que peguei o livro em português, me decepcionei ainda mais.

Maria.Paula 28/06/2020

Que livro !
Um romance quente que ganhou meu coração !
Gostei bastante !
Jéssica Rodovalho 28/06/2020minha estante
Nossa mana, será que lemos o mesmo livro? Odiei kkkkkkk terminei depois agora depois de um mês lendo na força do ódio

Maria.Paula 28/06/2020minha estante
Hahahahha sério ?
Eu li o livro depois do filme, como já tinha adorado o filme, curti mais ainda o livro.

Brenda.Biondo 28/06/2020

Cinquenta tons de cinza
Livro sensacional, faz a gente sentir mil emoções diferentes, um livro erótico top! Recomendo demais.
Jéssica Rodovalho 28/06/2020minha estante
Nossa mana. Será que a gente leu o mesmo livro? Kkkkk odiei

Brenda.Biondo 28/06/2020minha estante
Sério? Eu amo todos e os filmes tbm kkk

Jessie 24/09/2012

Cinquenta tons de cinza, o quee dizer sobre este livro?

Bom, eu admito que só fiquei sabendo dele através de uma entrevista que vi por acaso em um programa de televisão às 23 horas.
O tema logo me interessou, pois eu nunca havia lido um livro sobre sadomasoquismo.
Durante o tempo que eu pensava em comprar o livro fiz umas pesquisas sobre este para saber se valeria a pena, logo foi a partir daí que li uma resenha falando que ele era praticamente uma segunda versão de Crepúsculo, algo assim.
Após ler muitas críticas do livro eu resolvi baixá-lo ( meu namorado que baixou para mim ) em PDF e então eu comecei a ler.
No começo achei a história envolvente, mas as características da personagem principal certamente pareciam com as da Bella Swan. Achei também um grande exagero da autora ao elogiar tanto o personagem principal, usando muitos sinônimos fazendo com que chegassemos até mesmo a nos confundir entre um parágrafo e outro.
Eu particularmente cheguei a pular vários parágrafos quando via que não tinha sentido em lê-lo e não fazia diferença alguma na história.
Em seguida me deparei com a tal deusa interior da protagonista, pensei que a autora não levaria essa ideia adiante, mas para piorar, ela levou até o fim fazendo Anastásia parecer uma louca paranóica com a auto estima terrívelmente baixa.
Admito que fiquei bem empolgada com o tema lendo vários capítulos em um só noite na esperança de que a trama ia melhorar, mas a cada página conferida eu me decepcionava mais e a mesma empolgação que eu comecei a ler diminuiu a cada capítulo.
A história meio que fugiu do tema principal que era o acordo entre o Grey e a Anastásia e tornou-se um simples romance sem nenhuma novidade que faria Shakespeare se revirar no caixão agora mesmo por ter se tornado um romance comum, sem graça e açúcarado.
Quando eu cheguei a ler o primeiro capítulo que o casal ia para a cama, eles acabaram fazendo amor e quando eles começaram a fazer sexo o ato simplesmente morria pouco depois de começar a ter graça.
Enfim, o livro está ganhando uma fama que eu não acho que ele mereça, mas vou continuar acompanhando a trama e certamente não comprarei os livros, pois seria um daquele tipo que eu me arrependeria de ter na estante.
Karine Coelho 26/09/2012minha estante
Comigo tbm é assim. Não consigo parar de ler, mas não pq é bom, mas pq quero saber se vai melhorar, se a Ana vai encontrar essa auto-estima perdida.

Jessie 02/10/2012minha estante
Só espero que ela encontre. Agora eu to tentando criar coragem pra continuar lendo em PDF, porque eu achei a história muito ruim.

Marina 05/06/2020

"Eu não gostei disto. Eu prefiro que você não faça isto novamente."

" Isto não foi para você gostar."

Eu não consigo aceitar isso.
Sinto muito.
O Christian é um personagem machistas, abusivo, controlador, opressor, possessivo, precisa de um tratamento psicológico urgente.
É um livro pra quem compreende o perigo e limites de um relacionamento abusivo.
E é erotico né gente, eu tenho um pequeno freio com livros eróticos, porque no geral o giro em torno do sexo fazem as autoras deixarem os livros banais, os personagens são vagos, eu sinto que a Kate e o Elliot tinham potencial pra acrescentar um romance legal ao livro.
A Ana ser frágil e inocente diante parceiro tão bosta me irritou, talvez se a Ana tivesse uma personalidade forte, entrasse em confronto com ele fora da cama esse livro seria mais promissor.
Ela tem uma leve melhora no fim do livro, o que talvez me faça ler o próximo.
Livros em torno de relacionamentos BDSM requer uma personagem que saiba o que faz, não foi legal, em vários momentos ela estava perdida, fiquei triste por ela.

