Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Cid 15/09/2012

Estimulante
Não acrescenta algo importante ao conhecimento, porém estimula sensações.

Mayara 13/09/2012

Surpreendente!
Em se tratando de um livro cuja temática é tão controversa, posso dizer sem sombra de dúvidas que E. L. James acertou na fórmula!
Divertido, envolvente, simples, único!
O Mistério que envolve Christian Grey é tão envolvente, tão profundo, que não precisa ser nenhuma Anastacia Steele pra ficar totalmente presa!
Esqueça os pudores e se deixe levar, Christian Grey sabe envolver como nenhum outro personagem!
Danielle 13/09/2012minha estante
Único é a palavra certa. Eu nunca li nada igual e dúvido que leia em um futuro próximo. Todos, daqui pra frente, vão ser cópias ou lembrar muito. E.L. James acertou em cheio e soube trabalhar o tema de forma leve e descontraída, na medida do possível.

Ganhou meu coração em um lugar especial.

Nica 04/12/2012

Promete mais que cumpre...
Cinquenta Tons de Cinza é o primeiro volume da Trilogia Erótica escrita pela inglesa E. L. James e publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Amante das letras desde criança quando imaginava escrever histórias que as pessoas iriam se apaixonar, deixou esse sonho em suspenso na vida adulta para se dedicar à sua família e carreira.

A ideia do romance surgiu em 2009. Fã assumida de Crepúsculo e suas personagens altamente sensuais (os vampiros) e da mocinha que se apaixona pelo "lobo em pele de cordeiro", James começou uma Fan Fic, ou AU (Alternative Universe, em inglês) - Universo Alternativo, baseada no livro de Stephenie Meyer e que se chamava, anteriormente, "Masters of the Universe".

Tendo como principal inspiração as personagens Bella Swan, Edward Cullen, Rosalie Hale e Jacob Black, E. L. James criou uma AU erótica e que bateu recordes de visualizações, chamando a atenção de Agentes Literários, interessados em transformar a Fic em livro. Claro que a autora não perderia essa chance, né?!

Em Cinquenta Tons de Cinza, conhecemos o poderoso, charmoso e sedutor Christian Grey (Edward Cullen), a atrapalhada e "inocente" estudante de literatura Anastasia Steele (Bella Swan), a antenada, linda e fashion estudante de jornalismo Kate Kavanagh (Rosalie Hale), e o apaixonado e impulsivo fotógrafo Jose Rodriguez (Jacob Black).

"Às vezes me pergunto se existe algo de errado comigo. Talvez eu gaste tempo demais na companhia de meus heróis românticos literários, e consequentemente meus ideais e expectativas são extremamente altos."

Narrada em primeira pessoa por Anastasia Steele, a história começa quando esta vai à empresa de Christian Grey entrevistá-lo para o jornal de Kate, que se encontra adoentada e não pode comparecer à importante e excepcional entrevista. Sr. Grey é um rico e cobiçado jovem empresário.

Ana chega toda atrapalhada para a entrevista e logo encanta o jovem magnata. Seguindo as perguntas preparadas de antemão por sua amiga, a jovem desengonçada (lembra alguém?) fica em cada "sinuca de bico", se não bastasse a atração que sente por ele praticamente visível. O que ela não imaginava era que "aquele pedaço de mau caminho" também se sentira atraído por ela, também a desejava ardentemente.

Após alguns encontros inesperados, Ana descobre mais sobre Christian e suas preferências nada convencionais. O cobiçado empresário é praticante de BDSM (Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo) e esconde em sua mansão um Quarto da Dor.

Anastasia é uma jovem meiga, doce e pura que nunca teve relações sexuais; Christian é um homem lindo, sedutor, rico e que por trás dessa sua obsessão por controle e dominação, esconde um passado triste e que influenciam em suas atitudes no presente. Ana e Grey se encantam um pelo outro, descobrindo coisas sobre si mesmos que até então desconheciam ou evitavam.

"Você me desarma totalmente, senhorita Steele. Por tua inocência. Que supera qualquer barreira."

Cinquenta Tons de Cinza é um livro que, na minha opinião, promete mais do que cumpre, deixando a desejar justamente nas cenas que o levaram a ser o burburinho no mundo literário. As tão prometidas cenas de sexo acontecem, mas estão longe de ser "tudo isso". Já li romances de banca muito mais eróticos. Na verdade, existem séries sobrenaturais muito mais envolventes que 50 Tons (exemplo disso é a série sobre uma súcuba, Georgina Kincaid, escrita pela diva Richelle Mead).

