Pergunte ao pó

Pergunte ao pó John Fante

Resenhas - Pergunte ao Pó

Gabs. A 13/01/2023

Então, Senhor Pó?
Seria tão fácil vir aqui e acabar com a raça de Arturo Bandini - O famoso escritor.
Não, seria desnecessário.
Um excêntrico e frágil homenzinho, isso é o que ele realmente é.
Arturo já se auto sabota sem a necessidade do auxílio de outrem.

Gasta demais, se humilha demais.
O pobre diabo neurótico.

Mas me compadeço de Arturo Bandini, como não o faria?
Ele representa muitos de nós, com sua jovial insegurança, seu pseudo conhecimento da vida e seu terrível medo de mulheres - Tão naturais que chegam a despertar uma acalentadora ternura.

Arturo é um espécime Italo-americano do meio oeste Colorado, que por muito azar é pobre (mas às vezes parece se esquecer disso) com a sonhadora ilusão de que o mundo lhe pertence, e quando isso não é possível, ele esperneia e chora até conseguir pegar no sono.

Camilla é a outra metade do livro.
Complicada até o último fio de cabelo, não a consegui compreender como personagem.

Uma certeza: Esses dois não deveriam ter se conhecido nunca.
Uma bela relação tóxica para ambos os lados.

John Fante consegue dialogar aos semelhantes de Arturo Bandini, com todas as imperfeições paranóicas e diabólicas - Meio homem, meio besta.

Ansiosa em conhecer outras obras do autor.

Pergunte ao pó e ele o dirá: O livro tem uma trajetória deliciosa de se percorrer, mas o capítulo final deixa um péssimo gosto de café amargo na boca - completamente sem açúcar.

Pensamentos com Willie, até agora. ?

Paulo.Jose 12/01/2023

Entregou muito!
Havia lido algo com o plot que supunha parecido, a dizer: Estação Atocha, que havia sido um dos livros favoritos de 2022. Em algumas coisa, sim. O sarcasmo, o protagonista bem f0d1d0 em suas emoções... Mas Fante vai além... a leitura é frenética, nada de extraordinária, mas nada muito comum... e a gente fica preso nisso, querendo julgar como algo medíocre, mas não é... querendo mais. Grata surpresa.

Mylena 29/09/2022

Amor e ódio com Arturo
O livro conta a história de um jovem aspirante a escritor que mora em um hotel barato e se apaixona por uma mexicana cujo ele chama de "princesa maia".

A história trás a vivência de Arturo em Los Angeles e seu desejo louco de produzir sua maior obra, que traria toda a fortuna e esbanjamento que precisa. Porém ao desenrolar da história, Arturo percebe que todo esse esbanjamento não passa de uma sensação momentânea. Bandini é um garoto um tanto esnobe, percebe-se isso ao tratar Camilla como uma simples pé rapado que era merecida de usar um 'huaraches', e ao se camuflar em seu disfarce "Americanizado" tentando não transparecer ser um descendente de italianos.

Sua vida com Camilla é um dos pontos altos do livro. Possuem um relacionamento um tanto exótico, sempre entre ódio, ofensas e carinhos. Porém Camilla ama outro, assim como Arturo a ama. Ambos possuem amores não correspondidos, e Camilla desejava amar Bandini assim como ele a ama. Ponto mais triste foi a decadência de Camilla ao receber o ódio de quem amava ( Sammy ).

O livro é basicamente a realidade de um sonho "norte americano" cujo muito das vezes são romantizadas em filmes.

Karina Paidosz 15/07/2022

Belíssima obra
Já estava há tempos para ler esse livro e tive uma sensação maravilhosa desde o início até o término.

Bandini é encantador!
Camila uma tola.

A obra toda em si é excelente!
não é atoa que conquistou Bukowski ?

Erick Simões 23/06/2022

Eu entendo como foi inspiração ao velho Buk
Entendo como foi inspiração para o bom e velho Buk, porém para mim Bukowski é incomparavelmente melhor que John Fante.

alicemariapm 05/05/2022

Espetacular
Fante é cru, puro, real e cruel, há nele uma verdadeira parte da vida, uma parte que não é bela mas real, e é por isso que é espetacular

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 03/04/2022

Não é a toa que Bukowshi gosta do Fante
Quando li que Charles Bukowshi achava desse livro fiquei muito curioso, e depois de ler
realmente é uma obra muito Bukowshi. Rsrs

Entre sensações de raiva, ansiedade, stress e boas risadas o livro apresenta acima de tudo as precariedades emocionais humanas.