Ele é possessivo ao extremo, se uma pessoa que não me conhece direito diz que me rastreou eu ligo pro 190.
Beijos tchau
2 estrelas pra autora por ter tentado
Regiana Neves 06/06/2020minha estante
Estava lendo o livro mais sinceramente parei na pagina 101, "sorry" acho que romance erótico já deu pra mim kkkkk. Um livro erótico que gostei bastante é os da serie crossfire a mocinha é super independente, forte, e nem um pouco inocente e submissa. O único ruim dessa série é as incansaveis brigas do casal mas com toda a certeza é um milhão de vezes melhor que 50 tons e não tem bdsm. Em 50 tons não cheguei nem na parte de bdsm, nunca li nenhum livro que tivesse essas caracteristicas e nem tenho vontade. Começei a ler porque estava na minha lista de leitura a anos mas acho que já passou do tempo deu ler.

Marina 06/06/2020minha estante
Nao li Crossfire ainda, vou ler depois, realmente vou começar a ler o 2 mais na visão do Christian pra entender como ele se tornou tão bosta.

Aline 03/12/2012

Livro mal escrito.
Queria matar a autora por repetir tanto: "E minha Deusa interior"
Aff
taisa r 03/12/2012minha estante
Concordo, não tô aguentando ...continuo lendo pra acabar, só de teimosa! Ainda bem que não comprei toda a trilogia!

Aline 04/12/2012minha estante
Ainda bem que vc. não comprou mesmo, Taisa r. KKK
Esses 3 livros poderiam virar 1 e olhe lá. Rsrs

Jack 05/07/2020

Amo.
Não posso falar mal sou apaixonada pelo Gray. Meu crushe eterno. Anastasia e meio sonsa e apagadinha. Mais simpatizo até com ela.
Leo 28/08/2020minha estante
Nossa,se apaixonar por um personagem?! Você idealiza um homem assim como ele?

Jack 28/08/2020minha estante
Apaixonada pelo personagem sim! Idealizar alguém parecido não.

Amante de livros 02/11/2020

Cinquenta tons de cinza
Assistir os três filmes da série. Não tinha nenhuma curiosidade em ler os livros. Nem comprar, eu comprei. Peguei emprestado da minha irmã, decidir dá uma chance e fiquei chocada rsrs A parte mais chocante foi o contrato kkkk minha gente, tinha coisas que eu nem sabia (nunca ouvir falar) e fiquei até com vergonha de pesquisar na internet....As vezes eu lia e olhava pro lado pra ver se tinha alguém vendo. Vergonha? Com certeza rsrs

Demorei uma semana para ler, pelo tema , achei que li bem rápido, já que não tinha nenhuma curiosidade em saber o que iria acontecer ( porque já tinha assistido ao filme). O filme não poderia ser fiel ao livro, se fosse, seria um filme pornô na minha humilde opinião. Irei da sequência ao próximo. (Juro, não revirei os olhos haha)

Anastacia e Christian. Criaturas estranhas feitas um para o outro rsrs
Cris 02/11/2020minha estante
Eu nunca li e confesso e nunca tive vontade, até agora kkkkk me deu uma pontinha de vontade de ler

Amante de livros 02/11/2020minha estante
Kkkkk da uma chance mulher! É interessante

Ju Gomes 01/06/2020

Perdoem-me
Que me perdoem os fãs de cinquenta tons, mas ô livro chatinho, heim!!rsrs Eu li na expectativa, mas não fiquei inspirada literariamente. Talvez pelo ano em que li, que foi no ano passado, mas que mala a Ana Steele!! Sinceramente tenho dó do Gray e de como é influenciado e enrolado pela falsa puritana. Beleza que ela nunca tinha ficado com ninguém, mas muito interesseira, né?! Aproveita de tudo que o Sr tapa a oferece e depois vem com aquele jeito sonso dizendo que não queria nada e blá blá blá. Fora um bordão irritante que é repetido ao longo do livro e não faz jus ao vocabulário de uma estudante de literatura. Mas o livro traz partes boas e picantes do relacionamento dos dois, fiquei até espantada porque não sabia que era assim, mas...deixa um pouco a desejar!
Rafa.Dulce 01/06/2020minha estante
Eu não curto mto best-seller... rsrs

Ju Gomes 02/06/2020minha estante
E não está perdendo nada...kkk