Calma! Existem sim cenas de sexo e uma ou duas de BDSM, mas só. O romance é mais sensual que erótico, na minha opinião, apesar do vocabulário escrachado utilizado pelo Sr. Grey quando está tendo relações com a jovem Ana. Porém, eu achei essas cenas e esse vocabulário mais engraçados do que eróticos, não sei se por conta das semelhanças físicas e posturais com as personagens de Crepúsculo.

O fato é que não foram as cenas de sexo e nem o contrato (bizarro) entre Dominador e Submissa que mais me chamaram a atenção, mas sim o desenvolvimento da relação entre Ana e Grey e do descobrimento de novos mundos; no caso dela, sexual e no dele, sentimental. A autora, apesar de possuir uma escrita fraca, consegue nos prender a cada virada por causa disso, dos segredos e dos joguinhos entre as personagens principais.

“— Quero morder esse lábio. — murmura junto da minha boca, e a puxa cuidadosamente com os dentes. Dou um gemido e ele sorri (...).”

Eu esperava mais no que diz respeito ao erotismo que tanto foi divulgado. Mas eu também entendo que a indústria literária precisa se renovar. Como assim? A literatura, assim como a música, vive de modismos e de um bem estruturado marketing. O mesmo efeito boom que aconteceu com 50 Tons, pode ser percebido entre outros gêneros literários, outros autores inclusive. Exemplos desse boom que conquista e intriga milhares de fãs ao redor do mundo foram a saga de Harry Potter, a própria série Twilight que abriu as portas para o Sobrenatural, Jogos Vorazes e seu universo distópico, entre outras.

Cinquenta Tons de Cinza é um livro bom e de entretenimento, que vale pelo romance, pelas cenas de (engraçadas) de sexo e dominação. Sem falar que a autora consegue nos envolver com a relação meio gata e rato de Anastasia Steele e Christian Grey, prendendo nossa atenção ao joguinho de sedução, ainda que com uma história rasa e que nos causa constantes déjà-vus.

Recomendo a leitura sim, pois é um gênero literário que estava esquecido e que sofria muito preconceito em algumas classes. Recordar é viver e acho essa renovação extremamente importante e interessante para a literatura.

E eu vou continuar lendo a Trilogia... Por que apesar de não ter amado, o livro me proporcionou momentos adoráveis de diversão.

Resenha postada no blog Drafts da Nica (http://nicasdrafts.blogspot.com.br/2012/10/resenha-50-tons-de-cinza-e-l-james.html) sendo proibida a reprodução sem prévia autorização, considerando-se tal ato como plágio.

Ane 28/09/2012

definitivamente não foi uma leitura muito produtiva ,mais matei a curiosidade rsrsrsrsr!

Luisa 13/09/2012

Investiram pesado na propaganda dessa trilogia.

Desperta interesse na leitura mas nada mas é que um romance água com açúcar.

A mocinha é literalmente uma "mocinha": virgem, inexperiente, honesta, boa filha, boa amiga, batalhadora e esforçada. Repleta de boas qualidades. Christian Grey possui monstros no seu passado que o transformaram (traumatizaram) num homem reservado e dominador...

Mary @maryreadit 27/10/2012

Crítica ao livro Fifty Shades of Grey
50 tons de cinza virou um fenômeno mundial em pouco tempo e todos ao meu redor estavam lendo, eu curiosa como sou, resolvi ler. Logo de cara, simpatizei com Kate, a melhor amiga de Anastásia, mas como a trama não gira em torno dela - o que é uma pena - vamos ao que interessa.
A história na verdade é originada de uma fanfic de Twilight que fez um enorme sucesso na internet e a E. L. James resolveu editar o nome dos personagens, tirar a parte sobrenatural, colocar sacanagem e lançar o livro, pra fazer com que os adolescentes leiam, fiquem viciados e não tenham interesse por livros que realmente tenham opinião, que possa mudar seus conceitos.
Essa trilogia é cheia de mimimis e chega a ser revoltante, porque esse livro era pra ser destinado a 'adultos', mas acaba sendo destinado adolescentes que tem a visão de cara perfeito, que se apaixona a primeira vista e afins.
Sem falar dos personagens né?
Bom, a protagonista Anastásia Steele (21) é uma garota insegura, virgem, que não sabe o que quer e quando conhece o dono de tudo e de todos e incrívelmente jovem Cristian Grey (27) se apaixona perdidamente, um clássico não?
Estaria tudo bem se o cara não fosse um sadomasoquista, totalmente seguro de si, que não é do tipo de se apaixonar, mas quando conhece Anastásia tudo muda, e com o passar do tempo ele também se vê perdidamente apaixonado por ela, e está disposto o fazer de tudo pra ter ela e blá blá blá.
Vamos ao final, na minha opinião a autora não soube terminar o livro, ficou com preguiça , sei lá, só sei que o final foi o mais ridiculo de tudo, por que, como é que Anastásia pede pra ele bater nela no quarto da dor e depois que ele o faz - depois de tentar convencê-la do contrario - ela resolve que o odeia , devolve tudo o que ele havia dado a ela e vai embora?
Bom, meu queridos essa é só a minha mera opinião e acho que a maioria das pessoas só leem esse livro por pura curiosidade morbita.