O que pode gerar desconforto em alguns me deixa sereno, afinal e normal ter defeitos e fazer merd@, mas isso pode implodir nossa cabeça, por isso temos que cuidar.

A vida não é uma novela das 6 e esse livro é pra quem sabe disso e gosta de literatura que saiba disso tbm.

Vitória 28/03/2022

O principal sucesso de John Fante tem como protagonista Arturo Bandini, personagem ficcional muito inspirado no próprio autor, como uma espécie de alter ego: um sujeito ítalo americano vivendo uma vida de aspirante a escritor em Los Angeles. Entramos na mente desse jovem autor através de uma narrativa em primeira pessoa muito intimista e poética. O autor quer explorar os diversos sentimentos de seu personagem acerca de vencer seu bloqueio criativo e se tornar um escritor de sucesso. Durante a narrativa somos apresentado à um personagem arrogante, irresponsável e infantil, que inicia um relacionamento estranho e conturbado com Camilla, onde mais aspectos de sua personalidade e de seus traumas vem a tona, tirando Arturo de sua zona de conforto. Arturo é um jovem que expressa e lida com sua solidão e frustrações através de egocentrismo e auto afirmação, demonstrando um medo enorme de ser rejeitado. Tudo isso se reflete em seus relacionamentos, que são sempre tratados de formas opostas, hora tratando todos com muita grosseria e arrogância para se auto afirmar, hora agindo de forma infantil por medo de perder essas pessoas. O humor da história se dá justamente nessas dualidades, explorando a ironia e inocência de Arturo. Uma história relativamente curta porém intensa, onde refletimos sobre a importância de experiências reais na vida de um escritor e na luta contra o bloqueio criativo, assim como seus medos, frustrações e inseguranças.

site: https://www.instagram.com/p/CbqDcBoLVCT/

Felipe1503 28/03/2022

Tinha tudo pra ser um livro chato
Mas não é! Deveriamos aprender a escrever como John Fante, que não precisa enrolar pra contar uma boa história!
Você não precisa gostar de um personagem pra querer acompanha-lo, nem admirar suas atitudes ou tampouco torcer por ele. Se a história é boa, então ela se defenderá por si mesma.

Não há personagens cativantes aqui nem fantasia, mas há realidade. A natureza humana em sua forma essencial. Uma história publicada nos anos 30 que continua atual. Miséria, vícios, desamores e as fraquezas humanas. Todas retratadas numa história simples, mas muito bem escrita.
Vale a pena conhecer esse clássico.
BArbara776 12/12/2022minha estante
Concordo plenamente, eu não gostei do Bandini mas não posso negar o quão envolvente e interessante a sua história é.

Beatriz 22/03/2022

Um retrato difícil de gostar
Arturo Bandini é um jovem q vai pra Califórnia para ser um grande escritor e nessa história acompanhamos essa empreitada.
Porém, todo o Arturo é uma caricatura do cidadão médio, sonhador, cheio de preconceitos, de moralidade e de marcas. É difícil gostar dele e por isso difícil gostar da história. Mas é um espelhamento, independente de quem somos e de quanto de Arturo temos.

Agnaldo 13/03/2022

Seja bom sem esperar algo em troca
Tem uma história cheia de altos e baixos, mas sempre retratando o amor, o desamor, a luxúria, a miséria e muitas outras dores e sofrimentos. O personagem principal vive entre o arriscar ou não e na maioria dos momentos ele se esconde com uma dor que pode ou não explodir ao qualquer momento. E fica bem claro o quanto de amor ele tem por alguém que não se importa com ele, típico caso que acontece muito com pessoas apaixonadas. Desapegar de alguém que parece ter uma conexão é algo realmente difícil e na maioria das vezes aceitamos as migalhas só pra ter a pessoa por perto.
anaquerler 20/03/2022minha estante
???????????

jessylins 18/02/2022

Não gostei.
Nossa demorei muito pra ler esse livro pq eu simplesmente odiei os personagens não é meu tipo de literatura estilo bukowski.