Ronaldo 18/11/2012

Resenha encontrada no blog: livrosobrelivro.blogspot.com
Muito barulho por ‘quase nada’ é um dito que encaixa-se perfeitamente no contexto de todo o burburinho que foi causado pelo lançamento do livro ‘Cinquenta tons de cinza’.

O livro não é tão bom, nem tão ruim, quanto falaram. Muitos amaram, muitos odiaram, eu, simplesmente o achei um meio termo entre as duas opiniões distintas. É um livro legal – para quem o procura sabendo do que se trata – mas está longe de ser uma grande obra, ou um livro ótimo.

Anastasia é uma tímida estudante de literatura, independente, que mora com uma amiga, e vive uma vida normal, como qualquer mulher. Até que Kate – sua amiga – fica doente justo no dia em que ela teria uma entrevista com um mega empresário, que só poderia atende-la naquele dia.
Sem saber o que fazer, e não querendo dar mancada, Kate pede a sua amiga Anastasia, para ir ao encontro do empresário, para entrevista-lo.

Chegando no prédio, Anastasia depara-se com uma atmosfera artificial e nada conhecida por ela. E então ela o conhece. Christian Grey. Um homem sério, enigmático, e que esconde por trás daquele terno, seu lado obscuro e traumático.

Anastasia é atrapalhada – sim, esse livro na verdade é um fanfic da saga crepúsculo e a Anastasia é meio Bella – e cai logo na entrada da sala do Grey. Mas ela é simplesmente uma tentação para ele. Ele a deseja, mais que tudo, ao mesmo tempo que, tenta rejeitá-la por saber que isso pode fugir do seu controle *é, isso é totalmente Edward, crepúsculo*.

O que Anastasia não esperava era sentir-se totalmente atraída por aquele homem, e querr tê-lo além do que as necessidades do Grey poderia proporcionar. Anastasia se vê em um beco sem saída, quando é apresentada ao verdadeiro Christian Grey, um homem dominador, que a entrega uma proposta de que ela seria totalmente dele, atendendo aos seus pedidos e aos seus mais obscuros desejos sexuais – que não são nada convencionais.

Acho que faltou dinâmica no livro. Na verdade, por mais que eu tente achar o foco principal do livro – que na verdade, eu esperava que fosse além do sexual – eu não o encontrei e achei o livro meio vago, com uma narrativa por vezes enfadonha.

O que eu quero dizer é que o livro gira em torno só, e somente só, dos desejos sexuais do Grey, e da sua interminável necessidade de sexo, sem amor, sem carícias. Não é que eu seja contra, ou nada do tipo, mas acho que Grey tem um passado interessante, o que poderia ser mais explorado – não sei sobre os próximos volumes – dando maior sentido a história.

Anastasia também não me convenceu com essa história de ser virgem e não querer participar de todo aquele jogo do Grey – santinha do pau oco, puritana – pois ela queria sim, e provou que poderia e saciaria as necessidades dele.

O que muitas pessoas gostaram no livro foi a interminável e incansável troca de e-mails entre Grey e Anastasia. Isso também não me convenceu. Pode até ter sido engraçado e tal, mas são muito pobres e só.

Por outro lado, como já falei, eu achei bastante interessante o passado do Grey. Acho que tornaria a leitura mais interessante se ele fosse mais explorado, pois nos explicaria mais a fundo os reais motivos que levaram o Grey a ter esse instinto dominador e sadomasoquista.

O livro é bom, mas não espere uma grande leitura. Confesso que o final me deixou bastante curioso para ler o próximo volume ‘Cinquenta tons mais escuros’. E eu, irei ler a trilogia até o final, porém, não acho que a mesma seja digna de milhões de exemplares vendidos.

Monica 14/09/2012

O livro é muito bom, mas pelos rumores, esperava mais. Ele é bem água com açúcar...está mais pra romance que pra livro erótico.

Jenny 14/09/2012

Uma questão de gosto...
É, mais uma vez o best-seller do momento não me empolgou... o livro não cumpre o que promete, é uma história de amor tão rasa quanto a saga Crepúsculo! Mesmo as cenas de sexo, tão comentadas, não têm nada que eu não tenha visto antes. Os personagens são "tipos", não têm nenhuma profundidade, apesar dos supostos traumas do Sr. Grey. Será que eu sou muito exigente????

Jéssica 22/09/2012

50 tons de cinza, emoção a flor da pela
A curiosidade me fez começar a ler 50 tons de cinza, por onde eu ia esse livro era comentado, discutido e admirado, me rendi, em uma quinta feira, fui a Livraria Saraiva, e para minha surpresa, a vendedora me informou que havia poucos exemplares disponíveis, peguei o meu, e comecei a ler, na verdade, comecei a folhear as páginas, me apaixonei, desde a primeira leitura, me apaixonei por Christian Grey, com todas as suas loucuras, e seu autoritarismo, e todo o seu controle.
As emoções me faziam querer ler e ler, e deixar de comer, de estudar, de trabalhar eu queria ler, queria quieta, lendo, sem telefone, sem e-mail, sem nenhum contato externo, era eu, Anastasia e Christian apenas, me via rindo, com as piadas do Christian e revoltada com algumas atitudes dele, parecia que sentia o sentimento de Anastasia, todos os seus medos, suas coragens.
Enfim, me apaixonei, já ansiosa, para ler o próximo, já estou com saudades do Christian e suas loucuras.

Gabi 15/09/2012

Lizzie McGuire
Não sei se só eu vi esse filme com a Hilary Duff, mas o livro me lembrou muito dele, acho que pelo fato da Ana ter o que ela chama de Deusa Interior. No filme, A Lizzie tem essa bonequinha que é a cara dela e que fica fazendo várias ações, bem como a Deusa Interior da Ana(que se esconde atrás do sofá, some de vez em quando, etc). Mas, falando agora sobre o livro, eu gostei. O livro me fez rir várias vezes, as cenas de sexo(tããão faladas) são razoáveis, já li algumas cenas bem melhores. Mas o livro é interessante. É ótimo para passar o tempo. E a gente sempre quer saber mais sobre a relação desses dois. Estou aguardando ansiosa a continuação.

Poliany Krysten 18/09/2012

Apesar das críticas que li sobre o livro,achei ótima leitura,para as pessoas que me conhece,adoro um livro que estende ainda mais a minha mente e minha curiosidade.
christian Greys com certeza está nos sonhos de pelo menos metade das mulheres,pois quem não gosta de um pouco de perversidade.
O livro é básico,clichê,levemente exagerado,mas gostoso de se ler e de se imaginar;me senti uma menina de 16 anos novamente,tentando descobrir coisas novas para quando tivesse minha primeira vez.
Estou ansiosa para ler o segundo livro para ver no que vai dar esse romance ardente,cheio de medo e descobertas.

Shu 14/10/2012

Infanto-Juvenil com tema adulto
Personagens bobos e enjoativos, alem de ter uma história mal elaborada. Personagens como Anastasia Steele me cansam, muito volúvel. Ela não se decide sobre o que quer e sobre o que pensa. Talvez esse seja o problema dela, ela pensa demais. Encontra problemas aonde não tem, nem sei como o pobre do Christian Grey consegue atura-la.
Acho que se a autora tivesse explorado mais a historia, envolvendo os personagens secundários um pouco mais dentro da trama poderia ficar mais envolvente ao meu ver. E sem contar que mulher não bela que conquista o cara mais cobiçado por todas é muito clichê, eu como leitora quero algo a mais.
Espero que nos próximos livros Ana madureça e deixe de ser a criança indecisa que ela é, espero encontrar o algo a mais que falta nos outros dois livros da trilogia.
Naty 15/10/2012minha estante
Sem dúvida é uma réplica do Crepúsculo. Já temos uma jovem no mundo atual sem QUALQUER VESTÍGIO de malícia antes de encontrar o lobo mau: Rico e sadomasô. Ptz, sinceramente achei a leitura pobre, pobre... Vou ler em inglês, pra ver se o problema não é a tradução. Pode ser isso também... Daí, deixo a dica :)

Isa 25/09/2012

“Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja – mas em seus próprios termos.
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso – os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos…”